Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Partições no mesmo h.d.


»»§ñäk¢««

Posts recomendados

Olá pessoal,

Eu tenho uma dúvida.

Eu tenho um HD de 40GB da Mactor, 5200RPM, ATA100.

Estou usando atualmente uma partição no meu HD, mas irei criar 03 partições.

Eu gostaria de saber se criando essas 03 partições, poderá haver algum tipo

de erro no meu HD, algum dano de qualquer especie possivel, se existe riscos,

se é aconselhavél, pois nunca fiz isso antes... Aguardo uma resposta de vocês,

para prosseguir com a criação das minhas partições.

Muito Obrigado pela atenção, :-)

Cordialmente,

Rafael Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe nenhum risco físico. Ao particionar ou formatar um HD, ocorrem apenas lidas e escritas nas Tabelas de Partições e nas FATs (File Allocation Table), respectivamente. Portanto, o único desgaste será o de uma leitura ou escrita normais (os quais ocorrem durante o uso rotineiro do HD por inúmeras vezes).

O que pode ocorrer é de você perder todos os dados que atualmente estão no HD. Portanto, antes de particionar o disco (usando FDISK, Partition MAgic, etc...), faça BACKUP dos seus dados. Grave-os em CDs, ou transfira-os para outro HD (quem sabe, o de algum amigo).

Após o HD estar particionado, não existe qualquer risco em perder dados. O único risco ocorre quando usa-se vários Sistemas Operacionais (ex.: Windows XP e Linux). Se vocÊ usa um Sistema Operacional para gerenciar o BOOT (ou algum programa instalado em sua partição), a formatação de sua partição nativa implica  que os outros SOs não darão BOOT, a não ser que você ative suas respectivas partições manualmente (uma partição ativa é a que dá o BOOT, sacou?), por algum programa (FDISK ou PQMAGIC). Contudo, isto é muito simples de ser feito: basta iniciar o FDISK pelo disquete do DOS e selecionar a partição que será ativa.  

Resumindo: faça sem medo (contudo, faça BACK-UP dos dados que atualmente estão neste HD). Para lhe dar maior segurança, desde que ganhei meu PC, o formatei e particionei de diversas maneiras. Atualmente, estou com 9 partições, e 3 Sistemas Operacionais, e tudo está OK,  como sempre foi OK neste aspecto.

:cool:  Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alyssonr@31 Mai 2003,13:36

amigo se for particionar usando o fdisk faca bkp dos seus dados, se não pode usar o partition magic q não tem erro, da pra fazer por dentro do windows mesmo...e se quiser instalar mais de um sistema operacional (so) ... comece instalando o windows98 e depois os outros..certo

Agora fiquei na dúvida, porque instalar o Win98 primeiro?

Estava pensando em instalar o XP primeiro... e depois o 98.

O que acontece se eu fizer isso?

Abraços,

Rafael Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza cara?

O lance é o seguinte...se você instalar o XP primeiro, ele cria o menu de inicialização dele até ai tudo bem, mas ai quando você instalar o 98 depois de ter instalado o xp esse menu vai ser apagado pelo 98 ai você não poder optar por qual sistema você quer que inicie....

Fazendo o contrário (98 1º depois XP) a instalação do xp vai detectar que tem já o 98 instalado e ai vai incluir ele no seu menu de inicialização...ai sim você vai pode escolher qual inicia...

Valeu.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Adriano Silva@04 Junho 2003,01:11

beleza cara?

O lance é o seguinte...se você instalar o XP primeiro, ele cria o menu de inicialização dele até ai tudo bem, mas ai quando você instalar o 98 depois de ter instalado o xp esse menu vai ser apagado pelo 98 ai você não poder optar por qual sistema você quer que inicie....

Fazendo o contrário (98 1º depois XP) a instalação do xp vai detectar que tem já o 98 instalado e ai vai incluir ele no seu menu de inicialização...ai sim você vai pode escolher qual inicia...

Valeu.....

Hmmmm....

Agora entendi...

Obrigado...

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!