Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programar uma lampada para aceder sozinha


e-spyko

Posts recomendados

Pessoal, eu pensei em configurar uma lampada de minha casa de modo que sempre após as 17:30 a lampada se ligue automaticamente e depois volte desligar automaticamente às 5:30. E ainda quero que a lampada fique sempre funcionando dessa maneira durante todos os dias, sem ninguém precisar configurar novamente para a lampada funcionar na hora programada.

Seria necessário algum TEMPORIZADOR para realizar minha ideia. Qual será a peça ideal para mim? Quanto custa?

Aquí em minha cidade tem algumas lojas de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@14 de fevereiro de 2005, 19:53

Se você quer que a lâmpada fique ligada à noite, existem dispositivos específicos para isto e que são mais baratos do que os temporizadores. Além do que, acho que não tem temporizador que faça isto.

Eu prefiro o temporizador porque esse negoço ai faz com que os postes fiquem sempre piscando. É melhor um temporizador mesmo pois não tem perigo de ficar piscando.

Alguém sabe qual é o nome do fabricante, e todas as informações que podem me ajudar ao comprar o temporizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero saber como se configura o temporizador. Quero também se é possivel escolher o tempo que o temporizador vai ligar e o tempo em que o temporizador vai desligar, e saber se o temporizador pode agendar para TODOS OS DIAS ele ligar automáticamente a lampada e só desligar-la mais tarde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só isoo?!!!! Ah tá, pensei que iria querer mais alguma coisa! :D

Quero saber se entrou no site acima citado? Quero saber se pesquisou o Google? Quero saber quem pintou a zebra e quero saber o que fizeram com o resto da tinta e quero saber os números premiados da megasena da semana que vem? :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@16 de fevereiro de 2005, 00:36

Só isoo?!!!! Ah tá, pensei que iria querer mais alguma coisa! :D

Quero saber se entrou no site acima citado? Quero saber se pesquisou o Google? Quero  saber quem pintou a zebra e quero saber o que fizeram com o resto da tinta e quero saber os números premiados da megasena da semana que vem? :ZZZ:

Eu olhei, o temporizador parece mais com um cofre de moedas de 1 centavo.

Mas ainda eu quero saber essas coisas:

Quero saber como se configura o temporizador. Quero também se é possivel escolher o tempo que o temporizador vai ligar e o tempo em que o temporizador vai desligar, e saber se o temporizador pode agendar para TODOS OS DIAS ele ligar automáticamente a lampada e só desligar-la mais tarde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por e-psYco@15 de fevereiro de 2005, 19:28

Quero saber como se configura o temporizador. Quero também se é possivel escolher o tempo que o temporizador vai ligar e o tempo em que o temporizador vai desligar, e saber se o temporizador pode agendar para TODOS OS DIAS ele ligar automáticamente a lampada e só desligar-la mais tarde?

Existem temporizadores que permitem programar uma rotina diferente para cada dia da semana, esses são mais caros pois possuem LCD e etc... Tem os mais simples também que repetem a mesma rotina todos os dias, ai depende de quanto você quer gastar $$$ :D

Procure em lojas de automação, iluminação e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:wacko:

(Quero saber como se configura o temporizador. Quero também se é possivel escolher o tempo que o temporizador vai ligar e o tempo em que o temporizador vai desligar, e saber se o temporizador pode agendar para TODOS OS DIAS ele ligar automáticamente a lampada e só desligar-la mais tarde? )

:ZZZ:

Já pensou em acessar o site do fabricante e perguntar para ele?

:rolleyes:

:P

Quanto a zebra: fui pesquisar e descobri que pintaram elas daquele jeito para economizar tinta, caso contrário não daria para pintar todas, e por incrível que pareça não faltou e nem sobrou tinta.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá e-psYco

Apesar de estar um pouco fora da área de elétrica e consequentemente um pouco desastualizado, creio que não existam temporizadores que possam ser empregados no seu caso devido ao grande intervalo de tempo, ou talvez se existir deve ser de um alto custo.

Conforme os horários que você disse que queria que as lâmpadas acendecem ou apagacem, concordo com o amigo que disse que seria melhor a utilização de dispositivos sensiveis a luz chamados fotocélulas. São mais baratos que os temporizadores e, se instalados corretamente, não vão ficar "piscando" como nos postes não.

De qualquer forma, boa sorte...

Grato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pupilo@17 de fevereiro de 2005, 12:03

Conforme os horários que você disse que queria que as lâmpadas acendecem ou apagacem, concordo com o amigo que disse que seria melhor a utilização de dispositivos sensiveis a luz chamados fotocélulas. São mais baratos que os temporizadores e, se instalados corretamente, não vão ficar "piscando" como nos postes não.

E como eu faço para instalar corretamente esses sensores de luz? Eu só não quero que fique parecendo um pisca-pisca, como nos estamos acostumados a ver nos postes de toda cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ISO9K@18 de fevereiro de 2005, 02:53

voce pode montar um temporizador, com dois reles com tempos distintos (diferentes), um para ligar a lampada no tempo pré determinado e o outro para desliga-la......

Agora me deu um nó na cabeça, como é que eu poderei ter dois temporizadores para uma só tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu uso em minha casa uma fotocélula comprada em ferragem (loja de ferramentas e materiais de construção), que acende todas as luzes da rua no finzinho da tarde. Custa cerca de 15 reais e não fica piscando não.

Se quiser montar um CIRCUITO ELETRÔNICO para fazer esse trabalho, você vai gastar mais dinheiro e acho que o circuito pode estragar com mais fácilidade do que a fotocélula. Além disso temporizador só vale a pena se as luzes vão ser acessas em uma hora pré determinada mesmo que haja luz natural no local.

Você pode usar qualquer circuito de relógio (portas lógicas, flip-flops e até microcontroladores) para usar como temporizador e depois use qualquer circuito de chaveamento para ligar e desligar a rede elétrica (como SCRs e RELÉs).

Se for comprar uma fotocélula, é capaz de você encontrar o esquema para a ligação dela no verso da caixa. Se quiser tente comprar em uma ferragem e peça ajuda ao vendedor. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead Overlord@19 de fevereiro de 2005, 03:14

Amigo, eu uso em minha casa uma fotocélula comprada em ferragem (loja de ferramentas e materiais de construção), que acende todas as luzes da rua no finzinho da tarde. Custa cerca de 15 reais e não fica piscando não.

Se quiser montar um CIRCUITO ELETRÔNICO para fazer esse trabalho, você vai gastar mais dinheiro e acho que o circuito pode estragar com mais fácilidade do que a fotocélula. Além disso temporizador só vale a pena se as luzes vão ser acessas em uma hora pré determinada mesmo que haja luz natural no local.

Você pode usar qualquer circuito de relógio (portas lógicas, flip-flops e até microcontroladores) para usar como temporizador e depois use qualquer circuito de chaveamento para ligar e desligar a rede elétrica (como SCRs e RELÉs).

Se for comprar uma fotocélula, é capaz de você encontrar o esquema para a ligação dela no verso da caixa. Se quiser tente comprar em uma ferragem e peça ajuda ao vendedor.  :-BEER

Valeu cara, eu vou então tentar aprender a usar a fotocelula pra ela não ficar piscando, como nos vemos nos postes da cidade.

Vou pegar informações com o vendedor, a respeito da fotocelula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Postado Originalmente por almir da silva arlindo@21 de junho de 2005, 10:29

:help:  bom galera, estou querendo um temporizador para , funcionar durante 10 minutos, todos os dias . alguem tem uma dica para mim .

quem poder me ajudar agradeço almir.. :palmas:

entra nos sites dos fabricantes, deve ter uns links nesse tópico, procure-os.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

:help: bom galera, estou querendo um temporizador para , funcionar durante 10 minutos, todos os dias . alguem tem uma dica para mim .

quem poder me ajudar agradeço almir.. :palmas:

amigo exite um equipamento chamado timer que você pode programar até 6 eventos diferentes de ligado ou desligadopor dia durante uma semana e custa em torno de 45,00,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e-spyko

Pode usar temporizadores eletrco-mecanicos ou electónicos

Os mecànicos não são mais do que um pequeno motor que ao rodar provoca o ligar e desligar .Normalmente a programação faz-se por pinos e os intervalos minimos são da ordem dos 15 minutos.

Estes são os mais baratos e os indicados para o que pretende.

Os electrónicos utilizao um contolador que permite muito mais funções , por exemplo programar por dia , mes hora minuto etc , multiplas temporizações por dia etc

Podem ainda ter função random etc etc.

Por acaso uso os dois tipos .

Parece-me ser esta a solução mais simples para fazer o que quer , ligar e desligar a determinada hora .

No seu caso usava um electro-mecànico pois é muito mais barato .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 anos depois...
Em 14/02/2005 às 17:30, e-spyko disse:

Pessoal, eu pensei em configurar uma lampada de minha casa de modo que sempre após as 17:30 a lampada se ligue automaticamente e depois volte desligar automaticamente às 5:30. E ainda quero que a lampada fique sempre funcionando dessa maneira durante todos os dias, sem ninguém precisar configurar novamente para a lampada funcionar na hora programada.

Seria necessário algum TEMPORIZADOR para realizar minha ideia. Qual será a peça ideal para mim? Quanto custa?

Aquí em minha cidade tem algumas lojas de eletrônica.

Amigo, tente este:

56xS1Upm.png

https://pt.aliexpress.com/item/Big-LCD-Display-Timer-5V-9V-12V-24V-DC-AC-7-Day-Weekly-Program...

 

Apenas R$28,89 Termers..

precim camarada

 

Tenho certeza que ele resolverá seu problema.. ;-)

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!