Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Palit GeForce RTX 5060 Ti White OC 8 GB

Já vi muitas opiniões diversas sobre a Palit, então não sei se é boa.

Uns dizem que sim, outros dizem que não. Uns dizem que a qualidade é baixa, outros dizem que é a mesma coisa.

Valeria a pena pessoal? Ou melhor investir um pouquinho mais em outra marca?

Postado

@JorgeRV A Palit é uma das principais fabricantes de placa de vídeo e é uma empresa dos anos 80, então já estão nesse ramo há um certo tempo. Confiabilidade? Dispensa comentários.

Claro que assim como as demais marcas, existem os modelos custo x beneficio e os modelos com a fabricação melhorada... Mas em termos de desempenho, nada deixa a desejar.

Posso ser suspeito de falar, pois eu sou um feliz utilizador de uma Palit 5060 TI 3 FAN... Não tenho do que reclamar.

Então segue aqui a minha recomendação positiva da marca.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, Fause disse:

@JorgeRV A Palit é uma das principais fabricantes de placa de vídeo e é uma empresa dos anos 80, então já estão nesse ramo há um certo tempo. Confiabilidade? Dispensa comentários.

Claro que assim como as demais marcas, existem os modelos custo x beneficio e os modelos com a fabricação melhorada... Mas em termos de desempenho, nada deixa a desejar.

Posso ser suspeito de falar, pois eu sou um feliz utilizador de uma Palit 5060 TI 3 FAN... Não tenho do que reclamar.

Então segue aqui a minha recomendação positiva da marca.

comentário perfeito!

37 minutos atrás, JorgeRV disse:

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-palit-GeForce-RTX-5060-ti-white-oc-8gb-gddr7-128-bit-ne7506tu19p1-gb2062m

Já vi muitas opiniões diversas sobre a Palit, então não sei se é boa.

Uns dizem que sim, outros dizem que não. Uns dizem que a qualidade é baixa, outros dizem que é a mesma coisa.

Valeria a pena pessoal? Ou melhor investir um pouquinho mais em outra marca?

Assim como já foi dito acima pelo colega @Fause, Palit é uma marca consolidada no mercado e é montadora parceira das empresas donas da tecnologia (AMD, Nvidia), além disso ela é dona da Galax e Gainward.

Geralmente apresenta construção e estética simples, mas sendo montadora parceira oficial, ela segue o padrão mínimo proposto pela fabricante do chip, então o nível de confiabilidade é alto.

Das marcas mais "top" que você pode confiar são: ASUS, MSI, Gigabyte, ASRock.
E outras bem populares são: ZOTAC, Galax (também conhecida como KFA2 fora do BR), Sapphire (focada em AMD), PowerColor (AMD também), XFX (AMD também) e PNY. Claro que defeitos de fabricação são inevitáveis, mas marcas ruins podem apresentar outros defeitos que não existem, então é valido a tua duvida e tem que ficar esperto mesmo.

Detalhe que na Gigabyte as fans de algumas placas são bem ruins, tem muitos relatos de fans barulhentas ou com defeito, e no caso da ASRock já vi pessoas reclamando (bem "superficialmente") das placas da marca, mas eu tenho uma ASRock RX6600 Challenger que comprei com 2 anos de uso e até agora não tive problemas.

• Curtir 2
Postado

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-msi-GeForce-RTX-5060-ventus-2x-oc-white-8gb-gddr7-128-bit-g5060-8v2cw-nac

MSI: R$2.599

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-palit-GeForce-RTX-5060-ti-white-oc-8gb-gddr7-128-bit-ne7506tu19p1-gb2062m

Palit: R$2.899

Sim, eu sei que em termos de desempenho, a TI da Palit é melhor, ainda melhor com esse preço bem parecido.

Mas, no quesito qualidade da placa, aquecimento, carcaça, etc. Qual é melhor? Palit ou MSI?

Fiz uma pergunta sobre a Palit e obtive respostas positivas, mas sempre ouvi falar mal da marca no quesito qualidade e longo prazo, então fico com receio. 

Caso a MSI produza placas com mais qualidade, valeria eu investir R$3.099 na TI dela? Ou ir na da Palit mesmo que não tem risco?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Você faz questão da placa branca, certo? É para jogos apenas? Sobre as marcas, ambas são confiáveis, mas eu não sou fã dos modelos mais básicos da MSI.

A RTX 5060 Ti é uma placa que dificilmente faz sentido, exceto quando em boas promoções. Pois, por esse mesmo valor (R$ 2.899,00), é possível pegar uma RX 9060 XT 16 GB da XFX (branca e triple fan): https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-9060-xt-triple-fan-oc-white-16gb-gddr6-128-bit-rx-96ts316w7

A RTX 5060 Ti é melhor que a RX 9060 XT, mas isso na versão de 16 GB (que anda bem cara também, e com estoque reduzido). Os 8 GB de VRAM acabam pesando bem negativamente.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, KairanD disse:

Você faz questão da placa branca, certo? É para jogos apenas? Sobre as marcas, ambas são confiáveis, mas eu não sou fã dos modelos mais básicos da MSI.

A RTX 5060 Ti é uma placa que dificilmente faz sentido, exceto quando em boas promoções. Pois, por esse mesmo valor (R$ 2.899,00), é possível pegar uma RX 9060 XT 16 GB da XFX (branca e triple fan): https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-9060-xt-triple-fan-oc-white-16gb-gddr6-128-bit-rx-96ts316w7

A RTX 5060 Ti é melhor que a RX 9060 XT, mas isso na versão de 16 GB (que anda bem cara também, e com estoque reduzido). Os 8 GB de VRAM acabam pesando bem negativamente.

Faço questão da placa branca sim! Sim, apenas para jogar mesmo. Por qual motivo você não é fã dos modelos mais básicos da MSI?

Em relação a RX 9060 XT eu analisei, e o pessoal sempre reclama muitos dos modelos da AMD. Bom, eu cresci ouvindo que essas placas são piores no quesito otimização e drivers, não sei como estão as atuais.

No caso então, mesmo por esse valor de 2.899, não valeria a RTX 5060 TI? Pelo fato de ser apenas 8GB?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Sobre os modelos mais básicos da MSI, me refiro à qualidade de construção mesmo... Essas placas Ventus costumam ser bem econômicas em termos de materiais e construção. Se você tiver a oportunidade de pegar em alguma delas eventualmente, irá perceber isso.

Sobre a questão da AMD, os drivers já foram bem problemáticos, especialmente até a geração RDNA 1 (RX 5000). Contudo, já faz tempo que são bem estáveis. Problemas podem sim ocorrer, mas a Nvidia também tem (e inclusive andou tendo mais que o usual nos últimos tempos, desde o ano passado).

Sobre a comparação entre as placas, a RTX 5060 Ti 16 GB é ligeiramente mais rápida que a RX 9060 XT 16 GB em poder de processamento e ainda tem uma oferta de software mais interessante (o DLSS continua superior ao FSR, embora agora sem tanta diferença, já que o FSR4 é baseado em machine learning, como o DLSS). Ou seja, se fosse a versão de 16 GB da RTX 5060 Ti pelo mesmo valor ou pouca coisa mais cara, valeria a pena. Contudo, eu, pessoalmente, jamais pegaria uma RTX 5060 Ti de 8 GB sendo que existe uma RX 9060 XT 16 GB pelo mesmo valor (e detalhe, no modelo caprichado da XFX).

Tem bastante conteúdo sobre a RTX 5060 Ti 8 GB por aí, então creio que você pode tirar as suas próprias conclusões. Lá no exterior a recepção foi bem ruim e essa placa não vende bem (assim como a RX 9060 XT 8 GB, tem muitas análises detonando ela também):

O principal problema é a longevidade. Os 8 GB de VRAM já limitam vários jogos mesmo em 1080p. A GPU tem poder de processamento para ir muito longe, mas nas situações onde o gargalo de VRAM pega, complica. Em alguns jogos, além da perda de desempenho e estabilidade, os gráficos ficam borrados. É claro que você sempre tem a possibilidade de reduzir as configurações gráficas para conseguir jogar, mas eu acho meio complicado ter uma placa com uma GPU tão poderosa e ficar limitado por VRAM. Além disso, jogar por muito tempo, lotando o buffer, acaba agravando a situação, além da placa ser limitada por comunicação x8, e não x16:

Conclusão do vídeo:

Citação

"Em 1080p, sete dos oito lançamentos testados tiveram problemas notáveis em configurações gráficas máximas na placa de 8 GB. Na maioria das vezes foi necessário reduzir a qualidade para o médio ou aplicar fatores consideráveis de DLSS, enquanto a placa de 16 GB funcionava bem" - Daniel Owen.

Eu jamais pagaria R$ 2.899,00 em uma GPU de 8 GB. A RTX 5060 Ti não é uma placa ruim, mas tem limitações e precisa custar menos que isso para fazer sentido.

• Curtir 3
Postado
7 minutos atrás, KairanD disse:

Sobre os modelos mais básicos da MSI, me refiro à qualidade de construção mesmo... Essas placas Ventus costumam ser bem econômicas em termos de materiais e construção. Se você tiver a oportunidade de pegar em alguma delas eventualmente, irá perceber isso.

Sobre a questão da AMD, os drivers já foram bem problemáticos, especialmente até a geração RDNA 1 (RX 5000). Contudo, já faz tempo que são bem estáveis. Problemas podem sim ocorrer, mas a Nvidia também tem (e inclusive andou tendo mais que o usual nos últimos tempos, desde o ano passado).

Sobre a comparação entre as placas, a RTX 5060 Ti 16 GB é ligeiramente mais rápida que a RX 9060 XT 16 GB em poder de processamento e ainda tem uma oferta de software mais interessante (o DLSS continua superior ao FSR, embora agora sem tanta diferença, já que o FSR4 é baseado em machine learning, como o DLSS). Ou seja, se fosse a versão de 16 GB da RTX 5060 Ti pelo mesmo valor ou pouca coisa mais cara, valeria a pena. Contudo, eu, pessoalmente, jamais pegaria uma RTX 5060 Ti de 8 GB sendo que existe uma RX 9060 XT 16 GB pelo mesmo valor (e detalhe, no modelo caprichado da XFX).

Tem bastante conteúdo sobre a RTX 5060 Ti 8 GB por aí, então creio que você pode tirar as suas próprias conclusões. Lá no exterior a recepção foi bem ruim e essa placa não vende bem (assim como a RX 9060 XT 8 GB, tem muitas análises detonando ela também):

O principal problema é a longevidade. Os 8 GB de VRAM já limitam vários jogos mesmo em 1080p. A GPU tem poder de processamento para ir muito longe, mas nas situações onde o gargalo de VRAM pega, complica. Em alguns jogos, além da perda de desempenho e estabilidade, os gráficos ficam borrados. É claro que você sempre tem a possibilidade de reduzir as configurações gráficas para conseguir jogar, mas eu acho meio complicado ter uma placa com uma GPU tão poderosa e ficar limitado por VRAM. Além disso, jogar por muito tempo, lotando o buffer, acaba agravando a situação, além da placa ser limitada por comunicação x8, e não x16:

Conclusão do vídeo:

Eu jamais pagaria R$ 2.899,00 em uma GPU de 8 GB. A RTX 5060 Ti não é uma placa ruim, mas tem limitações e precisa custar menos que isso para fazer sentido.

Entendi entendi, obrigado pela explicação amigo!

Em relação a essa RX 9060 XT 16GB, eu fiz uma busca superficial e encontrei essa:

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-9060-xt-triple-fan-oc-white-16gb-gddr6-128-bit-rx-96ts316w7

Mesmo valor que eu iria oferecer na 5060ti. Porém, sabe me dizer se esse valor está bom? Se está caro, barato ou na média? É complicado ter que pagar mais só pelo fato de ser branco kkkk

Você também comentou sobre a questão do DLSS e do FSR, e você disse que não tem tanta diferença assim, porém, o DLSS continua superior. Em que exatamente? 

E pra completar, ufa, o processador que eu estou de olho é um Ryzen 7 5700X, acha que dá conta tranquilo?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Eu diria que está dentro da média atual. Você consegue encontrar modelos de RX 9060 XT 16 GB mais baratos, e às vezes ainda mais em promoções, mas placas brancas, especificamente, vão ser mais difíceis de encontrar, ainda mais com preço baixo. O fato de precisar ser branca limita bastante as suas opções (e eu te entendo, vai por mim, também ligo para a estética da minha máquina).

O DLSS sempre foi conhecido por entregar uma qualidade gráfica superior ao FSR, especialmente em resoluções menores, como 1080p. Isso era especialmente verdade quando a AMD nem sequer tinha um mecanismo de upscaling baseado em IA (o FSR3 é baseado em inferência). O FSR4, contudo, é baseado em IA, e entrega qualidade de imagem excelente, tornando mais difícil perceber a diferença (embora ainda exista):

Edit: sobre o processador, sim, o Ryzen 7 5700X é excelente para essas placas, mas o valor justo para ele seria menos de R$ 1.000,00. Eu não pagaria mais de R$ 1.100,00.

• Curtir 2
Postado
9 minutos atrás, KairanD disse:

Eu diria que está dentro da média atual. Você consegue encontrar modelos de RX 9060 XT 16 GB mais baratos, e às vezes ainda mais em promoções, mas placas brancas, especificamente, vão ser mais difíceis de encontrar, ainda mais com preço baixo. O fato de precisar ser branca limita bastante as suas opções (e eu te entendo, vai por mim, também ligo para a estética da minha máquina).

O DLSS sempre foi conhecido por entregar uma qualidade gráfica superior ao FSR, especialmente em resoluções menores, como 1080p. Isso era especialmente verdade quando a AMD nem sequer tinha um mecanismo de upscaling baseado em IA (o FSR3 é baseado em inferência). O FSR4, contudo, é baseado em IA, e entrega qualidade de imagem excelente, tornando mais difícil perceber a diferença (embora ainda exista):

Edit: sobre o processador, sim, o Ryzen 7 5700X é excelente para essas placas, mas o valor justo para ele seria menos de R$ 1.000,00. Eu não pagaria mais de R$ 1.100,00.

Entendi! Obrigado por me ajudar! Me ajudou bastante em algo que eu estava com muita dúvida, de verdade, muito obrigado!

• Curtir 3
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para A RTX 5060 TI da Palit é boa, ou é melhor comprar uma RTX 5060 da MSI?
Postado
18 horas atrás, KairanD disse:

Essas placas Ventus costumam ser bem econômicas em termos de materiais e construção. Se você tiver a oportunidade de pegar em alguma delas eventualmente, irá perceber isso.

Sou dono de uma RTX 5060 Ventus hoje, e voto com o relator... parece de brinquedo a placa, nem parece que paguei mais de um salário mínimo rs, na época não achei RX 9060 XT de 8 GB (sim eu sei) por preço semelhante no parcelado (R$ 2060 em 12x, Dez/2025), mas é bem competente ela.

18 horas atrás, KairanD disse:

O fato de precisar ser branca limita bastante as suas opções (e eu te entendo, vai por mim, também ligo para a estética da minha máquina).

Se eu fosse vocês, reconsideraria a cor da placa, preto e branco combinam bem também.

174c723f32d85925072aaffaa7fda092.thumb.jpg.910b72c7430de059ca8fb195e2f2cdb8.jpg

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...