Ir ao conteúdo

Akasa vs Artic Silver 5

Akatuka

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por Mrkdu+31 de março de 2006, 15:59-->
Bom, so faltou citar uma coisa...

Eu não tenho uma FAN do lado do gabinete para jogar um ar fresco pro Processador...Mas assim q der vou comprar um.

E também existe uma oscilaçoes na tempertura, como vocês devem saber...

Bom esta ai, o q vocês acharam?

Como você pode obsevar em vários tópicos o que faz a diferença é o conjunto que você tem no gabiente, cooler mais ventilação, acredito que após a colocação dessa fan o desempenho melhore, veja a temperatura da minha GT 6800 (akasa + Zalman VF-700 cobre), em idle, mas só pra comparação:

Mrkdu@31 de março de 2006, 16:16

Ops, mais uma coisa q esqueci...:P

No video ta mostrando ele passando a nova pasta termica na base do cooler, e depois retirando com o alcool...Agora, queria saber...porque isso? não seria melhro se deixa-se la? E bem pouco mesmo q deve colocar no cooler?

valeu

Não sei a função prática nem teórica daquele procedimento, eu pelo menos sempre passo apenas no processador.

46899009.jpg

ABS!

Postado

Po então ta beleza...rs

O negocio e q meu Gabinete e de acrílico do lado, e pra fazer furo certo pra um FAN ali fica ###### pra min...rs..

Mas vou ver se dou um jeito essa semana e fazer.

você comprou outro cooler pra sua geforce? Sera q eu gasto isso na minha? rs...Ta numa temperatura ate q boa...=P

Meu cooler do Pentium e IN-a-BOX...Acho q trocar na minha situaçao esta fora das opções..rs..Sem MONEY. =P

Abraços

Postado
Postado Originalmente por Mrkdu@31 de março de 2006, 23:02

Po então ta beleza...rs

O negocio e q meu Gabinete e de acrílico do lado, e pra fazer furo certo pra um FAN ali fica ###### pra min...rs..

Mas vou ver se dou um jeito essa semana e fazer.

você comprou outro cooler pra sua geforce? Sera q eu gasto isso na minha? rs...Ta numa temperatura ate q boa...=P

Meu cooler do Pentium e IN-a-BOX...Acho q trocar na minha situaçao esta fora das opções..rs..Sem MONEY. =P

Abraços

Cara, se arrumar uma microretífica é tranquilo furar o acrílico, acrílico até com furadeira é tranquilo, mas aí vai de você.

Sim, minha VGA está com um Zalman VF-700 cobre, estou esperando chegar o VF-900, sei lá, é um investimento alto, algo em torno de 130 reais, mas pelo que paguei na VGA vale a pena, sabe como é, mais vale pecar pelo zelo.

ABS!

Postado

Cara, acho q vou tomar coragem e tentar furar com a furadeira mesmo esse acrílico..rs..

Agora se quebrar...Ou eu me ferrei , ou fica já aberto pra sair o ar-quente...uhauhauhuahuha...

Mas vou ver direitinho...

valeu pela força.

Postado

Acho que basta ir devagar no furo (não por muita força e ter paciência para furar).

Sempre que sentir o cheiro quente de acrílico derretendo, dê um tempinho no furo, para esfriar, e faça tudo sobre uma superfície lisa e limpa para não arranhar. Isso com o acrílico bem apoiado. Assim acho que dificilmente quebra!

A retífica costuma ser melhor por causa do controle de velocidade e facilidade de manuseio, pela forma de pegar, mas na furadeira deve ser tranquilo também. O maior segredo em minha opinião está no apoio. Se estiver bem apoiado, dificilmente haverão trancos que são o que quebra o acrílico na maior parte das vezes.

Veja também uma broca em bom estado, e bem afiada, para ela não dançar no acrílico.

Boa sorte!

Postado
Postado Originalmente por qarcanjo@01 de abril de 2006, 12:52

Acho que basta ir devagar no furo (não por muita força e ter paciência para furar).

Sempre que sentir o cheiro quente de acrílico derretendo, dê um tempinho no furo, para esfriar, e faça tudo sobre uma superfície lisa e limpa para não arranhar. Isso com o acrílico bem apoiado. Assim acho que dificilmente quebra!

A retífica costuma ser melhor por causa do controle de velocidade e facilidade de manuseio, pela forma de pegar, mas na furadeira deve ser tranquilo também. O maior segredo em minha opinião está no apoio. Se estiver bem apoiado, dificilmente haverão trancos que são o que quebra o acrílico na maior parte das vezes.

Veja também uma broca em bom estado, e bem afiada, para ela não dançar no acrílico.

Boa sorte!

Só um dica, coloque aquele papel contact pra proteção, assim a ponta da furadeira não bate na chapa quando a bronca varar o acrílico.

ABS!

Postado

Chegou na sexta a minha AK-450 q comprei na Spon.

Passei hoje e a temp foi de 49 pra 45~46.

Espero que caia ainda mais, o dias aqui estão quentes e o pc fica em local sem ar-condicionado.

Por enquanto esta devendo um pouco mais de resultado.

Postado
Postado Originalmente por =F1=@02 de abril de 2006, 19:04

Chegou na sexta a minha AK-450 q comprei na Spon.

Passei hoje e a temp foi de 49 pra 45~46.

Espero que caia ainda mais, o dias aqui estão quentes e o pc fica em local sem ar-condicionado.

Por enquanto esta devendo um pouco mais de resultado.

Depois de um tempo melhor o desempenho sim, mas não demora muito, o micro dois da assinatura, tem temperaturas variando nos dias normais entre 32~40ºC (idle/full), porém é aquilo que todo mundo fala nos tópicos, é necessário um bom cooler (no meu caso o Volcano 11), o gabiente ventilado e os cabos organizados, veja a imagem:

Não da pra ver mas tem uma fan superior (exaustão) e outra na lateral de acrílico (ventilação VGA).

ABS!

Postado
Postado Originalmente por Mrkdu@31 de março de 2006, 16:16

Ops, mais uma coisa q esqueci...:P

No video ta mostrando ele passando a nova pasta termica na base do cooler, e depois retirando com o alcool...Agora, queria saber...porque isso? não seria melhro se deixa-se la? E bem pouco mesmo q deve colocar no cooler?

valeu

Acho que isso eu posso explicar, imagine que a base do cooler tem micro ranhuras certo? pois então, aplica-se pasta ali e se espalha com o dedo envolto em um plástico, assim partículas da pasta irão se depositar nas micro ranhuras, após isso passa-se a flanela para tirar o excedente da pasta.

Após isso se aplica no proc uma gota e se espalha até ficar uma finissima camada.

não sei se isso é viagem minha, mas eu pensei nisso e acho que é esta a razão

Postado

Acho que isso é ser muito zeloso

Ops, mais uma coisa q esqueci...

valeu

A pasta que você passa sobre o processador já é para se depositar nas micro ranhuras. É o lógico. A pasta térmica nunca vai ser melhor condutora do que o contato direto entre o die e o metal. Não adianta por prata pura entre die e cooler, que você só vai obter mais um pedaço de metal, e mais uma interface precária entre os agora três elementos. O papel da pasta térmica é justamente diminuir essa precariedade de contato, provendo um meio deformável capaz de cobrir irregularidades e ranhuras, fazendo contato onde não se fazia. E a ideia é que com o maior contato (e não alguma característica mágica deste material) a transferência de calor melhore, mesmo que haja um material menos eficiente no caminho. É por isso que em uma boa superfície deve-se aplicar o mínimo possível. Ela não é melhor condutora que o contato direto.

Pode ser é que esta forma de aplicação melhore a penetração da pasta nas micro ranhuras do cooler. Talvez também isso ajude a limpar melhor a base do cooler. É plausível... Mas acho que no fim, corremos é o risco de passando o plástico com força e depois a flanela, deixarmos resíduos de fibras texteis e de plástico na base. Bem, isso é minha opinião. Se você ler as especificações da arctic silver, você verá que o tempo de cura servejustamente para que a pasta penetre nas ranhuras mais eficientemente.

Pensem nisso!

Postado
Postado Originalmente por qarcanjo@03 de abril de 2006, 11:34

Acho que isso é ser muito zeloso

A pasta que você passa sobre o processador já é para se depositar nas micro ranhuras. É o lógico. A pasta térmica nunca vai ser melhor condutora do que o contato direto entre o die e o metal. Não adianta por prata pura entre die e cooler, que você só vai obter mais um pedaço de metal, e mais uma interface precária entre os agora três elementos. O papel da pasta térmica é justamente diminuir essa precariedade de contato, provendo um meio deformável capaz de cobrir irregularidades e ranhuras, fazendo contato onde não se fazia. E a ideia é que com o maior contato (e não alguma característica mágica deste material) a transferência de calor melhore, mesmo que haja um material menos eficiente no caminho. É por isso que em uma boa superfície deve-se aplicar o mínimo possível. Ela não é melhor condutora que o contato direto.

Pode ser é que esta forma de aplicação melhore a penetração da pasta nas micro ranhuras do cooler. Talvez também isso ajude a limpar melhor a base do cooler. É plausível... Mas acho que no fim, corremos é o risco de passando o plástico com força e depois a flanela, deixarmos resíduos de fibras texteis e de plástico na base. Bem, isso é minha opinião. Se você ler as especificações da arctic silver, você verá que o tempo de cura servejustamente para que a pasta penetre nas ranhuras mais eficientemente.

Pensem nisso!

Foi o que eu escrevi :bye:

• 2 semanas depois...
Postado

é agora eu vou pega uma akasa 450 mesmo hehe 18 pilas na lasershape....

tipo meu processador tem o die enorme hauah é o processador inteiro.. tipo qtas vezes eu consigo aplicar ?? a pasta tem 5g????

e otraaaaa eu vejo mor galera fala de lapidacao... ajuda mesmo??

minha pobre geforce 6200 tem um dissipador passivo, como eu faço pa tira o bicho e por um ativo de cobre e tal???

vlwwwwwwwwwww

Postado
Postado Originalmente por muringa182+12 de abril de 2006, 11:13-->
é agora eu vou pega uma akasa 450 mesmo hehe 18 pilas na lasershape....

tipo meu processador tem o die enorme hauah é o processador inteiro.. tipo qtas vezes eu consigo aplicar ?? a pasta tem 5g????

Aplicando corretamente você consegue mais de 30 montagens fácil, fácil, tenho uma dessas desde o meio de 2005 e ainda dá pra usar bastante.

muringa182@12 de abril de 2006, 11:13

e otraaaaa eu vejo mor galera fala de lapidacao... ajuda mesmo??

O ganho médio fica entre 3~5ºC, dependendo do cooler e do "capricho" empregado, alguns colegas já relataram 7ºC a menos, se você avaliar o custo/benefício realmente vale a pena, gasta-se pouco e o resultado aparece, hoje faço a lapidação de todos os coolers que uso em minha máquina.

Postado Originalmente por muringa182@12 de abril de 2006, 11:13

minha pobre geforce 6200 tem um dissipador passivo, como eu faço pa tira o bicho e por um ativo de cobre e tal???

Basta tirar as presilhas fixadoras e tirar, caso seja utilizado adesivo térmico e a retirada fique dificultada, use o micro, utilize por um tempo, logo após desligar e ainda com a VGA quente inicie a retirada. Quanto ao cooler basta procurar por um compatível, em indicaria os da linha Zalman, são caros, porém terá cooler pra várias VGAs. A instalação, via de regra, é tranquila, alguns modelos como o PCCooler requerem cuidado maior, mas dão resultado também.

ABS!

Postado

na verdade o que acontece é o seguinte ....

a AS5 é muito mais velha no mercado do que as da akasa, como na epoca na havia nenhuma pasta termica que chegasse perto do seu desempenho, ele foi intitulada como a melhor de todas, consequentemente o preço subiu, por causa da procura e elogios ....

agora que a akasa entrou no mercado, com uma pasta mais barata e com desempenho melhor (pouca coisa, mas é), ela retira a AS5 do trono, vamos ver se pelo menos a artic se toca e abaixa os preços, assim como os revendedores ...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!