Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

ola pessoal me desculpa se estou fazendo uma pergunta boba mais to na duvida já a muito tempo tenho uma asus a8n-e um hd sata-2 samsung formatei sem aperta o f6 foi tudo normal.mais tenho uma duvida baixei o ultimo nforce driver 6.70 e gostaria de instalar o driver sata desse driver nforce driver 6.70 mais não sei como fazer e se eu instalar esse drive vou ganhar desempenho ou ficara a mesma coisa obrigado atodos.

Para instalar esse driver basta você baixar a versão para Windows XP e executa-la normalmente como qualquer outro programa e realmente é recomendavel que você instale esse driver pois o desempenho do seu HD provavelmente ira melhorar.

:muro: olá gostaria de saber o que é NCQ?

Olá amigo,

Respondi um tópico a pouco tempo com a mesma duvida, dê uma pesquisada sobre (native command queueing) que você conseguira resolver as suas duvidas.

luciano3001 ótimo topico mas eu tenho 2 duvidas

tenho um hd SATA da Samsung e dpx q li o seu topico resolvi descobri c meu hd tem suporte a NCQ, e no site da samsung diz q ele tem esse suporte.

tae o link

http://www.samsung.com/Products/HardDiskDr...p?page=Features

agora como q faço pra ativar esse NCQ no meu HD??

Ahh no Everest acusa q meu Hd e SATA II

hd4bi.th.jpg

E no site da Samsung também diz q meu hd e SATA II no mesmo link de cima, mas na seção Specifictions.

E agora to confuso d ves meu HD e SATA I ou II????????

Realmente o seu HD (HD120IJ) é SATA-3Gb/s e tem NCQ. Quanto ao NCQ caso a sua placa mãe tenha suporte a ele ele já esta ativo pois ele não precisa ser ativado caso o HD e a placa tenham essa tecnologia ela é ativada automaticamente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luciano3001 muintissimo obrigado por responder minha pergunta.so que eu gostaria de saber qual dos arquivos do driver 6.70 que gravo no discket para que na hora que eu apertar f6 instalar os drivers sata dei uma olhada nos arquivos e não vi nenhum "make disk"ou "pre-install disk" ou não pricisa instalar esses drivers do 6.70 o do windows já e bom eu irei ganhar desempenho com os drivers sata do 6.70 e se eu instalar depois de formatado como você disse na minha pergunta anterior e a mesma coisa que instalando apertando o f6 antes da instalação do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O arquivo que ele esta mencionando é o driver da controladora SATA da sua placa e a melhor opção sempre é ao invés de usar o driver que vem no CD da placa mãe procurar na internet a ultima versão desse driver que no seu caso você pode baixar Clicando aqui.

Esse arquivo é muito simples de ser utilizado, basta você descompacta-lo em alguma pasta do seu computador e depois executar o "Make-Disk" com um disquete formatado no floppy do seu computador que os drivers serão automaticamente copiados para o seu disquete.

Depois basta você instalar o windows teclando o F6 no inicio da instalação e instalar esses drivers no seu novo HD.

Um detalhe importante é que se o seu Windos XP não for a versão já com o SP2 integrado, esse seu HD será reconhecido com no maximo 137GB, mas você pode resolver isso depois sem muita dificuldade.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia e ajude o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Caro Luciano,

Onde encontro os drivers da controladora SATA da minha placa? Possuo uma Asus K8N.

Um forte abraço e obrigado por toda assitencia prestada!

:: Resolvido, usei os drivers que veio no cd-rom da placa-mãe ::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luciano3001 muintissimo obrigado por responder minha pergunta.so que eu gostaria de saber qual dos arquivos do driver 6.70 que gravo no discket para que na hora que eu apertar f6 instalar os drivers sata dei uma olhada nos arquivos e não vi nenhum "make disk"ou "pre-install disk" ou não pricisa instalar esses drivers do 6.70 o do windows já e bom eu irei ganhar desempenho com os drivers sata do 6.70 e se eu instalar depois de formatado como você disse na minha pergunta anterior e a mesma coisa que instalando apertando o f6 antes da instalação do sistema.

Você somente precisa instalar os drivers para windows porque os demais drivers são somente para reconhecimento do HD SATA e não para desempenho. Você não precisar reinstalar o sistema operacional basta instalar os drivers corretos e o desempenho já estara no máximo possivel.

:muro: Olá amigos qual o preço mais ou menos do hd 80gb 7200rpm sata2 samsung esta em torno de 200,00 a 250,00 aqui em Recife? o mais barato que encontrei foi por 200,00 reais o preço está bom ou o valor esta elevado?

O preço de R$ 200,00 é um bom preço para se comprar um HD com as caracteristicas que você quer o preço desse HD varia de R$ 190,00 a R$ 275,00. Sendo que os da Samsung costumam ser os de menor valor em comparação com Seagate e Western.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Luciano, gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo excelente tópico., e solicitar-lhe informações:

Minha placa mãe e MSI K8N Neo4 Platinum, gostaria de fazer Raid O com dois HD´s SATA II de 80 GB da Seagate, modelo ST3808110AS - 8 MB - NCQ, minha dúvida é a seguinte: qual é mais vantajoso fazer o RaidO mencionado ou instalar apenas um HD 74 GB WD 10.000 rpm.

Alguma sugestão para melhorar o desempenho???

Abraços,

Geovanny

Geovanny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MMMUito bom este topico estou tirando varias duvidas mmmuito bom mesmo parabens Luciano3001

Aqui vai algumas duvidas

você sabe quanto esta um HD com 16mb (buffer) ?

vou vender o meu e comprar um de 80Gb SataII qual você indicaria ?

OBS: Estou satisfeito com o meu a taxa dele é 133MB pelo HD Tach, vou trocar porque vou fazer raid0 então é melhor ser o sata II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MMMUito bom este topico estou tirando varias duvidas mmmuito bom mesmo parabens Luciano3001

Aqui vai algumas duvidas

você sabe quanto esta um HD com 16mb (buffer) ?

vou vender o meu e comprar um de 80Gb SataII qual você indicaria ?

OBS: Estou satisfeito com o meu a taxa dele é 133MB pelo HD Tach, vou trocar porque vou fazer raid0 então é melhor ser o sata II

De 16MB de buffer com que capacidade???

Indico o ST3808110AS da Seagate.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De 16MB de buffer com que capacidade???

Indico o ST3808110AS da Seagate.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

1) Dei uma pesquisada e não achei nenhum com menos de 200GB com 16mb de buffer qual é o de menor capacidade ?

2) Tem algum de 80, 120, 160 gb ?

3) A diferença de dezempenho entre o de 8 e o de 16mb (buffer) é muito grande ?

Muito Obrigado novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Luciano,

Comprei este HD para colocar na minha placa MSI K8N DIamond Plus, e gostaria de saber se ele tem NCQ e se a performace com a minha placa-mãe sera boa !

Seagate Barracuda 7200.9 300GB 3.5" SATA 3.0Gb/s Hard Drive - OEM

http://www.newegg.com/Product/Product.asp?...N82E16822148131

Tem alguma coisa que o faca não ser bom ?

OBrigado

TriTon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Luciano,

Comprei este HD para colocar na minha placa MSI K8N DIamond Plus, e gostaria de saber se ele tem NCQ e se a performace com a minha placa-mãe sera boa !

Seagate Barracuda 7200.9 300GB 3.5" SATA 3.0Gb/s Hard Drive - OEM

http://www.newegg.com/Product/Product.asp?...N82E16822148131

Tem alguma coisa que o faca não ser bom ?

OBrigado

TriTon

Esse HD é um modelo da Seagate que não tive muito contato ainda porque ele não é da linha principal de produtos da Seagate porém não se preocupe porque ele tem sim o NCQ e a performance na sua placa deverá ser muito boa.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Dei uma pesquisada e não achei nenhum com menos de 200GB com 16mb de buffer qual é o de menor capacidade ?

2) Tem algum de 80, 120, 160 gb ?

3) A diferença de dezempenho entre o de 8 e o de 16mb (buffer) é muito grande ?

Muito Obrigado novamente

luciano3001 você poderia me ajudar :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo SATA-II tem NCQ?

R= Sim, todos os HD´s SATA-300 possuem NCQ, enquanto no SATA-150 isso é opcional do fabricante.

E POR FAVOR POSTEM COMENTÁRIOS E DÚVIDAS.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

m desculpe mas tentei instalar um hd sata e infelizmente não consegui

tentei de varios modos fazer iso , criei o make a disc sata e tentei novamente instalar o o windows xp home

e mesmo usando o armazenamento em massa sata , não consegui pois ele travava em 10% outas vezes a instalação travava em 2% em fim formatei e tentei de diversas formas resolver o problema e infelizmente não consegui.. outra coisa gostaria de saber também o que significa NCQ.. SDS CHE_MARLON

Ola amigo,

Primeiramente NCQ significa Native Command Queueing e é uma tecnologia que permite que o disco rigido leia o maior numero de dados possiveis no menor numero de rotações através da reordenação da sequencia de leitura.

Quanto ao seu caso visto que o seu computador esta reconhecendo normalmente o seu HD SATA já que você consegue começar o processo de instalação normalmente eu sugiro que você preferencialmente tente conseguir uma licença do Windows XP professional e tente instalar pois não vejo muitas possibilidades que causem esse problema. Recomendo também que você baixe os drivers mais atualizados da controladora SATA da sua placa mãe no fabricante dela pois pode existir algum bug que já tenha sido resolvido que cause esse problema e em ultimo caso também atualize a BIOS da sua placa mãe pois esses são os unicos motivos possiveis que estão causando esse travamento na instalação.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com 2 Hd´s 300gb Maxtor 6L300S0 .

Como eu descubro se eles são 300mb? Eu os comprei em Fevereiro, talvez não sejam.

Agradeço

Pablo de Regino - Goiânia GO

hum tentou colocar a especificação do hd num site de pesquisa como o googl..

talvez você ache um review do hd lá..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com 2 Hd´s 300gb Maxtor 6L300S0 .

Como eu descubro se eles são 300mb? Eu os comprei em Fevereiro, talvez não sejam.

Agradeço

Pablo de Regino - Goiânia GO

Sim, foi o que eu fiz inicialmente, procurei no gogle e e encontrei um pág. falando q era 150 e outra 300, mas a maioria fala de 150, então deve ser isso.

acho q vou vender esses 2 e compra outros 2 sata 3gb´s p/ ligar em raid 1. - espelhamento

Grato!

Posso afirmar com certeza que o seu modelo de HD citado é um HD SATA-1,5Gb/s ou seja 150MB/s pois conheço bem esse modelo e o modelo equivalente que é 300MB/s é o 6V300FO.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZADO COM OBSERVAÇÃO QUANTO AO NCQ.

ATUALIZADO COM A PINAGEM DOS HD´S SATA.

gostaria de saber o que significa ser maquiados e o ncq e tambem qual a diferença de um hd ide maxtor de 20 gb para um sata de 1,5 e de 3.gbps1-) Discos Rígidos SATA-150 com “maquiados”. (Falso)

2-) Discos Rígidos SATA-150 com NCQ. (Falso)

3-) Discos Rígidos SATA-300 com NCQ. (Verdadeiro)

OBS.: Atualmente os fabricantes como Seagate e WD estão lançando diversos HD´s SATA-3Gb/s sem NCQ como é o caso do modelo ST300820AS da Seagate e diversos modelos da WD.

Respondendo outras duvidas sobre SATA;

Atualizado em 24/03/2006

A pinagem dos HD´s SATA é muito pouco difundida e não vi em nenhum dos fóruns que pesquisei, então caso alguém queira essa informação, ela esta abaixo;

O SATA utiliza-se de um cabo de dois pares (4 fios) para recepção e trasmissão de dados com uma impedância de 100 Ohms e um conector de 7 pinos para o transporte desses dados.

E a sua pinagem é assim;

HD´s SATA-I funciona em placa mãe SATA-II?

R= Sim sem problemas, porém com taxa de transferência de 150MB/s.

HD´s SATA-II funciona em placa mãe SATA-I?

R= Também sem problemas e também como no caso anterior à 150MB/s.

Posso instalar em uma Placa mãe SATA-II um HD SATA-I e outro SATA-II?

R= Sim você pode porém a placa ira fazer com que o HD SATA-300 trabalhe na mesma velocidade do menor SATA-150 (150MB/s). Isso somente não acontece quando você possui uma placa mãe com duas controladoras SATA distintas. Nesse caso se você instalar cada disco rígido em uma controladora eles trabalharão cada um na sua velocidade normal.

Todo SATA-II tem NCQ?

R= Sim, todos os HD´s SATA-300 possuem NCQ, enquanto no SATA-150 isso é opcional do fabricante.

E POR FAVOR POSTEM COMENTÁRIOS E DÚVIDAS.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado pela resposta mt exlarecedor e obkjetiva gostaria de informar que havia um defeito de fabrica no hd e não recomendo ... desculpem não posso fazer propaganda negativa aqui ne ainda sou novo ... mt obrigado

Obrigado,

Precisando de alguma informação é só postar.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida com respeito aos "WD Raptors".

Pelo que ví, os modelos lançados são SATA-150 e não SATA-300 (favor me corrigir se estiver equivocado).

Pergunto eu se mesmo assim, um Raptor consegue ser mais rápido que um SATA-300, isto em situação simples e ainda em RAID-0.

Pergunto isto pois estava querendo comprar 2 Raptors para deixar em RAID 0 e um SATA-300 para ficar de "backup".

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida com respeito aos "WD Raptors".

Pelo que ví, os modelos lançados são SATA-150 e não SATA-300 (favor me corrigir se estiver equivocado).

Pergunto eu se mesmo assim, um Raptor consegue ser mais rápido que um SATA-300, isto em situação simples e ainda em RAID-0.

Pergunto isto pois estava querendo comprar 2 Raptors para deixar em RAID 0 e um SATA-300 para ficar de "backup".

Desde já agradeço.

Antigamente a WD tinha muitos HD´s que internamente era ATA e através do famoso chip da Marvell eles transformavam estes HD´s em SATA-150 e isso gerou muita confusão e desconfiança na epóca e abalou um pouco a confiabilidade dos HD´s da WD... Hoje em dia os Raptors são efetivamente SATA-300 e atingem realmente ótimas taxas de transferencias que dificilmente qualquer outro fabricante consiga bater e são sem duvidas os HD´s SATA mais rapidos do mundo.... em RAID 0 então são aviões (vide o XPS 600 Renegade da Dell) o unico problema realmente desses HD´s é o seu preço que é bem alto...

Mas se você for realmente comprar 2 HD´s desse para um RAID 0 sugiro que você compre os da série RaptorX que vem com uma janela de acrílico que permite você ver os pratos internos girando e trabalhando e que realmente ficam lindos para se fazer um bom CASEMOD.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!