Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal! 

Lancei um topico recentemente, falando sobre a escolha de uma placa de Vídeo que fosse compatível com o meu pc. 

Gostaria de saber se iria precisar fazer upgrade de fonte, se iria ter problema com gargalo, levando em conta a minha build atual. 
Alguém poderia me ajudar com essas informações ? Estou querendo apenas NVIDIA. 

Meu pc é um Ryzen 4600g, placa-mãe A520 Pro MSI, fonte Fonte Silverstone ET500 500 W Certificado 80+ Bronze ATX, SSD NVMe 1T, 16 GB Ram.

Não tenho muito conhecimento para poder escolher a placa ideal. Grato desde já pelo tempo dedicado de vocês!

Postado

Sim, sua fonte deve ser substituída para a segurança do seu próprio PC, ela tem uma construção interna bem ruim.

A placa de vídeo vai depender do orçamento disponível, mas se você tem preferência por NVIDIA, o mínimo é uma RTX 5050. Geralmente dá pra encontra-la na casa dos R$1.600-1.800, pode colocar mais uns R$300 para uma fonte adequada (MSI MAG A650BN, por exemplo).

• KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo Nvidia para PC com Ryzen 5 4600G
  • Coordenador
Postado

Olá, @Daniel Cabral! Tudo bom? 🙂

Você pretende jogar em qual resolução e com qual taxa de atualização? E qual seria o orçamento?

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, sua fonte deve ser substituída para a segurança do seu próprio PC, ela tem uma construção interna bem ruim.

...pode colocar mais uns R$300 para uma fonte adequada (MSI MAG A650BN, por exemplo).

O Teclab testou a Silverstone ET500 e ela foi aprovada, com desempenho inclusive acima da VIVA 650. Entregou ripple ótimo, tensões extremamente estáveis e eficiência adequada. Além disso, demonstrou ter um projeto DC-DC eficiente e chegou a entregar mais de 800W com segurança no teste de sobrecarga.

Os contras: a temperatura foi alta (acima dos 100ºC), a ventoinha é de baixa durabilidade (sleeve), os capacitores são do mais baixo custo possível (Asia X) e o dissipador ficou faltando na ponte retificadora. Além disso, não desligou no teste de sobrecarga e chegou a descontrolar o ripple (contudo, já estava em quase 900W quando isso aconteceu).

A conclusão: é uma fonte de entrada de baixo custo, mas entregou ótimo desempenho e não foi considerada perigosa. Não é interessante para comprar nova, mas não parece apresentar risco imediato, ainda mais para placas de baixíssimo consumo como a RTX 5050.

No mais, a MSI MAG A650BN é uma opção de compra ruim. Além de entregar desempenho apenas passável (quando o Teclab testou, o ripple foi muito maior que o da ET500 e a temperatura foi ainda mais alta), ela teve componentes piorados (os capacitores foram trocados por modelos de mais baixo custo após o teste) e não vale o que custa. Por R$ 300,00, é possível comprar, por exemplo, uma NZXT C650 Gold, que é absurdamente superior em todos os aspectos.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@KairanD  A NZXT C650 Gold vendida atualmente possui alguma análise? Eu não achei 

• Moderador
Postado
6 horas atrás, KairanD disse:

Por R$ 300,00, é possível comprar, por exemplo, uma NZXT C650 Gold, que é absurdamente superior em todos os aspectos.

Só um esclarecimento, essa NZXT C650 Gold encontrada por volta dos R$300,00 não deve ser confundida com a NZXT NP-C650M (que já nem se encontra mais à venda por aqui), aqui um link de um anúncio antigo dela: NZXT NP-C650M.

O último preço praticado foi de mais de R$800,00.

Essa que custa menos da metade é um modelo OEM distinto (PS-2406) que eu não encontrei review, caso eu tenha deixado passar batido algum teste ou pelo menos um teardown da fonte, peço que envie aqui, por gentileza.

• Curtir 2
Postado
11 horas atrás, KairanD disse:

O Teclab testou a Silverstone ET500 e ela foi aprovada, com desempenho inclusive acima da VIVA 650. Entregou ripple ótimo, tensões extremamente estáveis e eficiência adequada. Além disso, demonstrou ter um projeto DC-DC eficiente e chegou a entregar mais de 800W com segurança no teste de sobrecarga.

Deve haver projetos diferentes então, porque nessa lista ela está classificada como Tier E.

Postado
20 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Deve haver projetos diferentes então, porque nessa lista ela está classificada como Tier E.

cara é bem difícil você comparar um doc gringo com as peças que chegam no brasil, ja teve mt marca que mandava as peças com qualidade mt diferente pro brasil e vise versa

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Akat disse:

cara é bem difícil você comparar um doc gringo com as peças que chegam no brasil, ja teve mt marca que mandava as peças com qualidade mt diferente pro brasil e vise versa

É comum em fontes de entrada que os projetos tenham variação no projeto, por isso mesmo, eu nem levo 100% em consideração os testes do TecLab nesse tipo de produto, eles podem "dar a sorte/azar" de pegar uma amostra "boa/ruim" pra fazer o teste. Muitos fornecedores também podem aproveitar a popularidade de um certo modelo para aumentar a margem de lucro reduzindo a qualidade dos componentes internos.

• Coordenador
Postado
6 horas atrás, Batata Defumada disse:

Essa que custa menos da metade é um modelo OEM distinto (PS-2406) que eu não encontrei review, caso eu tenha deixado passar batido algum teste ou pelo menos um teardown da fonte, peço que envie aqui, por gentileza.

De fato eu fiz confusão. Agradeço pela correção. Permanece a curiosidade sobre essa fonte.

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A fonte ET-500 nessa lista nada tem a ver com aquela testada pelo Teclab. Veja que o modelo da lista nem sequer tem sistema DC-DC, enquanto a fonte testada pelo Teclab tinha um projeto DC-DC moderno e com ótimo desempenho para uma fonte de entrada.

Eu não vejo necessidade de trocar a fonte.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

É comum em fontes de entrada que os projetos tenham variação no projeto, por isso mesmo, eu nem levo 100% em consideração os testes do TecLab nesse tipo de produto, eles podem "dar a sorte/azar" de pegar uma amostra "boa/ruim" pra fazer o teste. Muitos fornecedores também podem aproveitar a popularidade de um certo modelo para aumentar a margem de lucro reduzindo a qualidade dos componentes internos.

Sim, de fato isso pode ocorrer. Tanto que Corsair, XPG e MSI já foram pegas nesse tipo de atitude anti-consumidor.

Contudo, se for pensar dessa forma, fonte de entrada nenhuma pode ser recomendada...

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, KairanD disse:

A fonte ET-500 nessa lista nada tem a ver com aquela testada pelo Teclab. Veja que o modelo da lista nem sequer tem sistema DC-DC, enquanto a fonte testada pelo Teclab tinha um projeto DC-DC moderno e com ótimo desempenho para uma fonte de entrada.

A observação escrita por eles me leva a crer que eles não abriram o modelo ET500, eles consideram como o mesmo projeto da ET500-ARGB que não tem DC-DC. Das duas uma, ou a Silverstone simplesmente mudou o projeto da ET500 e manteve o mesmo nome, ou eles não pesquisaram direito sobre o modelo.

Se você entrar no site dos dois produtos (ET500 e ET500-ARGB), você pode ver que a ET500 tem imagem da carcaça aberta, onde é possível ver o sistema DC-DC, mas a ET500-ARGB não tem nada disso. Só que na observação também é mencionado a parte onde a etiqueta (e o site do fabricante) diz que a potência combinada total da linha de 12V é de apenas 456W, o que é um problema caso se cumpra. Uma fonte DC-DC que se preze precisa entregar a potência total nominal na linha 12V. MAS, se ela passou no teste do TecLab, então provavelmente conseguiu entregar os 500W em 12V dentro das margens de segurança (pelo menos na amostra analisada).

• Moderador
Postado
50 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A observação escrita por eles me leva a crer que eles não abriram o modelo ET500

E não abriram mesmo, aliás eles declaradamente estão se baseando puramente em informação já disponível online, tanto é que utilizam a existência de review realizado pelo Aris Mpitiziopoulos como critério para classificação Tier A.

Pelo visto não pesquisam direito também às vezes, olha como é a ET500 ARGB por dentro:

image.png

Aqui um pequeno review sobre esse modelo: https://aphnetworks.com/reports/silverstone-et500-argb-500w.

Quem classificou a ET500 sem ARGB simplesmente supôs que eram o mesmo projeto, embora sejam projetos BEM diferentes:

Captura de tela de 2026-02-22 19-19-41.png

Esse pessoal responsável por essa Tier List realmente deveria se atentar mais às informações que estão passando e definitivamente evitarem fazer afirmações embasadas em achismo.

Às vezes também falham em serem consistentes com seus próprios critérios de classificação.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Coordenador
Postado

A observação escrita por eles me leva a crer que eles não abriram o modelo ET500, eles consideram como o mesmo projeto da ET500-ARGB que não tem DC-DC. Das duas uma, ou a Silverstone simplesmente mudou o projeto da ET500 e manteve o mesmo nome, ou eles não pesquisaram direito sobre o modelo.

Difícil saber qual das duas situações seria... Mas isso apenas reforça que essa tier list não é confiável e que não deve ser usada como critério-chave para condenar uma fonte (o objetivo principal é servir como uma orientação inicial de compra, para o usuário começar a pesquisa a partir daí). Testes do TecLab com amostras locais, compradas no nosso País, são bem mais úteis e confiáveis que essa tier list.

A Silverstone apresentar a fonte desmontada no site é um ótimo sinal, pois fica fácil perceber quais são os componentes declarados e comparar eventualmente. Ou seja, se eles têm confiança em fazer isso, a chance de alterarem o projeto ou os componentes ao longo do tempo é menor.

Só que na observação também é mencionado a parte onde a etiqueta (e o site do fabricante) diz que a potência combinada total da linha de 12V é de apenas 456W, o que é um problema caso se cumpra. Uma fonte DC-DC que se preze precisa entregar a potência total nominal na linha 12V. MAS, se ela passou no teste do TecLab, então provavelmente conseguiu entregar os 500W em 12V dentro das margens de segurança (pelo menos na amostra analisada).

Ela não apenas passou, mas entregou muito mais de 500W na linha de +12V mantendo condições ainda totalmente seguras de operação (a carga total chegou a quase 900W antes de ocorrer o descontrole do ripple), apresentando desempenho melhor que muitas outras fontes de entrada (como a MSI A-BN) mesmo em extrema sobrecarga. No vídeo do TecLab eles comentaram que a fonte tem uma sobra enorme de potência, ou seja, aparentemente foi rotulada de forma muito conservadora.

As principais preocupações do TecLab, apresentadas no vídeo, giram em torno da durabilidade da ventoinha e dos capacitores, pois é claramente um produto de entrada de baixo custo (até na coloração dos cabos houve economia, mas isso só afeta a estética). O desempenho foi ótimo. Para o tipo de placa de vídeo que o colega pretende comprar, eu manteria essa fonte.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
17 minutos atrás, KairanD disse:

Mas isso apenas reforça que essa tier list não é confiável e que não deve ser usada como critério-chave para condenar uma fonte (o objetivo principal é servir como uma orientação inicial de compra, para o usuário começar a pesquisa a partir daí)

Exatamente!

O problema é justamente esse, o que era pra ser um ponto de partida acaba sendo a parada final pra muitos.

Não dá pra julgar demais porque é compreensível como o conceito de uma lista bonitinha só pra você bater o olho e saber do que precisa é bastante atraente.

Contudo, no fim das contas nada supera a pesquisa fonte a fonte, fuçar cada canto mesmo, às vezes ter que traduzir um review vietnamita porque foi o único que você encontrou 🤣 etc.

25 minutos atrás, KairanD disse:

(a carga total chegou a quase 900W antes de ocorrer o descontrole do ripple)

Só uma observação, a ET500 no teste do TecLab quase chegou aos 700W, o que se traduz em quase 40% de reserva de potência, o que é desnecessariamente bom.

Inclusive é curioso como o projeto da VIVA 650 é tecnicamente superior ao da ET500, mas por ter sido mal dimensionada ela apresentou resultados piores nos testes elétricos.

• Curtir 1
Postado

@KairanD Boa noite, amigo. 

Te agradeço pelo tempo dedicado em me responder. Bom... sobre a resolução, seria a 1920x1080. Meu monitor vai até 180 Hz, int se possível gostaria de chegar pelo menos nessa taxa. 
Meu orçamento para a placa de Vídeo, seria em torno de 2.000 reais. 

Cara, eu vi bastante coisa e um debate a certa de uma fonte confiavel, no final das contas fiquei com dúvidas em qual escolher. Com uns 400 reais para investir em uma fonte adequada, contando com a placa que você me indicaria, mais a minha build, qual fonte você acha que seria a ideal e mais segura para que eu possa usar ? 

Além disso, estava querendo um cooler também para refrigerar melhor o pc, teria algum para indicar também ? 

Desculpa pedir tantas indicações kkk 

Obriado desde já! tmj 

• Moderador
Postado

@Daniel Cabral Placas de vídeo que se encaixam nesse orçamento não vão exigir muita energia para operarem, a sua fonte não PRECISA ser trocada.

Dito isso, se você fizer questão de trocar, não há nada de errado com isso.

Até os R$400,00 as melhores opções de fonte no nosso mercado, na minha opinião, são:

Rise Mode Zeus 550W (antigamente também tinha a de 650W, mas ela raramente está em estoque já tem um tempo).

Cooler Master MWE V3 não modular de 850W.

Um preço bom para a Rise Mode Zeus citada é R$300,00.

Um preço bom para a Cooler Master MWE citada é R$400,00.

O motivo deu apenas citar o modelo de 850W da opção da Cooler Master é que a versão de 650W possui capacitor principal de apenas 85°C.

Para um fonte nesse segmento isso é francamente inaceitável, especialmente para um país predominantemente quente como o Brasil.

Além do mais, mesmo a sua fonte, que é básica, possui capacitores principais de 105°C (temperatura ideal).

Infelizmente no seu caso optar pela versão de 850W seria um super dimensionamento expressivo, mas ao mesmo tempo eu não recomendo o modelo de 650W.

• Moderador
Postado

@Daniel Cabral Em questão de GPU da Nvidia nova por volta dos R$2.000,00 você pode encontrar alguma RTX 5060 a depender da promoção.

Ou é ela ou a RTX 5050.

Evidentemente se você for olhar no mercado de usados aí você pode ter diversas outras opções.

Postado

@Batata Defumada Certo… nesse caso, seriam boas placas ? Com o conjunto geral do pc, dá para ter um bom desempenho? 

Se houvesse alguma outra placa que trouxesse esse resultado - no caso, um desempenho bom-, quanto poderia investir a mais e qual outra opção de placa pegar ? 

Estou perguntando isso, caso a resposta em relação ao desempenho do pc em si indicar que o desempenho não seja tão bom. 

E muito obrigado mais uma vez pela atenção e por estar contribuindo nas minhas dúvidas! Está me ajudando demais. 

• Coordenador
Postado
Em 25/02/2026 às 22:52, Daniel Cabral disse:

Te agradeço pelo tempo dedicado em me responder. Bom... sobre a resolução, seria a 1920x1080. Meu monitor vai até 180 Hz, int se possível gostaria de chegar pelo menos nessa taxa.

Essa é uma taxa de atualização bem alta. Dependendo do jogo, vai ter que reduzir a qualidade gráfica e seu processador pode se tornar um gargalo também.

Com uns 400 reais para investir em uma fonte adequada, contando com a placa que você me indicaria, mais a minha build, qual fonte você acha que seria a ideal e mais segura para que eu possa usar?

Mantenha a sua fonte atual (que desempenha excepcionalmente bem para o segmento dela) e gaste a diferença em uma placa de vídeo mais potente. Esse valor é praticamente a diferença entre uma RTX 5050 e uma RTX 5060.

Além disso, estava querendo um cooler também para refrigerar melhor o pc, teria algum para indicar também? 

Para processadores como o seu (ou até mesmo alguns bem mais potentes, como o Ryzen 7 5700X ou o Ryzen 7 5700X3D), um bom air cooler de torre simples dá conta, e nesse caso há muitas opções, que tendem a desempenhar de maneira bem semelhante, variando mais questões como acabamento e estética.

Se quer algo bom e com estética legal, há esse Thermalright Assassin Spirit 120 EVO ARGB, por exemplo (R$ 170,00): https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-thermalright-assassin-spirit-120-evo-argb-120mm-preto-tr-as-120-evo-bk-argb. Se quiser economizar, há opções mais em conta com desempenho próximo.

11 horas atrás, Daniel Cabral disse:

Se houvesse alguma outra placa que trouxesse esse resultado - no caso, um desempenho bom-, quanto poderia investir a mais e qual outra opção de placa pegar?

A Radeon RX 9060 XT 16 GB, que é basicamente o melhor custo-benefício do mercado atual. É bastante superior à RTX 5060 como produto, não será limitada por falta de VRAM. Mas ela supera o seu orçamento e você disse que queria Nvidia, por isso nem mencionamos.

Postado

@KairanD Entendi perfeitamente toda a explicação, tem me ajudado demais!

A única coisa que ainda me gera dúvida é sobre continuar com a mesma fonte... não teria perigo para o pc ? Imaginei que ela não suportasse a adição de uma placa de Vídeo. 

Sobre o cooler, além desse que você me indicou, conseguiria me dar mais algumas opções que você também considere boas e com um valor mais em conta ? 

• Coordenador
Postado

Todas as placas mencionadas aqui consomem muito pouco... E a fonte testada pelo TecLab se saiu muito bem. Eu usaria essa fonte.

Sobre o cooler, sim, há muitas opções. O Hyper 212 Spectrum V3 da Cooler Master é um clássico atemporal e está à venda neste momento por R$ 90,00 na Terabyte (a promoção pode acabar em breve): https://www.terabyteshop.com.br/produto/24645/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-spectrum-v3-intel-amd-RGB-black-rr-s4na-17pa-r1

Postado

@KairanD Show, vou pegar esse cooler mesmo. 

Eu ouvi falar sobre a 1660 super. Acho que teria um valor um pouco abaixo. O que acha sobre ela ? Compensaria e combinaria com a minha build. Caso eu quisesse economizar um pouco mais... 

Postado

@Daniel Cabral GTX 1660 Super tem um desempenho aceitável para quem não quer jogar os últimos lançamentos. Ela fica um pouco limitada para jogos muito novos devido aos 6GB de memória, mas também pela falta de poder gráfico em si. Mas você conseguiria jogar tudo da era do PS4/Xbox One em alta qualidade na resolução 1080p e até 1440p com ajustes. Alguns jogos da era da transição do PS4 para PS5 você também vai conseguir rodar bem, mas sem muita margem para gráficos. Você só precisa achar uma no preço certo, ou seja, abaixo dos R$750.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...