Ir ao conteúdo

Falha do Controlador de Memória do A64

Eder Bahia

Posts recomendados

Postado

E aí pessoal!

Sobre essa falha no Controlador de Memória dos processadores Athlon64 com núcleos: Clawhammer, Newcastle (o meu) e Winchester. Que resulta no problema das memórias DDR400 trabalharem em 333 quando tiverem 4 pentes instalados eu gostaria de tirar uma dúvida.

Já uso 2 pentes de memória Kingston Valueram de 256 cada e está para chegar mais de 1 de 512mb para totalizar 1 GB. A pergunta é se essa falha me afetará nesse caso ou é exclusivamente para 4 pentes em uso?

valeu, obrigado a quem puder ajudar!

Abraço!

Eder Bahia

Postado

Minha placa mãe é a da assinatura, ela não faz dual channel, aliás isso nem depende da placa e sim do processador. Realmente não é uma falha e sim uma limitação, mas de qualquer forma isso acontece. Tô na dúvida se apenas com 4 ou com 3 pentes também.

valeu, abraço!

Eder Bahia

Postado

Como você mesmo falou eu também só tenho conhecimento disso quando se usa os 4 pentes. Se vai acontecer com 3 pentes, só testando pra saber, mas pela lógica não deve acontecer diminuição da frequência não.

Postado

Perfeitamnte... apenas testando pra saber, mas seguindo a lógica, acredito que a falha ira ocorrer, apenas quando se utiliza os 4 bunk's de memória!

Testa e manda os resultados!

Abraços!

• 3 semanas depois...
Postado

A memória deve chegar na semana que vem ainda.... a greve da alfândega atrasou a entrega do vendedor... Mas assim que chegar eu posto.

De qualquer forma já estou mais tranquilo. Obrigado a todos.

valeu, abraço!

• Membro VIP
Postado

você poderá operar normalmente com 4 pentes de memoria se ambos for single bank, com chips de um lado só, se alguma memoria for double, com chip dos dois lados, ai irá operar a 333

• 3 semanas depois...
Postado

A memória finalmente chegou! Agora são 2x256 + 512MB (3 pentes)

Este último é double bank.

Mas infelizmente todas passaram a operar em 166,9MHz (DDR333) :(

Desse modo não está tudo em sincronia correto? Será problema se resolveria se eu vender os dois de 256 e comprar outro de 512? Tinha visto outro tópico falando disso mas não tô conseguindo achar.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço desde já.

valeu, abraço!

Eder Bahia

Postado

Essa Limitação é própria do controlador de memória desse athlon64...

você pode resolver o problema comprando um sempron de revisão E6 que passa a liberar o uso a DDR400...

Postado

Mas se eu vender os 2x256 e comprar um só de 512 pra ficar 2x512 não resolve o problema? Se não me engano vi isso em um tópico que não estou conseguindo encontrar.

Por enquanto é bom deixar 1GB a 333MHzos 512 a 400MHz?

Reparei que o usuário que tá em 19º no RenderTest tem um A64 3200+ s754 com 1,5 GB! :blink:

Será que não é como eu tô pensando? um pente de 1GB e outro de 512?

valeu, abraço!

Eder Bahia

P.S. Por aqui é impossível vender esse processador... Tenho que resolver o problema através das memórias.

Postado

ve aiw se eu falei ##### ,mas você tem que ver no manual da sua placa-mãe a sequencia e a velo que você pode coloca no seu pc ,deve ta na parte de configuração de memoria,na minha placa-mãe k8v por exemplo eu não posso colocar 3 ddr400,pois a velo maxima fica 333,acho q é isso falou.....

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Eder Bahia@13 de dezembro de 2005, 17:31

Mas se eu vender os 2x256 e comprar um só de 512 pra ficar 2x512 não resolve o problema? Se não me engano vi isso em um tópico que não estou conseguindo encontrar.

Por enquanto é bom deixar 1GB a 333MHzos 512 a 400MHz?

Reparei que o usuário que tá em 19º no RenderTest tem um A64 3200+ s754 com 1,5 GB! :blink:

Será que não é como eu tô pensando? um pente de 1GB e outro de 512?

valeu, abraço!

Eder Bahia

P.S. Por aqui é impossível  vender esse processador... Tenho que resolver o problema através das memórias.

vende os dois de 256mb e compra um de 512mb. ou vende todos e pega logo uma de 1gb

Postado

2X512 fica beleza, ou logo 1x1GB, como disse o colega acima.

PS: não é uma crítica, mas a segunda mensagem foi problema no prórpio fórum, beleza?

Júnior

Postado

Deu trabalho, mas consegui vender os 2x256 pra comprar outro de 512. A maioria que usa 2x512 tá em 400MHz... rezo pra ter essa sorte também.

Obrigado a todos que me ajudaram! :-BEER

Abraço.

Eder Bahia

Postado

Felizmente os dois pentes de 512mb resolveram meu problema! :palmas:

Estão trabalhando normalmente @DDR400.

Agradeço muito a ajuda e as dicas de todos!

:-BEER

Abraço a todos!

Eder Bahia

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por betollima@04 de novembro de 2005, 16:44

Cara, qual sua placa mãe? Diminuição de freqüência de operação não é falha não.

Sua placa faz Dual Channel?

Eu acho q 754 n tem Dual Channel não, porque já tem o controlador de memo no processador. Mas isso é normal. No manual fala q se você usar 3 ou 2 GB em DDr 400 e 3 ou 4 GB em DDr 333.

estou errado?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...