Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com dual boot Linux e XP


nikakz

Posts recomendados

Pessoal,

Posso dizer que sou analfabeta no linux, mas gostaria de aprender, baixei o Kurumin 4 e estou gostando, meu único problema é que não consigo colocar ele em dual boot com o XP, tenho o XP na c: hda1 e o Linux na d: hda5, já tentei várias dicas que procurei nos foruns, mas sem sucesso, já descomentei no lilo, já tentei editar o boot.ini e a única coisa que consegui foi fazer aparecer na tela de inicialização o menu para escolher entre os dois siatemas, mas na hora que clico para iniciar o kurumin nada acontece volta para mesma tela e se clico no xp ele inicia. Já tentei também colocando o bootsect.lnx na raiz no xp, mas nada, alguém pode dar uma ideia de maneira que uma pessoa leiga como eu possa entender como proceder?

Grata,

Sandra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Insira estas linhas no seu /etc/lilo.conf:

image = /boot/vmlinuz

root = /dev/hda5

label = Linux

read-only

outher

root = /dev/hda1

label = Windows

read-only

E depois rode o comando lilo como root para ele gravar na MBR... e reinicie...

ATENÇÃO: veja se no diretorio /boot existe o vmlinuz... se não existir então crie... dentro do diretorio: ln -s image-usada vmlinuz... o image-usada é a imagem do Kernel que vai ser iniado no seu Linux...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Fiz uma besteira!!!! peguei um computador com linux e xp, ele tinha um menu do linux que disponibilizava a seleção do sistema escolhido, mas como ela estava com vírus o cliente pediu para formatar a partição com o XP... formatei e instalei mas não abre mais o menu, abre direto o XP, não alterei as outras partições com o linux.

Se for possivel resolver meu problema peço a ajuda de como proceder, não tenho domínio com o linux.

Agradeço toda a ajuda...

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Fiz uma besteira!!!! peguei um computador com linux e xp, ele tinha um menu do linux que disponibilizava a seleção do sistema escolhido, mas como ela estava com vírus o cliente pediu para formatar a partição com o XP... formatei e instalei mas não abre mais o menu, abre direto o XP, não alterei as outras partições com o linux.

Se for possivel resolver meu problema peço a ajuda de como proceder, não tenho domínio com o linux.

Agradeço toda a ajuda...

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando...

você não fez besteira não.... É óbvio q uma reinstalação do windows iria "matar" o que estivesse na mbr...

Mas tb não é um bicho de 7 cabeças restaurá-lo...

Primeiro, teríamos q saber qual o linux que tem neste computador, dependendo a versão fica mais fácil de restaurar...

O Conectiva 10, por exemplo, é barbada.. é só usar o cd 1 como disco de boot e escolher a opção Rescue... aí ele vai te dar várias opções, uma delas é restaurar o Grub....

Se for uma versão mais antiga, você tb terá q usar o cd do linux para bootar, escolhendo a opção Rescue (algumas distros tem o cd do rescue separado, nem sempre é o cd 1.. cuide disso)..

Vou te explicar aqui como proceder:

Ao carregar o sistema em modo Rescue,

Use esses comandos:

# grub

grub> root (hd0,0) * Indica a partição raiz do sistema.

grub> setup(hd0) * Grava o GRUB no MBR do disco 0.

grub> reboot * Reinicia o micro

ou apenas

# grub-install /dev/hda

# reboot

Espero ter ajudado... :-BEER

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pod usar o cd do kurumin ou outro similar

como root faça

#mount /dev/hdaX /mnt/

#chroot /mnt

se for grub faça

#grub

root (hd0,X)

(X e no numero da particao que o linux esta instalado ex: hda2 = (hd0,1); hda3 = (hd0,2) )

setup(hd0) (grava na mbr)

se for lilo faça

#lilo

se não der faça

# liloconfig

responda

no

yes

no

yes

yes

yes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nikakz@04 de março de 2005, 00:52

Pessoal,

Posso dizer que sou analfabeta no linux, mas gostaria de aprender, baixei o Kurumin 4 e estou gostando, meu único problema é que não consigo colocar ele em dual boot com o XP, tenho o XP na c: hda1 e o Linux na d: hda5, já tentei várias dicas que procurei nos foruns, mas sem sucesso, já descomentei no lilo, já tentei editar o boot.ini e a única coisa que consegui foi fazer aparecer na tela de inicialização o menu para escolher entre os dois siatemas, mas na hora que clico para iniciar o kurumin nada acontece volta para mesma tela e se clico no xp ele inicia. Já tentei também colocando o bootsect.lnx na raiz no xp, mas nada, alguém pode dar uma ideia de maneira que uma pessoa leiga como eu possa entender como proceder?

                      Grata,

                            Sandra

Ola sandra no seu caso acho que esta fácil de resolver. O Linux deve ser instalado em uma partição primaria que podem ser no maximo 4 no hd. No caso o C aonde esta instalado o windows é o hda1 e o linux deve ser instalado no hda2 ao hda4. As outras partições do linux podem ficar em partições logicas dentro da partição extendida. Caso tenha alguma duvida mande e-mail para [email protected].

Espero ter ajudado :bandeira::aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!