Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre ferro de solda


volnei fontana júnior

Posts recomendados

Tipo se você quiser utilizar ele mesmo experimente limar um pouquinho a ponta dele para ficar um pouco mais fina, pode tb fazer um regulador básico com um diodo 1n4007 ligado em série com o ferro e uma chave curto-circuitando o diodo, assim quando o ferro estiver ocioso você deixa a chave aberta e a energia passa pelo diodo reduzindo a temperatura do ferro, quando você for soldar liga a chave e passa energia total para o ferro assim ele aquece na hora e não fica com muito aquecimento, podendo dosar a temperatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por volnei fontana júnior@16 de junho de 2005, 20:37

Comprei um ferro de solda hoje pois estava precisando, porém o que eu comprei é de 40 watts, queria saber se tem como fazer ele ficar em 30 watts, sei q a diferença é pouca + era por segurança e curiosidade mesmo?  Valeu!

Uma vez tive este problema e para resolvê-lo comprei um "DIMMER"desses que a gente utiliza pra controlar a luminosidade das lâmpadas incandescentes, aí é só regular o dimmer e você vai obter a temperatura maior ou menor: e tinha um jeito de diminuir a temperatura do ferro de solda pela metade usando dois interruptores e dois diodos mas não consegui encontrar o esquema caso eu o ache eu vou postá-lo para você. Fui!!!! :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do dimmer é muito boa apesar que um dimer sairia mais caro que um ferro de 30W, mas a funcionalidade fica show, tipo estação de sonda mesmo!!

Este é o projeto do redutor com diodo:

http://electronics.com.br/projetos.php?prj=10

E o dimmer:

http://tecnociencia.com.br/revista/index.p...d=107&Itemid=50

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 9 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

dúvida do Stolth

Eii pessoal ja q estamos flando de ferro de solda!

preciso montar um ferro de solda 12v tem como vocês me ajudarem??

agradeço desde já!!

Postado por Saleh:
Um ferro de solda é uma ferramenta barata de grande precisão e custa aprox. 10 a 15 reais é preferível comprar um outro ferro da potência adequada que você precisa ou se desejar colocar uma tomada com dimmer.
Postado por rsnascimento:
é melhor comprar um ferro com a potência adequada mesmo.
Desculpem, mas é sempre bom dar uma lida nas mensagens anteriores antes de responder ou citar a mensagem de erigem...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Um ferro de solda é uma ferramenta barata de grande precisão e custa aprox. 10 a 15 reais é preferível comprar um outro ferro da potência adequada que você precisa ou se desejar colocar uma tomada com dimmer.

O meu de 80w foi 52 reais

mas ele fica incandescente q eu ligo isso é normal

Uma vez tive este problema e para resolvê-lo comprei um "DIMMER"desses que a gente utiliza pra controlar a luminosidade das lâmpadas incandescentes, aí é só regular o dimmer e você vai obter a temperatura maior ou menor: e tinha um jeito de diminuir a temperatura do ferro de solda pela metade usando dois interruptores e dois diodos mas não consegui encontrar o esquema caso eu o ache eu vou postá-lo para você. Fui!!!! :priv:

boa ideia

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom

sem duvida a solução mais correta, seria a compra de um ferro com a potência desejada (30W), mas eu acho q o que conta aqui, é que nosso amigo necessita reduzir a potência do seu ferro de 40W, eu gostei muito da ideia da lâmpada em série com o ferro é boa e barata e o dimmer é melhor ainda, só que um pouco mais complexa pra quem não têm tanta afinidade com construção de circuitos eletrônicos, bom partindo pro lado da lâmpada eu fiz os calculos e lâmpada de 100W mencionado pelo nosso amigo, reduziria a potência do ferro para 20W ao invés de 30W, pelo meus calculos a lâmpada ideal seria uma lampada de 258W, mas como não existe esse valor comercial, procure por uma de 250W incandescente, você chegará aos incriveis 29W para seu ferro...

Abraço

Halley Braga

Engº Eletricista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!