Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar o sistema RAID-0


JJ2006

Posts recomendados

Gostaria de saber como devo implementar o sistema RAID-0 em meu micro.

Já possuo um HD SATA 80, minha MB é uma K8V-X.

Já tenho conhecimento que se faz necessário mais um HD, porém...

1- O segundo HD tem que ser do mesmo tamanho que o primeiro (80 e 80)...??

2- RAID é um programa que tenho que instalar para que a tecnologia funcione...??

3- Para a instalação deste segundo HD SATA será necessário fazer o mesmo procedimento de instalação do primeiro HD SATA (ter o drive no diskete e apertar o F6) ou através do HD SATA já instalado consiguirei formatá-lo..???

4- Para ter o sistema RAID-0 em meu PC terei que formatar meu primeiro HD e instalar o WimXP novamente já com o segundo HD SATA conectado na MB...??

Agradeço a quem puder me orientar neste problema. <_<

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amigo, para que seu sistema funcione em RAID, sim, seus HD's tem que ser idênticos, da mesma marca, modelo, tamanho, e mesma rotações consecutivelmente...

RAID, não é um programa que você tem que instalar, ele já vem na sua placa mãe, caso ela suporte isso, está em seu SETUP... beleza...

Para a configuração deste seu PC, é preferível que, você já esteja com os seus HD's devidamente instalados antes da instalação do seu sistema operacional, senão, você corre o risco de não funcionar adequadamente depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1 - Não é necessário que os 2 HDs sejam iguais, nem sequer do mesmo tamanho.

Mas você só obterá o máximo de expaço e desempenho se forem iguais... Se você ligar um de 80Gb e outro de 120Gb, o sistema vai "nivelar por baixo", tratando como se fossem 2 de 80Gb.

A velocidade é a mesma coisa... Se forem 2 de velocidades diferentes, o mais rápido vai trabalhar na mesma velocidade do mais lento. Por isso é recomendável usar 2 HDs iguais, de preferência de mesma marca e modelo.

2 - Ao instalar, você deverá entrar na bios, normalmente não é no setup normal, mas em outro setup que surge após o primeiro. Lá você configura para que os 2 HDs sejam vistos como um disco só.

3 e 4 - Logo após fazer isso, todos os dados nos 2 HDs serão perdidos... Então você deve reinstalar tudo novamente após a configuração do raid, e precisa usar o disquete com F6 na instalação do winxp. Não há outra maneira de fazer, visto que ao criar o array, os dados são perdidos. Não é uma questão de "risco de não funcionar adequadamente", é que o array fica zerado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que e melhor um Raptor ou um SATA II?

Um Raptor com certeza!

Porém, 2 HDs Sata em RAID 0 ficam melhor ainda.

Podem ser usados diversos tipos de HD para o RAID, não apenas HDs de mesma tecnologia. É o chamado "JBOD" (um punhado de discos), que permite RAID com HDs Sata + HDs IDE (Pata) e de tamanhos diversos. Porém, não sei se sua placa-mãe suporta e as restrições que o Rafael Coelho informou permanecem também.

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!