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Ajuda SOUND DREAMNS 1600


johelson

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Alguem que entende de eletrônica... por favor me ajude!!! Meu SST 1600 da Sound Dreamns sempre queima, agora prestem atenção:

1ª Vez... queimou, eu mandei ajeitar... 8 TIPs 100

2ª Vez Queimou, eu mesmo ajeitei... 16 TIPs 102 (dessa vez troquei os 16 porque o tecnico disse que so queimou da outra vez porque não tinha trocado todos)

o módulo tocou na banca...

o módulo tocou no carro (DESLIGADO)

e se deixasse ele ia tocar o resto da vida...

quando eu ligo o carro, ´consigo ouvir o barulho do motor no som...

daí pode contar uns 10 a 20 s e você ouve o "pipoco" e o fumaceiro cumendo!!!

se alguem souber o motivo, a causa o porquê, pelo amor de Deus, não aguento mais gastar com Transistors!!!

um grande abraço...

Valeu

Johelson Gomes

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meio difícil sabe assim digo melhor impossivel !!! afinal não sabemos como esta sua instalacao!!

você esta usando falantes com impedancia correta para o amp??

e você apenas trocou os transistores sem saber a causa de ele ter keimado !! não tem nada a ver com TROCAR todos isso e desperdicio de dinheiro!

você tem q saber qual ou quais entrarm em curto ou abriram e verificar sua polarizacao! diodos resistores capcitores !! noa basta apenas trocar !! e por isso q existe tecniCUS e tecnicos!!!

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Salve galera!!

Meu amigo johelson, tudo bem?! Primeiramente Seja Bem-Vindo ao nosso querido Clube do Hardware! :-BEER

Agora, em relação ao problema que você anda tendo com seu modulo de potencia, como disse nosso Grande amigo DM2, o correto é você, alem de trocar os transistores, que pelo que você disse, ficam na "cara" estarem torrados, é você com os devidos "instrumentos" de medicao, "conferir" todo o circuito, praticamente toda a PCI do Amplificador, pois se o transistor queima, entra em curto, abre, etc, com certeza é porque "alguma coisa" o levou a morte mais cedo...rss, e nisso ai estamos falando de muitos resistores, capacitores de filtro, de desacoplamento, diodos, Zeners, entre muitos outros componentes que existem num modulo de potencia, CLARO, isso não significa que você TEM QUE TESTAR TUDO, DE "CABO a RABO", (apesar disso fazer parte da minha rotina de consertos/reparos, mas também considero ser o mais CORRETO), pois so trocar o transistor, não signifca que tudo vai fucnionar perfeitamente, pois se o transitor queima, é porque "tem alguem ou alguma coisa" fazendo essa sistuacao acontecer...também digo, não querendo contrariar meu amigo DM2, que isso não é REGRA, mas sim uma condição, pois em alguns casos, apenas um transistor queima mesmo, e é so trocá-lo e partir pro abraço, mas isso é meio raro no mundo dos técniCOS! B)

Agora, você disse que escuta o barulho do motor de seu carro amplificado no som do automovel ne?! Você já pensou em CONFERIR o ATERRAMENTO (na lata do automovel) de todo seu sistema de SOM?! :joia: Se o aparelho de som do seu carro estiver sem o respectivo aterramento, pode ser, ou É o motivo do seu problema. :goff:

Mais uma vez afirmo aqui que não QUIS e NEM É MINHA INTENÇÃO CONTRARIAR NINGUÉM, até mesmo, porque de Expert, ainda não tenho nada. Considere apenas como um comentário explicativo. :D

Desejo Sucesso e Boa Sorte.

Grande Abraço meu amigo DM2 e johelson. :bandeira:

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Queria, primeiramente, agradecer a ajuda e a disposição em ajudar de todos vocês... o digam AMD eu já conhecia de outros tópicos e ele sempre ajuda todo mundo e o Dm2 eu não lembro de conhecer...

1° eu não sou técnico, entendo muito pouco mas o suficiente pra alguns pequenos reparos, por isso não estou entre os técniCUS nem entre os tecniCOS, estou apenas procurando auxílio de um técniCO.

2° realmente digam deve haver algma causa pra esses transistors queimarem e é isso que eu to tentando descobrir...

3° quanto ao aterramento: o do módulo é na lata mas o do cd é direto da bateria... os cabos de alimentação são separados pro som e pro módulo... a bitola dos cabos é boa.

Agora o que me deixa mais intrigado é que o módulo funciona normal na banca e no carro desligado...

se deixar tocar ele toca a vida inteira...

o problema é quando liga o carro, entendeu?

no entanto eu tenho outro módulo, também da sound dreamns (sd 250 eu acho) não lembro direito e ele tá tocando direto, nunca queimou e eu também ouvia o barulho do motor do carro no som, foi então que revisei toda a instalação do som do carro (depois do último pipoco do sst 1600) e havia alguns multicabos em que corriam audio e corrente juntos, troquei e separei os cabos.. resolveu o problema do barulho do motor... daí não tive coragem de ajeitar o módulo de novo e colocar lá com medo de queimar... tenho que saber qual a causa do problema primeiro...

como já disse, da primeira vez que queimou eu mandei ajeitar num tecniCO, como tinha queimado só um lado ele trocou só os transistors do canal que deu problema, foi esse mesmo canal que voltou a queimar agora(alguém tempo depois) aí veio um tecniCU e mandou eu trocar dos dois canais porque se não ia queimar de novo... foi então que o canal 1 (que nunca tinha dado problema queimou junto com o 2 na hora que eu liguei o carro) agora sim, eu tenho certeza que eu vou ter que comprar os 16 transistors de novo... esse mesmo animal agora disse que pode ser os resistores... pode ser as Mikas... pode ser a mãe dele!!!

se alguem puder me ajudar... eu realmente gostaria muito de entender de eletrônica mas só sei algmas pequenas coisinhas!

valeu pela ajuda (de novo)

brigadão ao Dm2 e ao digam AMD por se disponibilizarem a me ajudar!

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Salve galera!!

Meu caro amigo johelson, não há de que!! :-BEER

Realmente é entristecedor o problema que você vem passando, mas aqui a galera só joga a toalha quando vemos que não tá dando mesmo...rss

Olha só, eu sinceramente não sei COMO FUNCIONA esse amplificador, não sei se sao FETS em paralelo, série...sei lá...não tenho ideia mesmo, mas caso compararmos esse modulo com um amplificador potente, poderiamos ter esses varios FETS dos 2 canais em funcionamento paralelo, e caso este seja o metodo de funcionamento do modulo de som, eu acredito que o problema possa estar na linha, na trilha (acompanhe-a se possivel) que "alimenta" todos esses FETS, tanto de 1 canal quanto de outro, como um capacitor eletrolitico de desacomplamento da componente continua, capacitores ceramicos, e principalmente nossos amigos "resistores", que com certeza existem aos montes aí pra polarizar corretamente essa "cambada" de FETS, rsss....mas não julgo nenhum em especiffico, pois como já disse, não sou conhecedor do circuito desse amplificador e nada de Expert eu tenho... :joia:

Você tambem já verificou se a impedancia dos falantes "é compativel" com a do modulo de som, que costumam ser 2, 4, 8 Ohms....?! Não tem nenhum falante em "curto" (a bobina)?! :blink:

Quando você fez o teste na bancada testou com os mesmos falantes usados no carro?! Já deu uma verificada no alternador do seu automovel e bateria?! :joia:

É isso aí, se eu já fosse um técnICO, rss...talvez pudesse ajudar mais ou ser mais especifico, mas por enquanto a gente vai "tateando com cuidado" que quase sempre chegamos lá também! :palmas:

Se você pudesse conseguir o esquema da PCI desse seu módulo, seria uma coisa muito boa! :D

Desejo Sucesso!

P.S.: O amigo DM2 é um dos Experts aqui do nosso Clube do Hardware :-BEER

Grande Abraço. :bandeira:

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1° eu não sou técnico, entendo muito pouco mas o suficiente pra alguns pequenos reparos, por isso não estou entre os técniCUS nem entre os tecniCOS, estou apenas procurando auxílio de um técniCO

não me referi a você e sim ao ao profissional que você citou !! que lhe disse para trocar todos os transistores, peco desculpas por qualquer mal interpretacao!!!

procure por "rastros" visiveis , resistores keimados, e teste os transistores um por um e veja qual realmente abriu (não acredito q sejam todos não) e veja sua posicao na placa de circuito e a partir dai procurar por componentes associados como didos zeners que polarizam a base, capacitores, se não souber ocmo testar transistores existe um topico fixo aobre isso! alguns desses modulos possuem fonte interna também seria uma boa checar ela!!!

por fim tenha certeza de que a impedancia dos falantes esteja certa

bem em relação a so estar dando problema qunado liga o carro e bom você verificar então o circuito eletrico do carro o regulador de tensão dele, se bem que e muito intrigante isso pois se a tensão estivesse alta outros equipamentos seriam danificados incluindo a bateria!!! pode ser apenas coincidência !!! eu já abri um monitor so para LIMPAR e o danado queimou , num e que eu fiquei achando q fui eu !! mas no final não tinha nada a ver pura coincidência!!!!

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  • 13 anos depois...

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