Ir ao conteúdo

Qual refrigeração escolher para o AMD Ryzen 7 9800X3D até R$700,00?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estou montando um pc gamer do zero e gostaria de saber qual refrigeração seria mais vantajosa nesse caso:

Ryzen 7 9800X3D

placa-mãe Gigabyte B650 Aorus Elite AX V2, WiFi, DDR5, Socket AMD AM5, ATX, Chipset AMD B650, B650-A-ELITE-AX-V2

Memória Kingston Fury Renegade, 32GB (2x16GB), DDR5, 6400MHz, C32

Gabinete Gamer Montech Air 903 Base, Mid Tower, E-ATX, Black, Sem Fonte, Com 3 Fans

Fonte EVGA 850 BQ(essa fonte já tinha do pc anterior)

Placa de Vídeo Zotac Gaming NVIDIA GeForce RTX 5070 Solid OC, 12GB

Pra refrigeração estou em dúvida entre um air cooler e um WC, sendo que eu resido no sul de SC e a média de temperatura é de 20 graus. Os modelos que estou em dúvida são:

Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG620, 120mm - R$ 299,00

Water Cooler Montech HyperFlow Silent, 360mm - R$ 550,00

Qual seria o mais indicado no meu caso?

• Zalgo alterou o título para Qual refrigeração escolher para o Ryzen 7 9800X3D?
Postado

Boa noite. Na verdade a dúvida seria entre os dois modelos que foram expostos. 

Mas orçamento seria entre 300 e 700 reais aproximadamente, entretanto estou aberto a sugestões, pois estou ciente que uma boa refrigeração é essencial, se tiver alguma sugestão com uma boa relaçao custo beneficio, eu agradeço, sendo que busco algo de cor preta e sem nenhum tipo de RGB

• Batata Defumada alterou o título para Qual refrigeração escolher para o AMD Ryzen 7 9800X3D até R$700,00?
Postado

Obrigado pela resposta mas minha dúvida principal é, segundo a descrição:

Citação

Pra refrigeração estou em dúvida entre um air cooler e um WC, sendo que eu resido no sul de SC e a média de temperatura é de 20 graus. Os modelos que estou em dúvida são:

Cooler para Processador DeepCool Gammaxx AG620, 120mm - R$ 299,00

Water Cooler Montech HyperFlow Silent, 360mm - R$ 550,00

Qual seria o mais indicado no meu caso?

Postado

@VAL101 Aí é complicado, porque investir 3k em potência de processador, para não investir nem 1k pra sustentar o mesmo é sei lá, há no mínimo um desequilibrio, mas né, o @1lokos pode te dar uma resposta melhor. Valeu!

• Confuso 1
Postado

Isso quer dizer que as duas opções listadas não são boas, seria isso? Pois pelo que vi aqui em alguns posts ambos os produtos são de excelente performance. Minha dúvida seria qual dos dois seria o mais indicado. O deepcool é um ótimo air cooler, inclusive já vi indicado pelo @1lokos para um caso parecido se não me engano. E o Montech vi alguns reviews que falam muito bem dele, na propria terabyte tem um que comprou que fez analise dizendo que segundo ele segurou um " ryzen7 7700x rodando Cinebench r23 consumindo 141w ... cpu ficou em 88 graus, segurando 5,3ghz em todos os núcleos", me pareceu bom, mas gostaria de saber se de repente alguém aqui do fórum já utilizou ele, se tem boa qualidade. Sei que não são de ponta, mas pra um processador com 120w de tdp, sendo um gabinete montech de boa refrigeração, com mais 3 fans de 140 mm que o acompanham, imaginei que poderiam ser boas opções. Minha dúvida seria essa. 

@Afnan de qualquer forma, agradeço pela resposta.

• Solução
Postado

Com esse gabinete bem ventilado e morando no Sul  para um uso normal e "gamer" do PC, pode usar air cooler - DeepCool AG620 ARGB - R$ 290,00 é suficiente.

O 9800X3D não tem temperatura de operação tão elevada, já que os "9000" tiveram o consumo otimizado e nos X3D o cache L3 agora está num bloco separado, nos X3D anteriores ficava sobre o CCD o que atrapalhava a dissipação do calor.

No entanto, se for fazer renderização de vídeos grandes, o WC é mais indicado.

O WC Montech HyperFlow Silent 360mm tem bom desempenho, mas a versão inicial tinha problema com a fixação em soquete AM5 - não dava a pressão adequada, vide no review do KitGuru; segundo el a Montech prometeu enviar um novo fixador para que tinha comprado. Este problema não afeta a versão ARGB que usa um fixador diferente.

Tem o detalhe que embora no site da Montech conste 6 anos de garantia, a Terabyte dá só 1 ano para o Silent mas dá 6 anos para o modelo ARGB.

Postado

Excelente e detalhada resposta, @1lokos Obrigado!

Nesse caso fiquei entre o DeepCool AG620 e o Montech Hyperflow silent 360 ARGB, provavelmente vou acabar indo no WC para sobrar refrigeração, talvez? O que sugere?

Postado

Eu sou da opinião do que o Guiga Tech fala no final teste do AG620, se for usar o PC só para jogar, um sistema de cooler mais eficiente (e caro) não fará diferença.

Se for renderizar vídeos, rendereizar cenas 3D, etc - coisas que levam o CPU próximo dos 100% de uso. o ideal é o WC.

Deixar o CPU "geladinho, geladinho" não é a causa, mas fator contribuinte para alguns Ryzen 9800X3D terem queimado em placas-mãe da ASRock (e em menor número, em Gigabyte), que vieram com PBO calibrado para fornecer tensão excessiva para o CPU (similar ao caso do meltdown dos LGA1700) e em casos que o usuário usa WC bem potente, mantendo baixa temperatura do CPU, o PBO pode subir o mais o clock enviando mais tensão para o CPU... até que queimou. 🔥

Postado

Caso curioso, um Ryzen 9950X3D com um AIO ASUS ROG 360  -com os fans trocados por Fantec T30; de ~$200 (Dólares) ficou em ~69.7 graus e fez 2.289 pontos no Cinebench R24.

Com o  cooler Deepcool AG620 ficou em 78.4  graus (+ 8.7 graus), e fez 2.328 pontos (+ 1,7%) no Cinebench R24. A "geladinha, geladinha" a mais não se traduziu em desempenho.

"Pare de pagar caro por coolers de CPU agora mesmo! AIO vs AIR [PROVA]"

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
Em 01/06/2025 às 21:09, Afnan disse:

@VAL101 Aí é complicado, porque investir 3k em potência de processador, para não investir nem 1k pra sustentar o mesmo é sei lá, há no mínimo um desequilibrio [...].

Não há desequilíbrio. A solução de refrigeração deve ser capaz de manter o processador sob temperatura adequada em qualquer carga, e preferencialmente sem fazer ruído elevado. Ela deve ser medida apenas por isso, e não por preço.

O Ryzen 7 9800X3D é muito eficiente e relativamente fácil de refrigerar com um air cooler decente. O dinheiro extra seria melhor aplicado em outro componente, onde realmente faça diferença.

Em 01/06/2025 às 22:26, 1lokos disse:

Tem o detalhe que embora no site da Montech conste 6 anos de garantia, a Terabyte dá só 1 ano para o Silent mas dá 6 anos para o modelo ARGB.

Se o site do fabricante diz 6 anos, então são 6 anos. Diante da Responsabilidade Solidária do Código de Defesa do Consumidor (CDC), eles são obrigados a cobrir o maior prazo de garantia. Qualquer tentativa de escaparem disso é o famoso "se colar, colou".

• Curtir 1
Postado

Boa tarde!!!

Meu irmão @1lokos que nível que este fórum tem!!! É impressionante! Estava quebrando cabeça com esta questão de refrigeração!!!

Muitíssimo obrigado por seu tempo, extrema eficiência e compromisso!!! Brabo demais!!!

Vou com  certeza no AC pois é o que preciso, pois meu pc vai ser exclusivamente para jogos, sou advogado e se for usar para trabalho será somente editor de texto.

Obrigado! Deus abençoe!

@KairanD Boa tarde meu querido!!! Muito obrigado pelos esclarecimentos e pelo tempo e atenção!!!

Deus abençoe!!!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!