Ir ao conteúdo

Problemas com drive de disquete

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.. to com um computador montado a pouco tempo e estou tendo problemas com o drive de disquete...

pelo pouco que entendo de informatica, acho que ele está conectado certo na placa mãe sendo até reconhecido pelo setup da BIOS...

mas quando ligo o computador ele não faz barulho nenhum nem acende a luz, e quando coloco um disquete ele aparece a seguinte mensagem:

(clique para ampliar)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img84.imageshack.us/img84/5803/problema13zt.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

se clico "Não", ele simplesmente não faz mais nada, se clico "Sim", ele abre a janelinha de formatação do disquete, pensa um pouco e aparece outra mensagem:

(clique para ampliar)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img84.imageshack.us/img84/8206/problema26em.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

os disquetes que uso são disquetes novos, sem problemas que usava no computador antigo, até que ele começou a fazer isso também. agora que troquei de computador, está dando de novo..

será q estou com azar nos disquetes? algum programa meu pode estar afetando a unidade? ele ta com o setup errado?

q q eu posso fazer pra faze-lo funcionar de novo?

obrigado desde já a quem puder ajudar!

abraços

Postado

vou tentar fazer isso... =]

eu abri o pc e vi q estava td ligado, mas não sei se ta invertido ou não hehehe

senão, o drive ta na garantia, vou lá trocar!

valeu aí!

Postado
Postado Originalmente por Rafa Blattner@21 de outubro de 2005, 01:27

vou tentar fazer isso... =]

eu abri o pc e vi q estava td ligado, mas não sei se ta invertido ou não hehehe

senão, o drive ta na garantia, vou lá trocar!

valeu aí!

Para verificar se o cabo esta invertido verifique se a via vermelha do flat cable esta virado para o lado do conector de força.

Se você comprou esse micro já montado a possibilidade dele ter vindo com o cabo do disquete invertido é quase nula. A possibilidade de ser um mal contato no cabo de dados ou mesmo no da força do seu floppy ou então na ligação desse cabo à sua placa mãe. Após verificar todos esses itens tente acessar o seus disquetes pelo windows e depois pelo DOS. E não esqueça de verificar se a proteção contra gravação deles (aquela pecinha que fica na parte inferior) não esta ativada (tampando o buraquinho).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Postado
Postado Originalmente por luciano3001@21 de outubro de 2005, 10:09

Para verificar se o cabo esta invertido verifique se a via vermelha do flat cable esta virado para o lado do conector de força.

Se você comprou esse micro já montado a possibilidade dele ter vindo com o cabo do disquete invertido é quase nula. A possibilidade de ser um mal contato no cabo de dados ou mesmo no da força do seu floppy ou então na ligação desse cabo à sua placa mãe. Após verificar todos esses itens tente acessar o seus disquetes pelo windows e depois pelo DOS. E não esqueça de verificar se a proteção contra gravação deles (aquela pecinha que fica na parte inferior) não esta ativada (tampando o buraquinho).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Olá Luciano, tudo bom?

primeiro valeu aí da ajuda, mas o cabo me parece estar ligado corretamente sim (pois me baseio pelas pequenas flechinhas de marcação, tanto no cabo quanto no drive e na placa... e nos 2 casos - drive e placa - eles estão "flecha com flecha") e ele reconhece o drive A, faz barulho quando acessado e agora acende a luz também... porém continua me dizendo que preciso formatar o disco mas quando tento, nada acontece..

creio não ser problema do drive (senão ele não acenderia a luz, não faria barulho), não ser problema do cabo (pois me parece estar ligado sem problemas e reconhecendo normalmente) e também não me parece problema dos disquetes, pois testei sem brincadeira, todos os disquetes do quarteirão e o aviso é o mesmo uhaeuhaehae

testei o computador da minha namorada, clicando no drive A sem disquete, e apareceu esse mesmo aviso! no entanto quando coloco um disquete, ele abre normalmente...

percebi então que no meu caso é como se eu não tivesse colocado disquete nenhum, mas ao que tudo indica, está tudo certo com o drive (eu o abri e ele é zerado, e Sony.. até onde sei uma marca boa)

será que mesmo novinho em folha meu drive está bichado?

será q é configuração do XP? será que pode ser de algum programa que instalei?

outra coisa que achei meio estranho, é que com um disquete no drive, você clica em "propriedades" e ele aparece no lugar "sistema de arquivos" como "RAW"... não deveria ser FAT??

existe algum lugar onde posso tentar fazer um "setup" do drive?

pessoal, valeu aí a ajuda.. valeu aí qm se importa e perde tempo lendo! desculpe as milhares de duvidas hehehe

abraços!

Postado

Vai entender o windows mas apesar de estranho é normal o disquete estar marcado como RAW apesar de não o ser... Aparentemento o seu problema é de Hardware, apesar de ser novo o seu drive aparentemente não esta funcionando como deveria. Se for possivel, arranje com um amigo uma outra unidade de disquete e teste no seu computador.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

• 2 semanas depois...
Postado

Eu também diria isso..mas não custa nada tentar, mas fácil você comprar um kit que limpa o drive por dentro (vem o um disquete, o ácido propílico e mais uma coisa) ele vai limpar por dentro, se fizer e continuar o problema, é melhor você trocar mas como ta na garantia leve na loja e eles que se virem

Postado

Cara..

To com EXATAMENTE o mesmo problema que você !!

Não to conseguindo resolver de jeito nenhum!

E é estranho que aqui em casa tenho 2 PCs e ambos estão com o mesmo problema. Certamente um disquete que eu pus neles que causou tal coisa.. =/

• Membro VIP
Postado

Como muitos já recomendaram, não custa nada reforçar...

Primeiro consiga um drive de disquete com um amigo seu, nem que seja usado mesmo mas que esteja funcionando perfeitamente. E tente acessar um disquete ai tente formatar.

Se caso disquete de seu amigo funcionar o seu drive de disquete novo deve ter vindo com defeito. Então é recomendável você trocar já que está na garantia. Se caso não funcionar o drive de seu amigo é provável que seja problema ou no cabo ou muito remotamente mas que é uma possibilidade que não se pode descartar que seria o problema na placa-mãe.

Como seu drive de disquete não acende a luz de jeito nenhum como você havia mencionado então não tem como ser sujeira no drive.

Boa Sorte B)

• 1 ano depois...
Postado

Pessoal por favor eu vim aqui para conseguir ajuda mas tudo q foi dito ai eu já tentei mas mesmo assim nada Funciona o Drive é novinho comprei ele ontem ... e quando instalo Aparece uma mensagen mandando q eu Formate o disquete, e quando eu inverto o cabo flet ele simplesmente acusa q não ah Disco na Unidade A sendo que o Disquete ta La na unidade A....

POr favor me ajudem..

será q se eu Formatar o pc eu conseguiria arrumar isso ? :tantan:

• mês depois...
Postado

Cassilda!!! Tá acontecendo a mesma coisa com o meu, ele não é tãããão novo assim :goff: mas estava funcionando que é uma beleza... agora? Parce mais problema no Windows do que de placa-mãe e cabo... afinal, os cabos estarem invertidos é praticamente impossível, nunca vi um caso assim, placa-mãe com problema, bem, acho meio difícil, mas..., agora, windows com problema e drive ruim são as duas possibilidades mais certas, e como os colegas acima dizem que seus drives são "novos" então ou é windows com problema ou sei lá o que...

Snake

• 2 semanas depois...
Postado

temnho o mesmo problema, e tenho como provar que o problema é do XP, porque eu fiz um disco de BOOT e coloquei na hora que o micro estava iniciando! e surpresa o drive de disquete funcionou!!! e depois coloquei o mesmo disco no XP e tentei abrir e dá a mesma msg do nosso amigo! que o disquete precisa ser formatado!! ah, observação... tenho duas máquinas com o mesmo problema!!

• 2 meses depois...
Postado

é galera parece q isso ta pegando geral pois estou com o mesmo problema q vocês, e para meu alivio ou descepcao, quando dou boot pelo drive A com disquete so win98 o dirve funciona normalmente, ta f... ja estou ficando p... e olha que com prei este fllopy aq ontem dia 01/06/2007 novinho, cabaço, então ao q parece e o maldido xp que ta me f... se alguem souber de algo q possamos fazer agradeço a gentileza de postar aq, pois ja estou furunfando a net a procura de solução para mais essa m... . valeu galera!

• 2 semanas depois...
Postado

alguém deu uma olhada em que formatação está seu Win XP?

Um floppy disk que é formatado para uso no windows 98 pode não ser usável Win XP, porque Win XP pode estar formatado em sistema de aquivos NTFS ou Fat 32. O programa de formatação do MS-DOS também falha nesses casos com sistema operacinal em NTFS. Nesse caso é melhor tentar adquirir disquetes não formatados ou já formatado em FAT. Fonte:

http://www.annoyances.org/exec/forum/win98/t1179781686

• 2 semanas depois...
Postado

Alguem pode me ajudar?

Depois que liguei o driver de diskette errado (com flat cable invertido),ele não funciona mais.

No setup ele indica ser de 31/2, mas o windows marca ele sendo de 51/4 e se clicar nele para alguma coisa o micro trava. Já troquei por outro e nada. Tenho o disco de instalação da mobo,mas não resolve.

Vendo que outras pessoas tem o mesmo problema,com os sintomas parecidissimos que o meu,continuo para que sirva de pistas,para alguem possa nos ajudar. Particionei o hd e instalei o win98 ,e o winxp,tanto um como outro s.o. na janela Meu computador indicam com desenhinho e tudo o disco 51/4. porém ,igual a um de nossos colegas quando dou o boot com o disco de boot do win98,ele lê. Mas depois ,necas. Ajude-nos alguem, por favor. Obrigado

Postado

Comigo também está acontecendo isso. Não sou nenhum "expert", mas o fato é que depois de uma atualização automática do XP, nunca mais meu leitor de disquete funcionou....não sei qual foi a atualização ao certo...

Será que tem alguma coisa a ver????

E OLHA...NÃO ADIANTA FAZER NADA....

Postado

Eu tb, meu técnico trocou o driver, mas agora ele não detecta disquetes. ele disse que são meus disquetes, mas eu os comprei na própria inform. dele, e nunca os usei e ja faz um 9 dias que eu comprei, é os meus discos ou o pc?

alguém aí sabe como "ter" o arquivo boot.ini no XP?

Postado

Geralmente quando isso acontece é diskete bichado ou o drive de diskete, porém, mais difícil é o cabo estar com algum problema ou mesmo a IDE da MB

Postado

Peço aos colegas desconsiderem hipotese de defeito no drive ou cabo,pois além de trocados,como disse ele dá o boot pelo win98,significando que está bom e ligado. No meu caso,houve um momento que estava investigando e apareceu numa tela dizendo que o drive A estava funcionando em modo de compatibilidade do DOS. Por isso talvez o win98 o indica como 51/4 e o winxp não o encontre. Talvez a bios tenha perdido algum drive para reconhece-lo.Mas na verdade não entendo nada disso.Por isso peço ajuda aos companheiros.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu estava com esse problema na porcaria do MicroShit Windows XP :eek:, e como o micro é novo, comprado na Dudony.com :o, e nem sei quem dá a garantia, eu não tinha como abrir nem vontade de levar na "garagem" da montadora... Então, fiz o seguinte:

Usei o programa mountvol.exe no prompt do DOS para desmontar, listar, e montar novamente. Aparentemente, funcionou.

1) C:>mountvol a: /D

* remover o ponto de montagem atual do drive A

2) C:>mountvol /L

* listar todos os pontos de montagem conhecidos (coisa ***** do registro...), será algo como:

\\?\Volume{e3d4e91c-083e-11db-8d61-806d6172696f}\ (não utilizado, livre....)

3) Escolha o ponto correto (livre) e digite:

C:>mountvol a: \\?\Volume{xxxxxxx chave livre xxxx}\

A partir disso o drive A passou a funcionar beleza.

Se não der certo, sugiro uma busca no Registro :mad:, a começar pela chave liberada, que deve estar dentro da "raiz" HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\MountPoints2

Esta é uma tradução do que postei no Windows XP Annoyances Discussion Forum: Floppy disk drive - http://www.annoyances.org/exec/forum/winxp/1183671235

abrs, Daniel

• 5 meses depois...
  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...