Ir ao conteúdo

Adaptar bateria de lítio em controle de Playstation bluetooth

Ir à solução Resolvido por Matheustesta,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho 2 controles bluetooth de Playstation 1 (de retrogame) Ele usa pilhas AA, elas estão em sentidos opostos, está em série correto.
São 3v total então né. Quero colocar essa bateria nele e fazer ele carregar por usb C para que dure por mais tempoIMG_20260208_191310.thumb.jpg.9965bae2f57cbbc13d135e62663783da.jpgIMG_20260208_191242.thumb.jpg.d5a853775d82452c1b5666987486df66.jpg.
Vai dar certo com esse módulo de carregador? O controle suportará os 3,7v? Me ajudem por favor.

Postado
22 horas atrás, Matheustesta disse:

Ele usa pilhas AA, elas estão em sentidos opostos, está em série correto.

Sim, todos os controles usam pilhas em série -nunca vi o contrário.

22 horas atrás, Matheustesta disse:

O controle suportará os 3,7v

O ideal seria ter um pequeno regulador de 3 Volts. Você sabe o consumo do controle (corrente em mA ou potência em Watts)?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Jão386 disse:

ter um pequeno regulador de 3 Volts.

.. do tipo LDO. .. ou nem... isso daí não é nada crítico. Há a questão que tem tipo de bateria quando totalmente carregada pode chegar a 4.2V... pode tentar simples 2 ou 1 diodos em série pra matar um pouco da V

• Curtir 1
Postado

O módulo carregador tem como "cérebro" o tp4056. A saída dele é regulada em 4,2V.
Ideal seria ver o circuito do controle, talvez ele já tenha um regulador que suporte a diferença.
Mas analise antes de ligar e queimar algo.

• Curtir 2
Postado
10 horas atrás, .if disse:

pode tentar simples 2 ou 1 diodos em série pra matar um pouco da V

Isso aí. 

Com a bateria carregada dá 3V.

Se descarregar vai pra 2,6~2,7 mas ainda vai funcionar, pois a pilha de lítio tem corrente alta. 

• Curtir 1
Postado
Em 09/02/2026 às 11:44, Matheustesta disse:

Quero colocar essa bateria nele e fazer ele carregar por usb C para que dure por mais tempo

Só que essa bateria, J.W.S., não é boa, ela fornece no máximo 1/10 do que promete. No caso, uns 680mAh reais. As boas (Sony, Samsung, LG, Panasonic, Lito Kala) oferecem no máximo uns 3.600mAh mas reais. E são bem mais caras, estão na base de uns R$ 40,00 ou R$ 50,00...

Agora, uma vez tentei usar uma bateria das de boa qualidade em substituição a uma AA num relógio desses de parede, depois de converter sua saída para 1,5v com um LM317 mas não deu certo. Não sei porque, a bateria, que fornecia, se não me engano, 2.200mAh reais, se descarregava depois de um ou dois dias... Acho que para o relógio tinha que ser AA, mesmo...

Bem... só para ter uma ideia, as AA de boa qualidade alcalinas fornecem algo como 2.700mAh. Como são em série no controle, ficam nesses 2.700mAh mesmo...

Umas lista aqui dos padrões de baterias, só para você dar uma xeretada...

Postado
1 hora atrás, Renato Lazzari disse:

converter sua saída para 1,5v com um LM317 mas não deu certo

O LM317 consome energia, é tipo um divisor resistivo, mas controlado com diodo zener. 

Por isso que:

1 hora atrás, Renato Lazzari disse:

não deu certo

Se colocasse só um resistor em série ia funcionar e durar uma eternidade. 

Pensando nisso, tem um relógio de parede encostado aqui, ou melhor tá pendurado na parede. Qualquer hora vou testar isso. 

Lembro que uma vez eu coloquei uma pilha D e durou uns 3 anos... 

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Renato.88 disse:

só um resistor em série ia funcionar

13 horas atrás, Renato.88 disse:

vou testar isso

... e nos contar, óbvio. Numa rara visão teórica da coisa olha o que apareceu na minha mente (doentia): o tic do relógio consome um piquinho de corrente. O resistor em série pode amortecer e não operar a contento. Pra contornar isso coloque um capacitor de algumas centenas ou milhares de uF depois do resistor. Algo como aquele capacitor de centenas de F que us cara põe na entrada da alimentação da potência do som pra dar o odioso tum tum. 

Tenho alguns capacitores de alguns F 5.5V... pensei em testar pra ver quanto tempo dura num relógio deste... só pensei... e continuo pensando... preguiça...🤪. Pra otimizar a duração tenho que carregar ele até o limite, bolar um circuito de baixíssima corrente quiescente, LDO e tal... eis 1 motivo da preguiça..🙃... acabo de pensar um: chaveado "especial" movido a pwm de frequência ultra baixa... será que róla? Vou ver com o deepseek... 😉

1 hora atrás, Renato.88 disse:

O meu é daquele que o ponteiro gira direto, praticamente um motor ligado a um minúsculo inversor de frequência. 

sei como é. mas mesmo assim vou manter a recomendação do capacitor, ok?

Postado
6 horas atrás, .if disse:

o tic do relógio consome um piquinho de corrente.

O meu é daquele que o ponteiro gira direto, praticamente um motor ligado a um minúsculo inversor de frequência. 

• Membro VIP
Postado

Perguntei pro gemini. ...

Citação

quero colocar um capacitor de 1F 5.5V num relógio de ponteiro. Quero aproveitar o máximo a energia acumulada previamente neste capacitor. Pensei num regulador de tensão linear de 5.5 pra 1.5 mas suponho que a corrente quiescente vai consumir boa parte da energia. Como a corrente do relógio é bem baixa, teorizei também um regulador chaveado de baixíssima frequência. Algo como um outro capacitor na saída que mantenha de 1.2 a 1.6V. Cai de 1.2, ele envia o pwm pra recompor até 1.6. Segundo minha teoria, isso vai fazer com que a carga do capacitor de 1F demore mais a se perder. É um caminho?

Citação

Gemini said

Cara, sua teoria faz total sentido! Você identificou o "vilão" principal de projetos de ultra-baixa potência: a corrente quiescente (IQ).

Em um relógio de parede comum, a corrente média é minúscula (na casa dos microamperes), mas os picos de corrente ocorrem apenas quando o motor de passo move o ponteiro (geralmente uma vez por segundo). Usar um regulador linear (LDO) comum jogaria quase toda a sua energia fora em calor e no funcionamento interno do próprio chip.

Aqui está uma análise técnica do seu plano:

1. O Problema do LDO e do PWM Simples

LDO: Se o relógio consome 20μA e o LDO tem uma corrente quiescente de 5μA, você já está perdendo 20% da eficiência só para manter o regulador "vivo". Além disso, converter 5.5V para 1.5V via linear desperdiça (Vin−Vout)×I em calor.

PWM Direto: Um PWM comum de alta frequência também é ineficiente aqui devido às perdas de chaveamento. Sua ideia de "histerese" (ligar em 1.2V e desligar em 1.6V) é muito mais inteligente para esse cenário.

2. A Solução: Conversor Buck por Histerese (Burst Mode)

O que você descreveu é essencialmente um Conversor Buck operando em Burst Mode. Para relógios, o ideal é usar um componente de Nano-Power.

Em vez de montar um PWM do zero, o caminho mais eficiente hoje é usar um CI específico de colheita de energia (Energy Harvesting) ou um conversor buck de ultra-baixa IQ.

Por que sua ideia de "dois capacitores" funciona:

O Capacitor de 1F armazena a energia bruta.

O Circuito de Controle monitora o capacitor de saída (menor).

Quando a tensão cai a 1.2V, o circuito abre a "torneira" do capacitor de 1F por um breve instante.

O capacitor de saída enche até 1.6V e o circuito entra em Deep Sleep, consumindo quase zero (nanoamperes).

3. Comparativo de Eficiência (Teórico)

MétodoEficiência EstimadaVida Útil (Estimada)

Resistor + Zener< 10%Dias

LDO Standard20% - 30%Semanas

Seu plano (Buck Histerético)85% - 95%Meses

Sugestões Práticas

Se você gosta de "escovar bits" e quer montar o circuito, procure por comparadores de tensão de ultra-baixa potência (como a série TLV3691 da TI, que consome apenas 75nA).

A lógica seria:

Use um comparador com histerese externa definida por resistores de altíssimo valor (MΩ).

A saída do comparador aciona um transistor P-MOSFET que carrega o capacitor secundário.

Um detalhe importante:

O capacitor de 1F (geralmente um Supercapacitor) tem uma corrente de fuga (leakage current). Às vezes, a própria fuga interna do capacitor de 1F pode ser maior que o consumo do relógio. Verifique o datasheet dele; para essa aplicação, capacitores de alta qualidade são essenciais.

Você pretende montar esse circuito com componentes discretos (transistores/comparadores) ou quer uma recomendação de um chip integrado que já faça isso?

e depois...

Citação

Me fale agora num cenário otimista por quanto tempo meu relógio vai funcionar...

Citação

Para calcular o tempo de vida nesse cenário "otimista", precisamos transformar a energia armazenada em Joules e considerar o consumo médio do mecanismo de quartzo.

Vamos assumir que você use um circuito de altíssima eficiência (o conversor por histerese que discutimos) e um supercapacitor de boa qualidade.

1. A Energia Disponível

Um capacitor não entrega toda a sua carga como uma bateria; a tensão cai à medida que ele esvazia. O seu limite útil é determinado pelo "dropout" do seu circuito.

V inicial: 5.5V

V final (corte do circuito): ~1.8V (abaixo disso, converter para 1.5V com eficiência fica difícil).

A fórmula da energia útil é:

E=21C(Vinitial2−Vfinal2)

Substituindo os valores:

E=21⋅1⋅(5.52−1.82)≈13.5 Joules

2. O Consumo do Relógio

Um relógio de parede padrão consome pulsações de corrente, mas a média fica em torno de 20 μA a 1.5V.

Potência média (P): 1.5V×0.000020A=0.00003W (ou 30μW).

3. O Cálculo do Tempo (Cenário Otimista)

Considerando uma eficiência de conversão de 90% (usando um chip Nano-Power como o TPS62740 ou similar):

Energia Aproveitável: 13.5J×0.90=12.15 Joules

Tempo em segundos: T=PE=0.0000312.15≈405.000 segundos

O Veredito

Convertendo para dias:

405.000/86.400≈4.7 dias

Por que não dura meses?

Você pode estar pensando: "Mas uma pilha AA dura um ano!". O motivo é a densidade energética:

Uma pilha AA comum tem cerca de 9.000 a 10.000 Joules de energia.

O seu supercapacitor de 1F tem apenas 13.5 Joules.

Mesmo sendo "gigante" para a eletrônica, um supercapacitor de 1F armazena quase 700 vezes menos energia que uma simples pilha alcalina.

Como chegar em 1 mês ou mais?

Se você quiser que esse projeto dure muito tempo (meses), você teria que:

Aumentar a capacitância: Usar um supercapacitor de 50F ou 100F (eles são comuns hoje em dia, do tamanho de uma pilha D).

Painel Solar: Colocar uma pequena célula solar de calculadora para recarregar o capacitor com a luz ambiente da sala. Com isso, o relógio poderia funcionar indefinidamente.

Gostaria que eu te ajudasse a dimensionar uma pequena célula solar para tornar esse sistema perpétuo?

G.T. e do gênero.. o texto ficou grande e poluente.. mas a culpa é da IA!!😁. Considere recolocar as tags ou botão .. sei lá <spoiler> </spoiler>..

esquece... o modo citação deu uma limpadinha 🤪 

pensando melhor... nem precisava publicar a resposta da IA.. apenas minha pergunta mesmo. Se você quisesse era só fazer ctrl-c ctrl-v no texto-pergunta_idiota ******  😉

Vi agora que ele deu a ideia de colocar um painel solar de calculadora pra captar a luz ambiente e manter o relógio "eterno". Acredite se quiser mas eu também tive esta ideia bem antes dele. Sinistro.. será que a IA já está escutando pensamento?? eu hein 😬

• Curtir 1
Postado

Xeretado por aí...

Aqui o autor converte 5v em 1,5v com um BCzinho e uns resistores... quem sabe dá para ajeitar e fornecer 3v sobre 5v, né?

Aqui usa um LED....

Já aqui é usado um regulador de baixo dropout (LDO) ams1117-1.5 para usar uma bateria recarregável de lítio e obter 1,5v. Mas tem ams1117-3.3 que, claro, fornece 3,3v na saída.

São reguladores baratinhos e fáceis de encontrar nesse MLs da vida...

Esse último, trocando o chip para AMS1117-3.3v, acho que pode servir bem ao nosso amigo... Que vocês acham?

• Solução
Postado
Em 10/02/2026 às 23:47, Renato.88 disse:

Isso aí. 

Com a bateria carregada dá 3V.

Se descarregar vai pra 2,6~2,7 mas ainda vai funcionar, pois a pilha de lítio tem corrente alta. 

Coloque um diodo comum (como o 1N4007 ou 1N4148) no polo positivo. Um diodo de silício causa uma queda de tensão de aproximadamente , o que levará os  para cerca de 3,7v para 3v.

Posso fazer isso então né?

Postado

Maluca a sua ideia de colocar uma bateria que chega a 4,2V em um circuito que normalmente usa 3V. Pilha normal, quando nova pode chegar a 1,6V. Com 2 pilhas vai para 3,2V. Atualmente tudo é processado, no caso de Vídeo game certamente é processado. Proivavelmente utiliza integrado de 3,3V nominais. O máximo que isso suporta é 3,6V. Acima disso, lixo. Se Joga demais e está cansado de comprar pilhas novas, considere a aquisição de pilhas recarregáveis de 1,5V. Não terás surpresa. Terá que adquirir também um recarregador externo. Outra opção, mas te deixa preso a fios, é usar um recarregador de celular (5V) e um regulador linear para reduzir a tensão para 3V, coisa simples. 

Postado
3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Maluca a sua ideia de colocar uma bateria que chega a 4,2V em um circuito que normalmente usa 3V. Pilha normal, quando nova pode chegar a 1,6V. Com 2 pilhas vai para 3,2V. Atualmente tudo é processado, no caso de Vídeo game certamente é processado. Proivavelmente utiliza integrado de 3,3V nominais. O máximo que isso suporta é 3,6V. Acima disso, lixo. Se Joga demais e está cansado de comprar pilhas novas, considere a aquisição de pilhas recarregáveis de 1,5V. Não terás surpresa. Terá que adquirir também um recarregador externo. Outra opção, mas te deixa preso a fios, é usar um recarregador de celular (5V) e um regulador linear para reduzir a tensão para 3V, coisa simples. 

Encontrei esses 2 vídeos, os dois achei bem interessantes. Mais faceis. eu não sei nada de eletrônica..mas tenho multímetro e solda..sempre fiz trabalhinhos bobos. Se puderem me ajudar com os nomes dos materiais por favor. Qual diodo é necessário.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...