Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal. Estou com uma dúvida mais crítica e queria a opinião da galera que já teve experiência com misturar memórias.

Atualmente tenho 2x8 GB DDR4 da Maxsun, que comprei no AliExpress (funcionam bem por enquanto).
Agora estou pensando em expandir pra 32 GB e estou de olho num kit 2×8 GB da Kingston Fury (HX432C16FB3K2/16) que está com bom preço na Amazon.

A ideia seria ficar com os quatro pentes no sistema, organizados assim:

Canal 1 → 2× Maxsun

Canal 2 → 2× Kingston

Com isso, teoricamente estaria rodando em dual channel duplo (quad channel em placas consumer), com os pares organizados certinho. Mas aí vem a dúvida:

Mesmo separando os pares corretamente, o fato de serem kits diferentes (e até de marcas diferentes) pode causar instabilidade, conflito de XMP, ou queda de desempenho?
Alguém aqui já tentou misturar RAM do AliExpress com kit de marca tradicional como Kingston?

Quero evitar entrar em BIOS pra mexer em subtimings ou reduzir frequência — idealmente queria plugar e funcionar, mas sei que o ideal seria um kit 4×8 validado junto (o que tá mais caro no momento).

Uso principal: multitarefa pesada, desenvolvimento e jogos.
Toda opinião é bem-vinda — especialmente de quem já fez essa mistura na prática.

placa-mãe: B550m-k

Valeu!

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@NHOID, boa tarde!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!

Primeiramente, isso não seria quad channel, a sua placa-mãe não suporta quad channel. Seriam dois dual channel em paralelo. Visto isso, por agregar mais um canal duplo de memória para a controladora do processador cuidar, o desempenho irá ser reduzido na maioria dos processadores. Pode ser que você tenha sorte, como eu tive com um Ryzen 5 5600G, de rodar os 4 módulos em 3600 MHz, sendo 2 de 8 GB XPG Gammix D45 e 2 de 16 GB Corsair Vengeance LPX, mas não é garantido, quando troquei meu processador para um Ryzen 7 5700X, ele só suporta os 4 em 3200 MHz no máximo. Os módulos do Aliexpress usam chips usados colocados em uma placa de circuito impresso nova, então eles muito provavelmente vão limitar o desempenho dos módulos com chips novos das marcas tradicionais, já que o computador nivela o desempenho para o elo mais fraco nesse caso.

Se o intuito é adicionar mais RAM, sem importar muito com desempenho, pode fazer sem problemas, se ambos os kits forem de 3200 MHz, não creio que haverá perdas, ainda que o teu processador específico possa não suportar e ficar apenas nos 2666 MHz que a AMD garante. Caso o intuito seja aumento de desempenho, não há o que fazer pra aumentar desempenho a não ser torcer pro processador suportar memória de maior frequência e comprar um par de módulos superiores.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@NHOID Tarde

Essa placa-mãe não suporta quad-channel, sua placa-mãe suporta apenas dual channel, não importa se você usa dois ou quatro pentes.

Não recomendo misturar marcas principalmente se for usar 4 pentes, por conta de instabilidade.

Citação

Processadores Threadripper e EPYC da AMD, bem como algumas linhas de processadores Xeon da Intel, são os únicos que suportam memória quad-channel (4 canais de memória). Os processadores Ryzen da AMD (série Ryzen 1000 e seguintes), por exemplo, suportam apenas dual-channel (2 canais de memória). 

Elaboração:

Processadores HEDT (High End Desktop) e Server:

Processadores como o Threadripper e EPYC da AMD, e os Xeon da Intel, são projetados para tarefas exigentes e configurações de estação de trabalho, que exigem maior largura de banda de memória. 

Vantagens do Quad-Channel:

A memória quad-channel oferece maior capacidade de transferência de dados, o que pode ser crucial em tarefas como edição de vídeo 4K, renderização 3D e outras aplicações que exigem grande processamento de memória. 

Diferença entre Dual-Channel e Quad-Channel:

A diferença principal está na quantidade de memória que pode ser transferida por ciclo de relógio. A memória dual-channel utiliza dois canais, enquanto a quad-channel utiliza quatro, resultando em maior desempenho em tarefas que utilizam grandes quantidades de memória. 

Implicações para o Usuário:

Para quem busca o máximo desempenho, a memória quad-channel pode ser um diferencial, mas exige um custo adicional devido à necessidade de processadores e placas-mãe de alto nível. Para a maioria dos usuários, a memória dual-channel é suficiente para a maioria das tarefas, como jogos, navegação na web e outras tarefas de uso diário. 

Fonte: Google

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!