Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha configuração:

ASUS A320M

AMD Ryzen 5 1600 3.6Ghz

16Gb ram 2x8gb Team Group Vulcan

SSD Kingston 240gb

HD Toshiba 1TB

NVIDIA GTX 1660 super 6Gb

Corsair CV450 450W 

Para mim trocar de processador eu acredito que teria que trocar de placa-mãe também, pois acredito que essa é uma placa um pouco basiquinha para colocar um processador mais potente. Me digam se estou certo. Só que eu não tenho orçamento para fazer isso agora. Será que tem problema eu continuar usando o Windows 10 por pelo menos mais um ano?

Postado
21 minutos atrás, Carlos2022 disse:

Minha configuração:

ASUS A320M

AMD Ryzen 5 1600 3.6Ghz

16Gb ram 2x8gb Team Group Vulcan

SSD Kingston 240gb

HD Toshiba 1TB

NVIDIA GTX 1660 super 6Gb

Corsair CV450 450W 

Para mim trocar de processador eu acredito que teria que trocar de placa-mãe também, pois acredito que essa é uma placa um pouco basiquinha para colocar um processador mais potente. Me digam se estou certo. Só que eu não tenho orçamento para fazer isso agora. Será que tem problema eu continuar usando o Windows 10 por pelo menos mais um ano?

Cara se eu não me engano você tem sim suporte para o windows 11, e sua placa-mãe tem atualização de BIOS e suporta suave até o 4600 sem forçar o vrm da placa isso se for uma da que eu vi no google, porque ela é mt simples, tirando isso nem recomendo você subir pro windows 11, só migra quando para de vez de atualizar o 10 e olhe lá

Postado

Sua placa-mãe suporta até os Ryzen 5000, se colocar um R5 5500 ou um R5 5600 vai funcionar normalmente e vai ter suporte nativo pro W11.

Postado

Alem disso o tpm 2.0 e o secure boot que é o que precisa pra usar o windows 11 são unicamente parte da placa-mãe e não processador, seu processador ser o 1600 ou o 5600 não muda em nada pra migrar pro windows 11

Postado
2 minutos atrás, Akat disse:

Cara se eu não me engano você tem sim suporte para o windows 11, e sua placa-mãe tem atualização de BIOS e suporta suave até o 4600 sem forçar o vrm da placa isso se for uma da que eu vi no google, porque ela é mt simples, tirando isso nem recomendo você subir pro windows 11, só migra quando para de vez de atualizar o 10 e olhe lá

O problema dele é que o R5 1600 não possui suporte, só olhar na lista oficial da Microsoft.

Postado
1 minuto atrás, Gloomy disse:

O problema dele é que o R5 1600 não possui suporte.

ele só não esta na lista de processadores oficiais, isso significa que o windows 11 não foi otimizado para ele, isso não impede ele de instalar e jogar jogos como o valorant que pedem o windows 11 com tpm 2.0 e secure boot

Postado

@Akat Mas aquele programa de verificação de compatibilidade da microsoft falou que meu processador não suporta. Sera que não da problema eu forçar a instalação?

Postado
3 minutos atrás, Akat disse:

ele só não esta na lista de processadores oficiais, isso significa que o windows 11 não foi otimizado para ele, isso não impede ele de instalar e jogar jogos como o valorant que pedem o windows 11 com tpm 2.0 e secure boot

"The processors listed represent the processor models which meet the minimum floor for the supported processor generations and up through the latest processors at the time of publication. These processors meet the design principles around security, reliability, and the minimum system requirements for Windows 11"

Em lugar algum mencionam sobre processadores otimizados pro W11, até porque listam até Athlon que é dual core. O R5 1600 não consegue rodar nativamente por falta de instruções de segurança, a única forma de burlar é fazendo gambiarra que atrapalha em certos casos como nesse seu próprio exemplo do Valorant, se você está no W11 é obrigatório deixar o secureboot ativado e também ter funcionamento do TPM 2.0, e dos dois o único recurso compatível com o R5 1600 é o secureboot.

Postado
9 minutos atrás, Gloomy disse:

"The processors listed represent the processor models which meet the minimum floor for the supported processor generations and up through the latest processors at the time of publication. These processors meet the design principles around security, reliability, and the minimum system requirements for Windows 11"

Em lugar algum mencionam sobre processadores otimizados pro W11, até porque listam até Athlon que é dual core. O R5 1600 não consegue rodar nativamente por falta de instruções de segurança, a única forma de burlar é fazendo gambiarra que atrapalha em certos casos como nesse seu próprio exemplo do Valorant, se você está no W11 é obrigatório deixar o secureboot ativado e também ter funcionamento do TPM 2.0, e dos dois o único recurso compatível com o R5 1600 é o secureboot.

que eu me lembre o que manda no tpm é a placa-mãe e não o processador

Postado
2 minutos atrás, FoxBlack disse:

Minha placa é uma ASUS A320M-K/BR e está de boa com um Ryzen 5 5600GT. Claro que foi necessário atualizar o BIOS.

Sério? Bom saber! A quanto tempo você tem?

Postado
10 horas atrás, Carlos2022 disse:

Sério? Bom saber! A quanto tempo você tem?

Desde 2020 - Antes usava o processador A8 9600.

Um dia, irei fazer a substituição, mas ainda não acordei com síndrome de renovação 🤣 

Até a presente data - Com Windows 11, Manjaro e Fedora 

Postado

@FoxBlack Eu fui muito burro quando troquei de processador, eu coloquei um inferior porque ficaram me falando aqui no fórum que ia estragar minha placa-mãe se eu colocasse um mais potente. Antes eu usava um Ryzen 3 2200g.

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!