Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador com 2 processadores.


cetaruom

Posts recomendados

Oi, sou novato aqui e gostaria de sanar a seguinte dúvida:

Meu amigo possui um computador que em sua placa-mãe há 2 processadores pentium 4 de 1.5 Ghz. Gostaria de saber se esse computador seria mais rápido que um Pentium 4 de 3.0 Ghz com apenas um processador; já que esse, apesar de uma só cpu, possui o dobro de velocidade de clock? Esse meu amigo reportou que ele é mais veloz que um Pentium 4 3.4 Ghz ou Athlon 64 3400+. Será isso verdadeiro um ele exagerou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certaza absoluta ele não exagerou ! Ele é com certeza mais veloz que um Pentium 4 3.0 HT. Agora veja bem; esse desempenho irá depender de todo um conjunto de hardware, não apenas o processador em si. Mas se os 2 computadores forem idênticos mudando apenas o processador, no caso 2, esse úlitmo será muito mais veloz. Ficando claro, também, que o software terá que reconhecer os 2 processadores. Isso é muito importante. Os programas que eu conheço que reconhecem 2 cpu´s são: Windows NT4/2000/XP, Photoshop e outros pgms gráficos, alguns jogos como o Quake 3 Arena e Falcon 3.0. A tendência é que apareçam mais programas suportando 2 processadores, já que lá fora, já estão saindo processadores de núcleo duplo. Você poderá notar em minha assinatura, que eu possuo um computador parecido com o do seu amigo, e ele deixa o Athlon XP 2.4 aqui do meu trabalho comendo poeira no desempenho do Windows e seus aplicativos. Espero ter ajudado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o que o Mouratec falou, o conjunto hardware/software vão fazer a diferença. Por exemplo, se os processadores compartilham mesma memória, a diferença de performance não será tão grande, principalmente em aplicações que fazem muito uso de memória. programas programados pra trabalhar com processadores multiplos são essenciais também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cetaruom@02 de agosto de 2005, 23:04

Oi, sou novato aqui e gostaria de sanar a seguinte dúvida:

Meu amigo possui um computador que em sua placa-mãe há 2 processadores pentium 4 de 1.5 Ghz. Gostaria de saber se esse computador seria mais rápido que um Pentium 4 de 3.0 Ghz com apenas um processador; já que esse, apesar de uma só cpu, possui o dobro de velocidade de clock? Esse meu amigo reportou que ele é mais veloz que um Pentium 4 3.4 Ghz ou Athlon 64 3400+. Será isso verdadeiro um ele exagerou?

Não, seu amigo não tem dois processadores P4 de 1.5 GHz, pode ser que ele tenha dois processadores XEON;

Sobre a pergunta, dois processadores de 1.5 GHz não é mais rápido do que um de 3.0 GHz, o que acontece, é que quando se executa várias aplicações ao mesmo tempo, com certeza o sistema que tiver dois processadores ou mais vai ser mais rápido, visto que cada processador pode dividir o trabalho na execução das aplicações.

Mas, quando se trabalha com apenas uma aplicação, o processador único de 3.0 GHz, executará a tarefa mais rapidamente do que um sistema com 2 ou mais processadores com clock inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RachaCUCA@03 de agosto de 2005, 22:48

opa, beleza

cara e também precissara de uma fonte muito boa, e uma pergunta, exite placa bioprocessador pra AMD spcket 462 e 754?

falo

Socket 462P sim, estas para os Athlon MP que saiu de linha, já para a plataforma K8, somente o Opteron socket 940P.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na maioria das aplicações (jogos, inclusive), um micro com 2 processadores de 1.5Ghz vai ter exatamente o mesmo desempenho do que outro com apenas 1 processador de 1.5GHz.

A única vantagem é ao rodar dois programas ao mesmo tempo: nesse caso, 2 processadores vão ser aproximadamente 30% mais rápido do que 1 só.

Mas, de forma alguma, esse P4 com 2 de 1.5Ghz vai chegar sequer perto do desempenho de um P4 de 3.0GHz. Nem chega perto...

Esse seu amigo quis é dar uma de bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto Enéias, mas estive conversando com ele, essa semana e ele disse que a máquina tem realmente 2 processadores com apenas uma confirmação sua; os 2 são mesmo Xeon. Já na questão desempenho ele disse que a sua informação não procede, já que não basta apenas ter 2 aplicações abertas ao mesmo tempo, mas os programas precisam ser desenvolvidos para trabalhar com os dois. E novamente informou que a máquina está no trabalho dele e que é muito mais veloz que um de 3.0 gigahertz. Pô, sinceramente, eu não entendo muito de informática mas vou confiar nele; o cara é engenheiro conceituado na área de informática e também não creio que ele queria aperecer. Não dá para não colocar nenhum crédito num cara desse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cetaruom@11 de agosto de 2005, 16:36

Já na questão desempenho ele disse que a sua informação não procede, já que não basta apenas ter 2 aplicações abertas ao mesmo tempo, mas os programas precisam ser desenvolvidos para trabalhar com os dois.

Não, não dei essa informação, eu disse que um sistema dual processado será mais rápido com várias aplicações abertas ao mesmo tempo, eu não disse nada que as aplicações não precisam ser otimizados para o sistema, visto que também roda aplicações " normais " nesse sistema.

Postado Originalmente por cetaruom+11 de agosto de 2005, 16:36-->
E novamente informou que a máquina está no trabalho dele e que é muito mais veloz que um de 3.0 gigahertz.

Não. O sistema dual será mais rápido em aplicações otimizadas ( NÃO FOI ELE QUEM DISSE ISSO :P ), agora quando roda aplicações como por exemplo JOGOS, o processador único de 3.0 GHz vai ser muito mais rápido que o sistema com dois processadores.

cetaruom@11 de agosto de 2005, 16:36

Pô, sinceramente, eu não entendo muito de informática mas vou confiar nele; o cara é engenheiro conceituado na área de informática e também não creio que ele queria aperecer. Não dá para não colocar nenhum crédito num cara desse.

Se isso fosse uma regra para conhecimento, muito nego que se diz " conceituado " estaria perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não velho seu amigo ta enganado... Olha o topic de dual core ali q voce vai entender direitinho por que eles esta errado... um dualcore>2processador.

Mas voltando que eu saiba não existe uma MB q use do sockets diferente então não da pra se usar um pentium 3.0 e um atlhon64 ainda mais por que um é 32 bits e o outro 64...

Mas pode ter certeza que entrte compra 2 processador e um compre 1 :D ou compra um dualcore... a mais um detalhe não pensa q voce soma os hertz e voce vai ter o desempenho do pc pois tem varios outros fatores q influenciam no desempenho fsb/htt cache l1/l2/l3 sei la cara é a minha opniaum mas tenho a impressao que esse seu amigo é meio incompetente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!