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256mb ou 128mb


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Postado Originalmente por Kill4FuN@13 de março de 2005, 02:58

dizem que os jogos serao para 256mb, e ai não poderia usar uma 6600gt 128mb?

ou esse futuro ainda esta longe?

Kill4FuN,

não é q os jogos serão só pra placas de 256mb, o recomendado daqui para frente será 256mb mesmo...

mas nd te impede de usar a 6600gt de 128mb, não é só a quantidade de memeoria q diz q a pv é melhor ou pior, é um conjunto de fatores, arquitetura x bits x memoria x tecnologia...

exs:

a 6600gt é melhor q a 9800pro/xt de 256mb 256 bits!

nd te impede de rodar doom3 numa placa de 64mb, só q vai ficar meio ruim a imagem...

valeu!!! :bandeira::-BEER

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Postado Originalmente por Ichigeki@13 de março de 2005, 04:58

Bom, com os jogos mais novos aproveitando os 256MB das placas equipadas com essa quantidade de memória, trata-se de uma quantidade já recomendada dependendo da qualidade gráfica desejada nos jogos.

um exemplo seria Doom 3, Far Cry e HL2 correto?! <_<

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Realmente com as placas de 512mb já sendo lançadas vão começar a aparecer jogos com configuração recomendada de 256mb, mas nada impede de se usar 128mb ou até 64mb, as placas mães tem uma configuração na bios para colocar quanto de memória você quer a mais usando assim a Ram do sistema, se o jogo pede 256mb, você pode ter uma VGA de 128mb e na bios da pm estar 128mb, totalizando 256mb, mas para isso o ideal é ter bastante memória ram, no minimo 512mb.

falou! :bye:

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Postado Originalmente por Kill4FuN@13 de março de 2005, 02:58

dizem que os jogos serao para 256mb, e ai não poderia usar uma 6600gt 128mb?

ou esse futuro ainda esta longe?

Acho que o que é mais importante que a qunatidade de memorias sao os clock da mesma. Pra você ver a geforce 6600GT de 128mb e 128bits tem clocks 500/1000MHZ enquanto a Radeon 9800PRO de 256mb e 256bits tem clock 390/700MHZ. Sendo assim a Geforce 6600GT de 128mb e 128bits é mais rapida por que possui clocks mais altos

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Postado Originalmente por vassily@13 de março de 2005, 10:47

Acho que o que é mais importante que a qunatidade de memorias sao os clock da mesma. Pra você ver a geforce 6600GT de 128mb e 128bits tem clocks 500/1000MHZ enquanto a Radeon 9800PRO de 256mb e 256bits tem clock 390/700MHZ. Sendo assim a Geforce 6600GT de 128mb e 128bits é mais rapida por que possui clocks mais altos

você tem razão, mas isso pode mudar um pouco, fazendo com q a 9800PRO de 256mb até ultrapasse a 6600GT quando o jogo necessitar de muita memo da VGA, seria como você ter um processador como um Athlon64 com 256mb ddr400 e outro mesmo mas com 512ddr333, quando necessitado mais de 256mb o q possui 512mb vai ser mais rápido.

Mas como a 6600GT está sendo bem superior, é provavel que se isso acontecer a 9800PRO apenas chegue mais perto ou empate com a 6600GT.

falou! :bye:

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Postado Originalmente por Kill4FuN@13 de março de 2005, 12:59

n entendi essa historia de "pega emprestado" da memoria ram

da pra fazer isso? tipo eu tenho 1gb de ram, e minha placa 128, então dava pra roda até um jogo de 512?

O "pegar emprestado" seria usar o framebuffer AGP, mas isso deixa as operações muito lentas e não é considerado um procedimento correto.

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Quanto ao agp aperture size depende muito da aplicação no caso deixei para 128mb e no 3dmark 2005 marque 1000 e poucos pontos mas todos os games lagavam além da placa de vídeo, aquele lag de HD, agora quando coloquei 4MB, a velocidade dos games quase igual por uma diferença de 3 fps mas os lags de HD quase nem davam mais.

No doom após jogar um tempinho se percebe que muitos daqueles lags de abrir a porta somem bastante, agora com o agp aperture size em 128mb os lags são constantes. E olha que tenho só 256MB.

Esse agp aperture size é muito útil quando falta memória na placa de vídeo senão começarão a aparecer poligonos em branco pois está faltando memória para se armazenar a textura.

Outro caso que os games vão pedir 256MB de memória de vídeo, quando rodei o 3dmark 2005 com AA2x AF8x o jogo saiu na metade com a resposta de falta de memória de video simplesmente por causa de estar com o agp aperture size em 4m, coloquei 128mb e foi legal com os filtros, ou seja, além das texturas, melhorar a qualidade gráfica gasta mais memória da placa de vídeo também. Por isso se pede no mínimo 512mb para os jogos simplesmente por causa para poder usar bem a opção agp aperture size.

Qualquer coisa me corrijam.

T+

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Postado Originalmente por Kill4FuN@13 de março de 2005, 22:38

então os eskemas seriam

pegar uma placa rapida com 128mb (em vez de uma mais lenta mas de 256mb) e ai usar bastante ram?

esse aperture size, é automatico? tem q mudar algo?

isso mesmo, a sequencia de prioridade fica + ou - assim: chip gráfico (incluindo clock e pipelines...) > tamanho de memória!

o aperture size é modificado pelo setup da placa-mãe, se não me falhe a memória geralmente fica em "advanced setup"!

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Postado Originalmente por Kill4FuN@13 de março de 2005, 22:38

então os eskemas seriam

pegar uma placa rapida com 128mb (em vez de uma mais lenta mas de 256mb) e ai usar bastante ram?

esse aperture size, é automatico? tem q mudar algo?

O aperture size é uma memória de vídeo de "quebra galho", mas não é como se fosse uma memória de vídeo normal, é muito mais lento e possui diversas restrições de aplicação.

Agora, esclrecendo...a memória do framebuffer AGP (definida pelo AGP aperture size), NUNCA vai sérvir de substituto pra memória da placa gráfica, mesmo porque as APIs diferenciam essas duas memórias, e na maioria dos casos aplicam funções diferentes a elas.

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Postado Originalmente por Kill4FuN@15 de março de 2005, 13:49

mesmo esquema com o pci - express?

O PCI Express é bem mais versátil e possui largura de banda razoável nos dois sentidos (upload/download). Por isso com ele a história é outra.

Já existem soluções baseadas em PCI Express que utilizam a RAM de quebra galho, como a Turbocache da Nvidia e o Hypermemory da ATI.

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