Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer refrigeração com motor de geladeira?


Posts recomendados

olha cara, eu já vi um "cooler", ou melhor, um sistema de refrigeração que usa não só o motor da geladeira, mas também o gás e aqueles caninhos que ficam atras da geladeira(que devem ser um tipo de radiador da geladeira). Fazer até que você consegue, mas vai ter que gastar um dinheiro razoável, vai ter um trabalhão, você vai precisar de um espaço relativamente grande e fora problema da condensação....

A única vantagem que você terá, vai ser que você conseguirá manter o processador com a temperatura abaixo da temperatura ambiente.

Acredito eu que não compense o dinheiro que você vai gastar com isso. Pegue e compre um Water Cooler, vai compensar mais...

[]"s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz, já existe isso, e já foi feito também, vou colocar os creditos aqui, que eu peguei la do forum casemodbr, que também pegaram la do watercoolerbr, la eles chamaram de water chiller, que funciona igualzinho a um water cooler, porém e resfriado com um motor de geladeira.

Da uma olhada no link

http://www.watercoolerbr.com/chiller.php

Lembrando que eu peguei la do casemodbr viu!!!

Bom, pessoalmente acho que da uma trabalhera, alem de ter uma nova geladeira gastando energia em casa :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também já pensei nisto, mas fica quase inviavel devido ao tamanho do motor, do ruido, e do cilindro e do esquema do gas.

Alguem ai sabe como funciona o ar condicionado de carro? Deve ser compacto e funcionar a 12 volts, acho que dependendo de como funcionar daria para adptar num gabinete. O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De carro não da mesmo, porque como o ragnorak falou, ele usa uma parte da energia do motor pra funcionar (não sei se vocês já repararm ,mais quando liga o ar do carro, ele perde um pouco a potencia)

Bom, o que da pra voce fazer é um water cooler, fazer toda aquela adaptação com manta térmica, e joga no reservadorio gelo, dura umas 6 horas a agua bem gelada (depende do dia), mais que segura seu processador bem gelado, isso vai segura mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 14 anos depois...

Você pode fazer uma refrigeração indireta, usando também um water cooler (no caso apenas do processador), colocando a serpentina em uma caixa pequena na frente da ventoinha do radiador e o motor do lado de fora da torre.

Se for para jogar ar frio diretamente dentro da torre, tem que ser algo mais elaborado, pois a condensação pode ser perigosa, mas pode-se usar o mesmo princípio.

Faça um ambiente fechado, do lado de fora da torre, por onde passe a serpentina, com um duto que leve o ar para dentro do pc. Não se esqueça de levar em conta, ângulos nesse duto que impeçam qualquer condensação de chegar ao interior do gabinete.

Não leve em conta comentários negativos, pois o mundo chegou onde chegou, com pessoas como nós!

Se dependesse de pessoas como as que sempre nos põe para baixo e desacreditam nossas ideias, estaríamos sentados no fundo de uma caverna escondidos e com medo de tudo lá fora.

 

Boa sorte! ^^ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, AlexKBR disse:

Você pode fazer uma refrigeração indireta, usando também um water cooler (no caso apenas do processador), colocando a serpentina em uma caixa pequena na frente da ventoinha do radiador e o motor do lado de fora da torre.

Se for para jogar ar frio diretamente dentro da torre, tem que ser algo mais elaborado, pois a condensação pode ser perigosa, mas pode-se usar o mesmo princípio.

Faça um ambiente fechado, do lado de fora da torre, por onde passe a serpentina, com um duto que leve o ar para dentro do pc. Não se esqueça de levar em conta, ângulos nesse duto que impeçam qualquer condensação de chegar ao interior do gabinete.

Não leve em conta comentários negativos, pois o mundo chegou onde chegou, com pessoas como nós!

Se dependesse de pessoas como as que sempre nos põe para baixo e desacreditam nossas ideias, estaríamos sentados no fundo de uma caverna escondidos e com medo de tudo lá fora.

 

Boa sorte! ^^ 

 

pa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rickrj  O tópico é velho para quem já o viu. Para quem chegou agora, ele é novinho em folha!

Me lembra uma vez, que doei uns livros para uma família carente, e um dos adolescentes comentou: "mas esses livros são muito antigos!", e eu disse à ele, "você já os leu?", no que ele respondeu, "não". Ai eu completei, " então a informação contida neles, para você, é quentinha, saída do forno!"... ^^

Informação e conhecimento, não tem data de validade! ^^ 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlexKBR Não estou lhe criticando e modo algum e nem censurando, mas o post tem 14 anos, não é por isso que não pode ser continuado, mas não vi alguém pedindo ou citando algo recentemente que demandasse uma resposta, não sou moderador nem pretendo agir como tal, apenas perguntando na moral, você viu a data antes de postar??? Muitos postam, resolvem ou desistem e não dão uma satisfação, isso coisas muitos mais recentes, imagine com essa "idade"...😄 e com isso vocês estão respondendo para ninguém...

 

Veja a situação do autor do post abaixo, última visita em 03/julho/2006:

 

e090gEe.jpg

 

Agora veja a situação do último que postou, última visita em 17/janeiro/2014:

 

4k4ukKM.jpg

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

@misterjohn Rs, Então... Está maneira errada de pensar é que limita em muito nosso desenvolvimento pessoal. Eu vi a data do post e não vi por que não responder... Fóruns, ao contrário do que a maioria pensa, não é um lugar para pessoas carentes, ficarem conversando. Um fórum, é um lugar onde informação e conhecimento se perpetuam! É como um livro!  E da mesma maneira que eu encontrei este post (com milhares de respostas negativas e destrutivas), outras pessoas também podem chegar nele. Então, ao lerem essas milhares de respostas negativas e destrutivas, chegam à minha resposta de incentivo de ideias. Seu argumento de que quem responde agora , responde para ninguém, é totalmente infundada, pois os que responderam antes de mim, anos atrás, responderam para mim agora. As respostas de anos atrás para mim, só foram dadas agora. E tenho certeza que outros milhares de pessoas ainda passarão por aqui, se o post continuar, e para elas, as informações contidas aqui, serão novinhas... Serão desmotivadas por muitas respostas, mas encontrarão incentivos e ideias em outras...Você me lembra o garoto que eu citei acima, em uma doação que fiz....rs

 

adicionado 2 minutos depois

@misterjohn  Depois da minha resposta, apareceram outros 2 comentários... Isso indica que o post está "vivo" ainda... Essa é a lógica.

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlexKBR Acho que você não interpretou minhas palavras no sentido que as quis dar, eu disse que o ideal seria responder a uma postagem, independente do tempo, desde que haja uma solicitação de alguém no momento, não disse que não podia fazer, nem sou moderador, apenas julguei que não tivesse reparado a data, sinta-se à vontade em responder, quanto a limitar conhecimento o que não falta é literatura disponível, por mim o post em si já é um tremendo absurdo, usar um compressor de geladeira, ar condicionado, gastar uma moeda de energia então faça como eu, coloque um ar condicionado pequeno no ambiente e tanto você como o pc serão beneficiados...isso é querer usar uma carreta de 3 eixos para transportar uma televisão, quando deveria usar uma saveiro no máximo.

Não tome isso como crítica, apenas meu ponto de vista e respeito o seu, como disse e repito como você é novo aqui, pensei que não tinha reparado, apenas isso, vamos ficar na paz, já chega o corona vírus para  tirar o sossego de todos, se o cara quer usar nitrogênio, que use, se quiser instalar uma evaporadora de ar condicionado em cima do pc, tá tudo certo....valeu👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn  Mas é como eu disse...Rs tem as pessoas que inovam, e as pessoas que se dependesse delas, estaríamos no fundo de uma caverna ainda....rs   Não acho que usar um motor de geladeira para resfriar um computador seja algo tão surreal... Há vários tipos, modelos e tamanhos... Não é por que você desconhece esse fator, que passa a ser algo estranho. Hoje já há pessoas usando nitrogênio líquido no resfriamento e há inclusive "ar condicionado" para pcs... Você sempre diz para não tomar seus posts como críticas, mas quando algo não é incentivo, é crítica...rs Eu mesmo já montei um pc refrigerado a óleo mineral... Não vi nada demais nisso...Funcionou bem, e funciona até hoje (8 anos depois) a pessoa para a qual eu montei está muito feliz.. rs Nada é demais se é o que você quer. 

2 horas atrás, misterjohn disse:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que levamos o assunto adiante, penso que existe um risco grande nesta topologia de refrigeração (se conduzido o gás direto para o bloco do cpu) de haver condensação, tanto no bloco como nos arredores. talvez com algum isolante (impermeável) bem instalado dê para contornar o problema, mas se fosse para fazer algo do tipo eu optaria pelo complexo e garantido, colocando uma linha dágua (watercooler) para isolar o sistema de gás, e colocaria um termostato para a água não congelar, além de utilizar algum aditivo na água para poder trabalhar com temperaturas mais baixas. a isolação térmica faria com silicone e espuma de polietileno.

Caso alguem queira levar o assunto adiante e tiver recursos posso contribuir com o projeto através do acervo intelectual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlexKBR Sou completamente favorável a novidades, invenções, modificações, nem que seja só para exercer a criatividade, afinal todos que criaram coisas importantes que usamos e não ficamos sem elas no dia a dia, foram taxados de esquisitos, perdendo tempo com bobagens...não acho estranho o cara colocar qualquer parafernália no pc, até tenho uma pequena "esquisitice" devido ao tamanho e peso do meu gabinete (22 kg) ele está em cima de uma tabua dessas de fazer prateleira, com rodizios, assim facilita a movimentação para acessar a traseira ou mesmo remover a tampa lateral...trabalhei com manutenção então tinha que dar uma de MacGyver, fazer funcionar de qualquer jeito, depois normalizava a situação em uma parada programada...

OBS: "Você sempre diz para não tomar seus posts como críticas, mas quando algo não é incentivo"...nunca havia pensado nesse assunto por esse ângulo, então peço mais uma vez que me perdoe e vou procurar não fazer mais comentários que desestimulem a ninguém,🤐 inclusive não tenho o feitio de mesmo vendo algo absurdo no  meu ponto de vista, me manifestar para criticar.....

 

@Eder Neumann Todo componente elétrico/eletrônico gera calor, é inerente do funcionamento, da passagem da corrente elétrica, não vou afirmar porque não tenho conhecimento para tal, mas para um bom funcionamento eles não tem que dissipar alguma caloria? O que acontece se colocar algo que leve a temperaturas baixas seria bom para o processador? Isso iria dar ganho significativo a ponto de justificar montar uma e"engenhoca" danada? A dose do remédio não seria muito grande para a enfermidade??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

@AlexKBR Sou completamente favorável a novidades, invenções, modificações, nem que seja só para exercer a criatividade, afinal todos que criaram coisas importantes que usamos e não ficamos sem elas no dia a dia, foram taxados de esquisitos, perdendo tempo com bobagens...não acho estranho o cara colocar qualquer parafernália no pc, até tenho uma pequena "esquisitice" devido ao tamanho e peso do meu gabinete (22 kg) ele está em cima de uma tabua dessas de fazer prateleira, com rodizios, assim facilita a movimentação para acessar a traseira ou mesmo remover a tampa lateral...trabalhei com manutenção então tinha que dar uma de MacGyver, fazer funcionar de qualquer jeito, depois normalizava a situação em uma parada programada...

OBS: "Você sempre diz para não tomar seus posts como críticas, mas quando algo não é incentivo"...nunca havia pensado nesse assunto por esse ângulo, então peço mais uma vez que me perdoe e vou procurar não fazer mais comentários que desestimulem a ninguém,🤐 inclusive não tenho o feitio de mesmo vendo algo absurdo no  meu ponto de vista, me manifestar para criticar.....

 

@Eder Neumann Todo componente elétrico/eletrônico gera calor, é inerente do funcionamento, da passagem da corrente elétrica, não vou afirmar porque não tenho conhecimento para tal, mas para um bom funcionamento eles não tem que dissipar alguma caloria? O que acontece se colocar algo que leve a temperaturas baixas seria bom para o processador? Isso iria dar ganho significativo a ponto de justificar montar uma e"engenhoca" danada? A dose do remédio não seria muito grande para a enfermidade??

Fala Eder. Justamente por essa geração de calor, é que os processadores precisam dos dissipadores de calor, e quanto mais frio (desde que não seja zero absoluto...rs), melhor! ^^ Esse "dissipar calorias" é justamente a troca de energia entre algo quente, e algo com temperatura mais fria! A direção é sempre essa, do mais quente para o mais frio! Isso é física! ^^ fazendo um sistema de refrigeração com o motor de geladeira, seja por serpentina direta no bloco, seja indiretamente, fazendo o ar que passa por alguma ventoinha ser gelado, esse objetivo, é alcançado! Para o processador, principalmente em se falando em overclock, é muito bom para o processador, tanto é que há muitas pessoas usando nitrogênio líquido para refrigerar processadores threadripper para obter em alguns casos, um overclock de mais de 50% de ganho. Quanto ao custo benefício, isso depende de você e do quanto pode gastar. Seria muito tunar um carro para ele ficar com 1000cavalos de potência? Se você não tem o capital e não gosta de carros, com certeza é desperdício de tempo e dinheiro. Se gosta, a visão é outra. Como esta página é voltada para coisas de computador, e há muitos pessoas entusiastas por aqui. Acho que não se deve perguntar o quanto, mas sim o como! ^^

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, misterjohn disse:

@AlexKBR Sou completamente favorável a novidades, invenções, modificações, nem que seja só para exercer a criatividade, afinal todos que criaram coisas importantes que usamos e não ficamos sem elas no dia a dia, foram taxados de esquisitos, perdendo tempo com bobagens...não acho estranho o cara colocar qualquer parafernália no pc, até tenho uma pequena "esquisitice" devido ao tamanho e peso do meu gabinete (22 kg) ele está em cima de uma tabua dessas de fazer prateleira, com rodizios, assim facilita a movimentação para acessar a traseira ou mesmo remover a tampa lateral...trabalhei com manutenção então tinha que dar uma de MacGyver, fazer funcionar de qualquer jeito, depois normalizava a situação em uma parada programada...

OBS: "Você sempre diz para não tomar seus posts como críticas, mas quando algo não é incentivo"...nunca havia pensado nesse assunto por esse ângulo, então peço mais uma vez que me perdoe e vou procurar não fazer mais comentários que desestimulem a ninguém,🤐 inclusive não tenho o feitio de mesmo vendo algo absurdo no  meu ponto de vista, me manifestar para criticar.....

 

@Eder Neumann Todo componente elétrico/eletrônico gera calor, é inerente do funcionamento, da passagem da corrente elétrica, não vou afirmar porque não tenho conhecimento para tal, mas para um bom funcionamento eles não tem que dissipar alguma caloria? O que acontece se colocar algo que leve a temperaturas baixas seria bom para o processador? Isso iria dar ganho significativo a ponto de justificar montar uma e"engenhoca" danada? A dose do remédio não seria muito grande para a enfermidade??

"Fala Eder. Justamente por essa geração de calor, é que os processadores precisam dos dissipadores de calor, e quanto mais frio (desde que não seja zero absoluto...rs), melhor! ^^ Esse "dissipar calorias" é justamente a troca de energia entre algo quente, e algo com temperatura mais fria! A direção é sempre essa, do mais quente para o mais frio! Isso é física! ^^ fazendo um sistema de refrigeração com o motor de geladeira, seja por serpentina direta no bloco, seja indiretamente, fazendo o ar que passa por alguma ventoinha ser gelado, esse objetivo, é alcançado! Para o processador, principalmente em se falando em overclock, é muito bom para o processador, tanto é que há muitas pessoas usando nitrogênio líquido para refrigerar processadores threadripper para obter em alguns casos, um overclock de mais de 50% de ganho. Quanto ao custo benefício, isso depende de você e do quanto pode gastar. Seria muito tunar um carro para ele ficar com 1000cavalos de potência? Se você não tem o capital e não gosta de carros, com certeza é desperdício de tempo e dinheiro. Se gosta, a visão é outra. Como esta página é voltada para coisas de computador, e há muitos pessoas entusiastas por aqui. Acho que não se deve perguntar o quanto, mas sim o como! ^^" 

adicionado 1 minuto depois
4 horas atrás, Eder Neumann disse:

já que levamos o assunto adiante, penso que existe um risco grande nesta topologia de refrigeração (se conduzido o gás direto para o bloco do cpu) de haver condensação, tanto no bloco como nos arredores. talvez com algum isolante (impermeável) bem instalado dê para contornar o problema, mas se fosse para fazer algo do tipo eu optaria pelo complexo e garantido, colocando uma linha dágua (watercooler) para isolar o sistema de gás, e colocaria um termostato para a água não congelar, além de utilizar algum aditivo na água para poder trabalhar com temperaturas mais baixas. a isolação térmica faria com silicone e espuma de polietileno.

Caso alguem queira levar o assunto adiante e tiver recursos posso contribuir com o projeto através do acervo intelectual.

Fala Eder. Justamente por essa geração de calor, é que os processadores precisam dos dissipadores de calor, e quanto mais frio (desde que não seja zero absoluto...rs), melhor! ^^ Esse "dissipar calorias" é justamente a troca de energia entre algo quente, e algo com temperatura mais fria! A direção é sempre essa, do mais quente para o mais frio! Isso é física! ^^ fazendo um sistema de refrigeração com o motor de geladeira, seja por serpentina direta no bloco, seja indiretamente, fazendo o ar que passa por alguma ventoinha ser gelado, esse objetivo, é alcançado! Para o processador, principalmente em se falando em overclock, é muito bom para o processador, tanto é que há muitas pessoas usando nitrogênio líquido para refrigerar processadores threadripper para obter em alguns casos, um overclock de mais de 50% de ganho. Quanto ao custo benefício, isso depende de você e do quanto pode gastar. Seria muito tunar um carro para ele ficar com 1000cavalos de potência? Se você não tem o capital e não gosta de carros, com certeza é desperdício de tempo e dinheiro. Se gosta, a visão é outra. Como esta página é voltada para coisas de computador, e há muitos pessoas entusiastas por aqui. Acho que não se deve perguntar o quanto, mas sim o como! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, misterjohn disse:

@Eder Neumann Todo componente elétrico/eletrônico gera calor, é inerente do funcionamento, da passagem da corrente elétrica, não vou afirmar porque não tenho conhecimento para tal, mas para um bom funcionamento eles não tem que dissipar alguma caloria? O que acontece se colocar algo que leve a temperaturas baixas seria bom para o processador? Isso iria dar ganho significativo a ponto de justificar montar uma e"engenhoca" danada? A dose do remédio não seria muito grande para a enfermidade??

Concordo, da mesma forma que concordo que pessoas adquirindo ryzen 7 e GTX2080 para jogar CS estão tendo overdose...

Mas particularmente sou do tipo que monta as coisas em casa e sou muito fã de instalações com tubos, mangueiras e radiadores no estilo steampunk ou dieselpunk e acredito que um barulhento compressor de geladeira pode dar um toque baita especial para a montagem. claro que não é nada pratico, seria apenas eficaz (talvez permitisse um OC acima da média) e perigoso (pela questão de condensação).

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Então é como aquele programa na tv à cabo onde os caras montam coisas estranhas, normal que gosta, tudo é questão de prioridade, a minha por exemplo é apenas video e aúdio, se meu computador fosse montado em cima de uma madeira, sem gabinete, para mim isso seria irrelevante, isso porque viso o resultado que ele me dá para atingir meu objetivo, mas não sou contra quem gosta, tanto é que tem um post aqui muito antigo, mas muito mesmo, acho que para resgatar seria muito difícil porque não tenho nenhum parâmetro para fazer a busca, mas era algo "sinistro" em termos de refrigeração e eu cansei de incentivar ele...é o caso dessa moda do tal RGB onde tem led em memoria, ventoinha, gabinete, o computador fica parecendo uma árvore de natal, eu não curto mas tem quem goste, não vou ficar olhando para o gabinete, só na hora de ligar...mas que fique claro, respeito todos os gostos e se a gente às vezes fala algo que parece tom de crítica, isso é natural do ser humano, quem não fala ao ver alguém com o cabelo pintado como uma arara: "nossa que ridícula(o)"....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

@Eder Neumann Então é como aquele programa na tv à cabo onde os caras montam coisas estranhas, normal que gosta, tudo é questão de prioridade, a minha por exemplo é apenas video e aúdio, se meu computador fosse montado em cima de uma madeira, sem gabinete, para mim isso seria irrelevante, isso porque viso o resultado que ele me dá para atingir meu objetivo, mas não sou contra quem gosta, tanto é que tem um post aqui muito antigo, mas muito mesmo, acho que para resgatar seria muito difícil porque não tenho nenhum parâmetro para fazer a busca, mas era algo "sinistro" em termos de refrigeração e eu cansei de incentivar ele...é o caso dessa moda do tal RGB onde tem led em memoria, ventoinha, gabinete, o computador fica parecendo uma árvore de natal, eu não curto mas tem quem goste, não vou ficar olhando para o gabinete, só na hora de ligar...mas que fique claro, respeito todos os gostos e se a gente às vezes fala algo que parece tom de crítica, isso é natural do ser humano, quem não fala ao ver alguém com o cabelo pintado como uma arara: "nossa que ridícula(o)"....

Esse negócio de luzinhas eu também não curto! rsss Claro que sim, debater é algo indispensável para nossa evolução intelectual. Mas o comentário que ás vezes pode atingir o outro, de forma negativa, deve ser mantido para nós. ^^ No exemplo do cabelo, deve ser como a pessoa se sente bem, e tem também os rebeldes...rs Mas é como eles são! Desde que não tentem impor isso às pessoas, e não prejudiquem ninguém além de si mesmos, é a escolha deles.! ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!