Ir ao conteúdo

TENSÃO DE PICO

saci de patinete

Posts recomendados

Postado

Bom, veio um cara me falar que tensão DC possui tensão pico, aí fiquei viajando. e ainda falou que não existe tensão RMS.

Existe tensão de pico em tensão DC? Que eu saiba só em tensão AC (VRMS * raiz de 2) Sendo que o valor RMS é o que os multímetros medem em sinais senoidais. E que tensão DC = tensão AC(RMS) * raiz de 2

Então qual a verdadeira tensão de uma tomada? 311V ou 220v? por que os multímetros não medem tensões de pico?

Por exemplo um capacitor de 16V, estou correto em dizer que a máxima tensão que pode ser aplicada a ele é 16VDC e 11,34VAC (16V dividido por raiz de 2) ?

E outra quando eu vou ligar um led em tensão alternada 220V.

Para calcular a corrente do led devo fazer 311 - Queda de tensão no led / Resistencia? ou devo usar 220 ao invés de 311?

alguem pode explicar o que é a potencia PMPO nos aparelhos de audio?

que eu saiba é uma potencia inventada pra fazer grau, pois o que vale sao

os Watts RMS, que é a potencia real, e ainda tem gente que vai pelos Watss PMPO

Postado

aqui tem

Peak momentary performance output (PMPO)

A saída momentânea pico do desempenho (PMPO) é uma medida muito mais dubious de mais interesse a anunciar produtos do que aos consumidores. O PMPO é calculado pelo vendedor ou pelo verificador dos altofalantes como o poder máximo em condições perfeitas inferiores disponíveis dos watts que são impossíveis conseguir no uso prático. Poucos sistemas sadios podem sustentar seu PMPO para mais do que alguns milissegundos sem ser destruído. A bobina da voz pôde queimar-se, ou o altofalante pode realmente travar no fogo, da bobina da voz que torna-se quente bastante para ajustar o fogo ao cone do altofalante. Em outras situações, o cruzamento no armário do altofalante pode falhar, including (mas não limitado) às bobinas queimadas-para fora do bloqueador, capacitores eletrolíticos explodidos, os resistores queimados-para fora, ou fusíveis fundidos.

"Music Power"

Da “o poder música” é um multiplicador um tanto arbitrário baseado no fato que os amplificadores não podem fornecer o poder cheio para longo, mas pode produzir o poder elevado em estouros curtos. Isto permite que reproduzam o áudio normal, que tem uma relação pico-à-média elevada. É geralmente sobre duas vezes o valor do “RMS” mas como PMPO varia pelo fabricante.

Postado
Postado Originalmente por saci de patinete@03 de fevereiro de 2006, 18:13

Bom, veio um cara me falar que tensão DC possui tensão pico, aí fiquei viajando. e ainda falou que não existe tensão RMS.

Existe tensão de pico em tensão DC? Que eu saiba só em tensão AC (VRMS * raiz de 2) Sendo que o valor RMS é o que os multímetros medem em sinais senoidais. E que tensão DC = tensão AC(RMS) * raiz de 2

Então qual a verdadeira tensão de uma tomada? 311V ou 220v? por que os multímetros não medem tensões de pico?

Por exemplo um capacitor de 16V, estou correto em dizer que a máxima tensão que pode ser aplicada a ele é 16VDC e 11,34VAC (16V dividido por raiz de 2) ?

E outra quando eu vou ligar um led em tensão alternada 220V.

Para calcular a corrente do led devo fazer 311 - Queda de tensão no led / Resistencia? ou devo usar 220 ao invés de 311?

alguem pode explicar o que é a potencia PMPO nos aparelhos de audio?

que eu saiba é uma potencia inventada pra fazer grau, pois o que vale sao

os Watts RMS, que é a potencia real, e ainda tem gente que vai pelos Watss PMPO

a tensão continua DC não ten valores de pico

agora pode é ter sinais que sao a soma de uma componente continua com uma componente alternada (por exemplo o sinal no colector de um transistor amplificafor)

neste sinal assim composto pode falar-se de valor de pico.isto pode serimportante em amplificaçao de grandes sinais.

a tensão DCc = AC valor eficaz

os voltimetros medem valores eficaz dado ser isso que faz sentido pois o valor de pico não serve de nada para este efeito.

A verdadeira tensão numa tomada é uma onda senoidal de valor eficaz de 220V e como todas as ondas deste tipo tem um valor de pico

um condensador de 16 v de tensão significa que a tensão continua de trabalho maxima de 16V.

quanto a componente alternada não e calculada assim .

tem de ser vista como a maxima corrente alternada que pode circular por esse condensador e é uma caractristica do fornecedor para esse condensador.

no caso diodo led ligado a 220 V (!!!!!!!!!!) teria de considerar a corrente eficaz que atravessa o diodo e que não deve ser ultrapassada a corrent nominal do diodo led

por outro lado como essa tensão é variavel e tem um valor de pico significa que devera ter em atençao esse valor para calcular a maxima corrente que atravessa o diodo , para não o danificar

pmpo respondido no topico anterior

• 3 anos depois...
Postado

Tensão DC (ou tensão Contínua), não significa que a tensão é constante, significa somente que a tensão não muda de sinal, se mantém sempre acima (ou sempre abaixo) do eixo x.

Este gráfico que eu fiz como exemplo mostra uma tensão contínua que tem valores de pico:

semttuloagk.jpg

Percebe-se claramente pelo gráfico, que a tensão é contínua, porém, como não é constante, possúi valores de pico.

• Membro VIP
Postado

Tensão contínua derivada de uma AC retificada poderá ter tensão máxima, ou de pico, que é mais ou menos a tensão de pico da senoide AC subtraida da(s) quedas dos diodos usados para retificar. Se entretanto colocares um capacitor de filtro, a tendência, sem carga, é de que esa tensão se mantenha no valor de pico da senpoide AC, subtraída das quedas dos diodos...Ao se colocar alguma carga, que naturalmente passarão a carregar a fonte ac (secundário do transformador por exemplo, ou os diodos começãrão a diminuir a tensão final do pico AC pois essas quedas todas se subtraem da tensão de pico AC sem o carregamento. Outrosim, também o capacitor de filtro, em parte do semiciclo de rede, estará ele forbnecendo energia armazenada sob a forma de tensão, a esse carregamento. Desse modo a tensão resultante no capacitor tenderá a cair, até o próximo semiciclo.. Começa aparecer ai uma tensão chamada de tensão de ondulação, ou tensão de ripple, sobreposta a tensão contínua que conhecíamos sem carga... Desse modo, mesmo agora, com filtro, existe sim tensão de vale e tensão de pico (os extremos dessa ondulação) porám sem uma formula constante de relação da mesma com a tensão AC, pois agora essa tensão de vale e de pico, dependarão de múltiplos fatores, tais como:

- Valor do carregamento (corrente)

- Valor do capacitor

- Quedas dos elementos série.. Secundário do trafo, diodos, até mesmo queda na fiação e/ou no fusível que porventura seja utilizado...

A consideração para calcular um resistor em um led + resistor em 220 Volts sim pode ser feita com a tensão nominal RMS, ou seja os 220 Volts. Sim no pico haverá uma corrente maior, mas em compensação na maior parte do semiciclo terá uma corrente menor, e desse modo, por potência dissipada nosso led não se queimará. Como a relação de corrente máxima absoluta de um led e sua corrente nominal é muito maior que a relação Pico => RMS, também por corrente não vamos queimar nosso led.

Considere também que o led, se nada fizeres, vai acender durante somente um semiciclo, a não ser que retifiques a forma de onda dos 220 Volts, por exemplo...

Uma boa maneira de se acender um led, em AC é usar da reatancia capacitiva para fazer parte da queda de tensão, usando para alculo de resistência equivalente a fórmula da reatancia Xc que é Xc = 1/ (2 x pi x f x C)

Onde: F em Hz (60 Hz)

pi = 3,1416

C em Farads

Xc em ohms..

Veja ai um exemplo de como fazer uma lâmpada AC de múltiplos led's..

http://www.instructables.com/files/orig/FCM/R9MK/FDLVVGZP/FCMR9MKFDLVVGZP.pdf

Use sempre um misto de XC e R. Desse modo a maior parte da queda de tensão fica sobre o capacitor e é transformada não em potência, em calor dissipado mas sim em defasagem V x I, que sem dúvida alguma representa um ganho de temperatura da coisa e também de eficiência na conversão pois não nos é cobrada a energia reativa dai gerada..

Abraço...

Postado
Tensão contínua derivada de uma AC retificada poderá ter tensão máxima, ou .............

Abraço...

Ótimo post.

Achei bastante interessante o link também.

Parabêns Faller

• mês depois...
Postado

Uma imagem vale mais que mil palavras...

artigo_media_movel_1.gif

Esta é a tensão de pico...

1245675.gif

Este gráfico mostra a tensão de pico (peak) e sua relação com a tensão de pico a pico (peak to peak)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...