Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Video não enquadra na tela da TV


Posts recomendados

E ai pessoal, tó com uma dúvida, criei um dvd com ep de um anime aqui no computador.

Converti os vídeos pra mpeg2 com TMPEG 2.5 e autorei o dvd no DVD Lab Pro.

Bem quando fui assistir no aparelho de dvd de mesa ele rodou direitinho mas, percebi que o vídeo não se enquadra direito na tela da TV, fica cortado nas laterais (como um filme em widescreem quando transformado em fullscreem e ele perde parte da sua tela) e na parte superior e inferior (percebe-se por exemplo que a letra da música da abertura é cortada no meio)

Alguém ai já teve esse problema, como faço pra configurar direito o TMPEG para ele converter o vídeo corretamente (já esperimentei a resolução Fullscreem, Fullscreem (preserver aspect ratio), nessa ele criou as bordas pretas nas laterais do ep e na tela do dvd passou enquadrado direito as laterais na TV mas ainda cortado nas partes superior e inferior, e Fullscreem (preserver aspect ratio 2).

A sacanagem é que no computador os vídeos passam diretinho só na tv (uma Philips 29 polegadas) é que acontece esses cortes na área de resolução do vídeo.

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Existe uma forma de resolver via software (fazer um script AVISynth), mas é um tanto complicada. Ontem, dando uma fuçada em foruns, vi um post que falava o seguinte: as TVs mais modernas possuem um "menu de serviço" escondido, tem que digitar alguns códigos não revelados pelo fabricante pra poder acessar. Através desse menu você pode alterar o tamanho da tela, tanto vertical quanto horizontalmente. Infelizmente não lembro o site. Mas dando uma pesquisada com o google (use as palavras "forum, menu de serviço, TV,...") vocês devem achar algo. Recado: essa operação é pra técnicos portanto, anotem bem os valores "default" antes de alterar pra não ficar sem a TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei!!

Pessoal, já dei essa dica antes para um colega aqui do forum num outro tópico. Como sei que esse é um problema que incomoda vários de vocês que baixam seus ANIMES pra assistir em suas TVs e não somente no PC... resolvi criar esse outro tópico mais específico pra tentar ajudar quem passa por esses problemas. Me desculpem os moderadores se eu estiver abusando, já que sou iniciante Tongue

Tentem acessar o "modo de serviço" de seus televisores. Esse modo de serviço é uma espécie de "menu secreto" que existe em praticamente todas as TVs ( não sei se naquelas tranqueiras preto-e-branco de antigamente existe isso... Tongue ). Através do modo de serviço pode-se burlar os efeitos do Overscan das TVs, ajustando a imagem tanto horizontalmente quanto verticalmente. Eu fiz isso aqui na minha TV, uma Philips de 29" que já tenho desde 2000, ou até antes disso... não lembro direito quando comprei. Pelo menos com relação às legendas de ANIMES eu fico tranquilo, não perco mais nenhuma parte de cima nem de baixo do vídeo, somente um pouquinho dos lados, mas bem pouco mesmo. Tentem vocês aí acessar o modo de serviço de suas TVs, nessa página que vou passar aqui tem um pessoal que mexe com eletrônica, e os caras disponibilizam os macetes para acessar o modo de serviço das diversas TVs de várias marcas diferentes. Sejam cautelosos e procurem sempre anotar os valores originais ( default ) desses atributos de suas TVs antes de mexer em alguma coisa, porque se vocês mexerem em algo que não era para mexer, é só voltar para os valores de antes que fica tudo numa boa novamente. Tentem achar mesmo só a parte em que regula a altura e largura, estica, puxa, achata, essas coisas... Tongue O resto recomendo que só alterem se souberem exatamente o que estão fazendo...

O endereço é esse aqui:

http://www.eletroinfo.net/modules.php?name...howpage&pid=114

PS.: Não me responsabilizo por eventuais besteiras que vocês possam fazer na configuração de suas TVs Wink

Boa sorte!!

Esse post tá no forum do DIKO (VMesquita) e o autor é o Boinox:http://www.vmesquita.com/forum/index.php?topic=3354.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentando converter corretamente, eu tentei com o DIKO (mais umas partes ficaram quadriculadas, não sei porque)

Tentei o TMPGEnc nesse fico normal o modo pra SVCD mais pra DVD fico travando o DVD

O que deu certo sem erro foi o DivxtoDVD mais este não tem jeito de mexer nas opções dele

O melhor pra mim seria o DIKO mais ele tá com problemas então vou pedir pra que você faça com TMPGEnc e se puder me explicar como eu faço conseguir mais qualidade eu agredeceria também, valeu

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DIKO não faz a conversão, quem faz é um "encoder" (ou o CCE, que pra mim é o melhor de todos, mas é pago ou o FreeEnc). Se ficou ruim, ou o original também era ou você colocou muitos episódios e aí não tem milagre que dê jeito. O TMPGEnc também é muito bom. você deve ter errado em alguma configuração. Procura algum tutorial sobre ele. No VideoHelp ou no Doom9 deve ter vários. Com relação ao corte nas laterais, pra corrigir faça o seguinte. Pegue um de seus animes e corte, deixando com apenas um minuto. É só pra testar. Se você tem o DIKO instalado, ele automaticamente instala um programa auxiliar chamado AVISynth. Abra o Bloco de Notas (tem que ser texto puro, sem nenhuma formatação) e digite o seguinte:

LoadPlugin("C:\Arquivos de programas\DIKO\avisynth plugins\MPEG2Dec3.dll")

AVISource("caminho\nome do arquivo.avi",audio=false)

ConvertToYUY2()

LanczosResize( x,y )

AddBorders( a,b,a,b )

ConvertToRGB32()

Verifique se o plugin da primeira linha está instalado nesse mesmo caminho em seu HD. Se estiver em outro lugar mude. O avi a ser usado é aquele que você deixou com 1 minuto. Salve esse texto com extensão ".avs". O truque está no comando "LanczosResize". O "x" e o "y" são os valores da resolução, 720 linhas e 480 (NTSC) ou 576 (PAL) colunas. Os valores "a" e "b" são as bordas pretas que serão adicionadas nas laterais e em cima e em baixo, respectivamente. A soma "x+a+a" sempre será 720 e "y+b+b", 480 ou 576. Eu costumo usar esses valores:

LanczosResize(630,400)

AddBorders(50,40,40,40)

Agora, no encoder que preferir abra esse ".avs" ao invés do filme. Mande encodar e teste na TV (no PC não adianta, tem que testar na TV). Se não ficar bom, vá alterando os valores até alcançar um resultado satisfatório. Depois com esse vídeo mais o áudio e possíveis legendas você autora o DVD com o DVD-lab PRO.Boa sorte !!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei no Diko, no TMPGEnc e no DIVXtoDVD, todos não aceitaram, ajustei o caminho do arquivo de teste mais não precisei mexer no caminho do AVISynth pois ele já está correti

O DIKO me passou essa informação

-----------------------------------------------------------------------

1:09:42: DIKO Free 0.78B3

1:09:42: -----------------------------------------------------

1:09:42: *************************

1:09:42: * Getting movie info... *

1:09:42: *************************

1:09:42: -----------------

1:09:42: Processing Movie 0:C:\Documents and Settings\Sniper\Desktop\teste.avs+

1:09:42: Script Template: scripts\avi\DialhotV4.avs

1:09:42: Error: 5

1:09:42: Unsupported FrameRate

1:09:42: One of the movies has a non-standard framerate

Standard framerates are 23.976,25,29,97 and 29.976

Non-standard framerates are not supported in DIKO Free.

-----------------------------------------------------------------------

Sendo que já tinha convertido esse mesmo arquivo só com a abertura do anime antes, você poderia verificar se digitou certo por favor e valeu pela atenção

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, o DIKO não é um "encoder". Ele usa um externo pra fazer a conversão. As opções do DIKO são o CCE ou o FreeEnc. O TMPGEnc é outro "encoder". Acho muito estranho você não conseguir fazer com ele. Ele dá alguma mensagem de erro? Qual? Qual é o "framerate" desse filme? O script está correto, não há nenhum erro de digitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Consegui tirar o som com o VirtualDub baixei o VirtualDubMod mais é igual ao outro, então tentei Authorar no DVDlab-pro mais ele não aceite o audio que esta em WAV e dá o seguinte erro:

"DVD supports 16 per sample PCM audio"

Tem como ajustar isso??

tô chegando cada vez mais perto, uhahhuhuauha

Na proxima vez acho que vai dar certo

valeu pela ajuda novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O som wav é sem dúvida o de melhor qualidade, por isso mesmo seu tamanho é gigante. Por isso que inventaram o mp3... Eu não entendi essa mensagem de erro, mas faz o seguinte: deixando em wav ou convertendo pra mp2 ou ac3 (são arquivos de áudio comprimidos, diminui MUITO o tamanho e perde-se muito pouco em qualidade) confira se está em 48000 Hz e 16 bits. Não esqueça de postar dizendo se deu certo ou não.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Consegui, vitória, huauhuahuhuahuaahuauh

Vou explicar como consegui

Primeiro fui atrás de um conversor de som para transformar o WAV em MP2 ou AC3, passando por um dos sites encontrei um tutorial de como passar animes em DVD com o CCE, então peguei o tutorial e tentei fazer o processo, fiz tudo certo, o som ele fez em um arquivo separado diferente do TMPGenc que não fez som nenhum, e o DVDlab aceitou a extensão do som que foi em MPA, até ai tudo bem, só que a Borda inferior do video não aparecia, só aparecia as outras 3, então comparei os dois arquivos AVS. O que você me passou e o do Tutorial que era assim:

AviSource("C:\Episódio - 01.avi")

AddBorders(40,20,40,20)

E o seu era assim:

LoadPlugin("C:\Arquivos de programas\DIKO\avisynth plugins\MPEG2Dec3.dll")

AVISource("C:\Episódio - 01.avi",audio=false)

ConvertToYUY2()

LanczosResize( 630,400 )

AddBorders( 50,40,40,40 )

ConvertToRGB32()

Como percebi que no seu comando tinha mais opções o video estava funcionando, mais o audio estava dando problemas, resolvi tirar a opção "audio=false" e testei no CCE para ver se o Video ficaria com a borda e que o som ficaria normal. então PIMBA, na mosca, acertei em cheio, auhuhauhauhauhahuauhah

O comando que deu certo foi este:

LoadPlugin("C:\Arquivos de programas\DIKO\avisynth plugins\MPEG2Dec3.dll")

AVISource("C:\Episódio - 01.avi")

ConvertToYUY2()

LanczosResize( 630,400)

AddBorders( 50,40,40,40)

ConvertToRGB32()

só vou testar o video no DVD agora e "ir pra galera", vou ver quanto da borda é necessário para o anime que eu vou transformar e escolher os capitulos pois o CCE converte um monte de capitulo junto já para o tamanho do DVD e além disso ele é bem mais rápido que o DIKO, bemmmmmmm mais rápido.

maorefice Muito Obrigado e valeu pela paciencia e pelos conhecimentos que me passou, se eu puder te ajudar com alguma coisa é só pedir que estamos ai no forum para ajudar a galera, agora já posso responder topicos de conversão, hehe, Valewwwwwwwwwwww

:palmas:

Sem o Clube do Hardware e seus usuarios prestativos eu não seria nda, desculpa pela insistência e valeu por tudo, t++++++

Obs: Se alguem não entendeu a minha explicação poiis deve tá estranha porque eu tô tentando ler e não tô conseguindo entender, auhuhhuauhauhahuauh me manda uma mensagem privada que eu vou tentar ajudar, inté. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A opção "audio=false" eu uso pois prefiro converter o som eu mesmo através do BeSweet. O CCE não é mais rápido que o DIKO... O DIKO não converte nada. Ele é apenas um integrador de vários programas, inclusive o CCE. O que acontece é que o DIKO faz todos os passos até o produto final (converte, extrai áudio, converte áudio, insere legenda e autora o DVD). Observando as ações de programas como o DVD2SVCD e o DIKO é que eu descobri todos os passos pra converter avi pra DVD. Mas o mais importante é que você consegui resolver seu problema.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, não sei se fica melhor. Apenas tenho mais liberdade de criação. Normalmente, a partir de uma trilha de áudio estéreo crio uma nova Dolby Digital 5.1 pois tenho um Home Theater e a diferença vale a pena... Experimente visitar o post do Dinho (Somaniaco) pra ter uma ideia sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontece em praticamente todos os televisores que "cortam" as bordas da imagem - geralmente pra ocultar flickers e overlays de alguns vídeos.

Por isso, alguns programas mais avançados de edição de vídeo (como o Sony Vegas 6.0) mostra uma área chamada Safe Area - que garante que o que estiver alí dentro vai sair em qualquer TV de qualquer época - geralmente a borda da Safe Area é algo em torno de 10% da área do vídeo.

Já resolvi esse tipo de problemas com animes, colocando o anime no editor, e depois diminuir ele (mantendo a proporção "aspect ratio") até ele ficar dentro da Safe Area (que é mostrada como uma linha imaginária) e depois codifiquei.

Ai eu consegui ver normalmente o vídeo, na tela inteira da TV, sem cortes.

PS: Minha TV é de 20" e de 1993!

Devem ter outros programas que mostram a Safe Area para você não correr esse risco de codificar o video e sair cortado na TV, mas de cabeça, eu conheço só o Sony Vegas 6.0... Acho que o Adobe Premiere deve ter isso também.

Fui! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, não sei se fica melhor. Apenas tenho mais liberdade de criação. Normalmente, a partir de uma trilha de áudio estéreo crio uma nova Dolby Digital 5.1 pois tenho um Home Theater e a diferença vale a pena... Experimente visitar o post do Dinho (Somaniaco) pra ter uma ideia sobre o assunto.
então isso é só pra quando eu for transformar os videos para serem visto em Home Theater, vou deixar pra depois, só vou deixar o topico nos favoritos pra quando eu precisar :-BEER

Eu entendi o que você fez quis dizer com o diko sendo a mesma velocidade que o CCE, mais o Diko que eu peguei só usa o Freenc, tem como ele usar o CCE ????

O que eu faço pra aumentar a qualidade do arquivo na conversão, o que eu posso mudar pra que o video fique com excelente qualidade??

Por isso, alguns programas mais avançados de edição de vídeo (como o Sony Vegas 6.0) mostra uma área chamada Safe Area - que garante que o que estiver alí dentro vai sair em qualquer TV de qualquer época - geralmente a borda da Safe Area é algo em torno de 10% da área do vídeo.
Mais esse Sony Vegas ele é conversor, programa de Authoração, o que ele é?

Se não for conversor, acho melhor o outro programa, pois já faz uns par de episodios juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!