Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU Fan Error


Mirai_Trunks

Posts recomendados

Tenho um Pentium 4 3.00 GHz série 630 e uma motherboard Asus P5GDC Deluxe.

Montei a máquina e quando o pc é iniciado aparece a seguinte mensagem:

CPU Fan Error

Press F1

O Fan está funcionando, porém a uma velocidade inferior à normal. Ele roda a uns 1700 ou 1800 RPM. O que eu poderia fazer para solucionar o problema, visto que o cooler usado é o que veio na caixa do processador e está novinho? :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente desabilitar o ASUS Q-Fan control na Bios.

Outro detalhe: tu ligaste a fan no conector certo? Eu sei q parece *****, mas já vi pessoas ligarem a fan do cooler da cpu no conector da placa-mãe para fan de gabinete. Aí aparecia a mensagem de erro (pois a placa-mãe não detectava o cooler de cpu).

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por yyz@18 de setembro de 2005, 15:17

Tente desabilitar o ASUS Q-Fan control na Bios.

Outro detalhe: tu ligaste a fan no conector certo? Eu sei q parece *****, mas já vi pessoas ligarem a fan do cooler da cpu no conector da placa-mãe para fan de gabinete. Aí aparecia a mensagem de erro (pois a placa-mãe não detectava o cooler de cpu).

:joia:

A função Asus Q-fan control já está desabilitada.

Sim eu liguei no conector certo, o conector de 4 pinos para cpu.

Acontece que quando ligo no conector da cpu a rotação fica a uns 1500 rpm, no máximo. Daí eu liguei em outro conector(que no asus probe aparece como power fan), aí a rotação aumenta um pouco, fica em uns 2200 e as vezes chega a 2800, mas acho que ainda está baixo, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a mensagem CPU fan error é devido à baixa rotação da fan (já tive este mesmo problema, principalmente em dias frios (???), pois a fan começava rodando a uns 1500rpm e aparecia a mensagem de erro).

Agora, fica a dúvida em relação ao motivo de a fan estar girando tão baixa.

Como está a temperatura da CPU?

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de montar um p5p800s + PIV 3,0Ghz 630 box, e o mesmo problema ocorreu, atualizei a bios e a mensagem cpu fan error só aparece agora pra velocidades inferiores a 1300rpm...vai saber porque...mas a temperatura não alterou, continua alta, em torno de 60º, e 70º para full, dai eu fiz outro teste, liguei o cooler direto na fonte (12v diretos em cima dele), e nada, temperatura nem mexeu, bom só me resta crer que é o cooler. O mais estranho é que a velocidade do meu cooler se comporta da seguinte forma:

Ligar o PC->aproximadamente 1000rpm

1min depois -> 1200rpm

5 min depois -> 1500rpm

30min depois -> 1900 rpm

e independente da velocidade a temperatura se mantem em 60º , e 70º para full

Vai entender.... :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mr.maroca@23 de setembro de 2005, 12:24

Acabei de montar um p5p800s + PIV 3,0Ghz 630 box, e o mesmo problema ocorreu, atualizei a bios e a mensagem cpu fan error só aparece agora pra velocidades inferiores a 1300rpm...vai saber porque...mas a temperatura não alterou, continua alta, em torno de 60º, e 70º para full, dai eu fiz outro teste, liguei o cooler direto na fonte (12v diretos em cima dele), e nada, temperatura nem mexeu, bom só me resta crer que é o cooler. O mais estranho é que a velocidade do meu cooler se comporta da seguinte forma:

Ligar o PC->aproximadamente 1000rpm

1min depois -> 1200rpm

5 min depois -> 1500rpm

30min depois -> 1900 rpm

e independente da velocidade a temperatura se mantem em 60º , e 70º para full

Vai entender.... :blink:

Não é o tal do Asus Q-fan da sua bios que ta ativada não?

Ele faz com que o fan ligue com uma rotação bem baixinha e a medida que a temperatura aumenta ele aumenta tambem a rotacao do fan pra compensar, mantendo a temperatura sempre na mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, desabilitei o Q-Fan e BATATA!!! a cooler parou de inicializar a 1000Rpm dai a mensagem de CPU FAN ERROR parou de aparecer...por enquanto... outra boa notícia e que o cooler atinge agora incríveis 2205rpm :-BEER só que arruma uma assobiação, faz um barulho muito fino e alto, por pouco tempo mas faz assim que atinge 2000rpm

Quanto a temperatura, eu retirei o cooler apliquei mais pasta térmica ( uma vagabundinha que eu tenho aqui em casa...já providenciando uma artic silver 5) recoloquei aqueles encaixes do inferno, só que agora sem pena da placa mãe, enquanto não encaixou tudo eu não susseguei, a placa mãe chega tá torta, isso garantiu que a temperatura abaixasse de 62º parado para 60º, quase nada né.

O teste do ######: eu iniciei o GTA san andres + warcraft 3 + word + excel dai a temperatura chegou a 71º, achei quente mas, fazer o que :goff: .

já estou conformado que está é a temperatura de operação para o cooler box, eu verifiquei com mais 2 pessoas que possuem cooler box para LGA 775 e as temperaturas foram 60ºC, 62ºC sendo que o de 62ºC tem um duto que liga na parte externa do gabinete jogando o ar de fora em cima da cpu, sem isto ele estava operando a 64ºC, estou encomendando um thermaltake silent....vou ver que ##### vai dar, assim que eu tiver resposa eu posto aqui.

Esse LGA 775 esta ficando mais quente que Athlon, quando com cooler box :wacko: .

Estou fazendo o orçamento do termaltake typhoon também, dizem que é bom.

Valeu a ajuda e espero estar ajudando também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mr.maroca@23 de setembro de 2005, 17:15

outra boa notícia e que o cooler atinge agora incríveis 2205rpm :-BEER só que arruma uma assobiação, faz um barulho muito fino e alto

É justamente a função do Q-fan, diminuir a velocidade para eliminar o barulho (o Q é de quiet que significa lilencio... hehehhe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intel consome mais que amd e um clock mais elevado tem maior wattagem e a memória cache do mesmo facilita e contribui ainad mais para a elevada temperatura do processador. quer deixar abaixo de 60° use um water cooler!!

tenho um sempron2400+ com over de fsb de 166 para 193 com 386mhz de ddr. e não passa de 35°. você viu se a fan do cpu não esta´invertida? experimente inverte-la! cooler com base de cobre ou de aluminio???

detalhe uso a cooler de um athlon xp 3200 em um sempron 2400+ o dissipador é enorme, veja se tem como mudar o cooler de seu cpu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Por favor me ajudem, também tenho um Pentium 4, placa ASUS, que comprei em novembro/05, pouco sei sobre informática, mas algumas coisas pequenas resolvo. Há algum tempo que ele vem dando esse erro: CPU fan erro press F1. contatei com o vendedor e ele disse q na internet tinha um fórum de discussão e que não sabe resolver o problema. Gostaria q alguém me ajudasse dando algumas dicas, mas tem q ser desde o início pra q eu possa resolver o problema já q o vendedor não vai me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º: passar mais pasta não ajuda, e, as vezes atrapalha.

2º: vejam se não há nada na bios que corresponda a controle de velocidade do fan, atualizem o bios, testem em outros conectores e etc.

3°: se após a atualização de bios não resolver, abaixem a rotação minima de erro na bios.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<blockquote>Estou com o mesmo problema, liguei o cooler no lugar CERTO, Q fan OFF, cool n' quiet OFF. Atualizei q bios. Simplesmente não muda, fica média de 1400~1600 num cooler box de a64 3000+ venice sem oc. com o pc parado a 42º. ALGUEM AJUDE!! POR FAVOR</blockquote>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, desabilitei o Q-Fan e BATATA!!! a cooler parou de inicializar a 1000Rpm dai a mensagem de CPU FAN ERROR parou de aparecer...por enquanto... outra boa notícia e que o cooler atinge agora incríveis 2205rpm :-BEER só que arruma uma assobiação, faz um barulho muito fino e alto, por pouco tempo mas faz assim que atinge 2000rpm

Quanto a temperatura, eu retirei o cooler apliquei mais pasta térmica ( uma vagabundinha que eu tenho aqui em casa...já providenciando uma artic silver 5) recoloquei aqueles encaixes do inferno, só que agora sem pena da placa mãe, enquanto não encaixou tudo eu não susseguei, a placa mãe chega tá torta, isso garantiu que a temperatura abaixasse de 62º parado para 60º, quase nada né.

O teste do ######: eu iniciei o GTA san andres + warcraft 3 + word + excel dai a temperatura chegou a 71º, achei quente mas, fazer o que :goff: .

já estou conformado que está é a temperatura de operação para o cooler box, eu verifiquei com mais 2 pessoas que possuem cooler box para LGA 775 e as temperaturas foram 60ºC, 62ºC sendo que o de 62ºC tem um duto que liga na parte externa do gabinete jogando o ar de fora em cima da cpu, sem isto ele estava operando a 64ºC, estou encomendando um thermaltake silent....vou ver que ##### vai dar, assim que eu tiver resposa eu posto aqui.

Esse LGA 775 esta ficando mais quente que Athlon, quando com cooler box :wacko: .

Estou fazendo o orçamento do termaltake typhoon também, dizem que é bom.

Valeu a ajuda e espero estar ajudando também

TENHO UM P4 630 BOX EM UMA ASUS P5VD1-X E COM O ASUS Q-FAN HABILITADO E A TEMPERATURA FICA EM TORNO DE 38º A 40º, ISSO COM UM COOLER LATERAL E OUTROS DOIS FRONTAIS DESLIGADOS. QUANDO ESTÁ TUDO LIGADO, FICA EM TORNO DE 28º A 35º. COMO A TEMPERATURA AMBIENTE ESTÁ MAIS BAIXA EM MINHA CIDADE( MAIS OU MENOS 25º A 28º) DEIXO OS COOLERS AUXILIARES DESLIGADOS. ESSE PROCESSADOR DEPENDE MUITO DO PROJETO TÉRMICO DO GABINETE. O SEU É BEM REFRIGERADO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!