Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual é o melhor programa de banco de dados


alpaduasoftware

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Diogo Cabral@27 de agosto de 2005, 03:33

Recomendo PostgreSQl e o Firebird.

Um recado para o colega Ivan_RF;

Abandone o paradox antes que você tenha problemas ^^´

Ah...outra coisa...NUNCA use o Oracle..senão você não vai conseguir usar outro SGBD que não seja ele  :rolleyes:

Olá Amigos,

Isso que o Diogo disse é verdade, em partes, pois se você tem condições (financeiras) de usar o Oracle, pode usar, pois é muito melhor que os outros, principalmente os free, você vai ficar preso nele pois ele tem muitos recursos que os outros não tem, este é o único motivo pelo qual você não conseguiria usar outro. Mas mesmo assim, se você modelar o seu aplicativo com uma camada de BD, seria só remodelar esta camada que a aplicação funcionaria com qualquer banco.

Atn,

Everson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por eversonpiza@14 de setembro de 2005, 16:05

Olá Amigos,

Isso que o Diogo disse é verdade, em partes, pois se você tem condições (financeiras)  de usar o Oracle, pode usar, pois é muito melhor que os outros, principalmente os free, você vai ficar preso nele pois ele tem muitos recursos que os outros não tem, este é o único motivo pelo qual você não conseguiria usar outro. Mas mesmo assim, se você modelar o seu aplicativo com uma camada de BD, seria só remodelar esta camada que a aplicação funcionaria com qualquer banco.

Atn,

Everson

Everson,

Acho que você não entendeu totalmente o meu singelo comentário.

A maioria das pessoas que desenvolvem sabe que não existe SGBD melhor que o Oracle atualmente, porém a licença é muito cara fazendo com que esse maravilhoso SGBD seja usado geralmente em organizações de médio/grande porte.

Hoje em dia, muitas pessoas instalam o Oracle em casa para aprender banco de dados pelo simples fato deste ser o melhor. Para este tipo de atividade não é necessária a licença de uso.

Infelizmente meu comentário não foi claro o bastante para dizer simplesmente que:

se for começar a aprender banco de dados, comece por um mais "modesto" e depois vá para um mais robusto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Cabral@15 de setembro de 2005, 15:41

Everson,

Acho que você não entendeu totalmente o meu singelo comentário.

A maioria das pessoas que desenvolvem sabe que não existe SGBD melhor que o Oracle atualmente, porém a licença é muito cara fazendo com que esse maravilhoso SGBD seja usado geralmente em organizações de médio/grande porte.

Hoje em dia, muitas pessoas instalam o Oracle em casa para aprender banco de dados pelo simples fato deste ser o melhor. Para este tipo de atividade não é necessária a licença de uso.

Infelizmente meu comentário não foi claro o bastante para dizer simplesmente que:

se for começar a aprender banco de dados, comece por um mais "modesto" e depois vá para um mais robusto.

Particularmente eu não acho que seja legal você utilizar o Oracle em suas aplicações...

Bom depende a finalidade de sua aplicação...caso seja algo grande (e eu digo GRANDE mesmo!)seria legal usar o Oracle, sem dizer que ele é extremamente difícil de se instalar...qualquer coisinha errada e você já detona a instalação...

O Oracle é um banco mais corporativo...ao meu ver claro...

Agora se você desenvolve programas pequenos o melhor banco (na minha opinião) é o Mysql.

Eu utilizo o Mysql em todas as aplicações que desenvolvo e nunca tive dores de cabeça!

Tenho um cliente com 2500 cadastros no banco e eu nunca vi um problema do mesmo (problema que eu digo é lentidão,perda de cadastro e tudo mais relacionado ao banco).

Sem dizer que o mysql possue uma instalação simples e amigavel!

Outra coisa interessante do Mysql é que existe vários programas para "simplifica-lo".Um exemplo é o SQLyog que deixa a utilização do mysql bem fácil!

Bom caso você queira procurar mais informações sobre o Mysql é só acessar o site deles e o SQLyog você encontra no superdownloads

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bem pessoal... sou um exemplo básico do problema exposto aqui.

A um ano trabalho com o Banco de Dados Microsoft SLQ. Aprendi muitos recursos e tudo mais (não tenho nenhum curso)...

Mudei de empresa a pouco tempo, e eles estão em fase de reformulação do sistema. Preciso decidir agora qual banco usar. Pensei muito no MySQL, e ainda estou pensando... É um dos únicos que consigo levar em consideração, pois não vale a pena pra empresa investir num MS-SQL, e precisamos de algo intermediário (não tão "doméstico" quanto o Acces, e não tão corporativo quando o Oracle). O banco que era usado aqui é o Firebird... Mas o analista aqui não quer mais usa-lo(eu até sugeri, mas...).

Named

O SQLyog é muito útil, e pela primeira vez consegui me localizar de forma mais amigável dentro do servidor. Precisava de alguma dica pra conseguir conectar remotamente, e se alguém tiver algum material (tutorial, apostila) que seja didático sobre como criar tabelas, gerenciar #tmp's e se conectar no banco usando JAVA eu agradeço muito, pois o programador aqui vai usar essa linguagem.

Brigadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é fácil de usar eu não sei, preciso aprender isso, pois estou chegando no limite de uso do Paradox.

Os mais comentados pelos foruns são:

Firebird

Interbase

MySql

Yeh , esses 3 sem duvida, estou familiarizando me com MySQL, Interbase na facul :D Firebird, meu proff é fã, dai vive comentando

Tenho outro prof q curte paradox...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal... nem postei já estou aqui com dúvidas de novo.

Estou usando SQLyog para montar algumas tabelas de teste. Tem um campo no formato datetime que tem que ter como padrão a hora atual, ou seja, tentei usar o getdate().

Mas ele dá um erro: invalid default value for 'data_cad'

Alguém aí que use esse programa sabe me explicar como faço pra definir esse valor padrão, ou me ensinar um metodo alternativo, direto por linha de comando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SQL Server 2005 Express também é uma boa opção, é free(com a limitação de 4GB de tamanho, já viu algum arquivo de bd maior que 1GB?) e nunca me deu dor de cabeça.

Meu pai usava o firebird na empresa dele e tinha hora que o passarinho de fogo pedia água, pois numa tabela que havia mais de 10 mil registros quando fazia qualquer coisa nela....bem, podia-se tomar bastante água...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aplicações comerciais para pequenas e médias empresas, tal como cadastro de cliente, funcionários, vendas, vida do produto, etc..

Sei que existem lugares aonde há banco de dados monstruosos, mas isso acho que tem somente em data centers ou algo de porte muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o que foi colocado aqui em relação ao Oracle, ele não é um banco fácil de usar, é preciso ter um DBA para administra-lo, se não for o caso, o melhor é partir para soluções free de baixa manutenção.

Uma opção free é o Oracle Express, nunca usei, mas sei que é free e já ouvi alguns elogios, se tiver tempo de testar, vale a pena dar uma olhada.

Atn,

Everson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lavitz_red,

Você poderia dar mais informações sobre o sistema que vai utilizar o SGBD?

Eu particularmente ando usando bastante o PostgreSQL (8.x) em projetos pessoais e percebi que o desempenho melhorou bastante quando comparado à versão 7.x., e o recovery também continua muito bom.

O maior projeto em que eu o utilizo possui tabelas com mais de 20 milhões de registros e até agora está tudo tranquilo.

Dependendo da empresa, não tem para onde correr, a opção vai ser um SGBD que tenha suporte (Oracle, DB2...) mesmo que o custo seja relativamente alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí cara!

So Bem novato nisso! Mas ja percebi q o MySQL junto com uma INTERFACE VISUAL (acho q éh isso) pode suprir muitas necessidades!

To usando atuualmente o MySQL e o MySQL-Front (GRATIS)

e Recomendo tbem o DBTools Manager Professional (PAGO)

isso se a sua empresa estiver disposta a investir um pouco!

BOA SORTE MESMO!

Abraços!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo Cabral

O volume de informações é baixo. O sistema vai ser apenas de faturamento, controle de estoque, compras e vendas de uma empresa do ramo industrial.

Pra ter uma ideia, na projeção para daqui a três anos, o banco não terá 1 Gb ainda.

Estou fazendo a modelagem usando o DBDesigner, mas ele não consegue se integrar com o banco de dados MySQL 5.x. Ele sempre acaba com uns erros de sintaxe.

Conhece alguma outra ferramenta que eu consiga fazer essa modelagem facilmente e exportar para o servidor MySQL?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante: suelly_nas
 
Fala galera beleza?

Gostaria de saber qual é o melhor programa de banco de dados, para usar com o delphi?

E se tem gratuito, e o firebird é bom e fácil de usar?

Desde já sou grato pela atenção

Té +

Olá amigo,

eu uso muito o firebird e posso te garantir que é bem fácil sim, pode explora-lo sem medo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante: Claudioaltevir
 

Amigos, boa noite: Procuro um banco de dados para ser usado como ferramenta de marketing político. Tenho certas necessidades como poder filtrar os registros por bairro, por nome, evitar duplicidades de endereço e nomes, poder formata-lo a minha necessiade e rode de forma simples com mais de 100.000 registros. Alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: junior_yamasita
 

Estou vendo para desenvolver programa que controla um escritorio de advocacia com 6 computadores. Esse programa vai ser em Visual Basic 2008 express mas ainda nw sei banco de dados que vou usar. Até hj trabalhava com o access, porque so fiz programas que nw trabalhavam em rede, e era mais fácil mas agora sei q o negocio vai ficar + difícil.

Gostaria de saber qual é o melhor banco de dados custo/beneficio para trabalhar junto com o VB?

Quem puder me ajudar, Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!