Ir ao conteúdo

Luz solar no computador

Revolutionary

Posts recomendados

Postado

Por uma questao de espaco, tiver de montar meu computador num local onde, em determinado horario, ele é atingido pela luz do sol que entra pela janela (que é um tanto longe do PC) por aproximadamente uns trinta minutos. O gabinete possui as laterais transparentes, e por isso a luz solar atinge diretamente os componentes de hardware do micro.

Gostaria de perguntar a vocês se isso pode ocasionar algum dano em meu hardware, a curto ou longo prazo.

Agradeco qualquer opiniao.

Postado

Como o ISO9K disse, dependendo do material, a luz solar pode danificá-lo

Pode ser que você tenha problemas com aquecimento, já que a luz vai incidir diretamente na placa, seu case vai se transformar em um pequeno "aquecedor solar". A luz solar aquece a placa mas o calor fica retido dentro do gabinete, pois o acrilico das laterais não é um bom condutor termico, a temperatura do processador e da placa mãe será maior, mesmo com os coolers.

Procure mudá-lo de posição e monitore a temperatura do processador e da placa mãe. :-BEER

Postado

Oi amigo.Eu não sei se foi somente por causa da luz do sol mas meu monitor está rachando todo :ahh: ...Porém ele pega muito pouco sol mas está se rachando todo(a parte plastica) e ele jamais caiu de algum lugar ou sofreu pauladas :devil: ...Eu acho que na minha opinião você não deve deixar se pc no sol :P

• Membro VIP
Postado

Na minha opinião, não creio que seja tão grave assim! Vejamos, a incidência dos raios solares serão em certa inclinação(sim, pois para atingir a lateral e entrando pela janela, com certeza será em horário da manhã ou da tarde). Nesses horários e não havendo incidência "direta", o aumento de temperatura será somente o mesmo que aumentou o ambiente! Nada que vá aquecer além do normal ou muito menos empenar uma placa!

Por que sou taxativo nisso? Exatamente por conviver com essa situação. O sol entra pela janela e incide sobre a lateral do PC e muitas vezes, sem a lateral!

Postado
Postado Originalmente por Revolutionary+27 de junho de 2005, 00:54-->
Medx, existe algum software que realize essa funcao de monitoramento da temperatura?

No CD da minha placa mãe(Asus) tem um aplicativo para monitorar a temperatura, acredito que exista para outras placas

MEIRANETO@27 de junho de 2005, 20:16

Na minha opinião, não creio que seja tão grave assim! Vejamos, a incidência dos raios solares serão em certa inclinação(sim, pois para atingir a lateral e entrando pela janela, com certeza será em horário da manhã ou da tarde). Nesses horários e não havendo incidência "direta", o aumento de temperatura será somente o mesmo que aumentou o ambiente! Nada que vá aquecer além do normal ou muito menos empenar uma placa!

Por que sou taxativo nisso? Exatamente por conviver com essa situação. O sol entra pela janela e incide sobre a lateral do PC e muitas vezes, sem a lateral!

Não empenaria a placa, ela trabalharia em uma temperatura maior do que se estivesse em um gabinete totalmente de metal. A luz mesmo incidindo com certa inclinação sobre a placa, será parcialmente transformada em calor e isso aumentará a temperatura interna do gabinete. A dúvida é quanto aumentaria e se isso seria uma ameaça.

Nunca usei gabinete "modificado" para falar com certeza sobre isso, mas vale a pena monitorar a temperatura, principalmente se você faz overclock.

Postado

O exemplo que pode ilustrar seria um pé de tenis na vitrine constantemente esposto aos raios solares por uma semana, se você comparar com o outro pé que não recebeu o sol, você vai ver a diferença...

Se você não que uma placa com todos os componentes e case com aparencia desbotadas isso seria o minimo de estrago.....

Postado

Eu acho que tende a demorar muito tempo para dar qualquer tipo de problema... Sol rachando do meio dia eu não recomendaria deixar, mas meia hora de sol por dia não vai dar câncer não! É mesmo bom que evita dar mofo, rssss...

De boa, painel de carro ce já viu a temperatura que chega com sol, né! E ce já viu que demora um tempinho (uns anos) até acabar rachando... É claro que se um carro fica muito tempo no sol, todo dia, até a pintura gasta! Mas se não for luz direta, nem aquecimento daquele que dá para fritar ovo (é o que acontece com painel de carro), você não terá problemas. O próprio vidro da janela, se for vidro batido, já ameniza um bocado o problema... Eu vi num post sobre luz ultra violeta aqui no fórum, que o acrílico de janela lateral, por si só já filtra bastante coisa. E fora temperatura, o que há de mais nocivo no sol é o ultra violeta. O maior risco de danos em minha opinião é em seu gabinete e em seu monitor, mas sinceramente, aqui eu tenho o mesmo problema com meu som, com meu monitor, minha impressora... Há anos! Uns 30min de sol da manhã todo dia, e nada de ressecamento! :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!