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Fonte DC-DC chaveada para o carro


Marcelo M Neves

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Estou projetando a instalação de um pc no carro , até aí parece simples pois existem pela net aos montes projetos para fontes dc-dc AT para o carro mas eu quero ligar uma placa-mãe ATX M825G V9.2A com um Sempron 2400+ pois pretendo além de fazer uso de mp3 também utilizar dvd e desfrutar de altas cargas de processamento como jogos e visualizações 3d e isso demanda correntes bem superiores as usadas nas fontes at , o uso de inversor eu acho suicídio pelo elevado consumo e baixo rendimento me restando apenas como alternativa as fontes dc-dc mas os projetos que tenho visto pela net até agora não oferecem a quantidade de corrente necessária para alimentar a criança :devil: , então eu pergunto se existe algum projeto de fonte dc-dc de até 30 ampéres ou se existe algum projeto de fonte chaveada adaptada para o dc-dc e onde posso encontrá-las , tenho conhecimentos bem básicos de eletrônica mas já dá pro gasto hehehe , desde já agradeço a ajuda pessoal :joia:

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Olá amigo

Tenho o endereço destes sites que podem te ajudar, um é esboço à mão e o outro é mais ilustrativo.

Segundo o que pesquisei, o que tem mais facilidade de se encontrar os componentes é justamente o quem tem o esboço.

Tambem tenho uma solicitação, se você conseguir entender os rabiscos me avise, pois alem de não entender bem o inglês, fica mais difícil ainda com aqueles garranchos.

Peças;Farnell

Esquemas;http://www.roshanindustries.com/mp3pumphouse/SHOP.HTM

http://www.bobblick.com/techref/projects/yammp3/yammps.gif

http://www.bobblick.com/techref/projects/yammp3/yammp3.html

Se algum outro visitante quiser ajudar, estamos sedentos por conhecimento :muro:

Vamos evitar de fazer :priv: para que não ficar :chateado: e depois :cry:

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ivanbraga o email com o esquema da fonte AT que te passei tá faltando alguns detalhes importantes, portanto, não só para você como para o pessoal que se interessar pelo projeto entrem nesse link :

http://www.geocities.com/arturqueiros/fonte1.html

tem todas as infos necessárias para montá-la , ahhh eu descobrí projetos de fontes AT ainda melhores do que este mas ainda estou estudando sua veracidade

T+ pessoal

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  • mês depois...

É possivel montar um conversor DC-DC para o carro, a maior dificuldade é enrolar o trafo para que ele tenha o máximo redimento sem aquecer!

Eu fiz uns testes com uma placa antiga e o conversor que eu fiz funciona perfeitamente! Ele seria equivalente a uma fonte ATX de 300W

Eu gostaria de usar uma placa mais nova, mas eu queria saber quais as correntes em cada fonte, se alguém já mediu para ter uma estimativa. Nas placas novas as fontes de -5V e -12V ainda são usadas?

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  • 4 meses depois...
  • 2 anos depois...

Primeiramente, Boa Noite a todos e um Feliz Natal !

Esta é a primeira vez que posto neste forum (já o li muitas vezes)

Vamos lá !

O Problema maior de se desenvolver uma fonte chaveada pro carro é a tensão baixa de alimentação (12Vcc a até 8Vcc). Mas nao é um bicho de sete cabeças. O problema são as correntes no circuito.

Estou desenvolvendo um projeto (me falta um pouco de tempo nesse momento), porém é uma pendencia minha.

Quando terminar, posto aqui para todos analisarem !

Fui em busca, mas nao existe um projeto ou fonte aqui no Brasil (para fonte ATX) !

Com relação a fonte ATX 250W do Mastero. Esta fonte possui um problema serio na linha de saida de 12Vcc. O LM2587 nao suporta a corrente (quando o PC "puxar" a corrente maxima (5A). Se isso ocorrer o CI irá fritar !

O circuito é o seguinte:

O LM2587 está programado para elevar a tensão a 24Vcc. e depois o

LM1084IT-12 baixa a tensão novamente para 12Vcc. Até ai tudo bem. porém quando se faz o calculo de junção da temperatura para o LM2587, ve-se que a mesma ira chegar a 2500 graus.

somente se o micro "puxar" cerca de 1,5A(de saida), é que o CI iria aguentar !

Quase me ferrei. já ia comprar as pecas para essa fonte. Ai mandei um email para um cara de um site e ele me retornou que era furada.

Nao satisfeirto, fui buscar o porque que "era furada". (conhecia pouco de eletronica e nada de fonte chaveada)

Estudei um bocado (existe muita informação nos sites dos fabricantes de CI´s)

Ai vi o problema com a mesma !

Espero ter ajudado !

Estou a disposição para qualquer duvida ou esclarecimentos !

Um Abraço a todos :cool:

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Problema de inversor é o rendimento.

70% de rendimento no inversor, aliado ao rendimento de 65% na fonte significa PERDER quase 40% da capacidade da bateria, e como estamos falando de consumos tipo 100VA em baterias de 500VA isso é muita coisa!!!

Conversor DC-DC oscilando em alta-frequencia (>100KHz) vão ter rendimento de 90%, só 10% de perdas no todo, então, aí sim é uma boa opção. A dificuldade está no circuito... estou trabalhando num chaveamento unico, a exemplo das fontes ATX, tirar uma media entre +5 e +12V pra chavear o PWM a partir disso... provavelmente o rendimento não vai passar de 85%, mas $implifica o projeto no comparativo com usar CI step-up dedicado (Tipo LM2577)(Que nem é perfeito nem é barato (R$ 40 por um CI dedicado pra apenas 5A? Irreal...))

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Não sei se entendi, mas o seu objetivo é fazer um conversor para obter todas as tensões da fonte ATX a partir de uma bateria 12V ? É isso mesmo?

Exato ! Nao só as tensoes, mas tambem outras infos como PG, P_ON, VSB e outras.

Pelo sistema do Mastero possui um controle para P_ON e PG ! porém o rele principal de alimentacao terei que ver melhor !

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estou trabalhando num chaveamento unico, a exemplo das fontes ATX, tirar uma media entre +5 e +12V pra chavear o PWM a partir disso... provavelmente o rendimento não vai passar de 85%, mas $implifica o projeto no comparativo com usar CI step-up dedicado (Tipo LM2577)(Que nem é perfeito nem é barato (R$ 40 por um CI dedicado pra apenas 5A? Irreal...))

Rubemll,

Cuidado ao utilizar o LM2577, ele possui o chaveamento interno. então por exemplo se você quiser subir a tensão para 24Vcc (a partir da tensão do carro), só poderá ter nessa tensão um consumo de + ou - 1A, com um dissipador, acima disso o CI frita !

E como disse o maior problema de se desenvolver uma fonte pro carro é a alta corrente de consumo do primário !

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Puxa... Reviveram um tópico bem antigo!

Mas vamos pensar: considerando apenas as tensões positivas (+5V, +12V e +3,3V) você não precisa de muita coisa... Basicamente um regulador de tensão bem projetado. Somente seria necessário um inversor para as tensões negativas (-12V e -5V), que não drenam tanta corrente assim...

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Não precisa muita coisa se não há preocupação com rendimento.

Como falamos de 100-150VA tem que ter chaveamento por PWM em alta-frequencia, senão o PC consome mais que o ar-condicionado e farol do carro juntos...

(Quem dá partida com o ar-condicionado ligado sabe como dói no bolso a bateria durar só 10 meses...)

Tem que meter um PWM a 50KHz pros +3.3V, +5V, pode aproveita-lo pra pouca corrente do -5V e -12V (Um LM7905 e 7912 nessa parte é possivel porque o consumo é minúsculo, diferente de uma regulagem assim pra +5/+3,3), garanto rendimento de 90% nessas condições, mas pra +12V vai ter que meter mais de 100KHz nuns 4 ou 5 mosfets, não pelo rendimento, e sim porque se houver desbalanceamento da carga uma tensão fica abaixo e a outra acima do ideal (Como ocorre as vezes com fonte normal), já que em +5 e +3.3 ele será steep-down é mais fácil ter bom rendimento que na linha +12V, onde boa parte do tempo será um steep-up. (Existe steep-same? ^_^)

Tenho a impressão que é impossivel, mas um LM324 comparando a tensão de um zener e dos 3.3/5V, controlando metade de um CD4093 oscilando a 50KHz, que por sua vez excita 2 ou 3 mosfet's, dá pra ter um steep-down simples e barato (1/8 do preço de um maxxim ou um LM25xx), a outra metade do lm324 e do cd4093 dá pra fazer quase igual, a 100KHz, com 5 ou 6 mosfet (IRFZ44N?) na linha +12V... naturalmente o ripple não seria dos menores, já que a 100KHz e com um LM324/CD4093 não teremos nada acima do que os 393/494 conseguem das fontes comuns... pra Sempron vai, mas pra Celeron D e outras tosquisses gastadoras isso deve ser bem instavel... azar de early-adopter...

(Noutro post a algum tempo tinha falado dessa ideia com um 555, mas testei e não me parece ter estabilidade, a largura do pulso saído do 555 é instavel (Não fixa, afetado pela tensão de alimentação dele e pela carga na saída) e há tanto ripple e variação na tensão que desisti dele! Me parece que um único chaveamento não dá, talvez mes que vem eu apareça aqui dizendo que precisa de um chaveamento pra 3,3, outro pra +5V e outros pra +12V... :-) )

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A tensão da parte elétrica do carro é pouca coisa acima dos 12 V (12,5V com o motor desligado, 14 V com o motor funcionando), e a linha de 12V puxa algo em torno dos 30 A (14A numa linha e 16A na outra, isto segundo a plaquinha da minha fonte)... Acho que daria pra regular com dois transistores comuns (tipo um 2N3055 qualquer)... Quanto aos 5V, ele consome 15A e o 3,3V 22A... Somando tudo, realmente, é maior o consumo que o farol...

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na linha +12V, onde boa parte do tempo será um steep-up. (Existe steep-same? ^_^)

O problema com a Alimentação do carro é a variação entre 8 a 14Vcc da alimentação (entre estes valores).

Existe uma topologia de fonte chaveada chamada SEPIC (Single Ended Primary Inductance Converter), serve para tensoes de entrada menores, iguais ou maiores que a tensão de saida. Ela "nada mais é" do que uma fonte step-up e step-down no mesmo circuito.

Com relação ao chaveamento, eu usarei 3 chaveadores, cada um com seu MOSFET (1 a principio) e tal.

Pensei em SEPIC para 12Vcc e buck(step-up) para as linhas de 3.3

Estou pensando em 20A para cada tensão.

Abraços!

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Olá a todos

Permitam minha entrada nessa agradável discussão.

Tenho me dedicado à cpnstrução de diversos projetos de fontes chaveadas, tanto ACDC quanto DCDC e tenho sido bem sucedido em todas.

Para se ligar o PC no carro, basta montar uma fonte chaveada com entrada de 12,13.8, 14 volts e saída regulada de 220VDC e ligar diretamente no PC com a chave 115/230v da fonte ATX em 230V, se for usar monitor LCD não haverá problema pois ele se regula automaticamente.

Se você montar a fonte com saída de 110/127V o PC não irá funcionar pois a fonte ATX precisa da AC para o dobrador de tensão enquanto que se entrar diretamente com 220DC a tensão já estará adequada para o funcionamento dos circuitos.

Eu já montei algo parecido e testei sem problemas, considerando que meu PC é modesto: Duron 1,2Ghz, 512RAM, HD 80G, etc...

Abraços

Sandro/CHACALPOWERS

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Olá a todos

Permitam minha entrada nessa agradável discussão.

Tenho me dedicado à cpnstrução de diversos projetos de fontes chaveadas, tanto ACDC quanto DCDC e tenho sido bem sucedido em todas.

Para se ligar o PC no carro, basta montar uma fonte chaveada com entrada de 12,13.8, 14 volts e saída regulada de 220VDC e ligar diretamente no PC com a chave 115/230v da fonte ATX em 230V, se for usar monitor LCD não haverá problema pois ele se regula automaticamente.

Se você montar a fonte com saída de 110/127V o PC não irá funcionar pois a fonte ATX precisa da AC para o dobrador de tensão enquanto que se entrar diretamente com 220DC a tensão já estará adequada para o funcionamento dos circuitos.

Eu já montei algo parecido e testei sem problemas, considerando que meu PC é modesto: Duron 1,2Ghz, 512RAM, HD 80G, etc...

Abraços

Sandro/CHACALPOWERS

Eae beleza ?!

O maior problema como já citei é a tensão alta no carro:

...imagina colocar 110Vac ou 230Vac no carro ...

Daqui a pouco, tem gente tomando choque no carro.

E imagina um pequeno descuido de encostar o Fio Fase na carcaça do carro e baam, foi um monte de coisas pro saco !! ...

Outro problema é com a elevação a essa tensão (e com uma corrente nao muito baixa), ... mas como voce afirmou que já testou essa configuração sem problemas ... :rolleyes:

Eu nao colocaria 230Vac no carro de forma alguma ! B)

valeu !!!!!

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