Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MAC OSX TIGER


Morphews

Posts recomendados

Se eu comprar um Emac ou Imac com G3 400 ou 500 ou ate mesmo 600 eu consigo rodar o MAC OSX tiger 10.4 assim tranquilo ou vai ficar muito lento?

Um Emac g3 400 com 256 de ram e equivalente a qual pc assim mais ou menos?

E outra tem como trocar a placa de video ou por mais ram? a ram dele tem que ser da apple ou pode ser qualquer ram PC 100? e quanto a trocar o HD e por um maior isso e possivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. iMac G3 tem duas linhas diferentes, o iMac Tray-Loading (o original), com velocidades que vão de 233MHz a 333MHz, e o iMac Slot-Loading, com velocidades entre 350MHz e 700MHz. O Tiger só funciona nos modelos da segunda geração SE tiverem drive de DVD e porta FireWire (ocorre em alguns modelos - não todos - a partir de 400MHz);

2. você até consegue instalar o Tiger em modelos sem DVD e/ou Firewire, até mesmo nos iMacs Tray-Loading, mas exige algumas técnicas ninja (alguns hacks);

3. eMacs aceitam Tiger numa boa e sempre são G4;

4. Em ambos os casos (iMac e eMac), não é possível trocar a placa de vídeo (não há slots e a placa de vídeo é on-board). Apesar que isso (ser on-board) é muuuuuito diferente da conotação negativa que recebe nos PCs de baixo custo, especificamente porque nesses Macintoshs a memória de vídeo NÃO É compartilhada (característica que acaba com o desempenho dos PCs de baixo custo que usam essa técnica);

5. Memórias e HD são os típicos itens de upgrade nesses Macs. Ambos aceitam HDs de até 120GB (provável que os últimos modelos aceitem HDs maiores, mas não sei especificar quais nem qual o novo limite). Os HD são "normais", ATA/IDE iguais aos de PC.

Já às memórias variam. Nos iMacs Tray-Loading são SDRAM PC66, mas com formato físico SODIMM (de notebook). Os iMacs Slot-Loading usam a comum memória DIMM com SDRAM PC100, típica em PCs. Os eMacs usam DIMM com SDRAM PC133 nos primeiros modelos e DDR-SDRAM PC2700 nos últimos modelos, ambas iguais às de PC.

Duas ressalvas sobre memórias:

a. Da mesma forma que nos PCs, se você comprar uma memória muuuito nova em relação ao micro, por exemplo, uma PC133 pra colocar no modelo que usa PC66, pode ser que, devido aos chips terem projeto mais novo e maior capacidade (um pente antigo de 256MB tinha 16 chips e um novo tem apenas 2, por exemplo), o micro não reconheça toda a memória do pente (de um pente de 256MB, reconhecer somente 128MB, 64MB ou nem reconhecer). À isso se chama "densidade" do chip de memória (e nada tem a ver com a velocidade como costumam entender a maioria dos pseudos-técnicos);

b. Existe uma característica de velocidade não divulgada nas memórias que são os tempos de latência de strobe (CAS, RAS e RTC - ou CTR - não lembro). Quanto maior esse tempo, mais lenta é a memória dentro de um mesmo padrão, ou seja, um pente PC133 pode ser mais rápido ou mais lento que outro PC133. Claro, no mercado cinza dos PCs xing-ling geralmente se encontra os mais lentos (menor qualidade). Os Macs, principalmente os iMacs Slot-Loading e eMacs, só aceitam memórias com baixo tempo de latência (mais rápidas), literalmente ignorando os mais lentos. Em muitos casos a memória está boa, funcionando perfeitamente bem, mas por ser mais lento, os Macs simplesmente o ignoram!

Identificando modelos:

iMacs G3 sempre tem monitor CRT de 15".

iMacs Tray-Loading (os originais):

imac.gif

iMacRevC.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá

também estou a fim de comprar um Apple. Por causa do preço, estou de olho num notebook, G3. É fácil encontrar programas pr´um apple? Os programas do site da apple são freeware? Peças para este notebook são fáceis de se encontrar?

GRata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá,

Andria, os programas para computadores Apple são fáceis de achar, claro, não é vendido em qualquer lugar, os programas do site da Apple são em sua maioria pagos e alguns já vem incluso com a máquina.

Peças também são fáceis de se encontrar, como memória, HD, etc.., tem que levar em conta o tempo da máquina, quanto mais antiga mais difícil, dependendo da máquna e ano, a peça tem que se importada porque a Apple Brasil não disponibiliza mais peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

1. Que eu saiba, desde o Mac OS 7.5.1 tem versão em português;

2. Tem várias versões do AppleWorks / ClarisWorks em português. Do MS-Office para Mac eu nunca vi nenhum em português para Mac OS clássico, mas também nunca procurei;

3. você quer dizer "Mac" (ou Macintosh), né? Sinceramente, o Mac OS é absurdamente mais confortável de usar que o Linux (até windows é). Aconselho Linux somente para quem tem profundos conhecimentos técnicos ou para empresas onde haja um responsável técnico para o suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emerson,

"2. você até consegue instalar o Tiger em modelos sem DVD e/ou Firewire, até mesmo nos iMacs Tray-Loading, mas exige algumas técnicas ninja (alguns hacks);"

Existe algum tópico no fórum que responda sobre estas técnicas???

Eu tenho um iMac G3 333Mhz e fiz upgrade para 512 Mb.

Nem imagino como eu posso fazer a instalação.... tentei conectar um DVD Externo da Iomega mas o iMac tem porta USB 1.2 e o Iomega de 2.0....

Me dê uma luz....

Obrigado,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro eu peço que edite a sua mensagem e retire a forma como você conseguiu o seu Mac OS X, antes que o tópico seja fechado por quebra de regras do fórum.

Quanto à instalação do Mac OS 10.4, você precisará de CDs ou DVDs bootáveis (que permitam a carga do sistema a partir deles), difíceis de se obter a partir de imagens de disco.

Tendo isso em mãos, você precisará instalar o Mac OS clássico (preferencialmente o 9.2.2) e, após isso, usar o programa XPostFacto, que permitirá instalar o Mac OS X (o 10.4) no iMac não suportado.

Como o seu iMac tem apenas drive de CD interno, caso você consiga o Mac OS X em DVD, terá que fazer uma gambiarra: Pendurar um drive de DVD (leitor, combo ou gravador) na interface onde está ligado o HD com o uso de um flat cable normal de PC.

Depois de Mac OS clássico e o XPostFacto, usando o flat cable, ligue o drive de DVD como master e o HD como slave (senão não inicializa pelo drive de DVD). Após o término da instalação, reverta o HD para master.

Quanto ao seu drive externo, USB, nenhum modelo dá boot, seja o 1.1 ou o 2.0.

No caso de usar "alguma coisa" (micro, drive, mouse, etc) USB 2.0 em alguma coisa USB 1.1, ambos funcionarão na versão menor (1.1 neste caso).

Por fim, aconselho que você use o Mac OS 10.3.9, que originalmente é fornecido em CD e terá desempenho muuuuuito melhor e mais aceitável no seu iMac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá emersonwsm.

Agradeço a ajuda que você nos deu nesse tópico.

Tenho um iMac azul (500MHz, 768MB RAM, 20GB HD, CD-RW). Estou utilizado atualmente o MAC OS X 10.2.8 com um ótimo desempenho.

Mas preciso conectar essa máquina a uma impressora HP que está ligada em um Windows XP, na rede. O Mac acessa a rede e enxerga o XP, eles compartilham arquivos; mas eu não consigo fazer o Mac enxergar a impressora.

Já busquei diversos fóruns, mas nenhum me deu uma resposta clara sobre como resolver.

Lendo as especificações dos OS no site da Apple descobri que somente o Tiger (10.4) tem uma pré-configuração para enxergar impressoras compartilhadas pelo no Windows.

- Com essa configuração você acha que eu conseguiria instalar com sucesso o Tiger?

- Você acha que eu continuaria tendo um bom desempenho?

- Acha que o Tiger resolveria o meu problema (porque eu comprei o Panther original, mas só depois descobri que a mídia era DVD, me impossibilitando de instalar...)

Bom, tudo isso estaria resolvido se eu conseguisse configurar o Jaguar pra enxergar a impressora...

Você pode me orientar?

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

o meu e

power macintosh G3 series

CPU powerPC 750 (2.2)

NUMBER OF CPU 1

CPU SPEED: 400 mhz

L2 CACHE (PER cpu) 512 kb

MEMORY 512 mb

BUS SPEED 100 mhz

ata diveice

9.54 gb capacity

quero instalar o Mac OSX Tiger 10.4.7

tenho o cd mais tipo não sei onde comercar

outra coisa que eu fiz tirei meu gravador de dvd pionner do meu pc e coloquei no mac

mais tipo os cds rodam normal mais tipo quando eu reistalar com sitema eu vou poder gravar cds e dvds ???

ou não

e outra coisa como faz para eu aumentar a capacidade do HD tenho HD maxtor aqui do windows De 200 GB

sera que funciona seu eu meter ele la

quero instalar o Mac OSX Tiger 10.4.7 me ajuda ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um iMac azul (500MHz, 768MB RAM, 20GB HD, CD-RW). Estou utilizado atualmente o MAC OS X 10.2.8 com um ótimo desempenho.

- Com essa configuração você acha que eu conseguiria instalar com sucesso o Tiger?

Sim.

- Você acha que eu continuaria tendo um bom desempenho?

O desempenho vai cair bastante.

- Acha que o Tiger resolveria o meu problema (porque eu comprei o Panther original, mas só depois descobri que a mídia era DVD, me impossibilitando de instalar...)

Realmente tenho pouquíssima experiência com Windows Xp... Logo acho que não posso ajudar nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quero instalar o Mac OSX Tiger 10.4.7

Seu Mac é um Powermac G3 Blue&White (B&W):

blueg3.gif

Sim, suporta o 10.4.7, mas mais memória e aconselhável.

tenho o cd mais tipo não sei onde comercar

Basta colocar o CD/DVD no drive e reinicar o micro mantendo a tecla C pressionada até o sistema ser carregado do CD/DVD. Ai você pode executar o utilitário de disco disponível no menu da maçã (canto supoerior esquerdo da tela) e formatar o HD.

outra coisa que eu fiz tirei meu gravador de dvd pionner do meu pc e coloquei no mac

mais tipo os cds rodam normal mais tipo quando eu reistalar com sitema eu vou poder gravar cds e dvds ???

ou não

Sim. Mas é provável que vai precisar de um hack para que os aplicativos da Apple reconheça o seu gravador.

e outra coisa como faz para eu aumentar a capacidade do HD tenho HD maxtor aqui do windows De 200 GB

sera que funciona seu eu meter ele la

O G3 B&W reconhece HDs de até 120GB. Se você colocar um maior, o que estiver acima de 120GB vai ser ignorado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara manti a tecla C precionanada entro dentro da maca colorida

dai clico na macan aparece umas coisa

em cima ta escrito

about this computer

e em baixo ta escrito

Macintosh HD

dai tem mais um monte de ops tunnel , utilities, vol e muito las mais não tem nada escrito

HD format ou ago parecido ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Coloque o CD no drive;

2. Desligue o computador;

3. Ligue o computador mantendo a tecla C pressionada até o sistema começar à carregar (com a tecla C pressionada, deverá carregar o sistema do CD... SE o leitor estiver bom... SE o CD estiver gravado corretamente... Etc);

4. Se a maçã que aparecer no canto superior esquerdo for colorida, o Mac OS é clássico. Se for monocromárico, é o Mac OS X;

5. Se for o Mac OS clássico, procure a pasta Utilities e o aplicativo Drive Setup (com ele você particiona e formata o HD);

6. Se for o Mac OS X, entrará direto no instalador. Ai o utilitário de disco fica disponível via menu da maçã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos,

Para quem estiver interessado em instalar um gravador de DVD diferente do Superdrive, tipo o da Sony, que só funcionou efetivamente depois que utilizei o Patchburn, é só fazer o seguinte:

Q: I can not find the vendor of my drive in the right list. What should I select?

A: You have to apply two patches. Do as follows:

- start PatchBurn "-----> correspondente ao OS X instalado"

- open the "experts mode" by clicking at the little triangle in upper right corner

- select your CD writer in the left column

- select the entry "MITSUMI QPS" in the right column

- click on "patch vendor name" in the experts mode (this is the first patch)

- select "MITSUMI CR-487ETE" in the right column

- click on "Patch" (this is the second patch)

- restart your Mac

- you're done!

Um abraço,

mariomdv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Tenho lido muito sobre o Vista e sobre o XP em revistas com Info, PC World e PC Magazine e, de vez em quando, topo com uma ou outra observação sobre o Mac OS Tiger. Na realidade a maioria delas são favoráveis a esse Sistema Operacional, principalmente comparando-o com o Windows (tanto o XP quanto com o Vista, que aliás, alguns dizem ser uma cópia mal feita do Mac...). O que no final das contas eu queria saber é se: É possivel comprar o Sistema para instalar no pc (como se fz com o Windows) e; Se a resposta da primeira pergunta for afirmativa, dá pra instalar na configuração abaixo?... Ou será que só tô dizendo besteira?... :tantan::tantan: :

:unsure::unsure::unsure::unsure:

Drive Disco Flexivel 1.44MB - Mitsume

HD 80 GB Samsung

Placa Mãe Gigabyte p4 GA81865GME - 775 OEM 8471702

Processador Intel P4 531 - 3.00GHZ 800MHZ - 1MB(775)

Gabinete MIDI-ATX VERYCOM WSM-29

nVidia GeForce FX 5200

Não sei se a configuração acima aceita o Mc OS Tiger

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não é possível. A Apple só permite que seus sistemas sejam instalados em computadores Macintosh.

:muro::muro::muro: Mas então me diz uma coisa: Verifquei em outros forums e li algo sobre a possibilidade de uma tal versão x86 (aliás há alguns disponiveis no eMule que, inclusive estou baixando - "Mac OS X Tiger For Intel x86 Bootable and Instalable"), que dizem ser possivel, com algumas limitações, funcionar em pcs... O que você sabe sobre isso Rodrigo?... :unsure::unsure::unsure::unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!