Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Sei que não contribuo muito com o fórum (só faço perguntas, mas é porque não entendo muito mesmo rs), mas alguém poderia me ajudar a escolher uma placa de vídeo?
Atualmente utilizo vários programas para animação e edição de vídeo, tais como Adobe Animate, Premiere, Capcut e etc... Mas estou notando que a minha placa de vídeo atual não está acompanhando o processamento, causando falhas, as vezes até dá um crash em quanto processa, ela bem antiga que comprei de um amigo. Então gostaria de saber qual placa de vídeo comprar para essa finalidade, seguem informações:

Orçamento: Entre 2k a 3k 
PC atual: 
Processador: Ryzen 7 5800X

placa-mãe: TUF Gaming x570-Plus_BR

Placa de vídeo: AMD Radeon R9 Serires

32GB de RAM

Agradeço se puderem me orientar.
Abraços!

• Curtir 1
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de placa de vídeo para processamento de animação até R$ 3.000,00
  • Coordenador
Postado

Por mais que eu tenha preferência por placas da AMD, o tipo de trabalho que você realiza geralmente se beneficia de hardware da Nvidia.

Verifique se os programas que você usa dependem necessariamente da tecnologia CUDA. Se for o caso, terá melhor compatibilidade e desempenho com Nvidia.

• Curtir 3
Postado

@KairanD Entendi! Pelo que pesquisei o Adobe Animate não utiliza essa tecnologia CUDA, mas outros programas que possivelmente eu venha utilizar, sim. No caso da Nvidia, qual placa você recomendaria até uns 2k ou um pouco mais? &nbsp
E se eu começar a fazer animações em 4k,  poderia mudar minha escolha? 

• Coordenador
Postado

Infelizmente, as placas que a Nvidia lançou nessa faixa de preço não estão muito interessantes e contam com apenas 8GB de VRAM... Atualmente a opção seria a RTX 5060.

Para trabalhar com animações em 4K, acredito que o ideal seria ter pelo menos 12GB de VRAM (ideal mesmo seria 16GB, eu acho. Seria melhor verificar com gente que trabalha com os mesmos programas, porque não tenho conhecimento específico para avaliar isso). Talvez seja interessante aguardar mais um pouco (se for possível), aumentando o orçamento para pegar pelo menos uma RTX 5070. No seu caso é uma ferramenta de trabalho, e não um item de hobby (ou seja, pode ser visto como um investimento, e não um gasto).

Neste vídeo, por exemplo, o autor comenta que, no Premiere Pro e no After Effects, uma poderosíssima RX 6900 XT não conseguiu ser muito mais rápida que uma "humilde" RTX 3060 de laptop:

Infelizmente, nesse tipo de aplicação a Nvidia ainda tem um certo monopólio. Outro exemplo de programa seria o Blender: as placas da Nvidia abrem um abismo de distância em relação às da AMD nele.

Isso não quer dizer que placas da AMD não sejam usáveis para esse tipo de aplicação, mas, se o foco é esse, pegar uma placa da Nvidia que seria de segmento inferior muitas vezes resulta em bem mais desempenho que uma AMD. E digo isso como proprietário e entusiasta de hardware AMD...

No dia 5 a Radeon RX 9060 XT (com opções de 8GB e 16GB) será lançada e teremos benchmarks. A AMD andou tendo grandes avanços nesse tipo de aplicação profissional (e com o concorrente do CUDA, que nomearam ROCm) com essa última geração. Talvez valha a pena esperar e ver os testes. Contudo, é bem capaz que a Nvidia ainda continue se destacando.

Postado

@KairanD muito obrigado pelos detalhes! Vou me aprofundar um pouco mais…

minha máquina por enquanto atende minhas necessidades, mas como a olaca de Vídeo é antiga, tenho receio de dar pau e ficar na mão (de fato vem dando alguns problemas já)…. Então meu dilema vai ser, pagar menos de 2k em uma para manter o que já faço hoje, ou já pagar mais caro e me preparar para o futuro… rs 

a AMD Radeon VII da aliexpress que o camarada acima recomendou parece potente pelo que li, porém se eu entendi correto foi usada para mineração?… não sei, mas tem o risco de ser taxado ainda né… e compra-la oficialmente no Brazil fica muito fora do meu orçamento. De qualquer forma obrigado pelas dicas, vou analisar. 

• Coordenador
Postado

Eu jamais recomendaria uma GPU AMD antiga proveniente de mineração, ainda mais para trabalhar com animação e edição de vídeo...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!