Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa OFF-BOARD!


Solrac30

Posts recomendados

  • Administrador

você pretende fazer Over neste processador amigo?

Prentende utilizar HD SATA?

Vai utilizar DUALL???

Se for fazer over, pode optar pela

ASUS A7N8X-X

ABIT NF7

Se optar por não fazer over, mas quiser suporte a DUAL, você pode optar pela:

ASUS A7N8X-E Deluxe

ABIT NF7

ABIT NF7-S2

Tem também a MSI, e a DFI, além da EPOX, tem algum fabricante específico??? Acho que assim, fica melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
O que seria Dual?

Bom, vamos ver se te ajudo, não é...rsrs :D

Espero que goste do texto e te esclareça algumas coisas, ok.. :D

Neste testo que vou postar, mostra explica porque que alguns Athlons tem desempenho meramente iguais ou superiores aos P4 da INTEL, e porque a suscetibilidade de alguns problemas como lentidão nos Pentium 4 da INTEL...

Texto do BABOO, ok...

o Link é este:

http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?topicID=249583

Este testo é bem interessante, e vai te ajudar a entender algumas coisas, ok..

Entendendo o problema

Os processadores de hoje em dia tem o chamado FSB (Front Side Bus), que é um valor de velocidade base no qual o processador troca informações com o chipset, e com isso, com a memória. Quanto maior o valor da velocidade do fsb, teoricamente, mais rápido um dado trafegará entre memória e processador. Se o dado trafegar mais rápido, o processador ou a memória receberá o mesmo em menor tempo, o que vai gerar (claro, se a cpu tiver um bom desempenho) um tempo menor para processar determinado dado, com isso, um processo por exemplo, como iniciar uma aplicação, será feito de modo mais rápido (resumindo, em tempo menor, o que gera maior desempenho final).

Teoricamente também, quanto mais "largo" o fsb, mais informações seriam trocadas ao mesmo tempo. Aqui já vemos o grande problema. O Pentium 4 usa o FSB multiplicado por quatro (QPB - Quad Pumped Bus), enquanto que o Athlon usa o FSB multiplicado por dois (DDR - Double Data Rate). Hoje já vemos na prática que a "largura" a mais do Pentium 4 não trouxe vantagem em cima da largura do Athlon. Diferenças de arquitetura entre ambos processadores à parte, ambos se beneficiam, e bem, é do aumento da velocidade do FSB. Claro que para isso, é importante ter memórias que rodem sincronamente (mesma velocidade) com o fsb do processador.

Com isso, quanto maior a velocidade, mais dados trocados (já que cada dado leva menor tempo), maior o desempenho. Mas e a memória? Bom, nesse meio tempo já temos a memória DDR, que transmite dois dados por ciclo.

Posso usar a DDR com o Pentium 4? Sim, claro, pois hoje temos chipsets que fazem o Pentium 4 trabalhar com as DDR, e por sinal, muito bem. Neste caso, o QPB do Pentium 4 não entra em conflito com o DDR da memória. São duas tecnologias distintas e não dependentes uma da outra.

Mas o grande problema no Pentium 4, nos dias de hoje, é que o mesmo tem um FSB muito inflado, com valores que chegam a 800 (4 x 200Mhz). O Athlon usa FSB 400 (2 x 200Mhz). Bom, até aí, tudo bem, ambos tem o valor 200mhz como base. O problema que o Pentium 4 sofre é que a memória mais rápida e padronizada pelo Jedec hoje em dia é a DDR 400 (2 x 200Mhz). Com isso, o Pentium 4 fica sobrando enquanto o Athlon fica em cima do muro. A estória fica diferente ao usarmos a DDR2, mas essa estória fica para a próxima comparação.

Por que o Pentium 4 sobra? Teoricamente, para o melhor desempenho, é recomendável fazer com que a largura de banda da memória e processador sejam iguais.

Imagine a situação: Um ajudante de pedreiro carrega 4 tijolos por minuto até o pedreiro, que coloca 8 tijolos por minuto na parede. Com isso, concordam que o pedreiro vai ficar metade do tempo esperando o ajudante? É isso que acontece com o Pentium 4. O processador anda mais rápido que a memória, e não é eficiente pois o que ele anda a mais, não é aproveitado em sua total capacidade, já que tem que esperar a memória para troca de dados.

O Athlon fica em cima do muro pois tem o fsb do processador igual ao valor da DDR mais rápida, por isso, por enquanto, não tem problemas sérios como o Pentium 4.

Tecnicamente falando

O Pentium 4, com FSB 800, consegue uma largura de banda de 6,4Gb/s. Para ter ideia, uma memória DDR 400 consegue 3,2Gb/s, ou seja, somente metade. Não vamos esquecer que estamos falando de valores teóricos, já que na prática não conseguimos atingir estes valores.

Antigamente a Intel tinha conseguido resolver este problema, com as memórias Rambus. Mas acabou em um beco sem saída já que um chipset que suportava as memórias Rambus era mais complexo e caro que um chipset que suportava as DDR, além de pouquíssimos fabricantes o fazerem. Sem contar que um pente de memória Rambus era bem mais caro que um de DDR.

Com isso a Intel teve que jogar pesado e inovar para conquistar o crescente mercado de desktops e o consumidor. Na época, a memória mais rápida eram as DDR 266, sendo as DDR 333 novidade. Nisso os Pentium 4 estavam crescendo, como a novidade do FSB rodando a 533 (4 x 133Mhz). Mesmo assim, o Pentium 4 ainda era mais rápido que a memória. Veja abaixo a largura de banda das memórias DDR e do Pentium 4. Veja que o Athlon não necessita de uma memória tão rápida já que o seu fsb é bem mais modesto que o do Pentium 4.

DDR 266 = PC 2100 = 2,1GB/s

DDR 333 = PC 2700 = 2,7GB/s

DDR 400 = PC 3200 = 3,2GB/s

Pentium 4 fsb 533 = 4,2GB/s

Athlon fsb 266 = 2,1GB/s

Athlon fsb 333 = 2,7GB/s

Como podemos ver, mesmo não existindo DDR 400 na época, a largura de banda do Pentium 4 era muito grande. A Intel, dentre vários arquitetos de sistema, então, decidiram que era necessário criar uma segunda controladora de memória.

Dual Channel é...

O Dual Channel é nada mais nada menos, que ter duas controladoras de memória independentes.

Uma dúvida comum é que a controladora de memória tem 64 bits. Com duas controladoras de 64 bits no dual channel, teríamos então uma controladora de 128 bits? Teoricamente. Mas não funcionaria sem maiores mudanças em chipsets e arquiteturas, devido o Pentium 4 ser compatível com memória de 64 bits assim como o Athlon. Mas o dual channel funciona perfeitamente pois ambas controladoras são independentes uma da outra, com isso, existem duas controladores de 64 bits que trocam dados independentemente, assim sendo o Pentium 4 ou o Athlon não tem problemas. No final das contas, um sistema Dual Channel com DDR 400 é como um sistema Single Channel DDR 800 (não literalmente, mas para facilitar o entendimento).

Single Channel

Em um sistema Single Channel, onde existe somente uma controladora de memória.

Basicamente, os dados saem da memória (somente um funil, como na foto), passam por um encanamento, chegando à controladora de memória. Depois, passam novamente por um encanamento chegando ao processador.

Dual Channel

Em um sistema Dual Channel, onde existem duas controladoras de memória.

Como no single channel, os dados saem da memória, passam por um encanamento e chegam à controladora de memória. Veja que no dual channel, existem dois funis, ambos independentes. Com isso, é possível entregar à controladora de memória o dobro de dados (teoricamente, o dobro de banda) de um sistema em single channel. Teoricamente, os dados são transferidos em 128 bits (64+64 bits = 128 bits). Com isso, a largura de banda das memórias pode acompanhar a do processador sem problemas.

A controladora de memória é basicamente um chefe de trânsito, coordenando os dados do southbridge (por exemplo, como dados dos discos rígidos, pci...), da memória e do processador.

Com duas controladoras independentes, temos então um sistema que pode ter o dobro de banda disponível. Com isso, o Pentium 4 com FSB 533 poderia ser tranquilamente alimentado com um sistema Dual de DDR 266. Veja que atualmente o Pentium 4 tem o FSB 800, o que já está no limite do Dual Channel DDR. No caso da plataforma Athlon, veja que os que tem FSB 333 podem ser simplesmente alimentados pela DDR 333, e os com FSB 400, pela DDR 400 sem necessidade do Dual Channel.

Dual Channel DDR 266 = 4,2Gb/s

Dual Channel DDR 333 = 5,4GB/s

Dual Channel DDR 400 = 6,4GB/s

Pentium 4 fsb 533 = 4,2GB/s

Pentium 4 fsb 800 = 6,4Gb/s

Athlon fsb 333 = 2,7GB/s

Athlon fsb 400 = 3,2GB/s

Uma das vantagens da controladora dual channel nos Athlons (iniciada pela Nvidia com o Nforce 2), segundo a Nvidia, é o fato de o processador poder iniciar uma tarefa sem que uma anterior tenha sido terminada, já que com o dual channel, o processador é que ficaria "atolado" já que a memória agora é que anda mais rápido. Além disso, outra vantagem seria realizar tarefas requisitadas pelo southbridge. Mas hoje vemos que a maior vantagem do dual channel nesta plataforma está no uso de vídeo onboard, onde a segunda controladora de memória pode ficar responsável (não somente dedicada a isto) pela memória de vídeo, o que melhora bastante a performance. Outra vantagem está no uso de memórias baratas como as DDR 266 em dual channel para um athlon com fsb 400, já que o Dual Channel DDR 266 tem uma banda maior que o Athlon com FSB 400.

A primeira necessidade para o Dual Channel funcionar é o uso de no mínimo dois pentes de memória, cada qual ocupando um slot de cada uma das controladoras de memória. Normalmente o Dual Channel só funciona com um número par de pentes (para ter equivalência entre as controladoras de memória), mas pode depender do chipset e suas respectivas controladoras de memória a obrigação ou não e até da placa-mãe em alguns casos.

Lembrando que somente ter 2 módulos ou mais não é garantia de um sistema funcionar com dual channel. É necessário o uso de módulos idênticos para fazer o uso do dual channel sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
A7V400-MX SE - Prefiro essa.

KM400-M2

Não acho que seja a melhor solução não, pois estes Chipsets, já são de pouco desempenho, em referência aos NForces, é preferível, ele gastar um pouco mais, e pegar uma placa com Chispet N Force, pois são melhores, e a diferença de preço, não é tão grande...

Uma A7N8X-X tem um preço bem razoável, e é uma placa mãe muito boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dj Rayke@09 de agosto de 2005, 10:30

Não acho que seja a melhor solução não, pois estes Chipsets, já são de pouco desempenho, em referência aos NForces, é preferível, ele gastar um pouco mais, e pegar uma placa com Chispet N Force, pois são melhores, e a diferença de preço, não é tão grande...

Uma A7N8X-X tem um preço bem razoável, e é uma placa mãe muito boa...

depende do caso dele.

em custo X beneficio são boas. seu desempenho é bom. ( é obvio q tem melhores )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Tenho a A7N8X-X e é ótima, mas me arrependo por não ter investido um pouquinho mais e ter pego a A7N8X- E DELUXE 

Também, não é assim amigo F1, a ASUS A7N8X-E Deluxe, não tem diferença de performance grande para a A7N8X-X não, aliás, a diferença é bem pouca mesmo, a não ser que você realmente quizesse optar pela tecnologia de HD's SATAS, mas porém, iria perder uma ótima qualidade da A7N8X-X apresenta, na opção de overclocks, por isso, se for só por estes recursos, não tem que se arrepender, a A7N8X-X é uma placa muito boa, e a performance para a A7N8X-E Deluxe, se tiver diferença, são bem poucas... Fora que a A7N8X-E Deluxe não é boa para over...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, desculpem por demorar a responder e agradecer, estive viajando, mas vamos la:

Pelo que vejo a melhor solução disponivel pro meu caso seria a A7N8X-X ok?

então. qual o processador e qual a memoria que vocês me indicam agora para ser usada com a A7N8X-X?

Espero que me ajudem, fico no aguardo.

OBS: Essa placa (A7N8X-X) qual o fsb dela? Pois quero usar uma memoria DDR400

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Gente, desculpem por demorar a responder e agradecer, estive viajando, mas vamos la:

Pelo que vejo a melhor solução disponivel pro meu caso seria a A7N8X-X ok?

então. qual o processador e qual a memoria que vocês me indicam agora para ser usada com a A7N8X-X?

Espero que me ajudem, fico no aguardo.

OBS: Essa placa (A7N8X-X) qual o fsb dela? Pois quero usar uma memoria DDR400

Amigo, a A7N8X-X, aceita memórias no barramento 266, 333 e 400 Mhz, sem problemas nenhum...

Por isso, você pode optar por memória deste barramento na sua placa mãe...

No caso do processador, ela suporta também os processadores SEMPRON, desde que no socket 462, portanto, quanto ao processador, o que você achar....

Um Athlon 3000+ no socket 462 estaria de bom tamanho... Depende muito para que você vai utilizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a, so lembrando uma coisa, você disse q quer um sempron 2.8 ou 2.6 certo?

se você não sabe, o sempron não passa nem de 2.0 se não me engano, O NOME DELE QUE É 2600+ OU 2800+

um sempron 2800+ roda a apenas 2.0Ghz, e um 2600+ a 1.8Ghz... portanto se seu amigo quiser um processador com um poder maior, compensa mais um pentium4 mesmo.. faloo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, decidi pegar um sempron ou um athlon 64, vou analisar direito a questao do custo, mas sendo assim, queria que vocês me indicassem uma placa-mãe OFF, visto que o socket A (A7n8x-x) não mais servira. Seria uma com o socket 754 não é isso? então qual?

falou e abraços

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dj Rayke@23 de agosto de 2005, 15:19

Bom meu amigo, tem A64 tanto no socket 754 quanto também no socket 939, e então, qual é dos sockets que você vai preferir?

Não sei, hehehe, gostaria que se possivel você me indicasse uma placa (OFF-BOARD) para cada um socket ok?

Brigado pela ajuda

falou

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Solrac30@23 de agosto de 2005, 21:05

Não sei, hehehe, gostaria que se possivel você me indicasse uma placa (OFF-BOARD) para cada um socket ok?

Brigado pela ajuda

falou

:joia:

Para processador socket 754P, tem a ASUS K8N, é uma excelente placa e barata :ZZZ: , inclusive para over, já que possui PCI/AGP lock, e para socket 939P, é indiscutivelmente a DFI LANPARTY UT nF4 SLI-D... :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas duas placas que vocês falaram sao OFF-BOARD não é? Se sim, ta resolvido, vou pegar um:

PROC. AMD 754P K8ATHON64 2800 BOX DIRECT +

MB K8 S754 ASUS K8N

MB K8 S754 ASUS K8N4-E DELUXE

MB K8 S754 ASUS K8N-E DELUXE

qual delas vocês indicam, não esqueçam que tem que ser OFF-BOARD, tenha SLOT AGP (PRA MINHA PLACA DE VÍDEO) e se possivel tenha DUAL CHANNEL, eu não sei se elas tem isso? Ah, e que memória seria melhor?

Valeu pela ajuda pessoal.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!