Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto de Placa 3D (Capacitor quebrado) - ajuda!


marcelobarros

Posts recomendados

Galera,

Tenho uma XFX Geforce 6600 GT, junto a um AMD Athlon XP 2400, 512 RAM DDR333, etc. Recentemente o PC começou a travar e parecia ser algum problema como temperatura. Fui verificar a placa de vídeo e duas peças cilíndricas e cinzas, que até onde eu saiba são capacitores, estavam quase soltos na placa como se estivessem tortos. Removi a placa e fiz aquilo que todo mundo faz um dia: fui mexer, quebrou (os dois capacitores se soltaram :angry: ).

Então acabou que removi por completo os capacitores, e um deles inclusive está com uma das "perninhas" (conector) quebrada. São os dois capacitores do topo (na direita), para quem conhece a placa, e são capacitores de 16 V (tem a corrente escrita também, mas eu não me recordo), escritos em verde.

Queria alguma dica com relação a o que fazer. Não pretendo fazer eu mesmo, até porque já fiz muita meleca, mas queria ao menos alguma instrução com relação a o que precisa ser feito e aos perigos de fazê-los.

Até onde eu li basta soldar os capacitores de volta, ou comprar novos e soldar os novos. Qual é a melhor opção (um deles tá com o conector quebrado...)? Devo levar em uma assistência de informática, ou pra um cara de eletrônica? Tem algum perigo real de ter danificado o chip? O problema é sério, ou nem tanto?

P.S: Se for alguém de Fortaleza e quiser indicar uma assistência, ótimo! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leva em uma eletrônica, se quebrou um conector o cara vai ter que fazer uma outra solda pra aumentar o conector(se der, depende de como quebrou, uma pequena extensão) já vai ficar meio gambiarra, capacitores novos você não deve achar pra comprar idêntico aos da placa :(

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Continuo na onda de azar :(. Um técnico em eletrônica soldou os capacitores mas a placa não funciona. Nem mesmo liga agora (cooler, etc). E agora? Alguém tem alguma sugestão? Alguma assistência boa para onde eu poderia enviar? Ou devo desistir de vez e ir atrás de outra (meu irmão volta dos EUA em abril e encontrei Geforce 6800 GS por US$ 180,00)?

O que é lenda é que a placa está com o chip perfeito, tudo semi-novo, mas por causa de dois capacitores vou perder tudo? eheh. Será que nem vender aqui no fórum ou no mercado livre como quebrada eu consigo?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcelobarros@07 de março de 2006, 09:47

Pessoal,

Continuo na onda de azar :(. Um técnico em eletrônica soldou os capacitores mas a placa não funciona. Nem mesmo liga agora (cooler, etc). E agora? Alguém tem alguma sugestão? Alguma assistência boa para onde eu poderia enviar? Ou devo desistir de vez e ir atrás de outra (meu irmão volta dos EUA em abril e encontrei Geforce 6800 GS por US$ 180,00)?

O que é lenda é que a placa está com o chip perfeito, tudo semi-novo, mas por causa de dois capacitores vou perder tudo? eheh. Será que nem vender aqui no fórum ou no mercado livre como quebrada eu consigo?

Valeu!

Pô cara, que sacanagem....mas será que foi só isso que foi pro saco? Vai saber né? Mas você pediu pro técnico verificar se não ferrou mais nada?

Se não tiver solução mesmo, veja lá na feira do rolo, tem uns colegas que compram vga com defeito, entre em contato com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.. a uma luz no fim do túnel. A placa está ligando sim, após alguns "ajustes" e novos testes! :) Segundo um técnico, o capacitor pode estar ainda danificado, mas mesmo assim ela deve ligar e se estiver com defeito vai apresentar travadas e "sujeira" na tela. De qualquer forma, enviei a placa mãe e a de vídeo pro conserto pra ver o que podem fazer por elas. É um pessoal especializado e também técnicos em eletrônica (como foi sugestão dos amigos que aqui postaram), e que inclusive concertam placas mães e etc.

Vamos ver no que dá! Se não der certo, eu verifico a Feira do Rolo. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa.. boas notícias finalmente :). Desde a semana passada estou com a placa consertada, e até agora sem maiores problemas. Um dos capacitores foi soldado de volta, e o outro foi trocado por um equivalente. Essa eletrônica é show de bola, atendimento nota 10, atenção e tudo. Cobraram um pouco caro, mas como estava consertando o vídeo e uma placa mãe, paguei numa boa. Tenho 3 meses de garantia, mas pelo visto não vou mais precisar: to jogando diversos jogos (Empire At War, AoE III, etc) horas e horas e sem dar pau.

Agora é esperar minhas novas peças (Gigabyte GA-K8U Socket 754, AMD Sempron 64 3100+ Palermo 800MHz, Kingston ValueRAM 1GB (2 x 512MB) 184-Pin DDR SDRAM DDR 400) e acho que vai dá pra rodar os jogos ainda melhor.

Valeu pela força de todos! Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!