Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos estou com um problema de ruido nas caixas de som, que gostaria da ajuda de alguém que puder me ajudar, pois liguei os meus toca discos em um mixer e depois do mixer a um receiver e por fim as caixas de som, porém quando aumento o volume do receiver um pouco mas ele faz um zumbido, pra encargo de conciência, desliguei a conexão dos toca discos e deixei somente ligado o mixer al receiver e mesmo assim faz o zumbido, então acredito eu que o problema esta entre os dois aparelhos, a ligação é feita através da saida phono do mixer a entrada phono do receiver, se eu ligar na saida line do receiver e ligar na entrada auxiliar do receiver não faz barulho porém o som sai muito baixo, então faço a ligação da saida phono do mixer a entrada phono do receiver ai o som sai mais alto porém da este ruido ao aumentar o volume se alguém já pegou algo parecido e puder me ajudar ficarei grato.

• Curtir 1
Postado

opa 
esse barulho é interferência

pode ser da rede elétrica sem um bom aterramento 
cabos de baixa qualidade e não blindados 

aqui eu tenho uma caixa da meteoro e uma guitarra fender 
equipamentos top, mas tive que fazer um aterramento separado pra tomada e usar cabos blindados pra não ter chiado no som
não tem jeito

o mais barato primeiro é trocar os cabos, quais marcas você esta usando?
sao cabos
RCA ?
P2 ?
P10 ...

como esta ligando isso ?
passando fios de som perto dos fios de energia ? isso também da interferência 

• Curtir 2
Postado

@juhniu Boa noite amigo então você já passou por isso, é muito chato realmente. Então o caso é como mencionei ai, eu estou imaginando que falta algo pra isto não acontecer mas a questão é onde estou errando, os aparelhos tem que ficar próximos um do outro não tem como deixar longe, o cabo que uso para ligar é o RCA, antes tinha uns cabos comuns estes baratinhos que vendem ai, então resolvi comprar um cabo melhor estes que falam blindados, chegou estes duas e coloquei e não resolveu nada cabo e-tech a marca dele, cheguei a pensar no começo que poderia ser problema de aterramento dos toca discos, pois com eles ligados o ruido saia nas caixas de som, então resolvei deixar os toca discos de lado e ligar somente o mixer no receiver, sem os toca discos. Para minha surpresa o barulho persistiu então o problema esta na ligação do mixer com o receiver, o receiver e o mixer ambos tem um parafuso para aterramento, será que tem que fazer aterramento dos dois em algum lugar? 

• Curtir 1
Postado

se os cabos sao blidados 
só faltou aterrar mesmo 

se tiver aterramento na sua casa, pode usar 
se não tiver ae complicou,
pode tentar aterrar na lata do aparelho, ajuda um pouco 

mas pra resolver é só aterramento. 

Postado

@juhniu eu andei fazendo uns testes aqui o receiver tem entrada auxiliar e entrada phono, na entrada auxiliar se eu coloco qualquer aparelho funciona de boa sem ruido, porém o problema esta na entrada phono, se eu não conectar nada nestas entradas e aumentar o volume não faz ruido, agora quando eu plugo o cabo RCA ele faz o ruido, cheguei a pensar que poderia ser o problema na ligação com o mixer mas sem o mixer acontece o ruido do mesmo jeito como falei se eu plugar o cabo RCA na entrada phono. Ao que me parece pode ser algum transistor interno na placa com problema mas não sei ainda onde verificar.

• Curtir 1
  • Administrador
Postado

@Adriano Presley Toca-discos têm um fio separado para o Terra. Tem que conectar esse fio terra tanto no mixer quanto no toca-discos (ligando os dois) ou vai dar esse ruído que você descreve. Veja nesse meu artigo que eu mostro isso:

Veja na Figura 4 a existência de um parafuso rotulado "GND". Veja ele sendo corretamente conectado na Figura 5.

• Curtir 3
Postado

@Gabriel Torres o problema parece ser o receiver pois como mencionei no comentário acima a entrada PHONO do aparelho se eu deixar nesta posição o botão e NÃO conectar o cabo RCA quando aumento o volume fica SEM RUIDO. Agora quando eu coloco o cabo RCA mas sem mesmo ligar a NENHUM APARELHO inclusive SEM CONECTAR O CABO NO MIXER e ao TOCA DISCO, ele FAZ O RUIDO. Vi um Vídeo no youtube um rapaz consertando um receiver com este sintoma mas não era o receiver da mesma marca que o meu e ele trocou os transistores da parte do PHONO, o meu aparelho é o Receiver Gradiente Spect 87.

• Curtir 1
Postado

como foi dito já @Adriano Presley

isso não é defeito, é característica de equipamento sem o aterramento 

ou você faz o aterramento ou continua com a interferência, simples assim.

como disse nosso amigo @Gabriel Torres isso ele já explicou no artigo que publicou 
se você parar para estudar um pouco e ler o artigo dele, talvez possa entender melhor

em resumo
faça o aterramento dos equipamentos 

• Curtir 1
Postado

@juhniu é andei pensando nisto que o aparelho não tenha problema pois tenho dois receiver e o barulho acontece do mesmo jeito nos dois, será que estou fazendo a ligação errada? Eu fiz assim liguei os dois toca discos na entrada phono do mixer pois tem dois canais, e do mixer na saida amp liguei o cabo até a entrada phono do reciever, o aterramento dos toca discos eu liguei no parafuso de aterramento do mixer, será que está tudo certo? Ou ao invés de ligar os cabos de aterramento dos toca discos no mixer, tenho que ligar eles então no receiver ao invés do mixer?

@Gabriel Torres  Eu fiz assim liguei os dois toca discos na entrada phono do mixer pois tem dois canais, e do mixer na saida amp liguei o cabo até a entrada phono do reciever, o aterramento dos toca discos eu liguei no parafuso de aterramento do mixer, será que está tudo certo? Ou ao invés de ligar os cabos de aterramento dos toca discos no mixer, tenho que ligar eles então no receiver ao invés do mixer?

Postado

@Ricardov Então com o cabo RCA ligado na entrada Phono do receiver se não estiver ligado a nada irá sair ruido mesmo, é normal? E sobre o que falou de ligar o toca disco direto na entrada Phono do receiver já fiz isto e NÃO FAZ RUIDO, mas o receiver só tem uma entrada Phono, quero ligar 2 toca discos e por isto uso o mixer pois no mixer consigo ligar os 2 toca discos nele, e do mix faço a ligação no receiver. Está foto é parte de tras do mixer esse aparelho não é o meu mas o meu é igual a este e liguei ai mesmo onde está ligado este da foto. 

Captura de Tela (4073).png

Postado

@Adriano Presley a entrada Phono tem alta sensibilidade, o cabo funciona como antena e capta ruído eletromagnético que vai ser amplificado. Uma tentativa é ligar o aterramento do toca-discos no chassi do mixer e do receiver. Outra é ligar o mixer numa tomada que tenha aterramento.

@BCP alguma dica?

• Curtir 1
Postado

@Ricardov Entendi por isto que quando se coloca o cabo RCA em uma entrada PHONO e aumenta o volume do aparelho ao tocar na ponta do cabo sem estar conectado faz um ruido alto. O cabo terra dos toca discos fiz a ligação somente no mixer, você acha que tem que fazer esta ligação dos cabos do toca disco tanto no mixer e puxar um fio também para o receiver? Vou fazer isto pra ver no que vai dar. E aqui em casa as tomadas não tem aterramento, São aquelas tomadas de 2 furos. E o BCP da uma dica ai pra ajudar amigo se puder. Valeu pela ajuda Ricardo.  

• Coordenador
Postado

@Ricardov Não tenho nenhuma sugestão, vocês já disseram tudo.

Só lembrando, a entrada Phono do receiver é SOMENTE para toca-discos; Para ligar um mixer ou uma mesa de som, tinha que ser nas entradas AUX, Tape ou Tuner, não conheço esse mixer usado pelo colega @Adriano Presley mas se ele fosse próprio para mixar toca discos, ele teria entradas próprias para esses aparelhos.

Acredito que por esse motivo o @Gabriel Torres, sugeriu passar os discos de vinil para CD em seu post #6

• Curtir 1
Postado

@Ricardov boa noite eu fiz o procedimento de usar um fio conectado no parafuso do terra do mixer para o parafuso do terra do receiver ai que deu mais ruido, está técnica não adiantou, acredito que o melhor a fazer pra tirar este ruido seja pegar um terra mesmo da instalação elétrica lá da caixa de entrada de energia da casa, ou vi um Vídeo que um cara pega uma Haste de metal e coloca o fio nele mas o certo é enfiar no solo em uma área que tenha terra, como em residência só tem piso ele disse pra molhar um pano e deixar em cima da haste, ainda não fiz este teste mas uma hora vou tentar, e quanto ao nosso amigo falar sobre passar os discos para CD é legal mas eu gosto mais é de escutar um bom vinil no toca disco mesmo. o que o BCP disse acredito que o aparelho é indicado para ligar toca discos se não os Djs não ligariam no mixer, se eles ligam e sai som e bom porque o meu não pode? 

• Coordenador
Postado

O problema ai é você usar uma entrada de toca discos para ligar a mesa/Mixer.

Uma solução simples seria você colocar um pré dentro de cada toca discos, liga-los em entradas comum do mixer e a saída do Mixer numa entrada AUX ou TAPE do receiver.

Como pré você pode colocar um M204, já usei muito e o som era perfeito...

Abaixo indico uns link, mas você pode comprar outros modelos de pré, desde que seja para cápsulas magnéticas, na net existem vários modelos.

Pré M204 Transistorizado para cápsulas magnéticas 

Pré amplificador para cápsulas magnéticas com CI 

• Curtir 1
Postado

@BCP Agradeço pelo auxilio, se os aparelhos tem estas entradas deveriam funcionar sem interferência, se não o fabricante não colocaria estas entradas neles, estou fazendo algo errado só ainda não sei o que, mas uma hora eu vou acabar descobrindo. A sua opinião de colocar pré amplificadores nos toca discos são boas, assim poderei ligar em entrada auxiliar sem ser do Phono, só não sei se o ruido irá sumir, ele não é tão alto a interferência deixar o volume do receiver até um certo ponto não dá pra perceber só quando aumenta muito o volume ou deixa sem o som ai da pra perceber. Fico grato pelas dicas dos pré que me passou qual deles acha o melhor? 

• Coordenador
Postado
16 horas atrás, Adriano Presley disse:

Fico grato pelas dicas dos pré que me passou qual deles acha o melhor? 

Ainda não vi o de circuito integrado funcionando, me preocupa o fato dele vir soqueteado, da uma impressão de fragilidade.

Eu sempre usei o transistorizado (M204 da Ibrape), ele é muito bom e nunca tive problemas de ruídos com ele

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...