Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitorando fans, voltagens e temperaturas


shinobi_h2o

Posts recomendados

Olá!

Estou planejando fazer um controlador de fan PWM e um monitorador de fans, temperaturas e voltagens com agulhas (tipo as de multímetros). O problema é o seguinte: eu não sei projetar nada de eletrônica (só construir circuitos).

Se alguém puder dar uma força, passo mais detalhes da ideia. =)

Obrigado desde já,

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... A ideia era monitorar o RPM dos fans (controlados separadamente pelo PWM), as temperaturas (três ou quatro temperaturas) e as voltagens (meio opcional, também três ou quatro voltagens) da placa mãe sem a dependência de qualquer software.

A primeira ideia era um VFD com LCD, mas sai muito caro comprar um pronto e dá muito trabalho fazer um.

A segunda ideia era fazer com mostradores com agulha. Nesse caso, seria um 'multímetro' pra mostrar os RPMs (obvio que eu teria que abrir e trocar a escala dele), outro pras temperaturas, e outro pras voltagens.

Problema um: como pegar os pulsos do fan e transformar em corrente DC?

Exemplo: se o fan está a 1000 RPM, ele pega os pulsos e joga pra fora 1V. O mostrador com agulha aponta, então, pra 1V (e a escala é modificada pra indicar '1000 RPM').

Problema dois: como fazer um 'sensor de temperatura' que, assim como o 'sensor de RPM', transforme a temperatura detectada em tensão? Acho que esse é o menos difícil, o problema mesmo deve ser refazer a escala com 'precisão' suficiente.

Cada mostrador teria uma chavinha de três ou quatro posições pra você escolher o 'sensor' que você quer mostrar. Seriam tipo 3 ou 4 de RPM, 3 ou 4 de temperatura e 3 ou 4 de tensão.

Como disse, ele lembra um pouco o Musketeer, da Cooler Master.

E a ideia é ter um visual antigo mesmo, com mostradores em agulha e tal... =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

shinobi_h2o

compreendi sua intensao

agora a questao esta em :

sera que vale a pena ?

os boards actuais e ate os que tem alguns anos há tem essas possibilidades

quer no bios quer através de software proprio. meu mb tem 3 anos e já tinha e tem isso (MSI) .

por outro lado existem programas que mesmo no caso de não existir proprio do board , funcionam co algumas limitaçoes.

a pergunta e vale a pena ?

claro que se é para aprender pode fazer isso .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria alguma coisa que não dependesse de software.

Minha placa mãe tem sensores, mas eu tenho que usar um software (atualmente, uso o MBM5) pra mostrar os dados coletados por estes sensores.

O problema é que, por menor que seja, sempre há um impacto em termos de recursos. Como tenho um Pentium III 600, esse impacto (de rodar um software pra monitorar o hardware) é meio grande, fora a desvantagem de não poder ver os dados enquanto rodo algo em full screen (ex.: jogos).

Essa era a ideia inicial.

Depois me perguntei como poderia fazer isso, e cismei que tinha que fazer pra aprender.

E, por fim, meti na cabeça que ia fazer um 'case mod' com isso. Heheh

Enfim, eu acho que vale a pena... Só não sei se vale a pena pra terceiros me ajudarem com o projeto do circuito, já que não sei projetar nada de eletrônica (pra montar o circuito, eu consigo me virar)... =)

Tudo que eu precisava era de um esqueminha, se possível com peças baratas e fáceis de achar - exceto os voltímetros, que só encontro voltímetros de bateria de carro, com a escala de 8V a 16V.

Como abri mão de saber as voltagens em si (porque não é das coisas mais críticas), dois desses voltímetros devem servir tanto pra monitorar o RPM dos fans quanto as temperaturas -- ao menos imagino eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não uso esse programa mas no que uso ele permite determinar o intervalo de verificar os dados

no mei caso esta para 20 segundos e a percentagem de utilizaçao é de 2% , apenas quando faz o teste .

não me parece significativo .

sinceramente parece-me que esta a reinventar a roda , mas como disse se é para estudar e aprender tudo bem .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, como eu disse, no MEU computador o impacto é significativo; fora que eu não consigo ver os dados quando rodo algo em FULLSCREEN.

A primeira ideia é fazer um LCD que ligue na porta da impressora, mas além de sair CARO, o impacto na performance irá ser o mesmo, se não pior.

Bem... Muito obrigado pela sua ajuda. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...