Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, rafael2112 disse:

Se houver atualização para Linux, sim vão adicionar os pacotes no repositório

Até o momento, não tem nada lá e provavelmente não terá. O Arch é uma distro bleeding edge e acho que eles não vão gastar recursos empacotando driver para hardware caduco no repositório oficial. A partir do driver 555, a compatibilidade com Wayland está bem melhor.

Postado
14 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Até o momento, não tem nada lá e provavelmente não terá. O Arch é uma distro bleeding edge e acho que eles não vão gastar recursos empacotando driver para hardware caduco no repositório oficial. A partir do driver 555, a compatibilidade com Wayland está bem melhor.

Analisando o driver Nvidia 470 deste link: https://endoflife.date/nvidia

R470-Linux (LTSB) > Ended 4 years ago (26 Oct 2021) > Security Support: Ended 1 year and 7 months ago (20 Jul 2024)

Ultimo driver para Linux: 470.256.02 (04 Jun 2024)

OBS: Nvenc sem suporte em 2023 (não lembro o mês)

Kernel Linux 6.9 (12 May 2024)

Em teoria eu poderia instalar até o Ubuntu 24.04, mas o Ubuntu 24.04 iniciou com o Kernel 6.8, atualizou para 6.11 e por ultimo atualizou para o 6.14 (Aqui o driver 470 não funciona e a atualização instala automaticamente o Open Source Nouveau-Nvidia)

O Driver Nvidia 580 tem 2 anos e 5 meses pela frente, mas depende da distro não atualizar o kernel para data superior a (04 Aug 2028).

• 2 semanas depois...
Postado
Em 21/02/2026 às 10:00, KairanD disse:

Se é só para dar vídeo, o driver open source Nouveau já não atenderia?

O problema não é “funcionar ou não”, mas controle de clocks e power management. Em Pascal, o Nouveau não tem firmware assinado para controle completo da GPU. Isso é limitação arquitetural imposta pela NVIDIA. Então o desempenho ficaria significativamente prejudicado.

Em 20/02/2026 às 21:54, GuilhermeGB disse:

Mas, oficialmente, a AMD não costuma dar tanta atenção para arquiteturas antigas, ela já começou a soltar a mão das RNDA3 depois das RDNA4. Se bem que a Polaris (RX 500) é da mesma época da Pascal (GTX 1000), então já passou da hora mesmo.

No Linux, Polaris ainda está no caminho principal do AMDGPU, diferente da NVIDIA Pascal que depende de driver proprietário para desempenho total, placas da AMD funcionam com driver "de qualquer jeito" open source.

Em 21/02/2026 às 10:00, KairanD disse:

e graças a Deus não tenho mais placas da Nvidia

Como assim ‘graças a Deus’? Há algum problema técnico específico? NVIDIA funciona no Linux sim, usando o driver proprietário. A vantagem da AMD no Linux é estrutural: drivers open source integrados ao kernel e ao Mesa, o que facilita manutenção e compatibilidade. Porém, em desempenho bruto especialmente em jogos GPUs NVIDIA frequentemente são competitivas ou superiores, dependendo do modelo. Além disso, preço precisa ser considerado. No mercado atual, há casos em que placas AMD custam igual ou mais caro que equivalentes da NVIDIA sem necessariamente entregar melhor desempenho. Preferir AMD por filosofia open source é válido. Mas afirmar que NVIDIA ‘não presta’ ou ‘não funciona direito’ no Linux é impreciso. São propostas diferentes.

• Coordenador
Postado
38 minutos atrás, Mascote01 disse:

O problema não é “funcionar ou não”, mas controle de clocks e power management. Em Pascal, o Nouveau não tem firmware assinado para controle completo da GPU. Isso é limitação arquitetural imposta pela NVIDIA. Então o desempenho ficaria significativamente prejudicado.

O autor do tópico disse que o objetivo é dar vídeo, então o desempenho é irrelevante nesse caso. O consumo de energia sim pode ser relevante.

Como assim ‘graças a Deus’? Há algum problema técnico específico?

Desempenho prejudicado (especialmente nas placas Pascal) e múltiplas quebras de driver em atualizações de kernel, além de funções que só funcionavam quando queriam (como a luz noturna e o Gsync). Antigamente, o Wayland não funcionava também. Minha experiência foi terrível no Linux.

Porém, em desempenho bruto especialmente em jogos GPUs NVIDIA frequentemente são competitivas ou superiores, dependendo do modelo. Além disso, preço precisa ser considerado. No mercado atual, há casos em que placas AMD custam igual ou mais caro que equivalentes da NVIDIA sem necessariamente entregar melhor desempenho.

No Windows, sim. No Linux, a perda de desempenho das placas da Nvidia é um fator que pesa na escolha (volte ao início deste tópico e veja o material postado...).

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Pessoal, ainda não mudei nada aqui. Vários imprevistos não relacionados atrasaram as coisas, incluindo furar um cano de água do apartamento de cima e ter que quebrar a parede para consertar. 😅

Notem que a Nvidia tem um driver open source agora (Turing e superiores apenas); é um código fora do kernel: https://github.com/NVIDIA/open-gpu-kernel-modules.

Eu olhei relatos sobre a PCYes é desistir daquela RX 550. Os caras fizeram uns trambiques tempos atrás... tô fora.

Sobre só dar vídeo, seria legal ter decodificação por hardware de VP9 e, por milagre (para este segmento), AV1. Nisso, a AMD é mais tranquila, pois é tudo nativo na pilha gráfica através da VA-API, implementado no Mesa. A Nvidia precisa de um "tradutor" para a VA-API faltar com sua implementação, VDPAU. Esse código ponte é escrito por voluntários e seguidamente precisa ser atualizado para acompanhar as mudanças no driver, tipo gato e rato. Funciona, mas poderia ser melhor estruturalmente.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

Desempenho prejudicado (especialmente nas placas Pascal) e múltiplas quebras de driver em atualizações de kernel, além de funções que só funcionavam quando queriam (como a luz noturna e o Gsync). Antigamente, o Wayland não funcionava também. Minha experiência foi terrível no Linux.

Isso aconteceu com você? Qual era a placa que você tinha? Quando aconteceu? Na época que aconteceu, você já tinha consciência desses "problemas" ou foi pego de surpresa?

• Coordenador
Postado
3 minutos atrás, Mascote01 disse:

Isso aconteceu com você? Qual era a placa que você tinha? Quando aconteceu? Na época que aconteceu, você já tinha consciência desses "problemas" ou foi pego de surpresa?

Sim, eu tive muitas dores de cabeça com a Nvidia no Linux. Minha placa era uma GTX 1070 Ti (modelo EVGA SC), mas isso foi há mais de dois anos, então as coisas já mudaram de lá para cá. O Wayland, por exemplo, agora funciona bem na Nvidia. Mas algumas coisas parecem continuar: aqueles testes de desempenho que postei na outra página são atuais. Quando tentei jogar Cyberpunk 2077 no Linux, por exemplo, o desempenho era só uma fração daquele que obtinha no Windows (no caso das placas Pascal, o VKD3D é um problema mais específico...).

No começo eu não tinha consciência desses problemas, porque na época em que comprei essa placa (2018) eu nem sabia o que era Linux. Eu nem sequer sabia o que eram os componentes de um sistema operacional. Depois de alguns anos é que comecei a me interessar e estudar isso. 😅

A tendência é o desempenho e o suporte da Nvidia melhorarem agora. Ao menos para as placas Turing e posteriores. Agora ela está dando mais atenção ao Linux e tem o novo driver. Contudo, a AMD ainda (talvez não mais em algum tempo) é uma escolha mais certeira (nesse cenário específico do Linux, não necessariamente para outros contextos).

19 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Eu olhei relatos sobre a PCYes é desistir daquela RX 550. Os caras fizeram uns trambiques tempos atrás... tô fora.

É, eu me lembro disso. Anos atrás peguei tópicos aqui envolvendo placas falsas da PCYes!. Eram placas básicas (tipo GT 730), o que tornava a situação ainda mais bizarra. Mas, pelo que me lembro, eles até se retrataram publicamente (o que foi surpreendente).

Postado

Tenho instalado um Driver proprietário Nvidia e não teve diferença de desempenho comparada ao Win10. Inclusive o Decoder/Encoder Nvenc foi melhor em compatibilidade com os programas. Editor de Vídeo, OBS Studio, VLC player (usa o decoder H.264_Nvenc), enquanto que o encoder/decoder AMD Polaris somente funcionou no editor de vídeo (AMF_Vaapi ) 

Hibernação não funciona em placa Nvidia e tem o detalhe do Driver proprietário/versão do kernel, a AMD  é mais fácil aqui!

Postado

Tem a questão das aplicações com IA local, aparenetemente esse tipo de aplicação tende a rodar melhor no Linux, e as placas NVIDIA tendem a ter mais suporte e mais desempenho nessa finalidade. Talvez devido a isso a NVIDIA tenha melhorado o suporte de drivers dentro do Linux, se fosse só pensando em jogos, acho que as coisas não teriam melhorado muito. Mas também tem um forte movimento de migração de pessoas do Windows para Linux (muito por conta do estado atual do Windows 11), até pra quem quer apenas jogar no PC, então todo o ecossistema precisa evoluir.

A Steam tem investido bastante na camada de compatibilidade Proton, inclusive tem trabalhado há alguns anos no Proton ARM64, eu acredito que futuramente teremos um Steam Deck funcionando com hardware ARM. Atualmente já existem projetos de código aberto que possibilitam jogar jogos de Windows até no Android, apesar de que o ambiente Android ainda é um pouco limitado, os drivers nativos das GPUs também deixam bastante a desejar, mas as GPUs Adreno recebem um bom suporte da comunidade via drivers Mesa (Turnip) (que podem ser injetados diretamente no aplicativo do emulador). A própria Steam esteve trabalhando nos drivers Mesa já preparando o suporte para o Steam Frame, seu óculos VR que será lançado em breve, usando um Snapdragon 8 Gen 3.

Havia um projeto de emulação de PC no Android chamado Cassia (dos mesmos desenvovedores do antigo emulador de Switch, o Skyline) que foi "misteriosamente" cancelado anos atrás. Mas recentemente os desenvolvedores revelaram que haviam sido contratados pela Steam para trabalhar no Proton ARM e nos drivers Mesa, já pensando em expandir o suporte da Steam dentro de hardware mobile. Só digo uma coisa: se a Microsoft quiser continuar tendo relevância no futuro, ela vai precisar fazer por onde.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
22 horas atrás, rafael2112 disse:

Hibernação não funciona em placa Nvidia e tem o detalhe do Driver proprietário/versão do kernel, a AMD  é mais fácil aqui!

De uns tempos para cá, não sei exatamente desde quando, o driver da Nvidia tem uma penca de serviços que fazem hibernação e companhia funcionarem (nvidia-resume nvidia-hibernate nvidia-suspend nvidia-suspend-then-hibernate). No recém lançado driver 595.45.04 (com os módulos abertos), o próprio módulo passa a ser responsável por preservar a memória de vídeo nessas circunstâncias, como é praxe nos outros drivers que fazem parte do kernel, desde que o parâmetro NVreg_UseKernelSuspendNotifiers=1 do módulo nvidia.ko (via opções do modprobe) esteja configurado:

https://www.nvidia.com/en-us/drivers/details/265320/

https://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/595.45.04/README/powermanagement.html (segundo parágrafo em "Overview")

Com NVreg_UseKernelSuspendNotifiers=1, simplifica bastante. Chuto que o pessoal do Arch passará a habilitar por padrão depois de ficar em teste por um tempo (como fazem hoje com aquela penca de serviços, que serão desativados quando a mudança ocorrer, claro).

Ou seja, a Nvidia está lentamente melhorando o suporte. O problema de ficarmos presos a versões obsoletas como a série 580 ou anteriores, é que as melhorias a partir de um determinado momento não chegam mais nessas versões antigas. Por isso, eu nem considero nada pré-Turing no meu Arch.

• Curtir 2
Postado
42 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Ou seja, a Nvidia está lentamente melhorando o suporte. O problema de ficarmos presos a versões obsoletas como a série 580 ou anteriores, é que as melhorias a partir de um determinado momento não chegam mais nessas versões antigas. Por isso, eu nem considero nada pré-Turing no meu Arch.

O Problema é suporte ao Driver da NVIDIA, idealmente é 10 anos que é pouco tempo, muitos principalmente no Brasil compram essas placas quando depois de 2 ou 3 anos de lançamento. Turing é de 2019/2020

• Coordenador
Postado
14 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Tem a questão das aplicações com IA local, aparenetemente esse tipo de aplicação tende a rodar melhor no Linux, e as placas NVIDIA tendem a ter mais suporte e mais desempenho nessa finalidade. Talvez devido a isso a NVIDIA tenha melhorado o suporte de drivers dentro do Linux, se fosse só pensando em jogos, acho que as coisas não teriam melhorado muito.

O foco da Nvidia no Linux sempre foi mais em aplicações profissionais e IA. E o desempenho dessas tarefas no Linux parece estar indo bem com os drivers dela. Em jogos é que ainda fica devendo um pouco, pois a impressão que passa é que esse tipo de atividade foi deixado de lado, funcionando de qualquer jeito. E o mesmo vale para algumas outras particularidades (como a demora para suportar adequadamente o Wayland, o que inclusive provocou atraso na adoção dele, causando prejuízos ao mundo Linux como um todo).

A tendência de fato é melhorar, já que o Linux tem ganhado evidência cada vez maior para jogos. Tanto é que o próprio GeForce Now agora tem versão oficial para Linux. Mas a Nvidia vai precisar correr atrás, porque a AMD consolidou uma base muito forte no mundo open source ao longo dos anos (falando em termos de jogos). Inclusive, várias das tecnologias utilizadas hoje para rodar jogos no Linux - e que beneficiam a todos - tiveram participação direta da AMD.

Em tempo, mais um teste mostrando essa questão, reforçando os testes que postei anteriormente: https://vgtimes.com/tech-and-hardware/145309-linux-has-nearly-caught-up-to-windows-in-gaming-but-only-with-amd-graphics-cards.html

Citação

"De acordo com as observações dos testadores, a combinação Linux + AMD não apenas ofereceu FPS médio próximo ao do Windows, mas também mostrou melhor estabilidade no tempo de quadro (menos quedas no P1 FPS) [...]. Para proprietários de placas gráficas NVIDIA, apesar de alguns casos de sucesso, a mudança ainda pode significar uma penalização de desempenho por enquanto."

9 horas atrás, Marcos FRM disse:

Que o suporte está melhorando é fato, mas ainda me pergunto o quanto os drivers parcialmente open source (porque parte do firmware ainda é proprietária) ainda serão dependentes da Nvidia no futuro. Porque, até o momento, me parece que se a Nvidia "cortar o plug" o resultado não será muito diferente do driver proprietário. Espero estar enganado...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, KairanD disse:

Porque, até o momento, me parece que se a Nvidia "cortar o plug" o resultado não será muito diferente do driver proprietário. Espero estar enganado...

O driver aberto é o que recebe as novidades agora; o fechado está oficialmente obsoleto. O risco é daqui a pouco a arquitetura mínima suportada subir também no driver aberto; no entanto, levando em conta que o GSP está presente em todas as GPUs Turing+, acho que a Nvidia não ganharia muito removendo suporte tão cedo...

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, KairanD disse:

O foco da Nvidia no Linux sempre foi mais em aplicações profissionais e IA. E o desempenho dessas tarefas no Linux parece estar indo bem com os drivers dela. Em jogos é que ainda fica devendo um pouco, pois a impressão que passa é que esse tipo de atividade foi deixado de lado, funcionando de qualquer jeito. E o mesmo vale para algumas outras particularidades (como a demora para suportar adequadamente o Wayland, o que inclusive provocou atraso na adoção dele, causando prejuízos ao mundo Linux como um todo).

A Nvidia não está devendo em desempenho em jogos no Linux:

• Coordenador
  • Solução
Postado
28 minutos atrás, rafael2112 disse:

A Nvidia não está devendo em desempenho em jogos no Linux.

Sim, está devendo, conforme as quatro referências que já postei, onde a única variável diferente era o sistema operacional, comprovam.

E, mesmo nos vídeos que você postou, que comparam placas de vídeo diferentes uma contra a outra e não têm qualquer objetivo de medir o desempenho do Linux em relação ao Windows, a GTX 1060 está claramente sofrendo um impacto maior que o esperado e perdendo consideravelmente para a RX 580.

Reforço mais uma vez: os drivers da Nvidia não entregam, no Linux, desempenho equiparável ao Windows em jogos. Não quer dizer que será necessariamente ruim, mas que há uma penalidade maior para quem usa Nvidia com Linux. Vai variar conforme o jogo, a API gráfica e a arquitetura da placa, mas, na média, há uma perda. Isso é algo já demonstrado múltiplas vezes, inclusive nos próprios vídeos que você postou.

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

O driver aberto é o que recebe as novidades agora; o fechado está oficialmente obsoleto. O risco é daqui a pouco a arquitetura mínima suportada subir também no driver aberto; no entanto, levando em conta que o GSP está presente em todas as GPUs Turing+, acho que a Nvidia não ganharia muito removendo suporte tão cedo...

É, isso é verdade. E, olhando para o histórico, mesmo as GTX 16xx devem ter mais alguns anos de suporte pela frente, no mínimo.

Infelizmente está bem complicado para comprar placa de entrada, recente, a preço aceitável. Esse segmento foi praticamente abandonado tanto pela Nvidia, quanto por AMD e até mesmo Intel.

Inclusive, talvez a Arc A380? Dependendo do preço... Me parece que para uso diário já está estável no Linux. Encontrei na Pichau por R$ 1.000,00, no modelo da Sparkle (empresa criada por ex-funcionários da Sapphire, parece bem bacana): https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-sparkle-intel-arc-a380-elf-6gb-gddr6-96-bit-sa380e-6g

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, KairanD disse:

Inclusive, talvez a Arc A380? Dependendo do preço... Me parece que para uso diário já está estável no Linux. Encontrei na Pichau por R$ 1.000,00, no modelo da Sparkle (empresa criada por ex-funcionários da Sapphire, parece bem bacana): https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-sparkle-intel-arc-a380-elf-6gb-gddr6-96-bit-sa380e-6g

Acho que é essa Arc A380 ou a RX 6400, com a vantagem da A380 ter encoders de vídeo (inclusive AV1, parece!), coisa que AMD removeu na RX 6400 (e na RX 6500 XT também).

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, KairanD disse:

Sim, está devendo, conforme as quatro referências que já postei, onde a única variável diferente era o sistema operacional, comprovam.

E, mesmo nos vídeos que você postou, que comparam placas de vídeo diferentes uma contra a outra e não têm qualquer objetivo de medir o desempenho do Linux em relação ao Windows, a GTX 1060 está claramente sofrendo um impacto maior que o esperado e perdendo consideravelmente para a RX 580.

A RX580 é uma placa superior, mas foi o videos que encontrei. A GTX 1060 fica próxima a RX580 em alguns jogos. Tom Rider ficou abaixo de esperado, mas é o jogo e não o driver.

Eu tinha visto um teste comparativo no Linux da GTX 1060 e RX570 que são similares, vou ver se encontro !

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
15 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Acho que é essa Arc A380 ou a RX 6400, com a vantagem da A380 ter encoders de vídeo (inclusive AV1, parece!), coisa que AMD removeu na RX 6400 (e na RX 6500 XT também).

A ARC A380 é uma escolha mais certeira. As ARC também ainda não entregam desempenho em jogos equiparável ao Windows, mas para o seu tipo de uso não haveria problema.

As ARC devem evoluir bem rápido em termos de drivers no Linux. Por R$ 1.000,00, ainda dói, porque isso é caro demais para uma A380, mas é muito melhor comprar ela que pegar uma RX 500 surrada de mineração de criptomoedas ou uma RX 6400 com diversas limitações. E acho que esse valor não está tão fora do típico para ela (embora seja caro).

Não sei como anda a garantia das Sparkle aqui no Brasil... Mas a construção da placa parece bem bacana. Vindo de ex-funcionários da Sapphire, deve ser caprichada, porque as placas da Sapphire sempre foram referência em qualidade de construção.

Nessa faixa de preço, é possível - com muita sorte - encontrar uma RX 6600 com valor próximo. É uma placa muito superior, mas aí você precisaria avaliar se faz sentido para o seu tipo de uso. É possível acompanhar preços por aqui (além dos famosos grupos de promoções no Telegram): https://promotech.app.br/products/gpu

9 minutos atrás, rafael2112 disse:

A RX580 é uma placa superior, mas foi o videos que encontrei. A GTX 1060 fica próxima a RX580 em alguns jogos. Tom Rider ficou abaixo de esperado, mas é o jogo e não o driver.

É para a RX 580 ser ligeiramente superior, mas ali ela abriu uma diferença bem maior que o padrão, e foi em vários jogos. Tomb Raider é, de fato, uma anomalia (embora isso não ocorra com a mesma placa no Windows).

O que poderia explicar o problema no Tomb Raider talvez seja o uso de DirectX 12, pois aí retorna aquilo que eu também já expliquei neste tópico sobre as placas Pascal não terem todas as extensões do Vulkan para operar adequadamente com o VKD3D. É a mesma experiência que tive com a GTX 1070 Ti, que usa a mesma arquitetura.

13 minutos atrás, rafael2112 disse:

Eu tinha visto um teste comparativo no Linux da GTX 1060 e RX570 que são similares, vou ver se encontro!

Não faz sentido tentar medir o impacto do sistema operacional e dos drivers olhando comparativos entre placas diferentes... O teste precisa ser com a mesma placa, alterando apenas o sistema operacional, assim como aqueles que eu postei neste tópico.

Já postei várias referências - onde a única diferença foi o sistema operacional - demonstrando que o desempenho dos drivers da Nvidia está, na média, abaixo do Windows quando o assunto são os jogos, já que isso foi comentado anteriormente no tópico. A retomada desse assunto sem testes que de fato contestem isso já está se tornando off-topic. O desempenho não é relevante para o amigo @Marcos FRM.

Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

Não faz sentido tentar medir o impacto do sistema operacional e dos drivers olhando comparativos entre placas diferentes... O teste precisa ser com a mesma placa, alterando apenas o sistema operacional, assim como aqueles que eu postei neste tópico.

Já postei várias referências - onde a única diferença foi o sistema operacional - demonstrando que o desempenho dos drivers da Nvidia está, na média, abaixo do Windows quando o assunto são os jogos, já que isso foi comentado anteriormente no tópico. A retomada desse assunto sem testes que de fato contestem isso já está se tornando off-topic. O desempenho não é relevante para o amigo.

Faz sentido sim! RX570 e GTX 1060 tem pontuação similares no Windows fazendo uma media de vários jogos, embora essas pontuações sejam pra jogos mais antigos. Usando o Win 11 com essas placas alguns jogos não vão abrir. Alguns jogos no Windows podem ter um desempenho pior no Linux.

A questão aqui é identificar problemas de desempenho no Drive, acredito que não tenha problema com o driver da Nvidia no Linux: (Pontuação: 9:50m no vídeo)

Citação

Já postei várias referências - onde a única diferença foi o sistema operacional - demonstrando que o desempenho dos drivers da Nvidia está, na média, abaixo do Windows quando o assunto são os jogos, já que isso foi comentado anteriormente no tópico. A retomada desse assunto sem testes que de fato contestem isso já está se tornando off-topic. O desempenho não é relevante para o amigo.

Não está

• Confuso 1
  • Coordenador
Postado

A questão aqui é identificar problemas de desempenho no Drive, acredito que não tenha problema com o driver da Nvidia no Linux: (Pontuação: 9:50m no vídeo)

Eu falo de desempenho em jogos, e você cita um benchmark de renderização em software profissional. Software este que não depende da interação do driver com elementos de camada de compatibilidade para DirectX, fora mais uma porção de variáveis.

Não está

Esta é a última vez que irei comentar sobre isso, e reforço que não faz sentido ficar rebatendo, sem embasamento, uma afirmação que já foi comprovada diversas vezes neste tópico:

image.png

Melhor manter a concentração na recomendação desejada pelo autor do tópico.

Postado
5 minutos atrás, KairanD disse:

Eu falo de desempenho em jogos, e você cita um benchmark de renderização em software profissional. Software este que não depende da interação do driver com elementos de camada de compatibilidade para DirectX, fora mais uma porção de variáveis.

OpenGL

Vulcan

CUDA

OpenCL

É o que importa no desempenho. DirectX é proprietária do Windows não esperaria compatibilidade em um driver proprietário

Aqui está vídeo (antigo) a comparação foi com um RX 480 e GTX 1060, teste de OpenGL e Vulkan

• Membro VIP
Postado

Está decidido: comprei a Sparkle Intel ARC A380 ELF na Pichau por 999 reais!

Era ela ou a Radeon RX 6400, que possui preço similar. Porém a AMD capou demais a RX 6400 (e a RX 6500 XT também), removendo completamente a parte de codificação de vídeo; apenas a decodificação ficou (e sem suporte à decodificação de AV1, que existe a partir da RX 6600). Codificação de AV1 é suportada apenas a partir da arquitetura RDNA 3.

A A380, por outro lado, tem decodificação e codificação, incluindo AV1.

Hoje, atualizei o BIOS da minha ASUS PRIME A520M-E para a última versão 3636, para já deixar tudo preparado para quando for instalar e A380 (Resizable BAR é suportado, tem a opção lá pelo menos). Quando chegar, instalarei e depois farei a migração para o Arch Linux. Postarei informações.

Obrigado a todos que responderam, especialmente ao @KairanD   por mencionar essa GPU Intel, que tinha passado despercebida.

• Amei 1
Postado
5 horas atrás, Marcos FRM disse:

Era ela ou a Radeon RX 6400, que possui preço similar. Porém a AMD capou demais a RX 6400 (e a RX 6500 XT também), removendo completamente a parte de codificação de vídeo; apenas a decodificação ficou (e sem suporte à decodificação de AV1, que existe a partir da RX 6600). Codificação de AV1 é suportada apenas a partir da arquitetura RDNA 3.

A A380, por outro lado, tem decodificação e codificação, incluindo AV1.

RX 6400 é uma placa que não compraria, não tem Encoder/Decoder. É PCIe 4.0 - 4x. O Vídeo onboard (760M ) no AMD Ryzen 5 8600G tem desempenho similar e tem Encoder/Decoder, mas tenho pouco dados de desempenho, não tem AV1 até onde sei.

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, rafael2112 disse:

É PCIe 4.0 - 4x

Ah, sim, isso é um problema com slots PCIe 3.0 como tenho aqui. A Arc A380 é 4.0 x8: é menos afetada ao rodar em PCIe 3.0.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...