Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC sem cooler funciona submerso em óleo


thiagocepa

Posts recomendados

Um grupo de pesquisadores alemães conseguiu montar um computador de última geração completamente sem ventoinhas, portanto silencioso, em um gabinete especial cheio de óleo de cozinha. O líquido que não conduz eletricidade, mantém a máquina resfriada (No máximo 40C°) o suficiente para funcionar sem problemas.

A equipe em Munique, utilizou um processador AMD Athlon 64 FX-55 com uma placa de vídeo 6800 Ultra para o experimento. Todos os coolers do sistema foram retirados, certo que não iriam ter muito rendimento debaixo de tanto óleo, eo computador foi colocado em um gabinete de acrílico lacrado com silicone, que depois foi preenchido com óleo vegetal de cozinha.

Será que é um bom jeito de resfriar o PC ?? hehehehe eu não me arriscaria não, quero ver depois os caras tirarem a gordura de tudo, mas é interessante ver umas loucuras dessas.

Link do toms hardware onde tem mais fotos:

http://www17.tomshardware.com/2006/01/09/strip_out_the_fans/

Abraço galera...

post-52597-13884904969392_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Danelon@11 de fevereiro de 2006, 00:23

Acho que o óleo quase não conduz calor, por isso fica numa temperatura constante

Conduz sim, senão naõ serveria.

Quanto conduz?? Não sei.

O óleo deve resfriar* por condução mesmo, transferindo para o meio externo ao gabinete o calor. Se mantem baixo por ser uma grande massa.

Edit; * A convecção também atua com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, já estou providenciando meu tanque de acrílico e juntando óleo de cozinha para mergulhar nele um 386 DX/DXL 33MHz @ 40MHz e ligar para ver se ele não vai superaquecer os 40 litros de óleo do tanque.

Se estragar meu 386 vou ao Juizado Internacional de Pequenas Causas e vou

querer um novo, o óleo estragado, o acrílico e a cola de silicone e os danos

morais. :tantan:

Rezem pelo 386

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei leiam os comentários dos leitores do artigo antes de se aventurarem :P

Me lembro por exemplo que tem um cara de química que escreveu para eles recomendando óleo de motor no lugar de óleo de cozinha porque parece que depois de algum tempo o calor faz com que o óleo vegetal passe a liberar radicais livres ou coisa do genero, que fazem com que ele passe a conduzir corrente elétrica :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!