Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medir a resistência do filamento da lâmpada


saci de patinete

Posts recomendados

valeu nico :D você é brasileiro ou português?

Então quer dizer quando a lampada esta fria a resistencia é menor, quando ela for ligada irá sofrer um choque termico que provoca sua queima, por causa que quando acionada ela ira dissipar mais potência que a potência nominal.

hoje um amigo meu me perguntou se da pra ligar as lampadas de 220Vac em DC tendo o mesmo efeito (mesmo iluminação), eu expliquei pra ele que a tensão DC equivale a tensão AC vezes raiz quadrada de 2. então com 311Vdc a lâmpada dissiparia a mesma potência que quando ligada à 220Vac, pois 220 * raiz de 2 = 311.

Expliquei certo ou falei #####?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada

O facto é que a resistencia das lampadas comuns não é linear

isto é a resistencia aumenta muito como com a temperatura

assim pecebe qual a razao porque a maioria daslampadas funde ao acender.

e tambem porque se debia usar sistemas de arranque diferentes dos actuais que como sabe sao simples interruptores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu nico :D você é brasileiro ou português?

Então quer dizer quando a lampada esta fria a resistencia é menor, quando ela for ligada irá sofrer um choque termico que provoca sua queima, por causa que quando acionada ela ira dissipar mais potência que a potência nominal.

hoje um amigo meu me perguntou se da pra ligar as lampadas de 220Vac em DC tendo o mesmo efeito (mesmo iluminação), eu expliquei pra ele que a tensão DC equivale a tensão AC vezes raiz quadrada de 2. então com 311Vdc a lâmpada dissiparia a mesma potência que quando ligada à 220Vac, pois 220 * raiz de 2 = 311.

Expliquei certo ou falei #####?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por saci de patinete@02 de fevereiro de 2006, 00:16

valeu nico :D você é brasileiro ou português?

Então quer dizer quando a lampada esta fria a resistencia é menor,  quando ela for ligada irá sofrer um choque termico que provoca sua queima, por causa que quando acionada ela ira dissipar mais potência que a potência nominal.

hoje um amigo meu me perguntou se da pra ligar as lampadas de 220Vac em DC tendo o mesmo efeito (mesmo iluminação), eu expliquei pra ele que a tensão DC equivale a tensão AC vezes raiz quadrada de 2. então com 311Vdc a lâmpada dissiparia a mesma potência que quando ligada à 220Vac, pois 220 * raiz de 2 = 311.

Expliquei certo ou falei #####?

Errado

O valor de 220V e o valor eficaz

isto corresponde exactamente ao valor de uma tensão continua que transmite a mesma porencia

simplesmente 22V eficazes = 220V DC

Atencao estamos a falar de componentes fundamentais e cargas resistivas puras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!