Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

A propósito Dinho, temos filtros como Vocal Remove que remove aquelas freqüências iguais nos dois canais quer provavelmente seriam vozes. Não haveria um filtro que funcionasse ao contrário ou seja, eliminar tudo que fosse diferente nos dois canais, neste caso, estariamos mantendo as vozes?

Falei besteira ou já existe e eu ainda não descobri?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho, to acabando de autorar aquele filme que te falei em AC 2.0 e AC 5.1.

Claro que minha máquina não é aquelas coisas mas tá dando pro gasto é so ter um pouquinho de paciência.

O Filme total tinha:

+/1 30 seg de vinheta do produtor

6 minutos de trailers

88 minutos de filme.

Bom eu te falei no post anterior que o Nuendo levou cerca de 50 minutos pra encodar a trilha principal em AC3 5.1 e uns 25 minutos pra AC3 2.0.

Legal, coloquei as trilhas no Maestro e dei uma verificada no sicronismo e mandei bala.

Agora são 01:00 e o Maestro começou a compilar.

Fiz três Menus sendo:

Menu Principal com botões para Trailers, Seleção de Audio, Capítulos e Iniciar o Filme.

Menu Audio: Dolby 2.0, Dolby 5.1, Iniciar o Filme e Menu Principal

Menu Capítulos: 1 ao 15 e Menu Principal.

Fiz os menus bem simples (the time is short), montei direto um BMP no Photoshop, com background do proprio filme e textos somente para os botões. Para os capítulos, eu capturei as screens de cada um e montei tudo lá mesmo. Não quis fazer um menu animado porque é uma coisa bastante caseira mesmo mas com dissemos em posts anteriores as opções são enormes por exemplo: quem gosta de flash pode importar uma sequencia em AVI pro flash e criar inúmeros efeitos e depois exportar pra avi e abrir no premiere pra completar os menus. (Um efeito que gosto muito e acho que deve ser feito em flash é o da abertura da Malhação. Muito criativo... a Globo sem comentários né?)

Mas é isso galera. É só por o tico e teco pra trabalhar que o céu é o limite.

Agora são exatamente 01:07 e o maestro tá na metade da compilação. Ainda não decidi se vou queimar a mídia ou vou trabalhar novamente na trilha antes de finalizar o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, fiz vários testes no NUENDO 3, e me parece bem firme o programa!! Agora, não senti toda essas diferença no visual do programa não!!! Aliá, visualmente a diferença é bem pouca!!

Estou tentdo problema na importação de um vídeo: ele carrega o filme mas trava ao "montar a imagem" ou seja, os frames na time line do vídeo e o desenho das ondas de áudio!! Aprecerem os quadros uns ao lado dos outros mas não termina nunca!!!! Me parece problema de memória aqui comigo, pois filmes menores importou na boa!!!! Vou dar uma verificada melhor!!!

Não tenho problema nenhum para importar no SONAR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já reslvi o problema de importação de vídeos para o NUENDO, na realidade ele importa o vídeo mas não mostra automaticamente na pista de vídeo, esse arquivo ( ou caminho do arquivo) é guardado na seção POOL, apenas o áudio é jogado diretamente numa pista de áudio. Daí, é necessário abrir a janela pool, ir em vídeo, Clicar no arquivo de vídeo e arrastá-lo para a pista de vídeo... Assim ele abre na boa!!!!

O procedimento no SONAR é automático, ao linkar o arquivo de vídeo, automaticamente ele abrirá a pista de vídeo e a de áudio!!!

Mas tudo bem, o resultado é o mesmo!!! Apenas o Nuendo é mais lento na importação. Neste quesito, para fazer uma mixagem em 5.1 a partir de uma trilha de estéreo referente a um vídeo, o SONAR se mostra mais eficiente e rápido pois se pode suar facilmente o modo automático de geração de Surround, somando-se a isso, criar mais duas pistas surround (esquerda e direita) para reforçar o modo automático!!

Uma coisa que me preocupei no NUENDO 3 foi a latência de input e output, algo em torno de 50ms, isso é muito alto, mesmo usando o ASIO 2.0, mas acho que isso poderá ser resolvido no painel de Controle do ASIO....vou testar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai Dinho, eu com a pouca experiência que tenho e naquilo que me proponho a fazer ou seja, refazer trilhas, é bem provável que o Sonar seja mais eficiente, trabalhando em conjunto com o SF, pois você tem que concordar que tem coisas que o SF faz muito rápido e tá ali na mão. Quanto a aparência do Nuendo realmente não foi tanta mas as cores ficaram bem melhores que o tom verde anterior.

Bom eu não tive problemas pra importar o M2V la no nuendo, já tinha percebido esse lance do Pool. A grande vantagem que vejo no Sonar no meu caso é o fato de eu poder ouvir todas as caixas enquanto que no Nuendo não. Isso pra mim facilitaria muito. Mas cada um deve procurar se adaptar aquele programa que mais facilite a sua vida certo? Talvez eu tente refazer o projeto usando o Sonar mas minha preocupação é em relação à Caixa Central já que lá o Center estaria junto com o LFE mesmo eu colocando um audio mono lá, talvez ele não duplicasse o sinal pro LFE? Embora os filtros do LFE cortasse quase tudo na saída.

Pra ser sincero ainda não decidi pelo qual optar mas tenho uma caída pelo sonar por essa características. Eu to meio duro por isso to devagar nas coisas mas assim que melhorar um pouco as coisas eu pretendo comprar outro subwoofer e deixar permanente no micro, aí da prá brincar legal com o Sonar. Eu mostrei pra uns amigos aqui que gostam de audio e ficaram impressionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rfsrossigna@23 de agosto de 2005, 08:50

Dinho. a questao da latencia no nuendo tem regulagem, 50 ms é a configuração padrão. A audigy 2 trabalha até 2 ms.

Ricardo Rossignatti

Ok, amigo.... imaginei isso, mas era muito cedo quando estava mexendo, mas logo desconfiei disso, até mesmo quando estava escrevendo o Post. Logo depois, fui no painel de controle do Asio e cetei 2ms, mas olha, funciona beleza, mas tem que fechar tudo, tudo mesmo no PC, pois o bicho pega fogo!!! É muito rápido, é praticamente instantâneo!! Muito bom...

No SONAR também fica um torpedo, pois a pLaca uma vez configurada, vale para ambos os programas!!!! Você ainda acha o Driver do Windows melhor que o ASIO?.... Olha que não é.... testei e o ASIO dá uma resposta muito melhor, o PC parece até um G5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, a grande vantagem que eu vejo no NUENDO até agora é o encodamento direto em AC3, isso ajuda muito e o direcionamento do áudio para canis de output em MONO, o que facilita muito a criação de multicanais para quem não tem Placas tão robustas como a audigy 2 ZS.

Mas o mais importante de tudo isso é que, do nada, nada mesmo, a maioria da galera aqui, já se atreve em relatar vantagens e desvantagens nesses programas tão poderosos!!! E pensar que alguns dias atrás, os screeners eram comparados a painéis de Boing!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Progredimos muito Dinho, muita coisa que nem sequer imaginávamos hoje discutimos aqui como coisa corriqueira.

Tô ouvindo a Demo. Execelente (embora não seja o meu tipo predileto de música) mas a mixagem está perfeita.

Então, vamos mandar um e-mail la pra AnalogX propondo eles criarem um filtro inverso do vocal Remover?

To testando os vobs agora no windvd. Até que ficou bom, não perfeito claro as fontes não eram perfeitas a maioria da trilha veio do VHS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma Decepção com o NUENDO 3, pois na documentação da steinberg informava que ele importava diretamente o VOB, mas isso NÃO é verdade!!!

Se você está ouvindo a minha última DEMO saiba que foi feita em apenas 2 minutos (o tempo da música), pois a partir da própria pista estéreo, enquanto ela tocava eu fazia a automação do surround, dizendo para onde eu queria que fosse o áudio de saída... depois disso e´só mandar exportar em AFF Multicanal e converter para AC3 no ADCTools... muito rápido.... e tudo isso numa única pista de áudio!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@20 de agosto de 2005, 07:48

Amoke, ficou bem legal ess nava versão do Tutorial do Premiere, mas está sem áudio mesmo ou deu pau aqui no meu equipamento?

tive uns dias fora do ar, mandei meu pc pra manutenção de hardware!!

esse tutorial não tem audio, pois utilizo balões de texto >> ficou legal porque economizou tamanho!!! (1,83 mb) e não tem a minha voz sexy no tutorial!! hehehehehehehehehehehehe!!!!!!

acho melhor fazer com balões de texto (quando aparece, fica em pause), pois o tamanho é menor!!!

estarei de volta... para começar um novo tutorial (com a permissão de vocês) sobre o nuendo (apesar que estou atrasado, mas chego lá)

abraços a todos!!! do forum!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, amigo....sem o áudio realmente o arquivo fica menor.... mas dá mais trabalho .. heheheh... esteja a vontade....Tudo que você precisa está aí bem detalhado... e qualquer dúvida é só falar que esclareceremos.... Mas ñão fique só nos Tutoriais, produza também suas Demo e post aqui.....

Aproveitando a carona neste Post, Milo, achei um bug bem estranho no ADC Tools, aqueles arquivos que você não conseguia importar para o Audio DVD Creator, pode importá-los no ADC Tools que você verá que mesmo sendo em AC3 5.1, produzido por nós no Nuendo, vai constar como sendo um arquivo de apenas 3 canais!!! Todos que eu produzi no NUENDO, o ADC Tools reconhece como apenas 3 canais!!! Mesmo o Nuendo e qualquer outro programa, inclusive o receiver DENON reconhecer como 5.1 (6 canais). Abri um DTS criado pelo SurCode e ele reconheceu como 6 canais.

Os arquivos encodados pelo Premiere Pro (Sur Code AC3), pelo SurCode DTS , pelo BeSweet e pelo SONAR AFF Multicanal são reconhecidos pelo ADC Tools como 6 canais.... Ou seja, o problema é com o Encoder AC3 do Nuendo, tanto na versão 2 como na 3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho,

em relação a driver depende muito do que você vai fazer no programa. Ainda estou fazendo comparação qual o melhor driver para realizar gravação da entrada analogica. O sonar permite fazer mixagem em 5.1 em tempo real. Ligo o toca disco na entrada analogico, faça as configurações do canais 5.1 no sonar e depois aplicar os efeitos, a equalização e etc.

Quero ver seu termino a restauração da musica exodus do maestro Billy Vagauh, o vinil foi gravado em 1970, e depois mixar em 5.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paa recuperar o vinil a Voxengo tem uns pLugins bem legais que retiram todos os ruidos da agulha, é muito melhor que o Noise Remover. Eu não tenho dúvidas que o SONAR faz isso com facilidade. Eu ainda não testei a mixagem em tempo real de captura, fiz em tempo real mas com o arquivo já na pista de áudio!!! Mixar em 5.1, automático, durante a captura deve ser bem legal... É uma excelente ideia... Mas já dá para perceber que a lat~encia terá que ser a menor possível, neste caso só mesmo o ASIO trabalhando a 2ms, ou se for o caso um G5, aí fica fácil!!! Acabou de faltar luz aqui e meus equipamentos de áudio estão desligados, apenas o PC está no No Brack, mas assim que normalizar tudo aqui vou fazer esse teste também.... economiza bastante tempo, mas você já tem que saber o que fazer, pois Real Time não pode haver erro!!! se houver, depois de gravado o arquivo é só editar!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho/rfsrossigna talvez vocês possam esclarecer uma coisa a respeito do Sonar:

Eu to ouvindo uma MP3 no windRIP e está perfeito. Carrego ela no Nuendo e ouço tambem perfeita, agora no Sonar aparece uns ruidos estranhos que não tem na música tipo um tic-tic intermitente?

Vocês tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...