Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Tenho uma máquina gamer, Z390, I9 9900K, 32GB Ram e uma 4070TI, 2 SSDs e 2 HDs e que começou a apresentar muitas telas azuis.

O erro vem seempre sendo causado pelo "ntoskrnl.exe"

Desde quando comprei, refinei um undervoltage no i9 até conseguir uma boa estabilidade, após muitos testes, benchmarks e uso diário. Inclusive o deixei com uma boa margem de folga, ficando com uma tensão acima da mínima que consegui com boa estabilidade. Processador rodando com multiplicador máximo de 47 (o boost original vai até 50, 5.0ghz)

Minha máquina já ficou mais de 6 meses sem uma única tela azul sequer, mas analisando os registros recentes, tive uma tela azul em 27/04, 18/05, 28/05 e hoje 27/06 duas agora cedo.

Creio não ter a ver com o undervoltage, pois são quase 3 anos de uso com muita estabilidade. 

Tenho um HD meio antigo aqui na máquina, suspeito dele, mas verificando no CrystalDiskInfo ele está sem erros. Tem muita coisa instalada, periféricos de diferentes marcas, muitos jogos, muitos anti cheaters, enfim, é muita coisa que poderia estar causando uma incompatibilidade.

Recentemente só instalei alguns jogos que peguei no GamePass/Ea Play, que foi o Dead Space Remake, NFS Unbound e o The Division. (aproveitando as férias rsrs)

Para constar, o Windows está instalado em um SSD exclusivo pra ele, os jogos pesados eu coloco em um SSD NVMe 2TB SN770 e tenho mais dois HDs de 2TB para arquivos e jogos antigos.

Tenho costume de desligar o computador pela suspensão, onde os arquivos temporários ficam na RAM e também tenho costume de deixar o firefox com muitas abas abertas de coisas que estou lendo, não descarto que minha RAM possa ter sofrido uma degradação maior por esse uso que eu faço. Mas rodei um memtest e sem erros.

O código de erro varia, os de hoje foram "KMODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED" e outro "DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL".

O primeiro aconteceu quando eu estava no desktop, sem fazer nada (a maior parte das telas azuis que já tive é assim) e o outro ao abrir o Dead Space.

Com esses DMPs, dá pra ter algum direcionamento de quem está causando o problema?

Acabei de desabilitar o Prefetch aqui pra ver se ajuda em algo.

codigo de erros.JPG

27-06-25 062725-10796-01.zip 27-06-25 062725-14296-01.zip 052825-14140-01.zip 051825-27343-01.zip 042725-10734-01.zip

Postado

Acesse o prompt de comando como administrador e execute:

sfc /scannow  "enter"

Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth "enter"

Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth  "enter"

Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth "enter"

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@finalgd Os dumps estão apontando para uma série de erros aleatórios, o que de início, me fez suspeitar da memória RAM.

O "memtest" que você mencionou que usou, poderia dizer qual a versão exatamente? E por quanto tempo deixou rodando?

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, GabrielLV disse:

@finalgd Os dumps estão apontando para uma série de erros aleatórios, o que de início, me fez suspeitar da memória RAM.

O "memtest" que você mencionou que usou, poderia dizer qual a versão exatamente? E por quanto tempo deixou rodando?

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

Enviei em anexo.

Usei o memtest que tenho num multiboot (hirens) e esperei dar test complete.

2 horas atrás, FoxBlack disse:

Acesse o prompt de comando como administrador e execute:

sfc /scannow  "enter"

Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth "enter"

Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth  "enter"

Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth "enter"

Feito. Já tinha rodado o primeiro e segundo, mas rodei os 4 comandos em sequência novamente.

Não foram encontrados erros e todas operações concluídas com êxito.

Acabei de ter mais um travamento ao minimizar o jogo, dessa vez o computador simplesmente apagou, sem BSOD. Mas gerou mais um dump anexado.

OBS: Como o log pega vários meses, vale ressaltar que comprei minha placa no final de fevereiro, e quando a recebi eu estava testando diversões configurações de over/underclock, então não levar em consideração os crashes entre 20/02 e 10/03 aproximadamente.

pastalogs 270625.7z 062725-11312-01.zip

Postado

@FoxBlack

@FoxBlack

35 minutos atrás, FoxBlack disse:

Testa as memórias com o MemTest64

Verifica os discos(HD/SSD) com CrystalDiskInfo

Faça um exame de superfície com o HDTune

Crystaldisk info - todos OK

HDTUNE - Em health todos ok. O que seria o exame de superfície?

Memtest64 - No erros (segue print)

No último crash, apenas com o jogo aberto, estava em uso apenas 12gb de memória.

memtest.JPG

OBS: Mais uma tela azul. No desktop. Já acumulando 4 hoje. Gerei novo log

SystemLogs1.zip

062725-10421-01.zip

• Moderador
Postado
4 horas atrás, finalgd disse:

Desde quando comprei, refinei um undervoltage no i9 até conseguir uma boa estabilidade,

Primeiramente, eu não consegui entender o porquê de você ter adquirido um processador tão potente para fazer undervoltage....

Analisando os logs, encontrei mais erros aleatórios. Desde falhas no driver de vídeo até falhas na placa de rede, erros no chip TPM da placa-mãe, e até mesmo registros apontando para uma falha fatal de hardware.

image.png

Ao analisar o código bruto sendo gerado por esses erros, todos estão apontando para o SSD Kingston SA400 como a origem do erro:

image.png

----

Nos informe, por gentileza, a marca e o modelo de todas as peças do seu computador.

Recomendação:

1- Baixe o Kingston SSD Manager, veja se existem atualizações de firmware e se as ferramentas de diagnóstico do próprio software encontram algum erro:

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

2- Baixe e instale o Seatools para verificar a saúde do SSD.

https://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/

Você deverá executar os cinco testes disponíveis nos menus "Testes Rápidos" e "Testes Estendidos": Teste Rápido Automático da Unidade, Teste Genérico Rápido, 2 Minute Generic Test, Autoteste Detalhado e Teste Genérico Detalhado. Realize um de cada vez, nessa ordem, em cada unidade, e tenha paciência, pois eles podem demorar. 

Veja se algum erro é detectado. Poste resultados.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, GabrielLV disse:

Primeiramente, eu não consegui entender o porquê de você ter adquirido um processador tão potente para fazer undervoltage....

Analisando os logs, encontrei mais erros aleatórios. Desde falhas no driver de vídeo até falhas na placa de rede, erros no chip TPM da placa-mãe, e até mesmo registros apontando para uma falha fatal de hardware.

image.png

Ao analisar o código bruto sendo gerado por esses erros, todos estão apontando para o SSD Kingston SA400 como a origem do erro:

image.png

----

Nos informe, por gentileza, a marca e o modelo de todas as peças do seu computador.

Recomendação:

1- Baixe o Kingston SSD Manager, veja se existem atualizações de firmware e se as ferramentas de diagnóstico do próprio software encontram algum erro:

Você deverá executar os cinco testes disponíveis nos menus "Testes Rápidos" e "Testes Estendidos": Teste Rápido Automático da Unidade, Teste Genérico Rápido, 2 Minute Generic Test, Autoteste Detalhado e Teste Genérico Detalhado. Realize um de cada vez, nessa ordem, em cada unidade, e tenha paciência, pois eles podem demorar. 

um tempo atras acontecia a mesma coisa comigo troquei o SSD que usava e parou depois de 2 meses voltou a dar erro e troquei de SSD de novo e adivinha? deu erro dnv, o fina era a fonte que tava queimando os ssds era um corsair cx450, se for o que eu to pensando tenta trocar a fonte por outra e pega outro SSD se o problema continuar, quando começa esse erro ou é driver do SSD ou baixa o crystal disk info e ve se tem erro no "Reallocated Sector Count" sem aparecia lá primeiro e depois começava as telas

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
1 hora atrás, GabrielLV disse:

image.png

image.png

----

Recomendação:

O undervoltage é porque o processador esquenta demais com o VID padrão dele. Acaba sendo uma otimização. O ganho de desempenho de 5.0ghz para 4.7ghz é minúsculo, e o consumo é exponencialmente maior.

No fim de fevereiro e começo de março realizei diversos benchmarks no 3DMARK com a placa de vídeo nova, fiz vários testes de overclock e undervoltage e nessas tentativas, como é esperado, o driver apresentou problemas várias vezes. Se os logs com erros referentes a placa de vídeo foram entre 15/02 e 15/03, pode desconsiderar, porque foi o período que eu tava realizando os testes.

Estou realizando o teste do SeaTools nos SSDs e HDs. No programa da Kingston estão todos sem erros e com a saúde normal.

Eu tenho dois SSDs A400, no log ele especifica mais algum detalhe, como serial do mesmo?

O Windows está no A400, será que foi por isso que o erro tá apontando pra ele?

I9 9900K, Gigabyte Z390 Gaming, RTX 4070TI, 2x SSDs A400 480GB, 1x SN770 2TB, 2x Seagates 2TB, 1x Seagate 1TB, Fonte XPG Core Reactor 850w, Memórias 4x8 GB Crucial 3600mhz (todas compradas novas e colocadas juntas na máquina, estou com XMP ativado).

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Akat Realmente, este caso seria bem difícil de decifrar, pois inicialmente qualquer técnico acharia que o problema era apenas o SSD, e o diagnóstico correto só viria depois....

Obrigado por compartilhar o seu relato. Vamos torcer para que não seja o caso do usuário do tópico rsrs

agora, finalgd disse:

Eu tenho dois SSDs A400, no log ele especifica mais algum detalhe, como serial do mesmo?

Infelizmente não..

1 minuto atrás, finalgd disse:

O Windows está no A400, será que foi por isso que o erro tá apontando pra ele?

É uma possibilidade, mas de qualquer forma, é bom fazermos este teste para ver se algo é detectado. Se não, já descartamos essa possibilidade.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Akat Realmente, este caso seria bem difícil de decifrar, pois inicialmente qualquer técnico acharia que o problema era apenas o SSD, e o diagnóstico correto só viria depois....

Obrigado por compartilhar o seu relato. Vamos torcer para que não seja o caso do usuário do tópico rsrs

no meu caso o b.o foi que essa fonte tem 2 tipos de conector sata e um é justamente com tensão mais alta pra alimentar hdds de 12krpm em velocidade alta não sei porque fizeram isso e só descobri por sorte mesmo, ela é modelo chinesa e paguei baratiho nela, se for o mesmo problema q o meu era, só troca a porta SATA pra a de cima normalmente é uma normal e outra que sai da principal coloca na normal e não na que sai da principal e ja para de queimar

Edit: lembrei q reduzia mt as telas azuis quando eu formatava ou limpava o SSD para menos de 40% da capacidade total dele, pois os erros ficavam na parte entre 80-90gb ocupados ai começava a dar mt tela azul

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...