Ir ao conteúdo

no-break (não senoidal) ou direto na tomada (com quedas e baixa tensão) ?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Olá, venho através desse topico tentar solucionar uma questão que pra mim parece ser um pouco intrigante:

- Possuo um pc gamer de entrada composto por: Ryzen 5600g, RTX 2060 12gb, 16gb ram 3200mhz, 512 SSD NVMe, Corsair vs 550w

Moro na região do litoral sul de são paulo onde a energia é um pouco precaria, temos queda de energia e baixa tensão, recentemente adquiri um no-break new station 700va pensando em melhorar a energia para ultilizar o pc de maneira segura. 

No inicio minha rede era de 127v porém nunca entregou os 127v sempre bem abaixo disso em certos momentos chegando a menos de 100v sempre recorrente, instalei o no-break e consegui ultilizar o pc, porém em diversos jogos eu preciso "capar" minha maquina limitando fps e diminuindo os graficos pois infelizmente se não faço isso o no-break bipa ate desligar.

Antes de instalar 220v em casa eu achava que esses bips estavam ligados a baixa tensão de entrada, porém apos instalar o 220v em casa (ultilizando uma fiação somente para o no-break desde o poste até onde esta instalado, passando apenas pelos disjuntores) tive o mesmo problema, bips seguidos ate desligar a maquina se não limitar o fps e abaixar os graficos. alem dos bips tem casos em que o pc se reinicia, isso com jogos abertos acaba me assustando. 

Pesquisando mais sobre o assunto, vi muitos comentarios a respeito da ultilização de nobreaks não senoidal em fontes com pfc ativo, fiquei mais assustado ainda pois não sabia dessa informação, e a minha duvida principal é: 

- Devo continuar usando o no-break ou ele poderá queimar meu pc ?

- Qual seria a melhor escolha, uso do no-break por mais que não seja senoidal ou uma rede instavél levando em consideração que realmente tenho uma pessimá tensão de entrada ? pois até mesmo com o 220v ainda tem baixa tensão onde na maioria das vezes chega a 200v.

agradeço desde já.

observação: tanto 110v quanto 220v o no-break quando ligado faz muito "tec tec" barulho de estabilizador*

Postado

Qual a marca/modelo do No-Break ? 

34 minutos atrás, viniciwls disse:

observação: tanto 110v quanto 220v o no-break quando ligado faz muito "tec tec" barulho de estabilizador*

Alguns no-breaks são apenas estabilizadores disfarçados.

• Membro VIP
Postado

Sua fonte suporta tensão de entrada 100-240V (e o circuito aguenta menos de 100V; tem num tópico do @faller um teste disso). Na tomada de 220V, estando 200V é super tranquilo para sua fonte. Fica dentro da especificação dela com folga.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

Caro usuário, @viniciwls

Nobreaks mais baratos são danosos para computador e demais equipamentos eletrônicos.

Modelos offline (também conhecidos como short-breaks ou standby), possuem estabilizador integrado, que prejudica o circuito PFC ativo da fonte e diminui a vida útil de capacitores. Além de serem na maioria de onda quadrada ou pseudo-senoidal, que também prejudicam o circuito PFC ativo e são incompatíveis com cargas indutivas (transformadores, motores etc.). Apesar de existirem nobreaks offline de onda senoidal pura, estes ainda possuem estabilizador integrado. Por fim, mesmo que consiga encontrar um no-break offline, senoidal puro e sem estabilizador, o próprio acionamento do inversor provoca um pequeno corte de tensão, o que pode ser tão nocivo quanto estabilizador se as quedas de energia forem muito frequentes.

Nobreaks adequados para serem usados em equipamentos eletrônicos são os modelos online (também conhecidos como "dupla conversão"), os quais emitem onda senoidal pura e sempre estável. Infelizmente nobreaks online são bem caros.

Vale lembrar que um no-break é feito apenas para manter o computador ligado em caso de queda de energia, e não para proteger o computador contra surtos de tensão (embora muitos possuam proteção contra surtos integrada.) Caso esteja procurando por proteção contra surtos, um bom filtro de linha com dispositivo de proteção contra surtos (DPS) será suficiente, em conjunto com DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada.

Para saber mais, seguem alguns artigos e tópicos sobre o assunto:

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, viniciwls disse:

Qual seria a melhor escolha, uso do no-break por mais que não seja senoidal ou uma rede instavél levando em consideração que realmente tenho uma pessimá tensão de entrada ? pois até mesmo com o 220v ainda tem baixa tensão onde na maioria das vezes chega a 200v.

Antes a baixa tensão usando uma fonte com PFC Ativo que pode compensar a perca de energia na entrada, do que um pc no lixo.

As fontes de boa qualidade operam em tensões de 96 a 265V, então qualquer coisa por esse meio ainda será aceito.

Ficar utilizando um no-break sem onda senoidal pura vai danificar ainda mais a fonte do pc que tem PFC Ativo, e se ela ainda estiver com prazo de garantia da fabricante, poderá perder essa mesma garantia por mal uso.

A melhor opção é tirar o nobeak e colocar um filtro de linha de qualidade, e quando puder, invista em um no-break realmente decente e com mais de 700VA, preferêncialmente.

• Curtir 2
Postado

@FoxBlack é um no-break sms new station 700va 

@guilherme_dr então realmente a aquisição quem fiz pensando em proteger o computador está mais propicio a danificar doque proteger ? estou com esse pc desligado a tempos não tenho confiança de ligar ele diretamente na tomada, um filtro de linha seria a melhor opção agora após ter ligado a rede de 220v em casa? agradeço a todos por terem respondido esse topico

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, viniciwls disse:

então realmente a aquisição quem fiz pensando em proteger o computador está mais propicio a danificar doque proteger ?

Não posso afirmar que está danificando o PC (ou que vai danificar), mas posso dizer que não está ajudando muito na proteção.

1 hora atrás, viniciwls disse:

um filtro de linha seria a melhor opção agora após ter ligado a rede de 220v em casa?

Sim, recomendo os filtros da marca Clamper: iClamper Energia 5 ou 8.

• Curtir 1
Postado

Potência: Com 700VA e 350W de potência real, ele é mais adequado para equipamentos de baixo a médio consumo. Alguns usuários relatam que ele não suporta um computador comum com monitor e fica apitando por "potência excedida", o que pode ser um problema se você tiver um PC mais robusto ou vários periféricos. É crucial verificar o consumo dos seus equipamentos antes de comprar.

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, viniciwls disse:

pois até mesmo com o 220v ainda tem baixa tensão onde na maioria das vezes chega a 200v.

Se a tensão da tomada aí na sua casa é baixa você deve se preocupar primeiro com a geladeira, pois o motor da mesma pode não ligar quando a tensão está muito abaixo do normal. 

22 horas atrás, viniciwls disse:

um no-break new station 700va

Esse no-break aí não serve, teria que ser um de pelo menos 1200VA, caso tenha fator de potência de 0,50 ele suportará uma potência máxima de 600w. (Sua fonte de 550w + 1 monitor).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...