Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MELHOR ENCODER AVI PARA DVD


Posts recomendados

Bem....

Eu acho que tudo depende do uso. Pra encode já estou vendo outros esquemas com outros encoders que supera o que o ConvertXtoDVD é capaz de fazer. Eu não consegui testar o Nero Vision, mas, pelas opções de configuração, já vi que não irei precisar testar.

Já pra "queimar" mídias, acho o Nero 7 muito bom. Gosto bastante do Burning Rom. Já fiz o teste maluco de gravar um DVD ao mesmo tempo em que realizava um encode com o X2D e navegava na Internet (crianças, isso é extremamente perigoso, não tentem fazer em casa). Por incrível que pareça, o DVD funcionou numa boa e não deu nenhuma travada quando assisti ele na minha TV.

Eu não gosto de simplesmente condenar uma Marca. Acho que cada uma tem uma especialidade que faz melhor do que a outra. O que eu não gosto muito é dos "pacotôes faz tudo". Neste tipo de esquema, sempre se perde em algum aspecto. Isso facilita em muito a vida dos usuários novatos que buscam a maneira mais fácil, rápida, e simples de fazer as coisas. Mas, pra quem quer ter a melhor eficácia (assim como eu), tem que sair selecionando programa a programa pra conseguir chegar ao máximo em todos os aspectos.

É isso aí, eu sempre penso duas vezes antes de condenar qualquer marca e produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa legal dos programas VSO é que você mesmo pode editar as strings e traduzir os programas já vem um aplicativo so pra voce fazer isso. Em minutos todo o programa está em portugues para pessoas que não entendem inglês poderem usar.

So não gostei uma coisa do VSO: a criaçao de capas. Nesse quesito, o NTI CD&DVD Maker ainda tem o melhor aplicativo e templates pra imprimir e fazer capas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns testes aqui e apresento abaixo os resultados

Na minha umilde opinião o TMPEGnc Pro e o CCE foi melhor

Informações retiradas do MPClassic, usei o mesmo arquivo em todos os testes.

Captura Video com iuVCR - Codec Huffiuv - 1 minuto

Video: HFYU 640x480 29.98fps

Audio: PCM 44100Hz stereo 1411Kbps

Tamanho: 553MB (580786176 bytes)

Formato: Filme do Windows - AVI

_________________________________________________________

Programa: CCE SP trial Ver. 2.70.02.06

Tempo de encoder: 1.45 minuto

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 6000Kbps

Audio: MPEG Audio 48000Hz stereo 224Kbps

Tamanho: 45MB (47656964 bytes)

Formato: Filme MPEG

_________________________________________________________

Programa: MainConcept MPEG Encoder ver. 1.04.02.00

Tempo de encoder: 1.0 minuto

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 8000Kbps

Audio: PCM 48000Hz stereo 1536Kbps

Tamanho: 53MB (56420352 bytes)

Formato: Filme MPEG

_________________________________________________________

Programa: WinDVR3

Tempo de encoder: 0.45 minuto

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 9799Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 384Kbps

Tamanho: 57MB (59801600 bytes)

Formato: Filme MPEG

_________________________________________________________

WinAvi 6.2

Tempo de encoder: 0,48 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 9000Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 192Kbps

67MB (71188480 bytes) - Filme em DVD

_________________________________________________________

Programa: vsoDIVXtoDVD 0.5.2.99

Tempo de encoder: 1.19 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 9000Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 192Kbps

Tamanho: 66MB (69937152 bytes)

Formato: Filme em DVD

________________________________________________________

Programa: VSO ConvertXtoDvd - Q-Media

Tempo de encoder: 1.40 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 8308Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 192Kbps

Tamanho: 62MB (65544192 bytes)

Formato: Filme em DVD

________________________________________________________

Programa: Nero Vision Express 4 - Quality

Tempo de encoder: 1.45 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 9640Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 192Kbps

Tamanho: 58MB (60907520 bytes)

Formato: Filme em DVD

________________________________________________________

Programa: TMPEGnc Plus 2.59

Tempo de encoder: 2.25 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 8000Kbps

Audio: MPEG Audio 48000Hz stereo 384Kbps61MB

Tamanho: 61MB (64378884 bytes)

Formato: Filme MPEG

________________________________________________________

Programa: Sony Vegas5 - Quality Good

Tempo de encoder: 8 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 8000Kbps

Audio: MPEG Audio 48000Hz stereo 224Kbps

Tamanho: 45MB (48003072 bytes)

Formato: Filme MPEG

*********************************************************

Conversão DIVX para DVD, extraido 1 minuto do video em CD

Video: DivX 3 576x240 23.98fps

Audio: MPEG Audio Layer 3 48000Hz stereo 157Kbps

Filme do Windows - 00:01:01 hs

________________________________________________________

WinAvi 6.2

Tempo de encoder: 0,23 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (16:9) 29.97fps 9000Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 192Kbps

20MB (21972992 bytes) - Filme em DVD

________________________________________________________

vsoDivxtoDVD 0.5.2.99

Tempo de encoder: 0,30 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (16:9) 29.97fps 9000Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 192Kbps

23MB (24741888 bytes) - Filme em DVD

________________________________________________________

ConvertXtoDvd - Media

Tempo de encoder: 0,30 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (16:9) 29.97fps 8308Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 192Kbps

23MB (24897536 bytes) - Filme em DVD

________________________________________________________

Nero Vision 4 - Quality

Tempo de encoder: 0,43 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (16:9) 29.97fps 9640Kbps

Audio: Dolby AC3 48000Hz stereo 192Kbps

56MB (59555840 bytes) - Filme MPEG

________________________________________________________

TMPEGnc Plus 2.59

Tempo de encoder: 0,59 minutos

Video: MPEG2 Video 720x480 (4:3) 29.97fps 8000Kbps

Audio: MPEG Audio 48000Hz stereo 384Kbps

61MB (64837636 bytes) - Filme MPEG - 0,59 min.

________________________________________________________

Aqui fica bem claro quanto maior a resolução de um video a ser

condificado para DVD, maior o tempo gasto no processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom os seus testes Cabece.

E eu que estava achando que este tópico estava ficando meio parado, apesar de que o "criador" dele está meio sumido.

O que estou estranhando são esses tempos de conversão. Pelo que li, o ConvertXtoDVD foi mais lento do que o DivxToDVD. Isto é muito estranho pra mim, além de que o tempo do TMPGEnc até foi rápido se comparado ao tempo dos dois produtos da VSO que, na minha máquina, são muito mais rápidos do que o TMPGEnc, aliás, todos os encoders que testei forma muito mais rápidos do que o TMPGEnc.

Como eu nunca testei com fontes AVI sem compressão, não sei afirmar se isso é algum tipo de problema com o X2D, mas, pelo menos com as minhas fontes AVIs-DivX-XviD não vi este problema. também não observei isto com fontes MPEG-2 extraídas direto do DVD.

também estou estranhando muito esses bitrates dos vídeos, sendo que o valor mínimo foi 8000kbps. Eu nunca vi o DivxToDVD e nem o X2D passarem de um bitrate médio de 4000kbps. Estou achando que estas são informações momentâneas capturadas pelo MPClassic. Jogue estes vídeos dentro do DVD-lab PRO para confirmar esse Avg. bitrate.

De qualquer modo, agora estou testando o AQE e o CCE com a matrix BDVD e estou obtendo resultados excelentes. Na verdade até já estou próximo de postar as minhas conclusões sobre eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha feito o teste usando um arquivo AVI Huffiuv, com resolução 640x480 o que faz o acodificação levar mais tempo

Adicionei mas uns itens feitos a partir de arquivo AVI DIVX com resolução media, e pode ver que os tempos cairão pela metade,

Quanto a convertX aqui esta colocando aquela mensagem fixa no video talves por isso ta levando o mesmo tempo do VSO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrando na conversa mas, sem querer atrapalhar...Tô queimando uns DVDs caseiros com o AVIXDVD usando assim o CCE...mas o problema é aquela tarja embaixo do vídeo...lendo o fórum descobri que pra se ver livrar dela tem que desembolsar alguns dólares né?...A pergunta é a seguinte: alguém sabe o modelo do CCE pago que não exibe a propaganda??? Se alguém também tiver alguma dica pra me livrar do terrível gasto, ficaria muito grato!!! :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estou enganado, quando se utiliza o EclManager, desenvolvido pelo latsilva do fórum do site www.vmesquita.com , essa propaganda não aparece, sem precisar modificar nada no programa.

Reparei que você é um membro novo (seja bem vindo), pelo menos em número de posts, mas creio que você não leu as regras. Pelas regras do fórum é proibido falar sobre os outros "métodos" para conseguir o que você quer.

Dá uma lida lá nas regras porque isso é importante.

Respeitando isso, fique livre para tirar qualquer tipo de dúvida, e também responder aos outros fundamentado nos seus conhecimentos.

Até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô galerinha foi mal aí, mas tive que tirar férias e to vortando agora!!!!!

Como sempre disse aí, ta demorado nos meus testes (devagar quase parando! Mas num pára! :hehehe: mas leve o tempo que for vou concluir este tópico para ver qual o melhor encoder. Creio que ainda isto esteja muito longe do acontecer pois tem que se considerar muita coisa e a cada dia a galera traz novidades ou críticas e isso é que deve acontecer sempre nesse tópico pra chegarmos a um consenso final!! Aí sim nossos chefes poderão encerrar este tópico!!!!

Mas em first lugar quero dizer que não tem dessa de criador de tópico aqui não! A galera deve postar, reclamar sem dó mesmo, fazer seus testes e comentar aqui sem medo! Poxa cadê a memibibi também, tem que também postar seus testes, não tem nada complicado por aqui não! e se tiver nóis isplica tudinho!!! Hehehe

Não galera, mas é sério tem que postar aí, pô se não fosse o grande amigo Paulo que deu uma “puxada” no assunto estava perdido também, foram apontados vários caminhos e acesas várias luzes no meu caminho que estava tentando andar, principalmente quanto aos toques de Avisynth que galera devemos usá-lo mesmo!!!!

Bom vou ver que perdi por aqui, dar uma boa lida, e vou retomar os testes (um dia acabo!). valeu já pelo amigo CABECE que pelo que vi deu uma boa contribuída pra gente! valeu velho!

T+

Pat Garrett

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo de uma coisa, pelo menos por agora.

O tópico não vai acabr elegendo "o melhor encoder". Ele irá servir para eleger "o melhor encoder do momento", pois, como todos nós de informática sabemos, tudo evoluí e possui capacidade de melhorar. De um modo geral, estou gostando mais do CCE (versão 2.7), mas já vi qualidades que o AQE tem e o CCE não. Quem sabe, em uma nova versão, o AQE consiga me surpreender em tudo e passe a ser o número 1 na minha lista de encoders (eu acredito que isso irá acontecer mesmo). No entanto, o CCE também não deve ficar parado, pode ser que ele volte a reinar em sua versão 3. O mesmo é válido para o TMPGEnc, que só precisa melhorar a velocidade (e precisa muito mesmo).

Portanto, acho que o tópico só será realmente encerrado quando ninguém mais produzir DVDs do padrão atual (MPEG-2). Pelo jeito, o novo padrão que deverá ser adotado é o h.264. Daí, deverá surgir um novo tópico parecido analisando os encoders de h.264. Acho que esse é um tipo de ciclo que irá se repetir a cada novidade.

Sem mais, até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pat Garrett@15 de março de 2006, 00:19

Pô galerinha foi mal aí, mas tive que tirar férias e to vortando agora!!!!!

Poxa cadê a memibibi também, tem que também postar seus testes, não tem nada complicado por aqui não! e se tiver nóis isplica tudinho!!! Hehehe

Olá Pat,

Welcome Back...

Eu tô só aqui no meu cantinho... Sobre essas coisas não to querendo mexer não... Pobres neurônios Tico e Teco... Estou em outras ondas... Por enquanto, pro meu mundinho, tenho usado mais o Mainconcept... Esse sim, acabou sendo um bom achado pra mim... Tinha baixado ele como um plug-in do Premiere, mas baixei o errado, e por fim, aqui neste tópico, aprendi pra qual função era ele e gostei dele...

Mas tenho acompanhado aqui sempre, venho ler as novidades, só de curiosa e pra não "ficar de fora" do assunto.

Abraços a todos,

E boas experiências...

Memi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei o MainConcept. Achei ele interessante, dá pra se configurar muita coisa, sendo que até achei o lugar para se configurar a matriz de quantização, o que permite fazer BDVD. Entretanto, pelo menos na versão que peguei (não me lembro que foi, creio que a última), ao se configurar a matriz pode-se configurar tudo, menos o primeiro número da matriz Intra, que sempre fica igual a 8. Por causa de um número não foi possível fazer o BDVD. Eu testei a matriz BDVD mesmo com apenas este número diferente. Os resultados não me agradaram, pois apenas este número foi capaz de provocar uma imagem bem ruim.

Não fosse por isso, o MainConcept teria melhores chances na "minha lista". Contudo, desisti dele.

Ps: Se alguém descobrir como alterar o primeiro número no MainConcept, então informe pois irei testar ele com a matriz BDVD. Quem sabe com isso ele não seja melhor do que os outros. Por hora, 1º-CCE 2º-AQE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai galera bom ver o empenho de todos!

Após exaustiva mas não desinteressante caminhada lendo as 6 pág de posts onde

foram citados os mais diferentes encoders e os mais variados resultados onde para um 100% leigo :blink: como eu que ainda nem tenho DVD-RW (ta chegando domingo) podem e parecer um tanto complicados.

Nunca mexi em nenhum destes programas citados a não ser o winAvi (não gostei muito) que pra mim já é um tanto complicado.

Gostaria muito de contribuir com os expectadores desse megapost mais para isso tenho algumas perguntas iniciais, como sou leigo gostaria que me ajudassem!!! :D

Pelo que li, para nosso amigo paulohvs os encoders do momento sao o 1º-CCE 2º-AQE (este perde por não obter bons resultados no modo OPV), ambos permitem trabalhar com matrix BDVD (me aprece ser uma mão na roda) e scripts o Avisynth.

Gostaria de saber se a matrix BDVD tem funcionamento semelhante a um plugin? E se já se cheogou algum resultado concreto? :bandeira:

Obs: Alguem tem alguma dica de algum software bom que converta .RMVB em AVI ou em outro formato? Meus arquivos de origem estão todos em rmvb. (falta espaço)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o AQE perde porque, a partir de um certo nível de compressão, ele perde muito mais qualidade (na minha opinião) do que o CCE. Contudo, se não é necessária muita compressão, o resultado do AQE é melhor.

O funcionamento da matrix BDVD não tem nada a ver com um plugin. Na verdade, é apenas uma configuração no encoder. A foto a seguir mostra a configuração dela diretamente no CCE 2.7:

Para BDVD os quadros de números devem ficar exatamente como nesta imagem

Como vocês podem ver, a matrix BDVD nada mais é do que dois quadros de números. Qualquer encoder que permita fazer essa configuração é capaz de fazer BDVD. O MainConcept só não foi capaz porque o primeiro número da matrix Intra não pode ser alterado.

Eu gosto de utilizar o EclManager como intermediador porque ele já traz várias matrizes e também algumas outras configurações que não sei como fazer diretamente no CCE. Além disso, o EclManager também funciona como uma "GUI" para o AQE, sendo que ele vai além disso pois permite utilizar o CCE (algumas versões), o AQE, o HCenc e até o TMPGEnc 2.5.

post-49827-13884907143539_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de um tutorial ensinando como configurar e usar o CCE juntamente com a matrix BDVD (so o cce já ta bom)!!! Pelo que andei lendo é o que obtem melhores resultados atualmente!!

Sugestão para nosso colega paulo (pelo que andei lendo é o que mais trabalhou em cima dos programas), se talvez você tiver tempo poderia nos presentear com esse tutorial! Se possivel Conciliando o CCE (BDVD) + Avisynth

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regismeller

De fato já estive pensando em montar esse tutorial mesmo. Mas não o espere por enquanto (pelo menos por essa semana), pois estarei bastante ocupado resolvendo um monte de coisas.

Só para já ajudar um pouco, utilizando os templates BDVD que estão no fórum do site www.vmesquita.com, não é preciso configurar praticamente nada no CCE. Basta dar dois cliques em cima do vídeo para abir a tela de configurações e marcar a opção "For DVD", que aí o CCE já prepara as outras configurações que são específicas de arquivo para DVD.

Para utilizar os templates é simples. Depois de baixar os templates para a versão do CCE que você tem, descompacte o arquivo dentro da pasta onde tem o executável do CCE. Um dos arquivos descompactados tem a extensão *.reg. Dê dois cliques nele para que ele altere algumas informações no registro do Windows que permitem ao CCE "enxergar" os templates automaticamente, ou seja, depois de fazer isso, ao abrir o CCE, o template BDVD para codificar em OPV já é carregado automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paulohvs

Estou frequentando o site/forum referido acima e realmente la tem muita coisa para quem gosta de mexem com video.

você já deve ter percebido que por lá o povo usa muito o Diko associado ao CCE. Percebi também que eles usam pouco o Avisynth (estão começando também) sendo as as dicas a maioria das vezes partem dos moderadores.

Queria saber se você também usa o CCE associado a algum programa? Ou posso usar so ele mesmo? E qual seria a vantagem de associalos?

Valeu paulo pelas dicas acima e anteriores!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!!!

beleza?

To caindo meio de para-quedas nessa discussão!

Mas tenho uma dúvida:

fui tentar converter um filme.AVI para DVD usando o AvixDVD + CCE seguindo as instruções de um tutorial bacana que eu encontrei (no momento não estou em casa e não lembro o site do tutorial) e na hora que eu vou clicar em "processar", ou seja, CONVERTER, dá um erro...

Alguém me daria uma dica de algum outro programa BOM para usar junto com o CCE para converter?

No momento deixei meu micro convertendo um filme usando o VSO DivxToDVD, veremos como fica!!

Alguém tem uma dica de qual o melhor programa de gravação de DVD no momento? acho que vou tentar usar o DVD decrypter!

abraços pessoal!

da um help ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regismeller

Pelo que vi, na verdade eles usam muito os scripts. Dificilmente eu vejo eles fazendo alguma coisa sem os scripts. De fato eles usam muito o DIKO (inclusive pode-se ativar scripts dentro do DIKO), mas isso não é obrigatório, você pode sim utilizar somente o CCE se quiser (nem precisa do script).

Como já falei algumas vezes, o DIKO é um automatizador. Basicamente você coloca "n" vídeos, configura um tamanho de mídia "x", e o DIKO automaticamente configura o encoder com uma qualidade "y" que faça os vídeos ocuparem toda a mídia. Pessoalmente, não gosto desse tipo de coisa. Prefiro configurar um valor de qualidade e gravo quantos vídeos forem possíveis.

Jeffz

Não é necessário um outro programa junto com o CCE. Pode-se utilizá-lo diretamente se você quiser. Contudo, gosto de utilizar o EclManager porque, além de ser um "gerenciador" de encoders, ele traz um template com algumas configurações que ajudam a aumentar a compressão do vídeo. No entanto, para utilizar o EclManager é obrigatório o uso de scripts AvuSynth.

Se você não tem conhecimento de AviSynth, recomendo você utilizar o CCE sem o intermédio de nenhum outro programa. Mas, quando aprender sobre o avisynth (tem manual em português na página oficial), é altamente recomendado o EclManager (fórum do site www.vmesquita.com)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qfactor é o parâmetro do modo OPV (One Pass VBR) que define a qualidade do vídeo. Para uma excelente qualidade recomendo deixar em até 40. Mas, se precisar de mais compressão, você pode tranqüilamente chegar a 60. Acima disso, acho que a qulidade irá cair muito.

Multi Pass VBR é outro modo de encode, onde o encoder primeiro faz uma análise do vídeo e depois distribui o bitrate ao longo do vídeo em quantos passos forem configurados no encoder. No Multi Pass VBR, ao invés de configurar o Qfactor (OPV), deve-se configurar o bitrate médio. A grande diferença é que, no modo Multi Pass é possível prever o tamanho do vídeo final em função da duração, pois esse tamanho é determinado pelo bitrate médio, que seria a mesma coisa de um vídeo CBR com o bitrate configurado igual ao bitrate médio do Multi Pass.

Já no modo OPV, não é possível determinar o tamanho do vídeo, pois ele vai usando bitrate conforme a necessidade para manter a qualidade que foi configurada (Qfactor). Com isso, o tamanho final é determinado pelo "nível de ação" do vídeo. De modo simples, vídeos com a mesma duração podem ter tamanhos bem diferentes quando encodados em OPV dependendo do nível de ação do vídeo.

Obs: Essas considerações são válidas mesmo não utilizando os templates BDVD.

Com relação so Interlaced, essa é uma forma de construção da imagem. É meio complicado de explicar, mas imagine o vídeo dividido em diversas faixas horizontiais. Quando ele esta "entrelaçado", ao exibir o vídeo é exibido primeiramente um grupo de faixas (não me lembro se são as impáres ou as pares primeiro) e depois o outro, isso de maneira alternada.

Isso irá produzir arquivos menores, mas de qualidade bem inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo

Usando um script avisynth simples

avisource("C:\Downloads\xxxx - xxxx - xxxxxx.avi",false)

lanczosresize (720, 480)

changefps (29.97)

executo o arquivo .avs no virtualdubmod o video roda legal.

não to conseguindo entender como obtenho um novo avi com as referidas mudanças? O virtual dub muda o arquivo de origem ou cria um novo Avi?

também estou começando a me aventurar nos scripts, o trem complicado...

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!