Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
fcbilmachado

Transformador

Recommended Posts

conecte a entrada do transformador a fonte de alimentação normal dele (rede elétrica, bateria). Ligue as pontas de prova do multímetro em paralelo com a saída do trafo. Não se eskeça de setar o multímetro para grandezas DC.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Sem criar polêmica (de modo algum), ofender a algum amigo ou algo do gênero, mas gostaria de comentar que Trafos não trabalham com corrente contínua (DC)! :joia: Se porventura interpretei mal a informação postada por um amigo, 'por favor, eceitem minhas sinceras Desculpas.

Com CC não há indução de tensão no Secundário do Trafo! :-BEER

Sucesso à Todos.

Grande Abraço. :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Ok aqui vai um metodo simples e practico

1 meça os a resistencia dos enrolamentos

isto serve para identificar os enrolamentos

2- alen disso nos transfoemadores "normais" por exemplo de alimentaçao, o enrolamento de maior resistencia é o enrolamento primario , o outro será o secundario

3- para saber as tensoes e caso não saibase é para 110 ou 220 v

deve ligar uma lanpada ( 25W 110V ) em série com o enrolamento primario

identificado atras

4 meça as tensoes no enrolamento primario e secundario

desta forma fica a saber a relaçao das tensoes entre primario e secundario

exemplo

V primario = 50V

V secundario= 5V

Dsta forma a relação sera d 10 X

Logo se o trnaformador for de 110V a saida sera de 50 V

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por nico@12 de janeiro de 2006, 16:41

Ok aqui vai um metodo simples e practico

1 meça os a resistencia dos enrolamentos

isto serve para identificar os enrolamentos

2- alen disso nos transfoemadores "normais"  por exemplo de alimentaçao,  o enrolamento de maior resistencia é o enrolamento primario , o outro será o secundario

3- para saber as tensoes e caso não saibase é para 110 ou 220 v

deve ligar uma lanpada ( 25W 110V ) em série com o enrolamento primario

identificado atras

4 meça as tensoes no enrolamento primario e secundario

desta forma fica a saber a relaçao das tensoes entre primario e secundario

exemplo

V primario = 50V

V secundario= 5V

Dsta forma a relação sera d 10 X

Logo se o trnaformador for de 110V  a saida sera de 50 V

Até que o método funciona para saber qual é a relação do trafo, mas a tensão não tem como identificar. No caso do trafo ser 220V como posso ter certeza disso?

E se for um outro tipo de trafo que não seja de potencia, ou seja, um trafo casador de impedâncias, a haverá a relação entre primário e secundário, a aparência física é a mesma mas quem garante os resultados do teste.

Concluindo: transformador é um componente difícil de se identificar somente com testes, é extremamente necessária a presença de uma etiqueta de identificação com as características ou pelo menos uma gravação de tensões de entrada e saída.

Se estiver equivocado, por favor, me corrijam.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Carlos Junior@12 de janeiro de 2006, 21:33

Até que o método funciona para saber qual é a relação do trafo, mas a tensão não tem como identificar. No caso do trafo ser 220V como posso ter certeza disso?

E se for um outro tipo de trafo que não seja de potencia, ou seja, um trafo casador de impedâncias, a haverá a relação entre primário e secundário, a aparência física é a mesma mas quem garante os resultados do teste.

Concluindo: transformador é um componente difícil de se identificar somente com testes, é extremamente necessária a presença de uma etiqueta de identificação com as características ou pelo menos uma gravação de tensões de entrada e saída.

Se estiver equivocado, por favor, me corrijam.

Não só é como deveria existir tal padronização para ele. Hoje em dia existem tantas tecnologias e convivemos com coisas do tempo do onça. Normalização neles, aliais se derem um pulo em sites estrangeiros veram que os trafos são padronizados.

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

para os transformadores de alimentadores não é assim estão difícil e garanto que mesmo a tensão de etrada é possivel identificar , ate porque tanto quanto sei sao basicamente 2 , 110 ou 220 .

quanto aos transformadores de audio a questao é outra .

mas mesmo estes é possivel identificar usando outros metodos.

mas aqui não faz sentido pois o que se pretende não é saber a relaçao de tençoes mas sim adaptar impedâncias entre circuitos

daí a minha pergunta inicial de saber que tipo de saber o tipo e transformadores

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais