Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu liguei meu computador, sai para a faculdade, voltei e depois de algumas horas decidi entrar no computador, percebo que meus arquivos tinham desaparecido, quando verifico o HD não estava sendo inicializado, tentei inicializar pelo gerenciador de discos e nada... reiniciei e nada, retirei do computador e deixei em posição diferente pois estava fazendo um barulho como se fosse a agulha do disco, liguei sem o HD, não tinha nenhum outro ruido, inseri novamente o HD na alimentação da fonte e o cabo SATA, ele deu sinal de vida, e a saúde que estava saúdavel até semana passada agora esta em alerta com Reallocated Sectors Count e foi achado um setor defeituoso logo no começo do scan com o HD Tune, após um tempo ligado o HD não voltou fazer barulho tão alto ou como se a agulha estivesse fora (Porém esta em uma posição inclinada), consigo ainda usar este HD por algum tempo ? As condições financeiras não estão muito boas e estava pensando em talvez comprar um notebook gamer pela portabilidade futuramente

Estava pensando usar o HDAT2 para isolar o setor defeituoso, mas não tenho certeza se estará tendo algum defeito físico, logicamente por precaução já fiz backup dos dados mais importantes que tinha

image.png.957053c2127389fce9d593f730eb8587.png

image.png.146be560f544005446cfaf506b46d8c7.png

image.png.f394f2eea2536b0c5ced9f7872581780.png

• Solução
Postado

@Arthur Guillermo Se o HD está fazendo esse tipo de barulho mencionado, então ele vai parar de funcionar a qualquer momento!

O melhor a fazer é, já que ele "voltou a vida", fazer um backup dos seus dados e trocar de HD.

• Curtir 2
Postado

procura algum HD usado, veja qntas horas tem de uso, saude...

mesmo sendo usado tem coisa boa por ai.

as vezes o disco fica disponivel o maior problema é perder acesso em certos arquivos

• Membro VIP
Postado

@Arthur Guillermo Bom dia

Você não passou a configuração completa do computador, e qual sistema operacional você está usando.

HD é uma caixinha de surpresa, ele pode durar de 1 dia ou para o resto da vida, é claro tendo o mínimo de cuidado que é não deixar o mesmo cair ou bater.

Se você possui apenas esse HD como unidade recomendo e muito instalar uma SSD principalmente (mínimo 240Gb) se você está usando o Windows 10 e 11.

HD você pode continuar usando juntamente com um SSD sem problema algum, alias eu utilizo dois HD no meu desktop e um no meu notebook ambos juntamente com uma SSD de 1Tb.

E pode comprar HD usado não tem problema, porém faça o teste do crystal disk info antes.

• Curtir 1
Postado

@Fause No HDAT2 foi encontrado 5 blocos defeituosos, 232 setores, isolei eles, enquanto realizava a leitura ele mostrava maior ruido nesses setores... será que mesmo após ter isolado tem grande chance? Percebi que eram principalmente os blocos do inicio, o que me fez pensar se a agulha não possa ter ficado perdido no primeiro bloco por não conseguir ler

1 hora atrás, thiago.jj disse:

as vezes o disco fica disponivel o maior problema é perder acesso em certos arquivos

É meu único medo

51 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Arthur Guillermo Bom dia

Você não passou a configuração completa do computador, e qual sistema operacional você está usando.

HD é uma caixinha de surpresa, ele pode durar de 1 dia ou para o resto da vida.

Se você possui apenas esse HD como unidade recomendo e muito instalar uma SSD principalmente (mínimo 240Gb) se você está usando o Windows 10 e 11.

HD você pode continuar usando juntamente com um SSD sem problema algum, alias eu utilizo dois HD no meu desktop e um no meu notebook ambos juntamente com uma SSD de 1Tb.

E pode comprar HD usado não tem problema, porém faça o teste do crystal disk info antes.

Ryzen 5 2600, B450-S2H gigabyte, 2x8GB RAM DDR4 3200MHz, fonte C650 da NZXT, SSD Netac 512GB SATA, HD 1TB Seagate barracuda ST1000DM010.

Atualmente uso o W11 instalado no SSD e alguns programas, o restante no HD, porém o HD fica principalmente para o uso de arquivos, tanto é que o que estranhei foi que tudo sumiu pois eu uso os diretórios do windows colocado como padrão no HD

Acham que isolando os setores defeituosos tem maior durabilidade por agora ? Ainda mais que o Windows não fica diretamente nele...

Postado

@Arthur Guillermo Esse HD não é mais confiável, infelizmente uma hora ele acaba nos deixando.

Se os dados que você tem nesse HD não podem ser perdidos, faça o backup urgente e troque o HD... Ou então faça o backup e continue com esse HD até ele parar de vez... MAS FAÇA BACKUP de qualquer forma!!

Mesmo isolando a área afetada, uma hora isso vai se espalhar e afetar outras áreas.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@Fause No HDAT2 foi encontrado 5 blocos defeituosos, 232 setores, isolei eles, enquanto realizava a leitura ele mostrava maior ruido nesses setores... será que mesmo após ter isolado tem grande chance? Percebi que eram principalmente os blocos do inicio, o que me fez pensar se a agulha não possa ter ficado perdido no primeiro bloco por não conseguir ler

É meu único medo

Ryzen 5 2600, B450-S2H gigabyte, 2x8GB RAM DDR4 3200MHz, fonte C650 da NZXT, SSD Netac 512GB SATA, HD 1TB Seagate barracuda ST1000DM010.

Atualmente uso o W11 instalado no SSD e alguns programas, o restante no HD, porém o HD fica principalmente para o uso de arquivos, tanto é que o que estranhei foi que tudo sumiu pois eu uso os diretórios do windows colocado como padrão no HD

Acham que isolando os setores defeituosos tem maior durabilidade por agora ? Ainda mais que o Windows não fica diretamente nele...

Se forem dados importantes você pode usar o programa Recuva para recuperar.

• 3 semanas depois...
Postado

@Fause tinha feito backup de algumas coisas mas não de tudo pois não tive tempo, hoje que fui tentar ligar, ele simplesmente parou total, não reconhece, na primeira inicialização ele tava como se a agulha não tivesse conseguindo ficar, daí, desliguei e liguei, ele começa rodar e logo para

@Edvaldo J. Frederico será que daria certo mesmo com o citado acima, dele ter parado total?

Alguém sabe o que poderia ter causado esse estrago? Tem 4 anos que ele não é mexido de local praticamente... .só foi quando fiz manutenção de limpeza e não foi submetido a impactos, até então se apresentava saudável e até ontem apenas setores defeituosos no crystaldiskinfo.... 

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@Fause tinha feito backup de algumas coisas mas não de tudo pois não tive tempo, hoje que fui tentar ligar, ele simplesmente parou total, não reconhece, na primeira inicialização ele tava como se a agulha não tivesse conseguindo ficar, daí, desliguei e liguei, ele começa rodar e logo para

@Edvaldo J. Frederico será que daria certo mesmo com o citado acima, dele ter parado total?

Alguém sabe o que poderia ter causado esse estrago? Tem 4 anos que ele não é mexido de local praticamente... .só foi quando fiz manutenção de limpeza e não foi submetido a impactos, até então se apresentava saudável e até ontem apenas setores defeituosos no crystaldiskinfo.... 

Boa noite 

Quando a máquina começa a apresentar uma lentidão maior do que o normal, é verificar a saúde do HD ou SSD, mesmo que não seja do sistema.

Apresentou problema, se tiver coisa importante não espere chegar nesse ponto que o mesmo demora a ser reconhecido porque nesse ponto, o problema já passou dos 50% e a recuperação é mais difícil.

HD da problema por conta do desgaste natural ou por algum choque mecânico por mais leve que seja.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Hoje liguei o computador para investigar melhor... Percebi que ele pelo jeito esta sendo reconhecido...

image.thumb.png.f6c97c655d523a27f75caee595cf8149.png

image.png.fe4f26d050c54931a0c5a27be0389b3c.png

Ele não inicializa, será que tem como recuperar ainda?

No error scan mostra tudo como damaged, porém não sei se isso esteja ocorrendo por não estar inicializado...

Postado

Se forem dados importantes parava de mexer e enviaria algum profissional

O hospitaldohd em sp você so paga se os dados forem uteis para você e a tem a hosco essa você paga sendo util ou não

so liga nos dois para ver se continua assim

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!