Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudar de 50 para 60hz


idramos

Posts recomendados

pessoal, alguém pode me ajudar?

minha filha ganhou um liquidificador, espremedor de futas e uma batedeira, só que todos veio de Portugual e o motor deles são em 50 hz, será q alguém sabe como mudar para 60 hz (sem mudar os motores , assim seria fácil demais).

Obrigado por qualquer ajuda. <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo em tensão 220, e o motor não sei de que tipo é prometo que vou ver logo cedo (ela não mora comigo) e retorno .

Eu postei isto porque lembrei, que no tempo em que a maioria dos eletronicos que tinhamos era via Paraguai e todos vinha em 50hz, era só cortar um fio do transformador e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não há como mudar essa frequência num equipamnto como esse! Em eletrônicos sim, podem vir com jumpers ou algo parecido, que altera o circuito e o adequa à nova frequência. Exemplo desse tipo é o rádio relógio. Aqui, alterando de 50Hz para 60Hz o danado adianta a marcação do tempo....vira uma zica!

No caso do liquidificador, o que irá ocorrer é uma operação em maior velocidade, mas operando na mesma tensão(220V), não deverão surgir problemas. Além do mais, o uso do equipamento é por breve espaço de tempo e assim, vai funcionar sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por idramos@10 de março de 2006, 15:24

pessoal obrigado pelas respostas, hoje fui em uma assistencia e o tecnico disse que só trocando o motor, isso se achar um igual.

Eu agradeço  pela atenção do pessoal do forum, e continuo em aberto, quem sabe alguém tem outras idéias.

não respondeu as perguntas que fiz

qual a tensão da rede de sua casa e dos aparelhos ?

o motor que tipo é ? de escovas (motor universal)?

sem isso nada feito

se desejar indique pois se for motor universal como 99% dos que conheço nessas aplicaçoes da para funcionar

pode ser necessario fazer uma modificaçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@10 de março de 2006, 16:31

não respondeu as perguntas que fiz

qual a tensão da rede de sua casa e dos aparelhos ?

o motor que tipo é ? de escovas (motor universal)?

sem isso nada feito

se desejar indique pois se for motor universal como 99% dos que conheço nessas aplicaçoes da para funcionar

pode ser necessario fazer uma modificaçao.

Nico, as tensão dos aparelhos e da casa é 220 e o motor é universal desculpe por não te responder, só escrevi que não tinha jeito porque um tecnico de uma marca conhecida me explicou q não tinha como mudar, mas se você souber eu agradeço muito.

Sem querer ser chato, se ficar como esta, qual o problema que acarreta (para os aparelhos ou para a rede?) :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tenho um rádio-relógio de 220V / 50Hz porém onde moro é 220V / 60Hz, e ele como é de se esperar, adianta.

Já tinha ouvido essa histório de "cortar um fio" que funciona sem problema no 60Hz.

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação a respeito, estou querendo muito usar esse rádio-relógio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se não tem uma chave dentro do compartimento da bateria de 9V ou embaixo do RR que faz essa alteração. Não confunda com a chave 110/220!

Se não, veja qual é o CI do relógio e procuramos no datasheet o pino para essa modificação.

Esse rádio relógio tem na parte posterior um mini projetor, que joga as horas na parede ou no teto. Na verdade são dois relógios, o do rádio-relógio propriamente dito e o da projeção, que são ajustados individualmente. Deixei um tempo rodando e o do projetor funciona sem problemas, não atrasa nem adianta, já o do rádio-relógio adianta, ele considera que o minuto tem 50 segundos.

Olhei em todos os lugares e não tem nenhuma chave, nem 110V/220V nem 50Hz/60Hz.

Internamente ele tem 2 CIs um maior e um menor, seguem os códigos:

Maior:

SC8560

YW5EN4H

Menor:

CHMC S5405

CD7613CP

Tirei umas fotos dele aberto:

http://img257.imageshack.us/img257/943/dsc02766resizeui7.jpg

http://img403.imageshack.us/img403/8491/dsc02767resizedh8.jpg

http://img257.imageshack.us/img257/535/dsc02768resizetp5.jpg

Grato pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O SC8560 é um velho conhecido dos rádios relógios (LM8560) e portanto é fácil de trocar a sua frequêcia. Ele tem um pino que faz a comutação de 50 para 60Hz bastando para isso desconectar o pino 26 ou aterrá-lo (ligar ao pino 15). Em 50Hz ele é aterrado e em 60Hz ele tem pull-up interno. Também é possível alterar modo de exibição de 12/24horas, alarmes, etc.

sc8560.jpg

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/121711/SILAN/SC8560S.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CD7613CP (TA7613) é o circuito do rádio AM/FM enquanto o SC8560 é a parte do relógio portanto um problema em uma dessas etapas está relacionado a um desses componentes, nas suas funções específicas no aparelho.

soschip, muito obrigado pela sua ajuda. Chegando em casa hoje a noite vou desconectar o pino 26 e depois posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nico, as tensão dos aparelhos e da casa é 220 e o motor é universal desculpe por não te responder, só escrevi que não tinha jeito porque um tecnico de uma marca conhecida me explicou q não tinha como mudar, mas se você souber eu agradeço muito.

Sem querer ser chato, se ficar como esta, qual o problema que acarreta (para os aparelhos ou para a rede?) :-BEER

Desculpe, mas se o motor é universal ele funcionará qualquer que seja a frequência da rede, visto que o princípio de funcionamento de um motor destes é diferente de um motor de corrente alternada comum... Por possuírem escovas, eles são versáteis, operando desde a corrente contínua (onde não temos frequência) até os 60Hz numa boa (daí o nome "universais")...

Assim sendo, é só usar o aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membro VIP
Bom dia, comprei um quadro elétrico de imagens na França e a frequência é de 50Hz e quando liguei aqui não funcionou. Alguém pode me ajudar no que devo fazer para q venha a funcionar. Existe algum tipo de conversor de frequência?

Obrigado....

S.Marcel

Amigo, dê mais detalhes deste equipamento.

Deixa eu adiantar alguns sites:

http://www.elect-spec.com/freqchgr_a.htm

Os preços são bem salgados mas dependendo da potência, pode-se fazer um inversor de frequência de baixo custo com transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, comprei um quadro elétrico de imagens na França e a frequência é de 50Hz e quando liguei aqui não funcionou. Alguém pode me ajudar no que devo fazer para q venha a funcionar. Existe algum tipo de conversor de frequência?

Obrigado....

S.Marcel

Amigão, se você vê o que escrevi ou ler o q escrevi você vai saber o que estou dizendo..., hà, se tiver queimado ai é outra coisa! Valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Oi, como earanha eu comprei um rádio relógio cuja frequencia é 50hz, abri o aparelho para verificar as informações deste tópico e vi que é o mesmo chip. Encontrei o datasheet do chip que tem um diagrama identificando os pinos, o problema é que eu não tenho nenhum conhecimento de eletrônica e não sei como se faz para desconectar um pino. Será que alguém pode me mostrar por uma foto?

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você já sabe qual é o pino 16 do CI?

É mais fácil você tirar uma foto, ou várias, dele aberto e postar, pois dificilmente alguém que tenha ele funcionando vai abrir só para tirar fotos.

mas se sá identificou o pino, basta ''cortar' a pista de cobre bem próxima ao pino.

Isto pode ser feito com um estilete.

Seria interessante verificar antes se esta pista só vai até o pino eu passa pelo pino e vai para mais algum lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pela resposta rápida. Eu olhei várias fotos na internet e o datasheet e acho que sei qual é o pino. O problema é que o chip não é igual, não. No chip SC8560, a descrição do pino 26 é:

"50/60Hz Selective Input - When 50/60 selective input is connected to Vss,50Hz use is enable. When 50/60 selective input is left open, VDD is activated using an internal pull-down resistor and the setting is switched to enable use at 60Hz"

Por isso a sua recomendação foi desconectar o pino, para deixá-lo "open" de modo a alterar a frequência para 60Hz, não foi? Mas o chip do meu rádio-relógio é o SC8562 e a descrição para o pino 26 é:

"26 MODE_SEL - Mode select pin. If connect to VDD, select 12H &60Hz mode; if connect to VSS, select 24H&50Hz mode; if open, then select 12H &50Hz."

Daí eu concluí que não posso desconectá-lo porque o que eu quero é 60Hz. Mas eu não sei o que é VDD, VSS e nem como conectar pinos a eles. Sei que o mais fácil seria levar para uma oficina, mas eles me disseram que é impossível mudar a frequência do aparelho. Será que isso é muito difícil de fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!