Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia a todos,

Estou montando um computador do zero, visando longevidade e custo-benefício, estou entre escolher uma das seguintes placas:

Rx 7600 8gb

Rx 7600 XT 16gb

RTX 5060 8gb

Qual dessas se sai melhor para obter desempenho bom para jogos atuais e futuros, pensando na quantidade de memória, que no cenário atual e futuro vai precisar mais memória na placa pra rodar jogos tranquilamente, desde já obrigado.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Qual placa de vídeo escolher Radeon RX 7600, RX 7600XT 16GB ou GeForce RTX 5060?
  • Coordenador
Postado

Da sua lista, a única com preço decente pelo que entrega, na situação atual, é a RX 7600. Contudo, aguarde o lançamento da RX 9060 XT.

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

Foi lançada literalmente agora. Saíram os primeiros reviews da versão 16GB (que são bem positivos):

Vai começar a aparecer nas lojas em breve.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Lucas Diego Se você tiver o orçamento, nem pensa 2x e pega a RX 9060 XT, mas é claro, fui de acordo com as opções que você tinha em mente e citou, pois ficaria muito fácil eu indicar placas melhores, PORÉM MAIS CARAS.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Veja o preço dela quando começar a aparecer nas lojas. Fora isso, considere apenas a RX 7600.

Das opções que você citou, a pior definitivamente é a RX 7600 XT, que está com preço absurdo. Nem em um milhão de anos ela vale os insanos R$ 2.700,00 pedidos atualmente. Ficaria muito fácil indicá-la pelos 16GB de VRAM, mas ela não vale R$ 1.000,00 acima de uma RX 7600.

• Curtir 2
Postado
12 minutos atrás, KairanD disse:

Ficaria muito fácil indicá-la pelos 16GB de VRAM

Foi exatamente por isso a indicação, afinal, segundo o autor:

6 horas atrás, Lucas Diego disse:

Qual dessas se sai melhor para obter desempenho bom para jogos atuais e futuros, pensando na quantidade de memória, que no cenário atual e futuro vai precisar mais memória na placa pra rodar jogos tranquilamente

Não irei recomendar placa de vídeo de 8GB nem para meu pior inimigo. Não existe placa de vídeo de 8GB melhor que de 16GB atualmente. Prefiro rodar jogos com FPS mais baixo, mas com todos os recursos, do que com FPS mais alto, mas por falta de VRAM, não ter todos os recursos. Cyberpunk 2077 consome de 8 a 10GB de VRAM, como eu indico uma placa de 8GB para alguém que pensa nos jogos atuais/futuros? As placas de 8GB não estão dando conta dos jogos atuais em questão de armazenamento, justamente por isso que o recomendado é pelo menos entre 12/16GB. 

Eu concordo até com sua indicação da placa RX 9060 XT, incrível, realmente, mas dizer que a pior definitivamente é a RX 7600 XT é sacanagem né? aí é emoção. 8GB não dá pô.

• Confuso 1
Postado

@Afnan pois é, jogos atuais já estão sendo recomendado pelo menos 12gb, futuros vai ser prioridade mais que 8gb, vou esperar um pouco e ver o que vai baixar de preço, essa rx 9060 XT tá sendo polêmica pelos reviews vazados, vou esperar ela lançar no mercado brasileiro e ver o veredito final.

• Coordenador
Postado
1 minuto atrás, Afnan disse:

Não existe placa de vídeo de 8GB melhor que de 16GB atualmente.

Eu sempre reforcei bastante a importância da VRAM, ainda mais pensando em longevidade. Mas, sejamos sinceros, seu comentário não é aderente à realidade. Por exemplo, comparando em 18 jogos 1080p com a RTX 5060, que o próprio autor citou como opção:

image.png

VRAM é importante? Claro! Mas a RX 7600 XT tem uma GPU fraca, sequer tem acesso a um upscaling baseado em IA (o FSR4 deve ser portado em algum momento, mas virá com instruções FP16, e não FP8) e é lenta em ray tracing (que tem se tornado obrigatório em alguns jogos). Tem que levar tudo isso em consideração.

A RTX 5060 8GB, que também seria compra ruim pelo valor atual (R$ 2.600,00), tem GPU muito mais poderosa, é energeticamente mais eficiente, tem melhores tecnologias (especialmente DLSS4) e é de geração mais atual (provavelmente terá atualizações de driver por mais tempo). Por mais que eu valorize os 16GB de VRAM, jamais pagaria mais caro em uma RX 7600 XT em relação à RTX 5060.

8 minutos atrás, Afnan disse:

Cyberpunk 2077 consome de 8 a 10GB de VRAM, como eu indico uma placa de 8GB para alguém que pensa nos jogos atuais/futuros?

Em que situação ele usa essa VRAM? Em qual resolução e em qual preset gráfico? Aqui na minha máquina, em 1080p ultrawide na qualidade ultra, não me recordo dele consumir isso. Inclusive, trazendo especificamente o teste desse jogo:

Captura de tela 2025-06-04 165406.png

A RTX 5060 aniquilou a RX 7600 XT em 1080p ultra. E a RX 7600 XT entregou o mesmo desempenho da RX 7600, porque a VRAM não fez diferença nesse jogo. Em 1440p (ou seja, jogando ainda mais peso sobre a VRAM), o mesmo cenário:

image.png

Nem em 1440p a VRAM fez diferença nesse jogo (veja a RX 7600 XT e a RX 7600). Existem jogos onde ela faz diferença, mas Cyberpunk não é um bom exemplo. Mesmo a estabilidade das placas de 8GB ficou boa (além da média maior na RTX 5060, os 1% lows também foram mais altos).

É importante reforçar aqui também a diferença entre VRAM alocada e VRAM efetivamente usada.

Prefiro rodar jogos com FPS mais baixo, mas com todos os recursos, do que com FPS mais alto, mas por falta de VRAM, não ter todos os recursos.

Quais recursos? A VRAM geralmente impacta diretamente nas texturas, que são de fato bem importantes para a qualidade visual final. Mas, citando o Cyberpunk novamente, por exemplo, a única coisa que a RX 7600 XT entregou ali foi desempenho bem pior que o da RTX 5060.

[...] como eu indico uma placa de 8GB para alguém que pensa nos jogos atuais/futuros? 

Eu também prefiro não indicar placas de 8GB nessa altura do campeonato. Mas isso quando existe uma opção com 12GB ou 16GB disponível, como era o caso da RX 6750 XT, antes de começar a sumir do mercado. Ela tinha valor justo e valia a pena. Na situação atual, não existe opção viável, acima de 8GB, na faixa de preço que o @Lucas Diego mencionou. A única esperança seria aguardar a RX 9060 XT, o que foi sugerido (e sem garantias, pois não sabemos ainda o preço real).

As placas de 8GB não estão dando conta dos jogos atuais em questão de armazenamento [...].

Em alguns raros jogos, e apenas com as configurações maximizadas. Isso seria uma preocupação maior a médio e longo prazo, não a curto prazo.

É importante mencionar também que o algoritmo de compressão de VRAM da Nvidia ainda é melhor que o da AMD. Ou seja, placas da Nvidia conseguem usar 8GB de VRAM melhor que placas da AMD (por mais que não exista milagre para superar a limitação física de VRAM).

[...] justamente por isso que o recomendado é pelo menos entre 12/16GB. 

De acordo, é o recomendado.

Eu concordo até com sua indicação da placa RX 9060 XT, incrível, realmente, mas dizer que a pior definitivamente é a RX 7600 XT é sacanagem né?

Não é sacanagem, é fato. Se a RX 7600 XT estivesse custando perto de R$ 2.000,00, quem sabe até uns R$ 2.150,00, bacana, eu concordaria com você que seria a melhor opção ali. Eu mesmo tenho uma e adoro a minha plaquinha de entrada com VRAM anabolizada, mas isso porque paguei R$ 2.050,00.

A RX 7600 tem sido encontrada com frequência em promoções por R$ 1.700,00 ou R$ 1.800,00. Eu também não gosto de 8GB de VRAM, mas não é verdade que "8GB não dá". Dá sim e ainda vai continuar por um tempo, bastando ter expectativas realistas.

Nem para o meu pior inimigo eu recomendaria pagar R$ 2.700,00 em uma RX 7600 XT (são R$ 1.000,00 de diferença! E veja os gráficos acima). Entre uma RTX 5060 capada em VRAM e uma RX 7600 XT (por R$ 100,00 a mais), eu certamente compraria a RTX 5060. E olha que eu tenho uma RX 7600 XT. 🙂

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@KairanD Estou botando no orçamento uma placa-mãe b650m aorus elite, ela é PCI 4.0, futuramente quando eu pegar uma placa de vídeo 5.0 PCI, vai dar muita diferença de desempenho? Ou isso é irrelevante

• Coordenador
Postado

Nessa faixa de placas, nenhuma diferença. Pode ficar tranquilo. 🙂

P.S.: lembre-se de ativar o Smart Access Memory (S.A.M.) na BIOS.

• Curtir 1
Postado

@KairanD Claro que a RX 7600 XT não é algo a se pensar para o futuro, mas é o que o cara tem de orçamento, mas com sua recomendação da rx 9060 xt, ele vai sair muito mais no lucro, e mais, além de mais desempenho, mais VRAM. Complicado de placa de vídeo é o que a pessoa quer jogar, o que ela vai usar, de acordo com o Bolso que ela tem, porque em questão de desempenho claramente a RX 7600 XT não entrega tanto quanto deveria pelo valor que tá sendo cobrado, PORÉM, NÃO SÃO TODOS QUE TEM O ORÇAMENTO. Por isso disse: 

2 horas atrás, Afnan disse:

mas é claro, fui de acordo com as opções que você tinha em mente e citou, pois ficaria muito fácil eu indicar placas melhores, PORÉM MAIS CARAS.

Sacou? porque se for pensar em futuro, eu recomendaria até mesmo uma RTX 5070 Ti ou uma RX 9070 XT kkk. Fui de acordo com as opções, mas sua indicação foi cirurgica.

• Confuso 1
  • Coordenador
Postado

A RX 9060 XT 16GB começou a aparecer nas lojas. Há versões por R$ 3.000,00: https://www.terabyteshop.com.br/produto/36467/placa-de-Vídeo-ASRock-amd-radeon-rx-9060-xt-challenger-oc-16gb-gddr6-fsr-ray-tracing-90-ga5qzz-00uanf

Se puder comprá-la, vale cada centavo. É disparado o melhor custo-benefício do mercado atualmente. Pouca diferença de preço, mas bem melhor que a RTX 5060 e absurdamente melhor que a RX 7600 XT. Ela entrega desempenho de RTX 5060 Ti 16GB em rasterização, não faz feio em ray tracing e tem suporte total ao FSR4.

Se não puder comprá-la, aguarde até ter mais capital ou então compre a RX 7600 por R$ 1.700,00.

Postado
Em 04/06/2025 às 17:27, KairanD disse:

Nem para o meu pior inimigo eu recomendaria pagar R$ 2.700,00 em uma RX 7600 XT (são R$ 1.000,00 de diferença! E veja os gráficos acima). Entre uma RTX 5060 capada em VRAM e uma RX 7600 XT (por R$ 100,00 a mais), eu certamente compraria a RTX 5060. E olha que eu tenho uma RX 7600 XT. 🙂

a 9060xt de 16gb tá 3K agora na kabum .. ela não matou só as 5600, como tb essa rx7600 de 16gb 

• Coordenador
Postado
5 horas atrás, Afnan disse:

Melhor modelo seria da ASUS TUF?

Muito provavelmente sim. Se não for o melhor, vai ficar bem perto do topo. Mas geralmente essa série TUF não compensa fora de promoções, pois a diferença de preço para outros modelos tende a ser grande demais.

3 horas atrás, Arnaldo Doi disse:

a 9060xt de 16gb tá 3K agora na kabum .. ela não matou só as 5600, como tb essa rx7600 de 16gb

A RX 7600 XT já esteve morta desde o lançamento, na verdade. Só compensava em promoções. Tinha preço abusivo pela VRAM extra e usou o nome "XT" sem entregar nenhuma melhoria na GPU em relação à RX 7600 (era exatamente a mesma GPU, com um leve overclock). Até pouco tempo atrás, enquanto ainda havia a RX 6750 XT, era sempre melhor optar pela RX 6750 XT ao invés da RX 7600 XT. A RX 7600 XT nunca vendeu bem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!