Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida de newbie


Ian

Posts recomendados

eu nunca usei linux e to correndo atras de algum cd q venda em banca ou coisa assim, porque eu tenho conexão discada e se eu fosse baxar, ia ficar um ano baixando as distros disponiveis pra download.. se alguem souber de alguma revista ou algo parecido q venha com alguma distro me falem... ai vão algumas dúvidas (por favor não riam delas pois nunca mexi com linux :cool: ):

1-posso instalar só o linux ou tem que ter o windows??

2-posso ouvir mp3 em linux??

3-e os jogos??

4-posso usar o icq e o norton em linux??

5-qual distro é a mais recomendada pra iniciantes??

falou pessoal...

(qqr coisa meu email é [email protected])

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também sou iniciante em linux mas posso responder algumas coisas.

Revista : pcmaster

1: Linux é um sistema operacional independente, pode instalar sem o windows sim.

2: Com certeza!

3: Jogos eu n sei, so sei q alguns jogos, unreal por exemplo (eu acho) tem versões pro linux.

4: O linux tem um software chamado licq, é a mesma coisa, qnt ao antivirus eu n sei.

5: Creio q seja a Mandrake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alex Lacerda@18 Abr. 2003,20:59

também sou iniciante em linux mas posso responder algumas coisas.

Revista : pcmaster

1: Linux é um sistema operacional independente, pode instalar sem o windows sim.

2: Com certeza!

3: Jogos eu n sei, so sei q alguns jogos, unreal por exemplo (eu acho) tem versões pro linux.

4: O linux tem um software chamado licq, é a mesma coisa, qnt ao antivirus eu n sei.

5: Creio q seja a Mandrake.

falou cara...ajudou pakas já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ian+18 Abr. 2003,20:13-->
1-posso instalar só o linux ou tem que ter o windows??

Você pode instalar o Linux sem a necessidade de desinstalar o Windows, ele particiona sua HD sem mexer com ele

Postado Originalmente por Ian@18 Abr. 2003,20:13

2-posso ouvir mp3 em linux??

Tranquilamente, tanto mp3 da partição Windows quanto da partição Linux.

Postado Originalmente por Ian@18 Abr. 2003,20:13

3-e os jogos??

Em relação a jogos ele é meio escasso, mas você pode rodar jogos do Windows no Linux pelo Wine (emulador para programs Windows rodarem no Linux) além de alguns jogos já convertidos para Linux.

Ian@18 Abr. 2003,20:13

4-posso usar o icq e o norton em linux??

Em relação ao ICQ eu recomendo o SIM (Simple Instat Messenger) que na MINHA opnião é o melhor "clone" do icq para Linux. E em relação ao Norton você pode ficar tranquilo que você não terá problemas com vírus no Linux (estima-se, não tenho certeza, que existam uns trinta e poucos virus para Linux que afetam redes ligadas ao Windows, se eu estiver errado me corrijam)

Postado Originalmente por Ian@18 Abr. 2003,20:13

5-qual distro é a mais recomendada pra iniciantes??

As mais recomendadas para iniciantes, na minha opnião vai pela ordem: Mandrake 9.1, Kurumin 1.3 e o Red Hat 9.0

Agora você pode comprar qualquer distro dessas pela net, no qual eu sugiro esse Site ou então procurar em bancas de jornais.

Espero ter ajudado.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje só foram documentados dois vírus eficazes no linux, isso em tempos imemoriais... hoje qualquer falha encontrada é corrigida e documentada muito antes de poder ser explorada em um vírus... sem contar que o sistema de permisso"es impede que causem danos catastróficos (entenderam porque não deve-se usar o computador como root!!!)

A Symantec vive de corrigir as porcarias que a Microsoft faz... o Peter Norton deve ter um altarzinho com o bill gates em casa e deve rezar todo dia agradecendo a ele por fabricar produtos ruins...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PedroWerneck@19 Abr. 2003,00:18

Até hoje só foram documentados dois vírus eficazes no linux, isso em tempos imemoriais... hoje qualquer falha encontrada é corrigida e documentada muito antes de poder ser explorada em um vírus... sem contar que o sistema de permisso"es impede que causem danos catastróficos (entenderam porque não deve-se usar o computador como root!!!)

Então Pedro, quando eu me referi aquela quantidade de trinta em poucos virus eu coloquei na confiança de um artigo que eu li no inicio do ano, mas então beleza  :D

aí Dream Theater, o Red Hat 9.0 é bom para iniciantes sim, aliás, na minha opnião qualquer um dos três que eu coloquei na minha resposta anterior.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu comprei a revista linux brasil, que veio com um cd do kurumin... ai eu segui as instruções da revista pra instalar...dei o boot pelo cd e tal...ai quando eu seleciono as opções de boot e aperto <enter>, aparece uma mensagem assim:

"Kernel panic: VFS: Unable to mount root fs on 01:01"

o que é isso??

como posso resolver??

flwwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ian@19 Abril 2003,13:46

só mais uma coisa: esse SIM e o LICQ usam a contact list do icq??

falou

esse SIM eu nunca usei, não posso falar muito dele, mas a versão que uso do licq  (1.2.4) usa a lista de contatos do icq win... pode baixar ela automaticamente do server ou pode converter manualmente dentro do pc...

da uma olhada no site do licq, tem bastante info lá:

www.licq.org

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ian@19 Abril 2003,15:18

eu comprei a revista linux brasil, que veio com um cd do kurumin... ai eu segui as instruções da revista pra instalar...dei o boot pelo cd e tal...ai quando eu seleciono as opções de boot e aperto <enter>, aparece uma mensagem assim:

"Kernel panic: VFS: Unable to mount root fs on 01:01"

o que é isso??

como posso resolver??

flwwwwww

vejamos:

01:01-deve ser controladora ide secundária, disco slave (escravo)... de acordo com o que você postou, ele tá tentando montar o sistema de arquivos no cd-rom... geralmente se monta um sistema root em algo que se possa escrever continuamente...

talvez possa ser um erro no programa de instalação... ou quem sabe defeito físico no cd ou mecânico no drive, mas são hipoteses remotas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kurt+19 Abr. 2003,15:56-->
Ian@19 Abril 2003,15:18

eu comprei a revista linux brasil, que veio com um cd do kurumin... ai eu segui as instruções da revista pra instalar...dei o boot pelo cd e tal...ai quando eu seleciono as opções de boot e aperto <enter>, aparece uma mensagem assim:

"Kernel panic: VFS: Unable to mount root fs on 01:01"

o que é isso??

como posso resolver??

flwwwwww

vejamos:

01:01-deve ser controladora ide secundária, disco slave (escravo)... de acordo com o que você postou, ele tá tentando montar o sistema de arquivos no cd-rom... geralmente se monta um sistema root em algo que se possa escrever continuamente...

talvez possa ser um erro no programa de instalação... ou quem sabe defeito físico no cd ou mecânico no drive, mas são hipoteses remotas

não é isso não...eu descobri que o problema era minha placa-mãe...o programa de instalação não estava reconhecendo a memoria ram...eu tive que especificar, ai eu consegui rodar o kurumin pelo cd...mas eu queria instalar no HD mas não sei como...se alguem puder ajudar...eu vou dar uma lida nos tutoriais...

flwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dream Theater@19 Abr. 2003,22:50

Ian, qual o número da revista que você comprou?? E de que mês é??

É que aqui no DF parece que proibiram essa revista, logo agora que vou começar a mexer com Linux!  :(

Pessoal, me enganei, não foi essa revista que proibiram aqui, foi outra! Desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dream Theater@19 Abr. 2003,22:50

Ian, qual o número da revista que você comprou?? E de que mês é??

É que aqui no DF parece que proibiram essa revista, logo agora que vou começar a mexer com Linux!  :(

Revista do Linux deixa de circular em Brasília - 11/04/2003 - 15:03

http://www.revistadolinux.com.br/ - Gurux

A exemplo do que já ocorre no Rio Grande do Sul, agora é a vez do Distrito Federal aplicar pesadas multas que inviabilizam a circulação da Revista do Linux. A interpretação, do nosso ponto de vista equivocada, da legislação tributária em relação ao ICMS pelos órgãos de fiscalização regional, vai prejudicar aqueles que compram a revista em bancas no DF. A RdL deixará de circular nas bancas do DF a partir da edição 40 (Abril/2003), estando disponível somente para os assinantes, que continuarão a receber a RdL em suas casas, normalmente. O CD da RdL é encartado como brinde, no qual inserimos todo tipo de aplicação, software ou código-fonte que, muitas vezes por questões de tamanho, requerem longos e dispendiosos downloads, principalmente para aqueles que não dispõem de banda larga. O CD é uma comodidade, e ao oferecermos ele, damos a oportunidade para muitas pessoas conhecerem e utilizarem melhor os programas livres. O valor simbólico dessa restrição ganha contornos ainda maiores. Se no Rio Grande do Sul - praticamente o "berço" do movimento Open Source no Brasil - e no centro do poder, no DF, a RdL não pode mais circular, o que podemos esperar? Será que não é o momento de mobilizarmos os nossos deputados (isso se alguém lembrar em quem votou nas últimas eleições) para que seja votado algum projeto de lei que dê isenção da aplicação de ICMS ou de multas nos CDs que contenham programas livres? Esperamos que na proposta de reforma tributária, o software livre seja lembrado. By Rodrigo Asturian Revista do Linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!