Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MELHOR ENCODER AVI PARA DVD


Posts recomendados

Na verdade o Avisynth não é complicado. Alguns filtros podem sim ter parâmetros complicados. Mas aí cabe muita pesquisa e leitura da documentação do filtro, além, é claro, de um conheciomento sobre edição.

Mas, vamos a sua dúvida.

O Avisynth trabalha como um frame server, ou seja, ele realiza o encode em tempo real para que algum programa o utilize. Se você quer gerar um novo arquivo AVI, então você pode simplesmente abrir o script no VirtualDub, configurar o vídeo para "Direct stream copy", e mandar salvar o AVI. Desta forma você estará salvando exatamente o AVI que o Avisynth está gerando.

Mas ATENÇÃO, o Avisynth gera AVI não compactado, ou seja, ao fazer Direct Stream Copy você estará salvando um arquivo AVI gigantesco e sem compressão. Para comprimi-lo, você pode utilizar "Fast recompress", "Normal recompress" ou ainda o "Full processing Mode", sempre escolhendo algum encoder no VirtualDub (pode ser DivX, XviD, etc).

Agora, se o seu objetivo for criar um vídeo para DVD, não é necessário salvar um novo arquivo AVI. Basta jogar o script (arquivo *.avs) diretamente dentro do CCE que ele irá aceitar numa boa (versão 2.7, a 2.5 é meio enjuada para aceitar script, mas aceita).

Não sei se você copiou esse script de algum exemplo que coloquei, mas estoou utilizando um outro:

#################################################

avisource("C:\Downloads\xxxx - xxxx - xxxxxx.avi")

lanczos4resize (704,480) #como não vi diferença, só uso 720 quando a fonte já é 720

Converttoyuy2() #padrão de cores do CCE. O tempo de encode fica mais rápido com isso

################################################

Adotei o lanczos4resize porque ele produz resultados melhores quando se está diminuindo um vídeo, como de 936x576 para 704x480, por exemplo. E no caso em que se está aumentando, lanczosresize e lanczos4resize são iguais. Por isso adoto o lanczos4resize como padrão.

Adotei a resolução de 704x480 ao invés de 720x480 porque não vi diferenças de qualidade, mas percebi diferenças consideráveis no tamanho final do arquivo.

Por fim, removi o changefps porque ele aumenta o tamanho final do arquivo. Ao invés de fazer isso, agora estou fazendo um PullDown depois de o vídeo já estar pronto. O PullDown é capaz de alterar o frame rate de, por exemplo, 23.976 para 29.97 sem alterar o tamho do arquivo. Com isso, economizamos ainda mais espaço. Essa operação de PullDown pode ser feita diretamente pelo DVD-lab PRO, mas, como prefiro programas especializados, utilizo o DGPulldown.

Um outro detalhe interessante é que o pulldown é capaz de aumentar a nitidez do vídeo (pelo menos na tela do micro). O porque disso ainda é um mistério para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por paulohvs@21 de março de 2006, 14:17

Adotei a resolução de 704x480 ao invés de 720x480 porque não vi diferenças de qualidade, mas percebi diferenças consideráveis no tamanho final do arquivo.

Paulo,

quando você coloca 702x480, no DVD LAB é preciso mudar o:

Project/Project Properties/Menu Slide Show Size/ para: 704x480 Broadicast D1 ?

Para não esticar o video.

Se diminuir o arquivo, vou colocar em 704x480 também. Acho q aproporcao de diminuicao do arquivo deve ser de 720/704 (2,3%).

Já disseram q aparelhos antigos podem não aceitar 704x480.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tecofm@21 de março de 2006, 15:21

Paulo,

quando você coloca 702x480, no DVD LAB é preciso mudar o:

[]s.

Aqui você quis dizer 702 mesmo, ou quis dizer 704? (Acredito que você quis dizer 704).

De qualquer modo, pelo que li, 704x480 é uma das resoluções padrão dos DVDs e, portanto, deve ser aceita por todos os aparelhos. Até já vi DVDs originais com essa resolução.

Quando utilizo vídeos com esta resolução no DVD-lab PRO eu não precisei alterar absolutamente nada; é a mesma coisa de se utilizar vídeos 720x480. Creio que esta opção só irá infringir em alterações para os menus, não tendo nenhuma influência nos movies.

Assim sendo, esta opção só deve ser interessante quando utilizar vídeos 704x480 como plano de fundo do menu. Como comecei a utilizar essa resolução a pouco tempo, ainda não tenho muita experiência em autoração com ela. Acredito que seja preferível alterar sim essa opção, mais para garantir a compatibilidade. Entretanto, não acredito que isso irá influenciar para que a imagem fique ou não "esticada", acho que o aspecto (4:3 ou 16:9) é que determina isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço as minhas conversões .avi to dvd recorrendo ao Roxio Easy media creator!

É a primeira vez que faço a conversão e o que é certo é que após a conversão, o audio do filme fica desfazado da imagem cerca de 2 segundos, ISTO É NORMAL?

Se usar o encoder DIVXToDVD garante-se o sincronismo? É o melhor encoder do momento?

Respondam por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São muitas coisas que podem influenciar no sincronismo.

Uma delas é o próprio arquivo *.avi ter algum erro. Já me aconteceu de um arquivo *.avi ter um erro (uma travadinha) que fazia o áudio perder a sincronia, mas se eu simplesmente clicasse em cima daquele quadradinho que marca o tempo de reprodução de vídeo, tudo voltava ao normal e o áudio voltava a ficar sincronizado. Entretanto, ao encodar e passar para DVD isso não acontece, o áudio fica sem sincronia mesmo.

Agora, digamos que está tudo certo com o arquivo *avi, já passou pelo DivFix e não foi encontrado nenhum erro. Apesar de improvável, pode ser que o encoder provoque a perda de sincronismo. Somente conferindo o vídeo encodado é que se pode descobir se está tudo ok, ou não.

Vamos ao próximo. AVI ok, Encoder OK. Agora o que pode provocar a perda de sincronismo é o programa de autoração. Normalmente, ao se autorar um DVD, utilizamos o arquivo de vídeo e o/s arquivo/s de áudio separados, sendo que é função do programa de autoração juntá-los novamente e dividí-los em quantos VOBs forem necessários. Então é nessa parte de "re-união" que também pode ocorrer a perda de sincronia.

Aqui eu citei os três casos mais comuns, mas ainda podem ocorrer outras coisas. Como você pode ver, muita coisa pode provocar esse problema, sendo que não é possível dizer se o programa X ou o Y serão capazes de SEMPRE manter a sincronia.

Ao invés do DivxToDVD eu recomendo o ConvertXtoDVD, que é a versão mais nova deste mesmo programa. Nunca tive problemas de sincronismo com ele, mas eu não irei me comprometer aqui dizendo que ele "GARANTE" o sincronismo, pois cada caso é um caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera como estou satisfeito hoje!

Comecei a me aventurar não ainda no mundo dos scripts, mas no BDVD!

Que resultados incríveis!

Como ainda não estou acostumando com scripts resolvi testar umas templates junto com o Tsunami que já estou acostumado c/ ele desde a época dos KDVDs!

Galera vale a pena! Que qualidade!

Basta baixar as templates que acho que não foi indicado aqui, mas se já foi tá aqui de novo:

http://www.vmesquita.com/forum/index.php?topic=2990.0

descompacte elas e coloque-as na pasta de templates do tsunami!

Abra o tsunami e assim escolha as templates de BDVD que preferir, eu escolhi para testar a de BDVD 720X480 Standard – NTSC – CQ.

Aí fiz uns cálculos para o filme de uma hora e meia com um audio que seria de 192 kbps, que resultaram num avarage bitrate de 6700 kbps. para uma mídia de 4.7GB.

Nas configurações do tsunami dei uma configurada mais ou menos como estou acostumado fazer... um dos quesitos mais importantes foi configurar o bitrate.

Deixei em CQ (Constant Quality) deixando no bitrate máximo em 6550 e o mínimo em 1000 habilitando o “padding” para que o bitrate mínimo não seja menor do que indicado no bitrate mínimo.

Em Quality deixei em 65 (aqui quanto maior o valor maior a qualidade porém maior o arquivo).

De resto apenas configurei as coisas básicas como o aspecto ratio para 16:9 (já que o avi original é assim), o size display (720X480) o frame rate para 29,97fps, o formato para NTSC, o modo de encode para não-entrelaçado (já que na aba advanced o tsunami detectou o avi como também não-entrelaçado – progressivo – aqui está uma ótima dica para evitar os problemas de field order, que ocorrem quase sempre quando se escolhe um modo de encode diverso do avi original). O DC deixei para 10 bits e o motion search precision em high quality.

Pronto, creio que não precise configurar mais nada, mas se você for em “Quantize Matrix” a “matrixona” do BDVD já ta lá prontinha te esperando!

Bom mas aí que ta né... o tsunami é fogo na roupa pra demorá seus encodes!!! :hehehe:

Cara demourou umas 5, yes CINCO horas para encodar este filme de uma hora e meia!!! Hahaha brincadeira! Isso que era só o AVI sem o áudio para gerar somente a stream de vídeo, M2V!

Aqui a configuração da minha máquina é um PIV com 512 de memória, vide abaixo minha configuração completa, pois acho importante sempre informarmos nossa configuração para os encodes!

Era um teste então deixei rolar!

Mas gostei muito dos resultados era isso que queria muito compartilhar com vocês, claro que aí partindo para o CCE ou outros programas com uma configuração de prima como o Paulo faz este tempo deve cair por sua quarta parte!

Mas o que mais me impressionou é pelo bitrate que estava configurado para 6550 e estava esperando no mímimo um M2V de 4 GB, mas sabem qual o tamanho que foi gerado? fOI de hilários 1,5 GB! Que impressionante!

Aí que mora toda a magia do BDVD que está também sendo discutida aqui!

Não é só pelo fato do tamanho, mas principalmente pela qualidade do encode!

A qualidade ficou tão boa que se fosse encodado o mesmo arquivo avi utilizando os esquemas padrões do tsunami para gerar um M2V de 4GB, a imagem talvez não ficaria tão boa como a que ficou gerada pela matrix de BDVD de 1,5GB!

Isso só foi meu primeiro passo, claro que dando uma bela configurada dá para atingir resultados melhores, inclusive se diminuído o bitrate e mudando o quality creio eu que aí que está o X de uma boa configuração, gerando arquivos menores ainda, mas ficando com muita qualidade!

É isso aí vamos nos aperfeiçoar e criar nossos BDVDs! afinal tudo isso foi criado pela gente, brasileiros, e temos que dar muito valor!

Aqui faço uma comparação das imagens do AVI original com o M2V gerado pelo tsumami usando a template de BDVD:

AVI:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img57.imageshack.us/img57/997/avi19ip.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

M2V:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img80.imageshack.us/img80/6029/dvd17oa.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

AVI:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img69.imageshack.us/img69/5439/avi27tk.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

DVD:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img90.imageshack.us/img90/5649/dvd23aj.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

AVI/DVD:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img76.imageshack.us/img76/83/novo25tv.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

é...... ainda como vocês podem perceber (pelo menos eu estou achando isso) as imagens originais do AVI tem MUITO mais nitidez, mais contraste e principalmente é mais “natural” do que o “fami”-gerado M2V, mas temos que considerar que para gerar o m2v o sua proporção foi "esticada" de 608 x 320 para 720 x 480, mas mesmo assim, quanto a nitidez ficou longe em comparação com o Avi original, creio que um dia consiga resolver isso, não sei, talvez seja o encoder, vou testar outros.... (dados do AVI: 608 x 320; duração: 01:27:59; Xvid; bitrate: 523kbps; qf: 0.112; 23,976fps)

valeu!

T+

PAt GArret

Minha configuração:

Nome do sistema operacional Microsoft Windows XP Professional

Versão 5.1.2600 Service Pack 2 Compilação 2600

Fabricante do sistema operacional Microsoft Corporation

Nome do sistema PatGarrett

Fabricante do sistema INTEL_

Modelo do sistema D865PERL

Tipo do sistema PC baseado em X86

Processador x86 Family 15 Model 2 Stepping 9 GenuineIntel ~2593 Mhz

Processador x86 Family 15 Model 2 Stepping 9 GenuineIntel ~2593 Mhz

Versão/data do BIOS Intel Corp. RL86510A.86A.0052.P06.0305020834, 5/2/aaaa

Versão do SMBIOS 2.3

Pasta do Windows C:\WINDOWS

Pasta do sistema C:\WINDOWS\system32

Dispositivo de inicialização \Device\HarddiskVolume1

Localidade Brasil

Hardware Abstraction Layer Versão = "5.1.2600.2180 (xpsp_sp2_rtm.040803-2158)"

Nome de usuário PATGARRETT/PatGarrett

Fuso horário Hora oficial do Brasil

Memória física total 512,00 MB

Memória física disponível 188,27 MB

Memória virtual total 2,00 GB

Memória virtual disponível 1,96 GB

Espaço do arquivo de paginação 1,22 GB

Arquivo de paginação C:\pagefile.sys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pat Garrett

Não sei se você viu, mas eu lancei um tutorial ensinando o "meu método" de fazer BDVD, além de que criei um tópico exclusivo para ele e para BDVD.

Eu também coloquei os links para o tutorial (eu criei uma versão completa e uma resumida) na minha assinatura.

Faça um teste você mesmo e me diga o que achou dos resultados.

Agora, se você busca nitidez nos seus encodes, os dois melhores encoders que já testei para este fim foram o AQE e o HCEnc. Seguindo pelo meu tutorial, é bem simples utilizar qualquer um deles, basta tê-los instalados no PC e indicar o caminho para cada um deles no EclManager. O restante das configurações são muito parecidas.

Um detalhe importante sobre o HCEnc é que ele possui apenas um modo de encode, que é Multipass VBR com 1 passo (1 de análise + 1 de distribuição, o que totalisa 2 etapas). Com isso, não dá para usar o HCEnc para OPV.

Com relação ao AQE, ele precisa de aprimoramento no modo OPV. Quando é utilizado um fator de qualidade alto, ele se dá bem. Mas quando é necessária muita compressão, o CCE se sai melhor (isso em OPV).

Entretanto o AQE em Multipass VBR é fantástico, produzindo resultados maravilhosos, com uma nitidez praticamente igual a do arquivo de origem (testei com vídeo de anime que possui cores fortes e acentuadas).

Como minha máquina é lenta, eu nem penso em ficar trabalhando com Multipass, eu só utilizo OPV. Um outro fator que me leva a utilizar OPV e devido a distribuição inteligente de bitrate.

Sem mais, até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal deixa eu fazer só uma ressalva no meu post anterior pois, quando for escolhida a template que eu escolhi para fazer o BDVD no TMPGEnc(BDVD_NTSC_720x480_CQ.mcf) Só dá pra fazer mesmo o BDVD em si, se escolher o modo de controle de rate (Rate Control Mode) em CQ (constant Quality).

Tentei fazer um teste usando em Automatic VBR (CQ_VBR) e claro usando a matriz BDVD e não deu certo, gerando um m2v de 3,8GB para um filme de uma hora e meia.

Logo, se for escolhida tal template deverá ser "sempre" utilizado o modo de encode em Constant Quality, ajustando a "quality" de 0 a 100 (quanto maior o número, maior a qualidade porém maior o tamanho do arquivo) e ajustando o bitrate - uso hoje em dia, a taxa de 6600 para bitrate máximo e 1000 para o mínimo - gerando um M2V de em torno de 1,5 GB para um filme de 1h e meia).

Acho que isso era meio lógica não? J :chicote: já que a template chama-se BDVD_NTSC_720x480_CQ, e então de alguma forma deve haver uma certa imcompatibilidade se for encodado em VBR tanto em automático ou manual (multipass). - (obs.: pelo menos isso vem acontecendo no tsunami!)

T+

PAt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, sou meio nb se tratando de dvd's, e venho tendo um problema muito chato e persistente com minhas conversões

Passei um filme em .avi para formato de dvd (no momento n me lembro a extensão) primeiramente com o VSO DivXToDVD e depois com o WinAVI... pois bem... quando fui montar a estrutura do dvd (utilizo o DVDlab Pro) acabo vendo que o som é ligeiramente maior ou menor que o vídeo, causando assincronia entre eles (isso no arquivo do VSO. No DivXToDVD o som tem o mesmo tamanho do video, mas no aparelho o som perde a sincronia, chegando a ter 6 segundos de diferença entre o audio e o video)

O que que eu fiz de errado? É algum programa que utilizo? Li acima que alguns programas de autoração podem deixar o som desincronizado com o som, pode ser isso com o DVDLab Pro? Se for, qual programa vocês aconselhariam para autoração?

grato pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paulohvs, vou lhe importunar + um pouco:

fiz o processo detalhado em seu tutorial, e realmente ele funcionou perfeitamente em um dos filmes. O outro (o de menor duração), porém, continua apresentando uma certa diferença entre os audios. Fiz exatamente como o primeiro (o que saiu corretamente) mas algumas coisas aconteceram: em ambos os filmes o BeSweet não criou a trilha AC3. Para o primeiro eu extraí o wav pelo VirtualDubMod e passei para AC3 pelo BeSweet. Já no segundo, mesmo com a extração do wav do arquivo avi, o BeSweet não conseguiu transformar a trilha em AC3, o programa processa, mas cria um arquivo de tamanho 0kb. Já em mp2 o programa apresentou várias mensagens de erro parecidas (not scale properly seguida de uma sequencia de numeros) e tive que apelar para outro programa (o ffmpeggui) e ele conseguiu transformar em AC3, mas com a já citada diferença de duração. O que faço?

edit:

consegui terminar o trabalho usando o DIKO, de algum modo ele fez td certo :D

valeu paulo pelo tuto, ajudou pakas no outro filme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida rápida sobre o seu post....

Ao utilizar o VirtualDubMod, você está "salvando o Wav", ou você está fazendo o "demux" do áudio?

Isso é muito importante, pois ao "salvar o Wav" são alteradas algumas características do áudio, sendo que isso pode acarretar problemas.

Já ao fazer o demux, é copiado o áudio exato que esta no avi. Se for MP3, ele vai salvar com a extensão *.mp3; se for AC3, vai salvar com a extensão *.ac3 (nem precisa converter, o áudio já estará pronto). A mesma coisa se aplica ao MP2, só que, neste caso, é necessário verificar se ele está em 48000Hz pois, neste caso, também se pode utilizar diretamente sem nenhuma conversão (condição ideal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava fazendo o Save WAV... Vou tentar fazer o demux aqui... grato :D

e eu tenho outra duvida... no BeLight tem uma opção na guia advanced que pergunta se quer passar o som de framerate tal para outro tal... seria a mesma coisa que com o AVI? passar do framerate do video para 29970 ou 25000?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

você só vai passar do framerate X para o Y se, por exemplo, você colocar no script para que o vídeo "Assuma" o frame rate Y. No caso de Y>X, então o vídeo ficará "acelerado" e, por isso, faz-se necessário "acelerar" o áudio. Como os programas fazem conversões que não "aceleram" o vídeo, ou seja, ele fica com "a mesma velocidade", então não é necessário fazer esse tipo de operação com o áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok paulo, agradeço pelo esclarecimento. Ah, acabei de fazer o demux no VDM e tentei passar para AC3 e MP2, mas em ambos não há nenhum áudio, passei pelo GoldWave para ver se era algum erro do WinAmp, mas não havia nada dentro do arquivo, estava em branco, apesar de ele ter tamanho (mais de 100mb, o filme tem em volta de 600mb em avi)

e agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal só pra dar uma dica também, dá pra trancodificar o áudio pelo próprio VirtualDubMod, se você tiver um avi com mp3, p.ex. , transformando-o em qualquer outro tipo de áudio.

Claro q se você for fazer um dvd faça no padrão dele (16bits e 48000hz) mas no caso costumo muito utilizar a compressão do áudio utilizando o AC3-ACM, pois o AC3 possui um algorítimo de compressão muito melhor do que o MP2, quando comparados na mesma taxa de rate, ou seja tem mais qualidade do que o mp2 na mesma taxa de rate, e no tamanho são iguais. E o AC3 (dolby digital) é padrão para DVDs.

Pra decodificar e comprimir audio AC3 através do VirtualDub(Mod) é primordial ter instalado o AC3 - ACM Codec (AC3ACM.acm). Abra o avi com um áudio fora do padrão de DVD e transcodifique ele para AC3 (claro se o audio tiver dois canais transcodifique para AC3 2.0) utilizando o AC3 - ACM Codec. É bom por oportuno também lembrar que, se o audio original do avi estiver em 44100hz e 8bits deve ainda configurar na parte de áudio do VirtualDub(Mod) em 'Convertion' e ajustar para 48000hz e 16bits, senão o virutaldub dá erro.

Faço assim para garantir uma maior sincronia entre o A/V. Entretanto isso não é absoluto. Tenho menos chances de desincronia entre eles.

Feito o encode, claro que você terá o avi com seu novo áudio. Depois abra ele de novo no VirtualDubMod e faça o Demux do AC3. pronto seu audio também está pronto pra ser usado em qualquer programa de autoração. Eu indico o DVD Maestro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!