Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd ata 100 ou ata 133


Paton

Posts recomendados

Caros,

preciso comprar um HD novo para minha máquina, a dúvida é se compro ATA 100 ou ATA 133, sei que o ATA 133 é mais rápido, mas será que é compatível com minha máquina. Possuo um P III 550, placa mãe ASUS P2-99.

Estou com vontade de comprar com o HD modelo:

Maxtor 40 GB - 7200 RPM - MODELO D740X - ATA 133

Será que minha máquina aceita?

Abraços

Marcelo Paton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ATA133 não é necessariamente mais rápido que ATA100.

ATA133 apenas diminui um possível gargalo na transferência de dados. O máximo seriam 133MB/s, enquanto que ATA100 seriam 100MB/s.

Mas pra quê aumentar o limite para 133MB/s se o HD IDE mais rápido não consegue transferir os dados nem com metade disso (o mais rápido consegue pouco mais de 50MB/s)?

Parte é marketing, parte é que ajuda os HDs que tiverem caches grandes (tem alguns HDs com cache de 8MB e curiosamente esses são ATA100, pra você ver que não importa tanto ser ATA133).

Apenas a Maxtor está usando o ATA133. As outras não usam porque ele não tem vantagem alguma hoje (até o ATA66 tem desempenho bem próximo do ATA100).

Consulte sobre testes do HD antes de comprar (tem no site www.xbitlabs.com por exemplo).

Os Hds tem compatibilidade com as interfaces anteriores. Um ATA133 pode trabalhar com controladora ATA100, ATA66 ou até ATA33 ou menos.

Não sei como a Maxtor faz isso, se é automático.

Eu tenho Seagate e ela tem um programa para você definir qual ATA o HD deve usar. E usava uma ATA100 na minha antiga board que era apenas ATA66 como a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...