Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

chipset nvidia nforce4 ultra com bugs


dms-

Posts recomendados

Pior que esse tópico cai como uma luva para meus problemas, que não são exatamente os mesmos, mas parece que sempre tem algo corrompido no pc. falha na instalação, as vezes tela azul, as vezes travamentos e reinicializações do nada. Tenho uma DFI LanParty UT nForce4 Ultra-D e estou apanhando aqui para descobrir o problema. O pior foi que já tentei de tudo, ou quase e ainda não resolveu, o que estou chegando à conclusão de que é driver ou hardware. Mas eu instalei os drivers certinhos da nVidia e tudo mais como manda o figurino, e isso não deveria acontecer! Ao menos, não em um sistema supostamente normal.

Esse bug existe em TODOS OS CHIPSET NFORCE4 ULTRA?? Ou só em alguns? Minha mb está na garantia, o que me sugerem que eu faça? Arrisque trocar por outra igual e pode melhorar? Trocar por outra que não tenha chipset nforce4 ultra? Ou esperar para ver se a nVidia vai resolver tudo rapidinho??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os drivers da nvidia pro chipset sao pra otimizar o uso do chipset. não instalar significa perder em performance, jamais estará relacionado a danificar o hardware.

tente não instalar os drivers nvidia IDE SW pra ver se resolve seu problema. no meu caso, resolveu mas perdi em performance. é como comprar um carro com 500hp mas devido a problemas de fabrica, so posso usar 300HP. complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal qual o melhor driver pra não dar esse tipo de pau?

T-R3X: será que dá esse problema por causa da memória em dual channel?

Será que é melhor trocar 2x 512mb por 1x 1gb?

O pc da minha assinatura está em case de montagem e parece que deu um problema na instalação dos drivers da placa de video (GeForce 6600GT) eVGA. Será que é por causa do dual channel ou é a placa mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu sistema so estabilizou quando retirei os drivers da nvidia (nvidia SW IDE).

estou usando os padroes do windows e está tudo funcionando como deveria. sem tela azul, bad block, perda de arquivo, partiçoes e etc.

estou participando ativamente de dois forums internacionais (forums.nvidia.com e nforcershq.com) e o problema acontece com muita gente. a solucao realmente é não instalar os drivers IDE quando for instalar o pacote do chipset.

quanto a performance, caso alguem queira saber, não vi diferença alguma. alguns comprovaram que os drivers da MS são até mais rápidos em algumas situações mas na média é a mesma coisa.

caso voce possua alguma placa-mãe com chipset nforce4 ultra e esteja tendo problemas com arquivos corrompidos, problemas de particao, tela azul sem nexo, travamentos, problemas de inicializacao(lentidao, disco não detectado e etc), a solução em 99% dos casos é desinstalar esses drivers da nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, rpussente. Acabei de montar a máquina da assinatura (com o chipset nForce4 Ultra) com a intenção de usá-la pra trabalhar (InDesign, Photoshop, Illustrator, Dreamweaver, Flash) e jogar de vez em quando.

Posso te dizer que, embora ainda não tenha usado ela mais do que um mês, até agora não tive problemas. Fiz a atualização de todos os drivers (inclusive de IDE), atualizei a BIOS e tá rodando tudo normal. A única coisa que estava me irritando um pouco era o Need For Speed Most Wanted, que voltava pro desktop do nada.

Mas desconfio que isso era porque eu estava judiando um pouco da minha Radeon X300, que não é possante o suficiente pra rodar o jogo com tudo no talo, além dos meus 512MB de memória (1GB seria o ideal, mas fica pra mais tarde).

De qualquer maneira, vou experimentar desinstalar esse driver IDE pra ver se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Danilo Souza@30 de dezembro de 2005, 14:49

sobre dar pau com memoria sendo double side ou não, já é problema com o controlador de memoria do processador, e não com o chipset

não é placa mesmo eu tinha uma e dava com so com ela mudei a placa com o mesmo processador e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estava enfrentando problemas de corrupção de dados tanto nos meus HD's como nos CD's e DVD's gravados. Eu estava ajustando o HTT da minha placa-mãe em 240MHz, reduzindo o multiplicador do HyperTransport de 5x para 4X e a memória em 166MHz, obtendo assim 2,4GHz na CPU, 960 MHz no HyperTransport e 200MHz reais nas memórias.

Seguindo as instrunções do colega dms-, baixei o HTT para o valor padraõ de 200MHz deixei as memórias em 166MHz. Com isso, consegui acabar com os problemas de corrupção nos meus HD's e mída de CD e DVD, podendo inclusive utilizar os drivers IDE na NVIDIA, o que era importante para poder ativar o NCQ do meu HD Maxtor. Embora essa solução não estivesse me agradando, pois além de fazer minhas memórias funcionar abaixo do normal, não conseguia aproveitar o potencial de Overclock do meu processador.

Finalmente, resolvi fazer o seguinte: Fui aumentado a frequência do HTT de pouco em pouco, fazendo teste de estabilidade e verificando se havia corrupção de dados. Consegui até o valor do 235 MHz. (2350MHz na CPU, 920 no HyperTransport e 195 MHz na memos).

Acima disso já aparecia os problemas de corrupção.

Depois dessa, fiquei realmente decepcionado com a NVIDIA, um chipset que no papel que prometia tanto, mas que está causando tanta dor de cabeça pra mim e pra vários usuários ao redor do mundo é de enfurecer qualquer um! :bravo:

Espero poder ter ajudado e até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, eu estava muito animado com as características do chipset nVidia nForce4 Ultra e já estava fazendo orçamentos com MB que utilizam este chipset, tais como a

DFI LANPARTY nF4 Ultra-D

ABIT AN8 Ultra

ABIT KN8 Ultra

MSI K8N Neo4 Platinum

Asus A8N-E

Enfim, depois que vi este tópico e os tópicos da nVidia fiquei com receio de continuar com a opção pelo chipset nVidia nForce4 Ultra.

Gostaria de saber se alguem sabe das últimas notícias a respeito destes BUGs, e se já providenciaram uma solução.

Caso contrário qual outro chipset seria recomendado para substituir o nVidia nForce4 Ultra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

"chipsets com bug"... isso não é uma novidade!

Que eu me lembre:

NVIDIA:

-Nforce2:

- fantasma da corrupção do bios ao mudar o FSB com memórias "instáveis". Muitos usuários dançaram literalmente!

- modo assíncrono (memória/FSB) muito ruim.

- ás vezes, falha no PCI Lock.

- problemas com memórias.

-Nforce3: - problemas com multiplicadores do Hipertransport (LDT), normalmente o multi 3 e 4;

- ás vezes, falha no PCI Lock.

-Nforce4:

- os problemas relatados nesse tópico

VIA-KT400 :

- prometeram um divisor para o FSB que não funcionava;

- problemas com memórias.

-K8T800 :

- PCI Lock não funcionava corretamente.

ATI

- chipsets apresentam problemas com o USB 2.0

Bem, foram esses que eu lembrei agora de imediato. Peço aos colegas que acrescentes outros fabricantes e bugs de seus respectivos produtos. Por favor, tenhamos bom senso para informar apenas os casos comprovados.

Grato,

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No micro estou usando o Atlhon 64 X2 3800+ com MSI - K8N NEO 4 PLATINUM

+ HD 120 GB WD caviar SE, o sistema esta funcionando perfeitamente, desde que montei a maquina a tres meses atras, só rodando jogos pesados em alta definicao, meu micro não travou nenhuma vez,

observacao: atualizei minha bios, com a ultima atualizacao da MSI

e os drives, utilizei o CD que veio com a placa,

ate agora não tive problemas

Falouuuu................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por belmbn@24 de fevereiro de 2006, 13:12

No micro estou usando o Atlhon 64 X2 3800+ com MSI - K8N NEO 4 PLATINUM

+ HD 120 GB WD caviar SE, o sistema esta funcionando perfeitamente, desde que montei a maquina a tres meses atras, só rodando jogos pesados em alta definicao, meu micro não travou nenhuma vez,

observacao: atualizei minha bios, com a ultima atualizacao da MSI

e os drives, utilizei o CD que veio com a placa,

ate agora não tive problemas

Falouuuu................

Caríssimo belmbn,

Suas memórias estão funcionando em DDR400? Caso esteja, poderia fazer o seguinte teste: Copiar um arquivo ou pasta com 4GB ou mais para outro local e depois compará-los para ver se a cópia ficou identico a origem? Uma ferramenta que você poderia usar é o FileCompare.

Ou então, caso tenha um gravador de DVD e use o Nero Burning-Rom, fazer o seguinte: Gravar um DVD até próximo do espaço máximo e, ao iniciar o processo de gravação, marcar a opção "Verificar dados gravados".

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Falae Pessoal

Eu acabei de adquirir uma placa-mãe A8N-E e ta dando o seguinte problema postado nos topicos abaixo. vocês acham que tem a ver com o chipset da nvidia??

http://forum.clubedohardware.com.br/index....T&f=19&t=399739

http://forum.clubedohardware.com.br/index....T&f=10&t=400041

falou [ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Galera, tenho algumas noticias recentes sobre o problema do dono do topico, bom eu tive uma A8N-SLI e usava HD IDE com todos os drivers da NVIDIA atualizados e nunca deu problema nenhum, tem muita gente q diz q esta placa tem varios problemas, isso é mentira pois se assim fosse ninguém compraria tal placa, bom mas como nenhuma placa-mãe é perfeita, eu constatei q essa A8N-SLI não faz o SLI com 100% de aproveitamento devido a limitaçoes fisicas, por fim adquiri uma placa-mãe modelo: A8N-SLI PREMIUM e um HD SATA da Seagate e até agora não tive problemas nenhum, obsolutamente nada, a placa vem funcionando em FULL TIME e com uma estabilidade impressionante, devido a isso discordo de muitas reclamaçoes de usuarios q dizem estar tendo dor de cabeça com placas maes com o chip NFORCE 4 pois isso não passa de azar nas peças adquiridas...

Acho q é só Fui...

Dalê NVIDIA!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a nVidia não se manifestar, principalmente se tratando de usuarios norte americanos reclamando, é porque o problema deve ser de projeto do NFORCE4...problema do proprio hardware, assim como os Pentium PRO na epoca tiveram, porém a Intel efetuou a troca de todo lote de quem tivesse comprado com Nota Fiscal

mas a nVidia...eu duvido muito, eles não tem representantes no Brasil...espero que não seja bug do no projeto de hardware e sim apenas drivers, mas eles estão demorando muito p/ ao menos dar satisfacão aos usuarios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ICECube, a unica diferença até onde sei da Normal pra PREMIUM, se tratando da a8n-SLi é o dissipador interno, enquanto o outro é uma ventoinha.

Então o que influenciaria no que você tá falando é a temperatura?

Barulho e ruído? que o dissipador não gera?

Claro que podem atualizar o drive, mas bem, só to replicando o que você falou.

Eu vou comprar uma A8N-SLI e provavelmente a PREMIUM, justamente pelo DISSIPADOR, aqui é Recife, quando o dia ta quente, ta realmente QUENTE.

então quero ter segurança, to também esperando uma resposta, claro se algum usuario sagaz conseguir achar, eiahuiea também acho que é treta da nVIDIA, masss, fazer o que né?

QUem tiver em contato no forum deles, mesmo em inglês por favor da uns toques se eles derem solução!

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ICECube, a unica diferença até onde sei da Normal pra PREMIUM, se tratando da a8n-SLi é o dissipador interno, enquanto o outro é uma ventoinha.

Então o que influenciaria no que você tá falando é a temperatura?

Barulho e ruído? que o dissipador não gera?

Claro que podem atualizar o drive, mas bem, só to replicando o que você falou.

Eu vou comprar uma A8N-SLI e provavelmente a PREMIUM, justamente pelo DISSIPADOR, aqui é Recife, quando o dia ta quente, ta realmente QUENTE.

então quero ter segurança, to também esperando uma resposta, claro se algum usuario sagaz conseguir achar, eiahuiea também acho que é treta da nVIDIA, masss, fazer o que né?

QUem tiver em contato no forum deles, mesmo em inglês por favor da uns toques se eles derem solução!

:help:

Se você está falando do Cool-Pipe (heat pipe), o cooler é mais eficiente que ele.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Também estou tendo problemas com o meu PC*. Não instalei os drivers IDE da nVidia e o meu PC estava funcionando normal. No começo do mês passado começou a travar do nada, pode ser em um jogo pesado ou apenas ouvindo MP3.

*(Ctrl+C, Ctrl+V)

------------------------------

O LED do HD fica aceso e trava, mas o teclado e o mouse continuam funcionando por um tempo, longo, bem longo, antes de travar.

Olhando no "Visualizar eventos" aparece os seguintes erros:

eventid116xi.th.jpg eventid510ap.th.jpg e as vezes esse eventid051vf.th.jpg

Depois o PC trava e só volta quando eu desligo a fonte, que foi muito cara :bravo:.

Já visitei o tal "Centro de ajudas", mas não ajuda em nada, aliás, não tem nada :bravo:.

Minha configuração:

MB ASUS A8NSLI Premium

CPU Athlon 64 X2 4400+

MEM CMX1024-3200PT (X2, 2GB)

VGA ASUS 7800GTX

FNT: Abee AS Power ER-2750A (750W reais :devil:)

HD Seagate 250GB SATA ST3250823AS

DVD ±R/RW 1: Plextor PX-716A

DVD ±R/RW 2: LG GSA 4167B

...

Totalmente sem over.

Temperaturas normais (CPU e MB).

Não está instalado os drivers IDE da nVidia.

O HD não faz nenhum ruído e não está acusando nenhum erro no SMART, já rodei o everest e o HD Tune (fica ligado direto) e não dá nenhum erro, tudo OK.

Estou usando a última versão da BIOS e o último driver do nForce 4 AMD 6.70.

Alguém tem alguma ideia?

Outra coisa, para os usuários da Premium, qual a temperatura que o chipset atinge (não é da placa-mãe, heim)? Eu não consigo deixar o dedo nem dois segundos (parece que está com 55~66ºC :blink:).

------------------------------

Depois de ler esse tópico inteiro eu lembrei que eu tinha instalado um HD 40GB PATA da Seagate junto com esse DVD ±R/RW da LG e alguns dias depois começaram os problemas, então resolvi tirar ele. Faz uma semana que não trava :tantan:. Esse HD estava particionado em 4GB Fat 16 para o swapfile e o restante em NTFS para os DVDs.

Alguém sabe alguma coisa sobre isso?

PS: desculpem-me pelo livro que acabei de digitar :P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!