Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde a todos! Eu estou com uma dúvida eu tenho uma placa Ga- 945Gcmx-S2 da gigabyte e por gentileza quem souber me dar essa informação ela consegue lê uma memória de 4 giga byte de ram DDR2 unicamente em um único slot.

Postado

@Andre Luiz Maia Boa tarde! Bem vindo ao Forum!

Segundo as especificações da sua placa-mãe, ela não suporta 4GB em um único slot.

O máximo suportado é 2GB por slot.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Placa-mãe GA-945GCMX-S2 suporta módulo DDR2 de 4GB em um só slot?
Postado
Em 08/05/2025 às 13:54, Andre Luiz Maia disse:

Boa Tarde a todos! Eu estou com uma dúvida eu tenho uma placa Ga- 945Gcmx-S2 da gigabyte e por gentileza quem souber me dar essa informação ela consegue lê uma memória de 4 giga byte de ram DDR2 unicamente em um único slot.

A informação que encontrei no site da Gigabyte é que a placa suporte ATÉ 4Gb de memória, porém não especifica se são 1x4 ou 2x2.

image.thumb.png.9431ca1f975ed45439e0a3cd65a180ba.png

Em 08/05/2025 às 14:05, Fause disse:

@Andre Luiz Maia Boa tarde! Bem vindo ao Forum!

Segundo as especificações da sua placa-mãe, ela não suporta 4GB em um único slot.

O máximo suportado é 2GB por slot.

@Fause

Alguma limitação na controladora de memória? Não encontrei nenhuma informação a respeito.

Postado

Essa informação é bem obscura mesmo... Sempre colocam qual é o valor máximo de memória, mas raramente, MUITO RARAMENTE MESMO!, colocam o valor que cada slot suporta.

Normalmente é o valor no total... Então são 2GB em cada slot e não 4GB em 1 slot só... Até por que se teoricamente você colocar 4GB em 1 slot e funcionar, você pode colocar mais 4GB no outro slot e ai somaria 8GB certo? 8GB não é suportado pela sua placa-mãe. Então só resta mesmo os 2GB em cada slot.

Um outro exemplo é quando nas especificações vem escrito que uma placa-mãe suporta 64GB ou 128GB, etc... Esse valor é no total (somando os slots) e não 128GB em cada slot.

• Curtir 1
Postado

@Fause  Aparentemente existe uma dualidade, a placa tanto pode reconhecer e funcionar normalmente, como podem haver conflitos e/ou instabilidade.

Como não tinha certeza, fui no chatGPT e fiz o seguinte questionamento.

Tenho uma placa-mãe da marca Gigabyte modelo Ga- 945Gcmx-S2 que possui dois slots para memória RAM. No site do fabricante diz que o máximo de memória RAM suportado por essa placa são 4Gb. Na prática, qual a diferença entre usar apenas um módulo 2Gb ou dois módulos de 2gb cada? Em ambos os casos a placa irá reconhecer os 4Gb de memória total?

Eis a resposta e a explicação.

Citação

image.png.578dc1150cf6180798cd6b245a91aa5b.png

@Andre Luiz Maia Conforme resposta acima, existe a possibilidade de funcionar, como existe a possibilidade de gerar conflitos e instabilidade, Agora o que vai acontecer no seu caso, só testando pra ter certeza.

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!