Ir ao conteúdo

obter 26v de uma fonte de pc

Minirider

Posts recomendados

Postado

oi,eu tenho uma fan aqui em casa e quero colocar ela no pc,so k ela é de 26v e eu queria saber como poderia obter 26v da minha fonte,sera k se eu ligasse dois cabos de 12v juntos iria dar os 24? eu estou perguntando 1º para não ir fazer as neira

Postado

Veja especificamente a potência ou a corrente que é capaz de fornecer a linha de -12v. Tem que ser suficiente para alimentar a ventoinha e ainda sobrar para a placa mãe.

O ###### é que eu não sei quanto que a placa mãe consome desta linha :zoio:

Na dúvida melhor não arriscar.

Postado

a tensão de +12 e -12V provem do mesmo enrolamento! somente os diodos sao usadoa para se ter -12 e +12 sendo assim o que ocorreria com o sentido da corrente??? ela não para o terra nos entido convencional!! eu já tentei usar uma ddp de 7V entre os 5 e 12V mas a fonte comecou a operar irregularmente gerando ruido nos transistores e a estabilizacao ficou comprometida!

normalmente sao usados dois diodos de 1A nessa linha!! nas novos modelos de placa-mãe ela não mais existira! pois alimenava os antigos SLOTS isa!

Postado
Postado Originalmente por claudomirorl@26 de setembro de 2005, 11:42

DM2, gostaria de ver algum esquema de fonte ATX para PC que use diodos para obter -12v a partir dos +12v.

É que fiquei curioso para ver como funciona, pois, todos esquemas que vi até hoje usam um enrolamento próprio para obter o -12v, como por exemplo neste:

http://www.saunalahti.fi/elepal/vahvistin/Atx_power.gif

Você tem o link de algum aí?

esse MESMO!!!

se você reparar direito , vera que os diodos do -12 estão ligados NOS MESMOS pontos q os diodos do +12 abrindo a fonte você ira ver!! esse e o unico esquema disponivel de uma fonte ATX na net, fora ele so achei de AT

Postado
Postado Originalmente por DM2@26 de setembro de 2005, 12:54

esse MESMO!!!

se você reparar direito , vera que os diodos do -12 estão ligados NOS MESMOS pontos q os diodos do +12 abrindo a fonte você ira ver!! esse e o unico esquema disponivel de uma fonte ATX na net, fora ele so achei de AT

É verdade! Usam o mesmo enrolamento! Os diodos estão invertidos e por isso temos a polaridade invertida.

E eu pensando que a parte de baixo do enrolamento era exclusiva das tensões negativas. Mas que anta heim? :D

O mesmo para o +5v e o -5v.

Analizando, creio que o funcionamento seja semelhante a uma fonte simétrica, mas, não estou certo.

A diferença seria que os diodos e os filtros das linhas de -5v e -12v são dimensionados para uma corrente menor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...