Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera

Estou precisando de uma ajuda e das ideias de vocês. Moro em apartamento e aqui tem um aparelho de interfone onde o porteiro pode ligar aqui e eu também posso fazer chamada para a portaria.

O aparelho de interfone que tem aqui é um branco da Intelbras que tem somente  a finalidade de voz, com um par de fios.

Ocorre que quando estou sozinho em casa, quando chega encomenda e pedidos pra eu receber, por exemplo, pedidos do Ifood, eu me adianto pra descer e receber o pedido mais rápido em pedidos que tem rastreamento.

Só que nesse tempo que estou descendo, os entregadores camaradas não olham as mensagens no aplicativo e chamam na portaria do prédio, daí o porteiro liga no interfone e ninguém atende. Então o porteiro fala para o entregador que ninguém atendeu e o entregador da no pé. Acreditem, já aconteceu e acontece muito.

A minha ideia era poder atender o interfone pelo celular, então eu fiz um sistema com o Issabel e um aparelho ATA da Linksys que converte o sinal em digital (foi difícil pra encontrar, achei na olx por acaso).

Coloquei o sistema na WEB usando túnel da CloudFlare mas funcionou parcialmente pois eu conseguia escutar o porteiro pelo celular mas ele não conseguia me escutar. Mesmo estando somente na rede local, eu conseguia escutar ele mas ele não me escutava.

Estou pensando agora se existe algum equipamento que possa fazer isso sem o uso do Ata e nem do Issabel pois é muito trabalhoso. Se alguém conhece uma solução pra isso por favor me de uma luz.

 

  • Membro VIP
Postado

@tiagopraz sua portaria não usa Whatsapp né? 😁

 

Mas aparentemente você fez tudo certo, colocou um conversor de mídia e gateway como o ATA e incluiu ele no Issabel como um ramal digital, que por sua vez precisa ser convertido ainda para ramal IP, o que já está feito com certeza caso contrário você não conseguiria ouvir o porteiro.

 

Ocorre que dentro do esquema "digital <> IP <> digital" existe a necessidade, assim como entre roteadores, de se criarem rotas, lembro de ter criado isso no Asterisk mas no Issabel fica por sua conta, porém o princípio é comum entre ambos, precisa existir rota de ida e volta caso contrário ocorre o que você está tendo, de um dos lados não ouvir.

 

Outra questão à ser verificada é o Codec, para rotear chamadas pela internet acredito que o G.729 seja o melhor por ter um payload leve de ser roteado e manter as características mais próximas do áudio original.

 

Mas antes de funcionar na internet, esse seu ramal VoIP precisa funcionar na sua rede LAN, isso está ocorrendo? Lembre-se de que para funcionar na sua rede LAN o roteamento do Issabel para o seu smartphone não pode sair para a internet, então nesse caso precisa apontar para o IP LAN do Issabel, ok?

  • Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 08/07/2025 às 21:11, tiagopraz disse:

se existe algum equipamento que possa fazer isso sem o uso do Ata e nem do Issabel pois é muito trabalhoso. Se alguém conhece uma solução pra isso por favor me de uma luz

 

Não entendi o que isso iria automatizar. Me refiro ao titulo "Automatizar interfone analógico do apartamento".

 

Precisa desses dois componentes ou equivalentes. Em casa uso Asterisk (Issabel é construído sobre Asterisk, então seria algo similar) e uso uma placa TDM800 como conversor (ao invés da ATA). E funciona ok na LAN e na internet. Mas em alguns casos, quando a rede do outro lado tem NAT ou multiplo NAT como pode sempre acontecer por exemplo em hotéis, já tive problemas com aúdio em uma ou nas duas pontas. E em alguns casos mudei o protocolo para IAX ao invés de SIP. Isso elimina os problemas do protocolo de áudio e simplifica tudo, porque esse protocolo usa uma porta só para tudo. Não sei se pode usar isso em sua ATA no entanto. Outra opção é usar um servidor STUN associado ao Asterisk (issabel acessa isso?) mas é outro nível de complexidade...

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...