Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CARREGADOR DE BATERIA AUTOMOTIVA


André Gomes da Silva

Posts recomendados

Então na pratica a corrente q circulará na bateria vai ficar muuuuuuuuuuuuuuuuito abaixo da "regrinha" de 10% o que pode acarretar q a bateria nem carregue direito.....

:-BEER

Ou seja, isso não fuciona, talvez até fucione pra quem tem carrinho de briquedo, que usa uma bat de 55AH.

chega de discutir, respeito quem quer montar, mas não posso deixar outras pessoas perderem tempo e dinheiro com isso. fica aqui meu depoimento que não fuciona na pratica.

[]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ou seja, isso não fuciona, talvez até fucione pra quem tem carrinho de briquedo, que usa uma bat de 55AH.

chega de discutir, respeito quem quer montar, mas não posso deixar outras pessoas perderem tempo e dinheiro com isso. fica aqui meu depoimento que não fuciona na pratica.

[]

Funciona sim, como disse, você que não soube utilizar o projeto adequadamente.

Carrego baterias de 90Ah que uso no meu barco. e de 150Ah que uso no meu Camaro quando eles ficam muito tempos parados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

affff....

estive pensando um pouco no assunto, e pude tirar algumas conclusoes:

talvez, se fossem colocadas duas ou tres lampadas em paralelo isssu aumentaria a corrente no ckt e melhoraria o desempenho do "carregador"...

Se funciona ou não funciona, tudo é muito relativo... Algumas baterias podem até carregarem com uma corrente relativamente baixa, mas a questão é q isto pode fazer o processo de carregamento se tornar mais lento, ou pode athe mesmo inutilizar a bateria.....

se alguem estiver disposto a montar o ckt para testes, eu recomendo os diodos 1N5402 e tentar colocar duas lamps em paralelo.....

se alguem resolver montar e comprovar.... posta ai... ok???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

affff....

estive pensando um pouco no assunto, e pude tirar algumas conclusoes:

talvez, se fossem colocadas duas ou tres lampadas em paralelo isssu aumentaria a corrente no ckt e melhoraria o desempenho do "carregador"...

Se funciona ou não funciona, tudo é muito relativo... Algumas baterias podem até carregarem com uma corrente relativamente baixa, mas a questão é q isto pode fazer o processo de carregamento se tornar mais lento, ou pode athe mesmo inutilizar a bateria.....

se alguem estiver disposto a montar o ckt para testes, eu recomendo os diodos 1N5402 e tentar colocar duas lamps em paralelo.....

se alguem resolver montar e comprovar.... posta ai... ok???

Cara, eu tenho e uso...

O segredo para uma boa carga é ela ser o mais lenta possivel, quem lembra isso da aula de eletrólise na quimica do colegial??

com o multimetro nos terminais da bateria durante a carga é possivel verificar que a tensão nos terminais vai aumentando gradativamente até uns 14 volts que é quando a bateria está carregada.

Com uma lampada de 100W a 110 volts temos que a corrente é inferior a 1 ampere, o suficiente para uma carga lenta, se quiser uma carga mais rápida é só colocar uma lampada de 150w.

Tentei carregar com uma de 60w e a corrente era tão baixa e a carga tão lenta que realmente dava a impressão de não funcionar, o provavel é que os caras que não conseguiram carregar utilizaram dessas lampadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O principal problema que eu vejo esta nos diodos e a corrente que deve passar na bateria...

se eu não me engano, para uma carga decente deve circular pela bateria uma corrente reversa de 10% do que ela pode fornecer em uma hora. EX: bateria de 70 Ah tem q ser carregada com uma corrente reversa de 7 amperes.... (isso em condições ideais... né....)

Claro que se você fornecer menos corrente, a bateria vai demorar mais para carregar.... (mas desde que essa corrente não fique muito abaixo dos amperes estipulados pela regra dos 10%.....

então, um dos impecilios para a corrente seriam os diodos 1N4007 q aguentam conduzir até 1A (e em termos de bateria de carro isso em uma merrreca...

talvez substituindo os diodos 1N4007 por uns 1N5402 (q pelo o q eu me lembre aguentam 3A...) o ckt pode funcionar....

Mas ai entra outro problema: para fazer circular 3A na bateria, vai circular 3A na lampada (o q não é alcançado porque a resistencia interna da lampada limita a corrente...)(claro q se bota uma lampada de potencia muuuito alta, é provavel q circule os 3A.....) Então na pratica a corrente q circulará na bateria vai ficar muuuuuuuuuuuuuuuuito abaixo da "regrinha" de 10% o que pode acarretar q a bateria nem carregue direito.....

:-BEER

Cara, o que difere uma bateria de 40Ah pra uma de 150Ah é a duração da carga, não nescessáriamente a corrente. e partindo desse principio, um carregador que carregue uma bateria de 7Ah também consegue carregar uma de 150Ah, só que demorará muito mais tempo. esse lance de 10% tá errado pelo seguinte, uma bateria de 150Ah fornece mais de 1300 amperes @-18ºC já pensou ter de carregar uma bateria com 130 amperes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o que difere uma bateria de 40Ah pra uma de 150Ah é a duração da carga, não nescessáriamente a corrente. e partindo desse principio, um carregador que carregue uma bateria de 7Ah também consegue carregar uma de 150Ah, só que demorará muito mais tempo. esse lance de 10% tá errado pelo seguinte, uma bateria de 150Ah fornece mais de 1300 amperes @-18ºC já pensou ter de carregar uma bateria com 130 amperes?

tá meu... a tua logica tá certa.... mas acontece que existem especificações de corrente minima para carregar uma bateria para que esta não estrague....

Olha aqui meu... retirei do site da fabricante de baterias MOURA:

A corrente de carga, em Ampéres (A), deverá corresponder a 10% da capacidade nominal da bateria, em Ah. Por exemplo, para uma bateria de 75Ah, a corrente de carga deve ser de 7,5A

quem quiser ver é só dar uma olhada aqui no site:

http://www.moura.com.br/site_pt/produtos.p...;sub=instrucoes

portanto reafirmo, para uma carga sem comprometer a bateria, deve-se tentar colocar umas 2 lampadas para aumntar a corrente....

Observe q este carregador, com apenas uma lampada, pode até carregar mas irá comprometer a bateria (é só ver o que diz o fabricante...)

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Falta um pouco de lógica e quimica nessa história, boa parte dos carregadores de baterias comerciais tem 5 amperes, isso na carga rápida, a carga lenta é entre 1-2 ampéres, além de estar em desacordo com a elétrolise, pergunte pra qualquer professor qual é a melhor maneira de fazer uma elétrólise homogenea (pra não colar as placas da bateria), ele vai te falar que é fazer lentamente.

Nem sempre os fabricantes ou imprensa especializada estão certos, se fosse assim todas as empresas teriam o melhor produto do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CEEEEERTO...

Esqueça a quimica e a eletrônica, vamos comprar carregadores de 7 amperes, custa em média 600 reais mesmo.

contunua seguindo as recomendações dos fabricantes.

reportagem4rodasvr8.jpg

também siga o manual da fiat pra trocar o oleo a cada 15 mil km. eu vou continuar trocando a cada 3 mil e=ou 6 meses mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CEEEEERRRTOOO!!!

Ok, coisas deste tipo são muito comuns por exemplo o overclock: nenhum fabricante recomenda mas todo mundo faz.... porém, existem sérios riscos de comprometer o processador....

Da mesma forma, este tipo de carregador q fornece corrente bem abaixo do espipulado pelo fabricante PODE COMPROMETER A VIDA UTIL DA BATERIA !!!!

Portanto sugiro q nos empenhamos em melhorar/modificar este CKT para que este seja viável tanto do ponto de vista economico, e tanto no ponto de vista da CONFIABILIDADE.....

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

PODEM APOSTAR, TENHO UM DESTES HA 4 ANOS E TEM ME QUEBRADO UM GALHAO, SE O DE ALGUEM não FUNCIONOU, PODE SER DEFEITO OU ERRO NA MONTAGEM, não TROCO O MEU POR NADA DESTE MUNDO, SALVO DEVIDAS PROPORÇOES, LÓGICO. TENHO MOTO E CARRO E SEMPRE QUE USEI O RESULTADO FOI EXCELENTE. FALTA APENAS ALGUEM DESENHAR U M DIAGRAMINHA DELE AQUI. AJUDARIA BASTANTE OS INICIANTES NA AREA DA eletrônica .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Oi pessoal, eu não sei se é tarde para "reviver" este tópico, eu havia procurado como carregar baterias de carro e vi este tópico, fix o carregador que vocês propuseram (com uma lâmpada de 100W e com uma ponte de diodos) e funcionou perfeitamente, mas eu sompre achei ele um pouco... imperfeito, e realmente achei que podia comprometer a bateria.

Fazendo outras pesquisas encontrei um esquema para fazer um carregador... acho que mais... "Profissional"

Não tenho certeza de nada, já que sou um leigo neste assunto.

Ainda não testei mas pretendo.

A pessoa que o desenhou eu acho que retirou de alguma revista.

Deixando de conversa, olhem o esquema:

Pic_9919_8.jpg

Não sei se vocês estão conseguindo ve-lo direito, se não, está aqui o site de onde eu vi:

http://circuitoseesquemas.v10.com.br/nobreak.gif

Este é todo um circuito de no-break, mais no meio está o circuito do carregador.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal eu quero montar esse carregador, sendo que eu tenho dúvidas no esquema de montagem, quais são os materiasi necessários, principalmente sobre esse diodo, porque eu li o forum e falam de vários.

Pediria para enviar o esquema para meu email ou ate mesmo aqui, e se for o mesmo da figura da página 1, me mandem somente a lista de material.

Sou toalmente leigo em eletrônica.

Meu email é [email protected]

desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... o esquema me parece ser aquele mesmo, e o diogo e um 1N4001. Prestar atencao na instrucao da propria imagem da pagina1, da ligacao correta do diogo (ele tem polaridade) e de ligar PRIMEIRO na bateria do carro e DEPOIS na tomada.

:huh: Eu vou ver se monto esse carregador amanhã. Caso ele funcione e retorno, caso não retorno também:D

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 5 meses depois...

ola galera da eletronica :aplausos: , eu nao sou deste ramo mas tenho grande interesse em montar um carregador de baterias automotivas :hehehe: , a bateria do meu carro vive descarregando, enquanto eu nao descubro que aparelho esta roubando carga, gostaria muita da ajuda de vocês pra resolver este problema. Contudo, um carregar de baterias sempre vai ser util.

1º gostaria de saber quais os materiais necessarios.

2º depois (lógico) como montar o sistema.

3º e por final saber quando a bateria esta carregada, se tem um determinado tempo ou algo que indica.

desde de ja agradeço a atenção :D:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 meses depois...
Não ..............

Mas lembre-se que se a bateria zerou completamente ela nunca mais volta ser a mesma, e as vezes pode até ter danificado permanentemente.

Oi andré, boa tarde!

Mande pra mim amigo, o esquema desse carregador de baterias, com lampadas e ponte retificadora.

Olha quando ao dioo eu tenho um com diodo SCR , so que ele ta com problema, era um otimo carregador, carregava até 10 baterias de 150HA, mais deu esse problema no diodo e esse diodo é caro, custa no mercado uns R$7,00 reais.

você só tem .........

Boa sorte, qualquer dúvida entre em contato

:palmas:

Caro Colega...

Eu também tenho outro circuito que pega so um doido mais tenho muito tempo que construir um, e estou com duvidas com relação a polaridade e a posição do diodo.

USA LÃMPADA 110 OU 220V

FUNCIONAMENTO EM 110V (lãmpada 110v)

CARGA RÁPIDA USE LÂMPADA 150 W

CARGA MEDIA USE LÂMPADA 100 W

CARGA LENTA USE LÂMPADA 60 W

FUNCIONAMENTO EM 220 V (lâmpada 220v)

CARGA RÁPIDA USE LÂMPADA 200 W

CARGA MEDIA USE LÂMPADA 150 W

CARGA LENTA USE LÂMPADA 100 W

MANDE SEU E-MAIL PARA QUE EU POSSA TE ENVIAR O ESQUEMA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, poderia me fornecer o esquema e os materiais desse carregador, pois tenho um e ta com defeito, pois trabalha com um diodo e deu defeito e não encontro , para substirui

Um grande abraço

Tá aí amigão, um carregador de bateria com lampada e ponte retificadora. parece q também funciona com um só diodo, mais eu nunca tentei desse jeito. Eu estou usando como na imagem abaixo. Uso em 110V para carregar uma bateria automotiva 12V/55AH e carrega q é uma beleza.

Gostaria de saber se esse circuito também funciona em 220V, pois meu pai mora em Fortaleza e la não tem 110V.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/gomesflanity/CarregadordeBateria.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

você só tem q ver o lance dos pólos q eu não me lembro muito bem, se você tiver um multimetro é mole, o q sair da ponte você mede, coloca negativo no negativo da bateria, o positivo na lampada e um fio da lampada no positivo da bateria.

você pode comprar uma ponte já pronta, eu acho q montei uma com os diodos 1N4007 ou maiores.

Boa sorte, qualquer dúvida entre em contato

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!